PlayStation [Rumor] Playstation 5 Pro

Acho que a questão de gráficos depende mais da direção de arte. O Ronin, para mim, não tem uma direção de arte por aí além, então se os gráficos, que estão mais no campo realista, nao sai muito bons, nota se muito
 
Obrigado por demonstrares o que estava a querer dizer. Assim, o @_GM_ nem precisa de ir ao outro tópico. Há jogadores que não aceitam jogos que não puxem pelos gráficos, como tal, aquilo que ele estava a sugerir não iria funcionar.
Assim que deste o exemplo do Rise of the Ronin, eu vi logo o que querias dizer. Não cheguei a ir ao tópico, mas lembro-me de quando a Playstation postou um vídeo de gameplay do jogo no Twitter alguns dias antes do lançamento do jogo e a reação de alguns sobre o que viram, alguns mesmo dizendo coisas como "isto é um jogo PS2".

E a realidade é essa... há malta que sobrevaloriza grafismo e realismo em videojogos.

Mas eu nem culpabilizo muito o pessoal que pensa assim, mas sim as empresas de videojogos que nos últimos +/- 15 anos têm usado grafismo e realismo como grandes manobras de marketing para vender as suas consolas e/ou videojogos, bem como diversas entidades dos gaming media que têm dado exagerada importância a grafismo e realismo. Acabou-se criando a mentalidade de o mais importante nos videojogos são os gráficos, o realismo, a cinematografia, a sensação de jogarmos um filme, e agora estamos num ponto onde cada vez mais o setor AAA está se tornando insustentável.

É por isso que, na minha opinião, o que gostava de ver por parte da Playstation (e também Xbox) é um investimento no setor portátil, com consolas portáteis/híbridas como uma Steam Deck. Sei que isso será muito difícil, porque em vez de terem que se focar em fazer jogos para apenas 1 plataforma(PS5), têm que passar a fazer jogos para 2 plataformas (PS5 e PS Deck). Mas no que eu consideraria o "mundo ideal" no que toca a consolas de videojogos, seria saudável para a indústria se os videojogos passassem a serem feitos principalmente para plataformas portáteis como uma PS Deck, Xbox Deck e Switch 2, e no caso da Playstation/Xbox, conseguissem reproduzir o mesmo jogo na respetiva consola caseira PS6/Xbox 720 mas com melhor performance e resolução. Basicamente, as consolas portáteis da Playstation/Xbox passariam a ser as plataformas principais, e as consolas caseiras PS6/Xbox 720 passariam a serem as versões Pro.

Eu olho para o Prince of Persia The Lost Crown como um excelente exemplo desse "mundo ideal" que eu gostaria de ver. O jogo foi feito tendo como plataforma principal a Nintendo Switch, cujo hardware já está bem ultrapassado. Ainda assim, conseguiram fazer o jogo a correr a 1080p 60fps na Switch em modo docked, o que não é comum vermos nos jogos third-party para a Switch. Mas por o jogo ter sido feito para um hardware inferior, isso certamente deve ter sido positivo para quem quis jogar o jogo na sua PS5 ou Xbox Series X, podendo jogar o mesmo jogo a 4K 120fps! Quantos jogos podemos dizer que se podem jogar a 4k e 120fps numa PS5 ou Xbox Series X? Obviamente é um jogo em 2D e isso pode ter ajudado. Mas esse jogo é uma prova de que se os videojogos fossem feitos para um hardware mais inferior como plataforma principal, isso permitiria que as plataformas mais poderosas pudessem reproduzir esses jogos com melhores resoluções e fps, sendo desnecessária a existência de versões Pro de consolas.

E se os videojogos fossem feitos principalmente para plataformas portáteis, eu diria que a malta que dá demasiado valor aos gráficos e realismo num jogo dariam um desconto e não reclamariam tanto, uma vez que se tratam de jogos para plataformas portáteis/híbridas e não consolas caseiras.
 
@_GM_ Disseste tudo. Sinto exatamente o mesmo.
Aliás já o disse aqui várias vezes... esta mania de meter tudo hiper-realista, open-world e a parecer uma feira de enchidos com tanta tralha para inflacionar o tempo de jogo, já cansa e cansa muito.

E isso já está a causar mossa no mundo das consolas. É natural que, pelo preço delas, as consolas não possam dar muito mais. Mas há malta que ainda acredita em milagres. O foco da indústria já não é fazer jogos para divertir mas sim para viciar.

Depois temos os indies a romper a "barreira" e a apostar em gameplay divertido e viciante! E esses sim, como disseste, a irem aos 120fps nas consolas. Mas a malta não quer disso. Quer é gráficos.

A arte de um jogo conta muito. Basta ver os jogos da Nintendo que são intemporais e envelhecem EXTREMAMENTE bem, comparados a muitos outros.
 
Última edição:
Não acho que seja bem assim. Como disse anteriormente, acho que está relacionado com a direção artística e com o que se quer. O Prince of Persia: The Lost Crown e claramente há um estilo que não procura ser realista. Como é o caso de outros jogos, como o Sea of Thieves, Hades, Persona 5, Legend of Zelda, etc.

Esses jogos não procuram ter um estilo realista e por isso não são julgados por isso. Ter bons gráficos não implica ser fotorealista. Mas se vais para uma estética "realista", então claro que vai ser um critério de avaliação.

É evidente que o Rise of the Ronin tem uma estética na onda mais realista e nesse campo parece de facto um jogo datado. Acho que exageram em algumas partes, mas há lugares que podia ser mesmo um jogo PS3 bom. Mas isso não invalida que seja um bom jogo, só que os olhos também comem.
 
É evidente que o Rise of the Ronin tem uma estética na onda mais realista e nesse campo parece de facto um jogo datado. Acho que exageram em algumas partes, mas há lugares que podia ser mesmo um jogo PS3 bom. Mas isso não invalida que seja um bom jogo, só que os olhos também comem.
Não consigo entender muito este tipo de comentário.
Ou temos uma visão dos jogos da era PS3 muito diferentes, ou então é claramente um exagero. lol

Eu não vou deixar de experimentar um jogo só porque não tem uma qualidade gráfica excepcional.
 
Um fator que iria diminuir o tempo de produção, custos e a exigência de processamento das consolas seria abrandarem com as ambições de open world.
Sao cada vez menos os jogos lineares e nunca entendi a sua razão. Isto só faria com que fosse mais simples de construir uma boa historia, mais curtos e a gameplay mais otimizada. Não estamos todos fartos dos open world serem quase iguais à la Ubisoft/Sonys?

A gameplay de um Dark Souls não consegue ser replicado em Elden Ring (e considero-o o melhor open world de sempre!).
A história de Last of Us 1 não teria o mesmo impacto se tivesse sido em open word… (iriam sempre haver fetch quests e o impacto da relação da Ellie com o Joel seria afetado)
 
Um fator que iria diminuir o tempo de produção, custos e a exigência de processamento das consolas seria abrandarem com as ambições de open world.
Sao cada vez menos os jogos lineares e nunca entendi a sua razão. Isto só faria com que fosse mais simples de construir uma boa historia, mais curtos e a gameplay mais otimizada. Não estamos todos fartos dos open world serem quase iguais à la Ubisoft/Sonys?

A gameplay de um Dark Souls não consegue ser replicado em Elden Ring (e considero-o o melhor open world de sempre!).
A história de Last of Us 1 não teria o mesmo impacto se tivesse sido em open word… (iriam sempre haver fetch quests e o impacto da relação da Ellie com o Joel seria afetado)

O inverso disso é o tempo dedicado à coisas como o Last of Us 2 em termos de animações.
 
Um fator que iria diminuir o tempo de produção, custos e a exigência de processamento das consolas seria abrandarem com as ambições de open world.
Sao cada vez menos os jogos lineares e nunca entendi a sua razão. Isto só faria com que fosse mais simples de construir uma boa historia, mais curtos e a gameplay mais otimizada. Não estamos todos fartos dos open world serem quase iguais à la Ubisoft/Sonys?

A gameplay de um Dark Souls não consegue ser replicado em Elden Ring (e considero-o o melhor open world de sempre!).
A história de Last of Us 1 não teria o mesmo impacto se tivesse sido em open word… (iriam sempre haver fetch quests e o impacto da relação da Ellie com o Joel seria afetado)
Farto de jogos open-world. Não há tempo para isso.
ALém do mais acabam sempre por ser muito superficiais e acabo por ignorar side quests.
 
Farto de jogos open-world. Não há tempo para isso.
ALém do mais acabam sempre por ser muito superficiais e acabo por ignorar side quests.

Já eu acabo por fazer sempre tudo e fico meses agarrado a um jogo lol

No entanto totalmente de acordo, precisam se de mais jogos lineares sem dúvida focados em situações mais cinematográficas e com um forte enredo
 
Farto de jogos open-world. Não há tempo para isso.
ALém do mais acabam sempre por ser muito superficiais e acabo por ignorar side quests.
Isso. Acabam por seguir todos a mesma formula.
Um mapa gigante que vai sendo desbloqueado progressivamente, outputs por libertar de bandidos e umas quantas fetch quests de npcs que são totalmente esqueciveis... Infelizmente são esses jogos que vendem.

É óbvio que um open world como RDR2, Elden Ring, GTA V,... são a exceção!
 
Última edição:
Eu sinceramente não percebo muito esta maluqueira do Ray Tracing, vejo os comparativos da digital foundry em que mostram o RT na sua glória em PCs e não vejo que valha a pena o investimento em potência para ser capaz de fazer RT. Já a questão DLSS é outra coisa é isso sim faz muita diferença, a Switch 2 vai beneficiar muito com isso.
 
vejo os comparativos da digital foundry em que mostram o RT na sua glória em PCs e não vejo que valha a pena o investimento em potência para ser capaz de fazer RT.
O objetivo é simples, maior realismo e qualidade gráfica, caso contrário ainda estávamos todos na era da PS3 todos contentes.

No Alan Wake 2 por exemplo, na cena do café, é muito diferente com e sem RT.

No Spiderman, olhares para os espelhos dos prédios e veres algo, olhas para o outro lado e os edifícios são totalmente diferentes, corta logo a imersão.
 
Eu sinceramente não percebo muito esta maluqueira do Ray Tracing, vejo os comparativos da digital foundry em que mostram o RT na sua glória em PCs e não vejo que valha a pena o investimento em potência para ser capaz de fazer RT. Já a questão DLSS é outra coisa é isso sim faz muita diferença, a Switch 2 vai beneficiar muito com isso.

Para quem só vê gráficos à frente como prioridade, fica maluco com o ray tracing

Eu desde o ray tracing saiu sempre experimentei o modo por curiosidade nos jogos, mas o único que joguei foi os spider man em rt performance, o resto sempre foi desativado

Existe publico para tudo, existe quem goste de performance que é o meu caso e não fico doido com gráficos (mas sei apreciar um jogo bonito como toda a gente) , e existe quem só vê o outro lado e queira gráficos acima de tudo, hoje em dia ainda jogo muito bons jogos antigos com gráficos já um pouco ultrapassados e faço isso sem confusão aproveitando os patchs ou o boost a 60fps

Todas as gerações existe sempre algo novo para mostrar ao consumidor, esta foi o ray tracing a proxima vai-se lá saber o que vão inventar
 
Na próxima geração vou esperar pela ps6 pro. Assim quando pegar nos jogos já têm os patchs todos e vão estar optimizados ao máximo.
Isso dá para os dois lados. Passas a segunda metade da geração a jogar com a consola mais potente, nas passas a primeira metade a jogar com uma consola da geração passada.
 
Isso dá para os dois lados. Passas a segunda metade da geração a jogar com a consola mais potente, nas passas a primeira metade a jogar com uma consola da geração passada.

Esta geraçao foi uma excepção, durante 2 anos e meio com stock quase inexistente. Quando começa a haver stock generalizado, já há rumores da versão Pro e deve sair em 2 anos após haver stock regular da normal.

Pessoalmente, já esperei este tempo todo portanto vou esperar mais. O backlog que tenho na PS4 ainda dá para muitos meses.
 
Back
Topo