PlayStation Final Fantasy XVI (Square Enix)

Terminei ontem o jogo.

Positivo:
- Um protagonista sólido e fácil de nos identificarmos.
- Um sistema de combate excelente ( apesar de eu ser um fã de combate por turnos).
- A banda sonora em combate e na parte principal da história, para mim é fantástica. Já fora disso, penso que cai um pouco de qualidade.
- O active time lore foi muito bem pensado e executado.
- Hunting board
- Batalhas Eikon

Negativo:
- 90% das side quests são para encher chouriços. Só me preocupava em ler aquelas que envolviam os NPC's mais importantes.
- Tem áreas grandes, mas com pouco ou nada para descobrir.
- No inicio ainda comecei a fazer upgrade ao equipamento, mas cedo se percebe que não vale a pena.
- Falta de elementos RPG, como elemental status/status effects. Falta de optimização nos equipamentos. Já que não temos acesso a uma party, pelo menos poder optimizar quem acompanha.
- Falta de mini-games.

Em resumo, acho que é um excelente jogo, sobretudo se compararmos com a saga XIII e ainda mais excelente, se for comparado com o XV.
Parece ser claramente um ponto de viragem na série, resta saber se no próximo vão manter esta linha de pensamento.
O que me desiludiu mais no jogo foi mesmo a exploração. Pensava que ia ter umas áreas secretas que se descobrissem enquanto se andava pelo mundo.

Concordo com tudo, mas dou antes um 8/10... terminei mesmo agora o jogo.

É um 10/10 nas boss battles, esta final então (apesar de não ser a melhor de todas, houve battles contra os outros Eikons ainda melhores), demorou mais tempo porque estava sempre a tirar screenshots tal é o espectáculo visual xD mas depois parece um jogo 6/10 da PS3 noutros departamentos, parecem 2 jogos diferentes inseridos em 1 tal é a discrepância dos grandes momentos VS como o jogo se desenrola (e arrasta) fora das battles.

O final foi épico e deu um boost ao quanto gostei do jogo e personagens depois de andar dias para terminar as quests secundárias finais, já bem farto delas porque as tarefas são aborrecidas e sem sal... mas no geral gostei mais do Remake do 7 por exemplo e venha agora a segunda parte! :001:
 
Última edição:
Tanta coisa e em três meses lá acabam por revelar o óbvio - sim, em Maio a conversa era que o jogo vinha completo, que não havia planos de dlcs, etc,.
 
Para PC deve sair na primeira metade de 2024, deduzo eu.

Mas continuo a achar que a SquareEnix só perdeu com isto de apenas lançar na PS5 e não no PC ao mesmo tempo, isto porque quando for lançado para PC, o hype já não está lá. Acontece isso muitas vezes com os grandes jogos da PlayStation que são lançados no PC mais tarde.
 
Para PC deve sair na primeira metade de 2024, deduzo eu.

Mas continuo a achar que a SquareEnix só perdeu com isto de apenas lançar na PS5 e não no PC ao mesmo tempo, isto porque quando for lançado para PC, o hype já não está lá. Acontece isso muitas vezes com os grandes jogos da PlayStation que são lançados no PC mais tarde.
provavelmente a sony pagou para ser assim ou entao ate colaborou diretamente na criacao do jogo, por isso, sera que perdeu mesmo?
 
Não uma mas duas expansões! 😆

Merece, principalmente depois daquele final...

Provavelmente novos Eikons, e por favor menos palha nas missões mesmo quando se trata de chatacter development, criem mais acções sem ser fetch quests com uma serie de dialogos com personagem A, B e C e matar um mini grupo de inimigos... podem fazer muito mais.

Perfeito seria também poder jogar com outros personagens. :)

E pra ser pago, visto que a malta já deu 80€ pelo jogo, sejam meigos no valor e conteúdo que dure mais de 1h ou 2h para terminar.

Quanto aos novos fatos e transmog nas armas que vai sair agr, é o tipo de update que chateia quem comprou Day 1 🫠

Curioso sobre datas, com FF7 Remake parte 2 no inicio de 2024 estas expansões não devem vir antes do final do mesmo ano ou até 2025...
 
Dois DLCs very very nice!! Curioso do que aqui vem. Amei o jogo, gastei quase 130h para fazer a platina e fiquei a querer mais. Pena o modo performance não ter nenhuma melhoria.
 

Final Fantasy 16 Is Getting Two DLC Expansions and Its PC Port Is Officially in Development​

More details might be revealed by the end of the year.​


Square Enix has announced that Final Fantasy XVI is getting two paid DLC expansions and confirmed its PC port is officially in development. More details about both aspects will be revealed later this year.

“As I mentioned earlier, we’ve seen many opinions and reactions from our community of Final Fantasy XVI players,” said producer Naoki Yoshida. “But one thing that came through particularly strongly was how people wanted to see more of Valisthea’s story and spend more time with her inhabitants.”
Yoshida then officially announced that the development team has started work on two paid DLC installments. He then went on to share some good news for those hoping to play the latest Final Fantasy on their PC.
"Finally, while Final Fantasy XVI was released as a PlayStation 5 exclusive, we are aware that many of you have been asking for a PC version," Yoshida said. "So, allow me to take this opportunity to officially announce that development on a PC version is currently underway.
“I hope to be able to give you more information on both the upcoming DLC and the PC version before the end of the year, so please stay tuned."
 
Comecei hoje este filme. Em 2h, se joguei 20m foi muito. O jogo é todo assim?
Todos os FF são assim ao início, mas este jogo tem muita ação e poucas cutscenes mais para a frente.

Para mim um dos GOTY (infelizmente não foi nomeado).

Foi nomeado para melhor narrativa, RPG, áudio e melhor performance to actor que faz de Clive.

Está ao nível dos melhores FF para mim, nomeadamente do VII e X.
 
Todos os FF são assim ao início, mas este jogo tem muita ação e poucas cutscenes mais para a frente.

Para mim um dos GOTY (infelizmente não foi nomeado).

Foi nomeado para melhor narrativa, RPG, áudio e melhor performance to actor que faz de Clive.

Está ao nível dos melhores FF para mim, nomeadamente do VII e X.

Como grande fã da saga e adorei este XVI, entendo o porquê de não ter sido nomeado para GOTY. A concorrência este ano foi muito muito forte.

No entanto, para mim, de todos os FF que joguei (VII, VIII, IX, X, XII, XIII, XV, XVI, considerando só os main titles, joguei mais para além destes e ignorando o remake do vii por ter a história segmentada em 3 partes) para mim tá no top 3, em terceiro lugar. Em primeiro o VII e em segundo o X.

Agora comparado com o VII Remake, a eacolha é mais difícil
 
So o FF7R (que achei que foi uma perda de tempo porque era so encher chouriços).

Contudo este já avancei e as side quests continuam a ser horríveis mas a main quest em si ja me deixou curioso e tou a gostar.

As side quests infelizmente são um dos pontos fracos do jogo. Não são más como pintam, mas também não são espetaculares. No entanto as últimas acabam por ser as melhores de todas e tem até algumas referências para o main plot, mas muitos se calhar acabaram por ignorar.
 
Como grande fã da saga e adorei este XVI, entendo o porquê de não ter sido nomeado para GOTY. A concorrência este ano foi muito muito forte.

No entanto, para mim, de todos os FF que joguei (VII, VIII, IX, X, XII, XIII, XV, XVI, considerando só os main titles, joguei mais para além destes e ignorando o remake do vii por ter a história segmentada em 3 partes) para mim tá no top 3, em terceiro lugar. Em primeiro o VII e em segundo o X.

Agora comparado com o VII Remake, a eacolha é mais difícil

Acho que a comparação com o VII Remake só vai ser justa quando tivermos as 3 partes concluídas.

A maioria do pessoal também mete o XVI em 3º lugar, a seguir ao VII e ao X. Eu acho que este em termos de história está um nada acima do X.
 
Back
Topo