PlayStation PlayStation VR2 - Tópico Oficial

Exacto. É um produto muito de nicho.
Eu experimentei e foi daqueles gadgets tipo.. "porreiro pá". Agora dá lá o comando e vamos jogar outra coisa.
Houve uma altura que andava tudo a gritar que era o futuro. Para mim, não o é certamente.

Agora consolas hibridas? Portáteis? Isso sim...
 
Nicho, sim. Mas diria que alternar o ritmo de produção é sinal que está a vender [ainda] menos do que esperado.

Embora acredito que o suporte ao PC vá acelerar as vendas novamente.
 
A única que se pode culpar disto é a própria Sony.

Ao fim de um ano não há jogos 1st party para além do jogo de lançamento nem sequer temos nada anunciado.
Não há ports de jogos antigos nem maneira de joga-los havendo vários jogos de qualidade na plataforma antiga.
Não há applicações que deveriam ser essenciais como Youtube ou um simples leitor de video.

Tenho, estou satisfeito com o meu, principalmente devido ao Beat Saber mas tenho perfeita noção que a sony não soube aproveitar este mercado, é um nicho mas facilmente venderiam muito mais do que aquilo que venderam caso assim o quisessem, não quiseram.
 
A culpa é só da Sony, poucos jogos first party que chamem a atenção e com qualidade (mas até há muito jogo porreiro em apenas num ano de psvr2 atenção, quem está dentro da cena sabe que é verdade) e pouco marketing a puxar, mais vídeos da Sony a dar foco nos vr, atualizações recorrentes, mais trailers etc

Ainda agora o meu irmão mais velho esteve em minha casa, é gamer há 30 anos e ficou parvo, mas mesmo parvo ao testar o Resident Evil 4 e o Horizon Call of the Mountain.
É uma pena...
 
Eu adorei o primeiro impacto o jogo do horizon na escalada foi uma sensação super estranha nem tinha estabilidade nas pernas, passando o fator novidade e faltando jogos first party foi ficando apanhar pó. Começou a custar imenso ver um investimento que para mim já foi carote estar ali a desvalorizar e então decidi vender.
 
VR no geral é muito difícil de vender, porque só experimentando é que se tem a noção do que é. Pelos vídeos que se vê, quem já experimentou consegue ter noção de como será o jogo, mas quem não conhece não chama à atenção porque em comparação com jogos tradicionais normalmente parece pior.

Numa fase de crescimento das plataformas é preciso "perder" (investir) dinheiro para a plataforma crescer, e a Sony neste momento não está para isso. Isso mudou quando o PSVR2 já estava perto do lançamento e por isso parece que nasceu "orfão".

Para funcionar tinha de ser a própria sony a investir em software, nem que fosse em modos porreiros em jogos 1st party, atuais ou passados, ou a fazer jogos de raiz para a plataforma, para além de fazer tudo o que pudesse para colocar na plataforma todos os jogos de qualidade que já existem com o HL Alyx, Astrobot, etc.

Acho que a não ser que comecem a colocar jogos no plus, o meu PSVR2 vai continuar bem guardado no armário.
 
Tenho +/- a mesma opinião do @FNvS. O VR2 foi, senão outra coisa, uma lição financeira :D

É um produto interessante, gostei especialmente para jogar o GT7, mas a falta de conteúdo [que me interesse] sentiu-se. O facto de não ser compativel com os jogos VR1 também matou a questão à entrada. A compatibilidade com o PC pecou pela tardia.

E em cima disso - e aqui confesso que é mais um problema das minhas exigências do que do produto em si, já que reconheço que ele é bom para o preço - não consegui suportar o facto do headset ter que estar na posição perfeita na cabeça, porque 2 mm ao lado e já ficava tudo desfocado. Também ficava embaciado com facilidade... E a resolução tem os limites que tem. Resolução de imagem é das coisas mais importantes para mim, de estar habituado a TV's e monitores 4K, e telemoveis / PCs com grande resolução nos seus ecrãs, aquele VR2 simplesmente... Não deu.

Com o pouco marketing que a Sony tem feito, duvido que se vão dar ao trabalho de fazer um VR3.
 
Que dúvidas lol ? Sempre foi um mercado de nicho. Os Kinects e PS Moves venderam mais e ambas as empresas acabaram por matar-los.

Mercado de nicho? Talvez nas consolas

Quantas unidades vendeu o Quest ?

Screenshot-2024-03-18-16-53-42-424-com-android-chrome-edit.jpg


A Sony deu um tiro no pé em não lançar o PSVR 2 para PC/PS5 no dia de lançamento...

Agora a Sony até está a trabalhar num update para PSVR2 funcionar no PC também
 
Tenho +/- a mesma opinião do @FNvS. O VR2 foi, senão outra coisa, uma lição financeira :D

É um produto interessante, gostei especialmente para jogar o GT7, mas a falta de conteúdo [que me interesse] sentiu-se. O facto de não ser compativel com os jogos VR1 também matou a questão à entrada. A compatibilidade com o PC pecou pela tardia.

E em cima disso - e aqui confesso que é mais um problema das minhas exigências do que do produto em si, já que reconheço que ele é bom para o preço - não consegui suportar o facto do headset ter que estar na posição perfeita na cabeça, porque 2 mm ao lado e já ficava tudo desfocado. Também ficava embaciado com facilidade... E a resolução tem os limites que tem. Resolução de imagem é das coisas mais importantes para mim, de estar habituado a TV's e monitores 4K, e telemoveis / PCs com grande resolução nos seus ecrãs, aquele VR2 simplesmente... Não deu.

Com o pouco marketing que a Sony tem feito, duvido que se vão dar ao trabalho de fazer um VR3.

Depois da novidade do PSVR 1, lá veio a segunda versão, com melhorias significativas. No entanto vejo deste VR2 o último, não me parece que exista condições financeiras exclusivamente com a venda destes VR2 para suportar uma terceira versão no futuro, no entanto quem sou eu para saber seja qual for a situação financeira atual e futura destes PSVR2
 
Mercado de nicho? Talvez nas consolas

Quantas unidades vendeu o Quest ?

Screenshot-2024-03-18-16-53-42-424-com-android-chrome-edit.jpg


A Sony deu um tiro no pé em não lançar o PSVR 2 para PC/PS5 no dia de lançamento...

Agora a Sony até está a trabalhar num update para PSVR2 funcionar no PC também

Agora vai ver o Steam Survey mais recente e vê quantos users usam VR. A situação é melhor em termos de números,porque a userbase do Steam é maior. Mas acaba por ser pior em termos de percentagem face à userbase.
No fim de conta é um mercado de nicho tanto em consolas como pc.
 
Agora vai ver o Steam Survey mais recente e vê quantos users usam VR. A situação é melhor em termos de números,porque a userbase do Steam é maior. Mas acaba por ser pior em termos de percentagem face à userbase.
No fim de conta é um mercado de nicho tanto em consolas como pc.

O Quest não funciona no Steam nativamente

Tem a sua própria plataforma

Os jogos são exclusivos, não há no Steam

Parece foi que recentemente lançaram uma atualização para o Quest funcionar no Steam há uns meses atrás

https://www.theverge.com/2023/11/30/23982839/steam-link-meta-quest-headset-stream-vr-games

Não sei até que ponto será a mesma coisa que estar a usar a plataforma oficial da meta

Mas o Steam não tem os exclusivos do Quest lá, que são muitos exclusivos...a lista é grande...

Atenção que isso que partilhei, são dados de Julho de 2023 por esta altura o Quest vendeu mais de 20milhoes...

EDIT

@RuiBK

https://www.uploadvr.com/quest-monthly-active-users-october-2022/

Outubro 2022 a plataforma Quest tinha 6.2 milhões de utilizadores ativos, certamente estará muito maior o número por esta altura
 
Última edição:
Exacto. É um produto muito de nicho.
Eu experimentei e foi daqueles gadgets tipo.. "porreiro pá". Agora dá lá o comando e vamos jogar outra coisa.
Houve uma altura que andava tudo a gritar que era o futuro. Para mim, não o é certamente.

Agora consolas hibridas? Portáteis? Isso sim...
Não é nem vai ser. Mesmo quando tiver gráficos espectaculares a jogabilidade vai ser sempre um entrave.
 
RV é uma cena que já se vem falando desde o final do séc XX, por alguma razão não pega. Isso e as tvs com óculos 3D. As marcas bem lançaram o isco mas não há forma. Existe tecnologia que impressiona mas não passa de um gimmick para o utilizador. O conforto e facilidade de utilização vão falar sempre mais alto.
 
O grande erro para mim foi não adoptarem desde logo compatibilidade com o PC. Se o fizessem teria muito mais vendas certamente. Ainda vamos a tempo.. Veremos.
 
O grande erro para mim foi não adoptarem desde logo compatibilidade com o PC. Se o fizessem teria muito mais vendas certamente. Ainda vamos a tempo.. Veremos.

Sim, num mercado com o VR que é pequeno, ter a maior abrangência possível é importante. A questão é que supostamente, para o VR ser interessante para a Sony tinha de promover vendas significativas de software na sua plataforma, que é onde eles vão buscar a margem, não é na venda de equipamentos.

A ver se esta mudança para o PC vai ser o renascer do PSVR2 (porque vende mais unidades e por essa via vende mais software) ou a sua morte (porque não aumenta a venda de unidades e quem já o tem passa a comprar os jogos no pc e não na consola...).
 
Back
Topo