PlayStation [Rumor] Playstation 5 Pro

Sony wants 60fps PS5 Pro ‘Enhanced’ games, but it’s happy to settle for less

Sources familiar with Sony's plans tell The Verge that Sony is asking developers to create a new PS5 Pro-exclusive graphics mode in games that combines Sony's new PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) upscaling to 4K resolution with a 60fps frame rate and ray-tracing effects. Insider Gaming first reported on some of these Enhanced PS5 Pro game details last month.

While Sony wants this new mode in games, the PS5 Pro "Enhanced" label will still be available for a variety of other scenarios that include 30fps games. Developers have the option of increasing the target resolution for PS5 Pro games that run at a fixed resolution on PS5 or even increasing the target maximum resolution for games that run at a variable resolution on PS5.

That could mean we see PS5 Pro Enhanced games that run at between 1080p and 1440p resolution at 30fps on the base PS5 and run between 1280p and 2160p on the PS5 Pro at the same frame rate. A fixed resolution increase from 1440p to 2160p would also qualify as a PS5 Pro Enhanced game. Developers could also choose to enable ray-tracing effects and get the PS5 Pro Enhanced label without improving resolution or frame rates. If a developer wants to target 60fps instead of 30fps with the same resolution, this may also qualify as a PS5 Pro Enhanced game

Simply running a game at a more stable frame rate on PS5 Pro is not enough for the Enhanced label, though. Sony also won’t add the label to games that run with a variable resolution and see increased resolution on the PS5 Pro that doesn’t improve the maximum resolution. So if a game moves from 1440p–2160p variable to 1800p–2160p variable, this will not qualify for the Enhanced label.

https://www.theverge.com/2024/4/16/24131799/sony-ps5-pro-enhanced-requirements-ultra-boost-mode
 
Se comprar novamente alguma consola Sony só numa próxima geração e mesmo assim tinha de mudar muita coisa em relação ao estado atual da industria e da playstation mais concretamente, políticas anti-consumidor dispenso.
 
Não me vejo a comprar isto, estou a achar esta geração super fraca, seja do lado da Xbox ou aqui na PS. Investir numa consola nova para depois aproveitar em 2 ou 3 jogos, prefiro gastar esse dinheiro numa nova Switch por exemplo.
 
Para quem já tem uma PS5 esta PRO não vale a pena.
Não vale a pena porque?
Vai ter sempre ganhos. Nos jogos dependentes de CPU nem por isso, mas de GPU vai ter os seus ganhos.

Agora os ganhos é que são cada vez menores a cada geração e para a PS6 será igual.
A culpa não é de não haver no mercado hardware melhor para desenhar consolas, mas o preço que querem continuar a pagar por uma consola que já não faz sentido.
 
Não vale a pena porque?
Vai ter sempre ganhos. Nos jogos dependentes de CPU nem por isso, mas de GPU vai ter os seus ganhos.

Agora os ganhos é que são cada vez menores a cada geração e para a PS6 será igual.
A culpa não é de não haver no mercado hardware melhor para desenhar consolas, mas o preço que querem continuar a pagar por uma consola que já não faz sentido.
Ganhos marginais. Não vai valer a pena derreter centenas de euros quando os próprios devs não aproveitam a capacidade da PS5 sequer.
Esperar por uma PS6 com um CPU melhor já fará mais sentido.
 
Ganhos marginais. Não vai valer a pena derreter centenas de euros quando os próprios devs não aproveitam a capacidade da PS5 sequer.
Esperar por uma PS6 com um CPU melhor já fará mais sentido.

Falácias:
derreter centenas de euros
Não é verdade, pois consigo revender a Ps5 por 60% do valor de venda e assim comprar a Pro por muito menos.
devs não aproveitam a capacidade da PS5 sequer
Não aproveitam? O que tenho visto são jogos cheios de problemas a correr a 30fps (Star Wars; Dragon's dogma 2) e 60fps cheios de compromissos (baixa resolução, sem ray-tracing, etc) Como alguém disse no Twitter, a PS5 e a XBox não são um hardware exótico como eram a Ps2 ou 3 onde os devs só no final de ciclo entendiam como tirar máximo partido delas. Os devs já estão a tirar máximo partido. Pode haver estúdios como a Rockstar com mais recursos para otimizar, mas são dois ou três estúdios em dezenas que tem o dinheiro e os recursos para tal.
 
Falácias:

Não é verdade, pois consigo revender a Ps5 por 60% do valor de venda e assim comprar a Pro por muito menos.
Então mas isso não deixa de ser centenas de €.
:p

_____

Eu na gen passada fui direto para a Pro. Nesta gen estava a pensar igual mas como deduzo que não saia God of War ou Last of Us verdadeiramente Ps5 nos próximos 2 anos então mais um bocado e espero pela Ps6.
 
Eu acho esta última geração uma treta, na minha cabeça muitas vezes penso que a geração atrás desta é a ps3/360, depois é que me lembro que afinal não é 😅
Tenho uma One series X e uma PS4 pro e sinceramente as diferenças são mínimas, por exemplo, quando jogo Forbiden West fico deslumbrado, poucos jogos que joguei na nova geração me deixam assim, obviamente que numa ps5 ainda ficava melhor, mas se não andarmos a fazer comparações lado lado nem notamos.
 
Não vai valer a pena derreter centenas de euros quando os próprios devs não aproveitam a capacidade da PS5 sequer.
Desculpa mas não concordo!

A PS5 já está no seu limite, se puxarem mais pelos gráficos, das duas uma ou baixas a resolução para teres 60fps lock ou terás sempre jogos em 4k a 30fps
E falo de 4k dinâmicas nem é nativa porque ai sim a consola explode!

Quem acha que terá algo diferente ou melhor até do que já se viu no Spider-Man 2 ou horizon 2 anda a sonhar.

O hardware actual não faz milagres...

Estas revisões de hardware são necessárias e a meu ver, bem vindas! Quem quer compra quem não quer, amigos na mesma...

Agora o salto tem de justificar a mudança como é óbvio, caso contrário é um tiro no pé
 
Eu acho esta última geração uma treta, na minha cabeça muitas vezes penso que a geração atrás desta é a ps3/360, depois é que me lembro que afinal não é 😅
Tenho uma One series X e uma PS4 pro e sinceramente as diferenças são mínimas, por exemplo, quando jogo Forbiden West fico deslumbrado, poucos jogos que joguei na nova geração me deixam assim, obviamente que numa ps5 ainda ficava melhor, mas se não andarmos a fazer comparações lado lado nem notamos.

Diminishing returns. Vai ser pior de geração para geração. Um pouco como o gap entre Toy Story 1 e Toy Story 2 que parece imenso. Já entro o Toy Story 2 e o 4 parece mínimo.
A próxima revolução tem que ser feita no gameplay e não nos gráficos.
 
Não me vejo a comprar isto, estou a achar esta geração super fraca, seja do lado da Xbox ou aqui na PS. Investir numa consola nova para depois aproveitar em 2 ou 3 jogos, prefiro gastar esse dinheiro numa nova Switch por exemplo.
Yap estou de acordo, meto ambas no mesmo saco porque sinto exatamente o mesmo.

Sempre comprei day one todas as consolas e as pros mas neste caso não devo avançar tirando apenas o GTA6 mas depois logo se vê as diferenças...
 
E tudo dependerá do preço. Pelo line up deste ano, conhecido até agora, em termos de exclusivos (e aqui, sublinho, para os meus gostos) não vejo grande oferta de interesse, pelo que a manter-se sem um título de peso que marque a diferença, apenas será opção para mim num futuro mais longínquo.
 
Diria que vão pegar em alguns títulos próprios dos últimos 2 anos, meterem patch para a Pro e efetuarem Marketing com isso.
Isto tendo com base no que eles disseram, que este ano não teríamos nenhum grande IP próprio lançado.
Mas podem sempre lançar um IP menos conhecido para acompanhar lançamento da consola ou de terceiros,
 
Recent details we've seen - a part of Sony's recent developer disclosures - seem to tidy up the discrepancies to a certain degree. The standard PS5 features 18 WGP over two shader engines/four shader arrays in a 5-4-5-4 configuration, while the Pro does indeed feature 30 active WGPs over two shader engines/four shader arrays in an 8-7-8-7 set-up. Both consoles, therefore, feature four deactivated CUs - and this is confirmation of 60 CUs in the new machine.

This means that the stated 33.5TF does indeed suggest a slightly lower clock-speed for the GPU in the region of 2.18GHz - which may be the case in general operation, but the new information also reveals that the PlayStation 5 Pro can boost higher than its standard counterpart, to a maximum of 2.35GHz (a theoretical maximum of 36.1TF). However, similar to the original PS5, system performance is limited by a power ceiling, so it's rather rare for the GPU to hit that maximum and only certain games will boost that high. Bearing in mind the surfeit of compute power for standard PlayStation 5 games, we must assume that the slight reduction in general clock speed (just under three percent) likely makes no difference, while the 'ultra boost' mode should instead deliver much more graphics throughput for existing titles.
The cache structure of the new GPU changes in some areas. The 4MB of L2 cache per WGP remains the same, while L1 doubles from 128KB to 256KB to accommodate the larger numbers of compute units per shader engine. L0 cache also improves from 16KB to 32KB, which Sony says is to accommodate higher ray tracing performance.
Elsewhere, the PlayStation 5 Pro's GPU evolves to include DirectX12 Ultimate features that were omitted from the original console - so, hardware support for variable rate shading is included, along with extra features for hybrid MSAA. The primitive shader features found in RDNA 1 and the vanilla PS5 are augmented with full support for mesh shaders, which should hopefully see more widespread adoption of a very useful feature. Sony points out how the stricter requirements of this feature up against PC APIs are no longer an issue.
Stepping back from the specifics, it's still surprising to me that a 67 percent increase in compute units only translates to around 45 percent of extra performance, but similar to PS4 Pro vs PS4, increased compute does not scale in a linear fashion with increased game performance. Memory bandwidth only scales by around 29 percent from PS5 to Pro, for example. I think we'll need to look at the Pro more holistically, judged by its actual results, and PSSR upscaling could be just as transformative for Sony as it has been for Nvidia DLSS.

https://www.eurogamer.net/digitalfo...ils-emerge-including-a-235ghz-max-boost-clock
 
Back
Topo