Windows 8.1 - Dúvidas Gerais

Tão mau.

Comprado um portátil asus que vem com W8 (infelizmente pelos vistos). Tento então fazer o update para W8.1, que está na store, ido à Store aparece a mensagem que tenho que instalar os updates disponíveis no Windows Update antes de poder fazer o download do 8.1.

Tudo bem, faço...comecei às 8.12 da manhã a fazer esta actualização. Acabou de a fazer às 12h09. Sensivelmente 4horas de actualizações, algo que nunca vi antes (com ligação de 120mb de velocidade, 97 reais).

Depois das 4 horas de actualização, o computador diz que tem que reiniciar, tudo certo. Mais 30 minutos nisto. Quando vai nos 98% de actualização diz " ocorreu uma falha na actualização...a reverter". Esteve nisto desde as 12h45 , passou-se cerca de 1 hora e nada...ainda a reverter.

Resultado, desisti, Linux nisto, em 14 minutos ficou instalado....

Há experiências boas, outras más...a minha é esta, péssima...e é com a minha que me governo, a consequência disso é que não volto a tocar neste SO.
 
Tão mau.

Comprado um portátil asus que vem com W8 (infelizmente pelos vistos). Tento então fazer o update para W8.1, que está na store, ido à Store aparece a mensagem que tenho que instalar os updates disponíveis no Windows Update antes de poder fazer o download do 8.1.

Tudo bem, faço...comecei às 8.12 da manhã a fazer esta actualização. Acabou de a fazer às 12h09. Sensivelmente 4horas de actualizações, algo que nunca vi antes (com ligação de 120mb de velocidade, 97 reais).

Depois das 4 horas de actualização, o computador diz que tem que reiniciar, tudo certo. Mais 30 minutos nisto. Quando vai nos 98% de actualização diz " ocorreu uma falha na actualização...a reverter". Esteve nisto desde as 12h45 , passou-se cerca de 1 hora e nada...ainda a reverter.

Resultado, desisti, Linux nisto, em 14 minutos ficou instalado....

Há experiências boas, outras más...a minha é esta, péssima...e é com a minha que me governo, a consequência disso é que não volto a tocar neste SO.

4 horas? É um portátil com um Pentium 4 e com um disco a 5400RPM?

Há aí qualquer coisa que não bate bem. Atualizações que fiz para 8.1 em PC's recentes nunca demoraram mais de uma ou duas horas. Normalmente é sempre mais fácil pegar num ISO 8.1 e instalar, mas a atualização "normal" nunca demora nem perto do que estas a relatar.

Faz uns testes de diagnostico ao disco e vê se não tem de voltar já para trás. É isso ou foi o bloatware da Asus.

Só uma opinião, para instalar Linux porque não se conseguiu atualizar para 8.1, mais valia pegar num ISO de 8.1 e instalar. Tinha mais lógica, digo eu. A não ser que o objetivo fosse sempre colocar Linux.

[Edit: Por acaso eu faço sempre uma coisa: Faço reboot depois de instalar as atualizações todas, corro a utilidade de limpeza do disco e limpo tudo inclusíve o windows update, reboot novamente e depois instalo o 8.1. Fica a dica, correu-me sempre bem. CCleaner também não magoa.]
 
Última edição:
Tão mau.

Comprado um portátil asus que vem com W8 (infelizmente pelos vistos). Tento então fazer o update para W8.1, que está na store, ido à Store aparece a mensagem que tenho que instalar os updates disponíveis no Windows Update antes de poder fazer o download do 8.1.

Tudo bem, faço...comecei às 8.12 da manhã a fazer esta actualização. Acabou de a fazer às 12h09. Sensivelmente 4horas de actualizações, algo que nunca vi antes (com ligação de 120mb de velocidade, 97 reais).

Depois das 4 horas de actualização, o computador diz que tem que reiniciar, tudo certo. Mais 30 minutos nisto. Quando vai nos 98% de actualização diz " ocorreu uma falha na actualização...a reverter". Esteve nisto desde as 12h45 , passou-se cerca de 1 hora e nada...ainda a reverter.

Resultado, desisti, Linux nisto, em 14 minutos ficou instalado....

Há experiências boas, outras más...a minha é esta, péssima...e é com a minha que me governo, a consequência disso é que não volto a tocar neste SO.

Portanto, nem chegaste a usar o Windows 8.1, mas para ti já é um mau SO.
Problemas de update do SO acontecem por vezes, e pelos relatos que tenho visto, à 2ª tentativa deveria funcionar.

Ah, em 14 minutos também consegues instalar o Windows 8.1 de raiz. Acrescenta-lhe depois os drivers básicos da Asus e ficas com uma bela máquina.
Mas dizer mal de tudo o que a Microsoft faz é mais fashion, não é?
 
Muitas das vezes esse tipo de situações acontece devido à "porcaria" que os fabricantes metem para dentro dos novos pcs.
Isso formatado e depois de se instalar apenas as drivers, certamente já não terias problemas a fazer updates.
Isso não acontece só no Windows 8...
 
Sim com portáteis e melhor maneira é sempre formatar e instalar tudo de raiz, o windows tem muitas drivers básicas que servem para a maioria das funções dos portateis, mesmo as de algumas teclas "fn". o que faltar depois é ir fazer download ao site do fabricante. Dá trabalho, mas os resultados compensam bastante e no fim disto tudo podes fazer uma imagem de segurança que usas para reformatar o PC quando precisares, sem teres de usar a copia de segurança do fabricante (que vem com o lixo todo)
 

De facto é mau, mas além de não ser normal, problemas em updates ocorrem eventualmente com qualquer sistema. Se tiveres um problema no Linux vais para o Windows 7? E depois para o Vista?

A tua experiência é péssima, mas isso que te aconteceu foi uma excepção não a regra. W8/8.1 em casa em dois PC's desde o lançamento e o único problema que tenho a relatar foi um BSOD por causa de uma peça de Hardware defeituosa. Estabilidade e velocidade são provavelmente as primeiras características que me vêm à cabeça quando penso neste SO.

Além disso, para mim sempre foi uma boa prática formatar um PC novo e começar a sua utilização a partir de uma instalação de raiz - obviamente que isto não devia ser necessário e 90% dos utilizadores pensam sequer em fazer tal coisa, mas os PC's vêm de origem com demasiado lixo para o meu gosto.

Só uma opinião, para instalar Linux porque não se conseguiu atualizar para 8.1, mais valia pegar num ISO de 8.1 e instalar. Tinha mais lógica, digo eu. A não ser que o objetivo fosse sempre colocar Linux.

Exacto! Cá para mim essa ideia de instalar o Linux já se encontrava presente desde o momento da compra do portátil.
 
Última edição:
Sim com portáteis e melhor maneira é sempre formatar e instalar tudo de raiz, o windows tem muitas drivers básicas que servem para a maioria das funções dos portateis, mesmo as de algumas teclas "fn". o que faltar depois é ir fazer download ao site do fabricante. Dá trabalho, mas os resultados compensam bastante e no fim disto tudo podes fazer uma imagem de segurança que usas para reformatar o PC quando precisares, sem teres de usar a copia de segurança do fabricante (que vem com o lixo todo)
Como se faz isso se o pc já vier com Windows 8? Ao formatar e instalar vai ficar na mesma com as cenas do fabricante. Do que é meu conhecimento não podemos simplesmente fazer o download de um 8.1 limpo, em português e usar esse no nosso portátil. Ou é possível?
 
Sim, é. Geralmente há uma partição com as tralhas todas e bloatware alheio para o evento de uma recuperação, mas dá para ser formatada e unida com o restante espaço em disco, salvo algum bloqueio manhoso que até penso ser ilegal.
 
É possível. Podes descarregar o ISO de "qualquer lado" :) e utilizar a chave de activação que vem com o portátil.
Continua a ser uma versão genuína.
 
Sim, é. Geralmente há uma partição com as tralhas todas e bloatware alheio para o evento de uma recuperação, mas dá para ser formatada e unida com o restante espaço em disco, salvo algum bloqueio manhoso que até penso ser ilegal.
Eu sei disso, até eliminei a partição de recuperação no meu SSD e deixei-a no HDD que ficou na drive de DVD, a questão é...onde se vai buscar o windows 8.1 genuíno em português? A dúvida é essa! De forma legal não estou a ver, quanto ao resto nada que não saiba mas de forma legal não estou a ver. Salvo erro a microsoft disponibilizava os .iso mas isso apenas servia para a versão pro pois apenas nessa é possível mudar a linguagem para português. Na minha opinião não se deve estar a dizer ás pessoas que é fácil, basta sacar e isso se não for por formas legais.
 
Eu sei disso, até eliminei a partição de recuperação no meu SSD e deixei-a no HDD que ficou na drive de DVD, a questão é...onde se vai buscar o windows 8.1 genuíno em português? A dúvida é essa! De forma legal não estou a ver, quanto ao resto nada que não saiba mas de forma legal não estou a ver. Salvo erro a microsoft disponibilizava os .iso mas isso apenas servia para a versão pro pois apenas nessa é possível mudar a linguagem para português. Na minha opinião não se deve estar a dizer ás pessoas que é fácil, basta sacar e isso se não for por formas legais.


Aqui ?!? http://technet.microsoft.com/pt-br/evalcenter/hh699156.aspx?ocid=wc-tn-wctc

Em principio depois é so por a key e fica a funcionar... mas tb nunca testei... testa, n perdes nada... até podes testar numa maquina virtual se tens medo de fazer porcaria...
 
Podes sacar de onde bem entenderes, penso eu. É algo que a própria Microsoft disponibiliza gratuitamente. Depois se não tivesses chave é que era complicado. Eu próprio já fiz isso. Tive de formatar o PC aquando da minha mudança para UEFI e como a minha licença veio de um upgrade do W7 (portanto não tenho DVD do SO), apenas saquei a imagem e aquando da instalação meti a minha chave. O SO configura-se sozinho para a versão correspondente.
 
Aqui ?!? http://technet.microsoft.com/pt-br/evalcenter/hh699156.aspx?ocid=wc-tn-wctc

Em principio depois é so por a key e fica a funcionar... mas tb nunca testei... testa, n perdes nada... até podes testar numa maquina virtual se tens medo de fazer porcaria...

Ou então entendi mal, ou não e só colocar a key para ficar a funcionar, é preciso na mesma adquirir o windows

Retirado do link que colocaste

Em seguida ao período de avaliação, será necessário substituir o sistema operacional em seu computador de teste e reinstalar todos os seus programas e dados. Não é possível atualizar a avaliação para uma versão de trabalho licenciada do Windows 8.1 Enterprise. Uma instalação limpa é exigida.
 
Aqui ?!? http://technet.microsoft.com/pt-br/evalcenter/hh699156.aspx?ocid=wc-tn-wctc

Em principio depois é so por a key e fica a funcionar... mas tb nunca testei... testa, n perdes nada... até podes testar numa maquina virtual se tens medo de fazer porcaria...
Isso além de ser a versão pt-br é a versão enterprise logo ao colocá-la no portátil não poderá ser activada.

Podes sacar de onde bem entenderes, penso eu. É algo que a própria Microsoft disponibiliza gratuitamente. Depois se não tivesses chave é que era complicado. Eu próprio já fiz isso. Tive de formatar o PC aquando da minha mudança para UEFI e como a minha licença veio de um upgrade do W7 (portanto não tenho DVD do SO), apenas saquei a imagem e aquando da instalação meti a minha chave. O SO configura-se sozinho para a versão correspondente.
Não vejo onde a Microsoft disponibiliza gratuitamente, ainda não o vi em lado nenhum. Contudo admito que poderá não colocar entraves mas se fosse esse o caso eles próprios disponibilizaram no site oficial penso eu.
 
Existe uma coisa básica que se deve fazer sempre que se compra um Portátil..Formatar e instalar Windows limpinho, sem o lixo que vem das lojas.
Nunca tive problemas com Windows 8/8.1
 
É verdade, o processo de formatação e instalação das atualizações demora imenso tempo. Também tive uma má experiência desse género. Basicamente, uma tia minha pediu-me que lhe formatasse o portátil. Foi um processo que demoru 2 dias e meio e envolveu três formatações. As duas primeiras depois de estar horas a atualizar aconteceu o mesmo que Aakeonan, depos de instalar as primeiras atualizações (umas 100) deu erro e disse que ocorreu uma falha nas atualizações e ia reverter. E não saia dali, tive de voltar a formatar e aconteceu outra vez, e voltei a formatar. Investiguei um pouco no Google e lá descobri que havia algo no registo do Windows ou algo assim do género que estava desativado e lá consegui instalar as atualizações, o Windows 8.1 e mais umas quantas atualizações, mais ainda assim foi um processo que demorou quase 12 horas do ínicio ao fim.
Bastava a Microsoft permitir que as licenças do Windows 8 dessem no Windows 8.1 (tendo em conta que essa atualização é grátis) e poupavasse imenso tempo nas atualizações.
PS: O portátil era um Toshiba com Intel Celeron e 4GB de Ram com ano e meio.

Para alguém que não é entendido em informática, isto é impossível.
Windows 8 -> instalar mais de 100 atualizações -> Windows 8.1 e instalar mais umas quantas atualizações é demais.
 
Última edição:
As licenças do 8 não dão para o 8.1?
Recordo-me de ter instalado o 8.1 mas usando uma key genérica, depois de instalado foi usar a key do 8.
 
É verdade, o processo de formatação e instalação das atualizações demora imenso tempo. Também tive uma má experiência desse género. Basicamente, uma tia minha pediu-me que lhe formatasse o portátil. Foi um processo que demoru 2 dias e meio e envolveu três formatações. As duas primeiras depois de estar horas a atualizar aconteceu o mesmo que Aakeonan, depos de instalar as primeiras atualizações (umas 100) deu erro e disse que ocorreu uma falha nas atualizações e ia reverter. E não saia dali, tive de voltar a formatar e aconteceu outra vez, e voltei a formatar. Investiguei um pouco no Google e lá descobri que havia algo no registo do Windows ou algo assim do género que estava desativado e lá consegui instalar as atualizações, o Windows 8.1 e mais umas quantas atualizações, mais ainda assim foi um processo que demorou quase 12 horas do ínicio ao fim.
Bastava a Microsoft permitir que as licenças do Windows 8 dessem no Windows 8.1 (tendo em conta que essa atualização é grátis) e poupavasse imenso tempo nas atualizações.
PS: O portátil era um Toshiba com Intel Celeron e 4GB de Ram com ano e meio.

Para alguém que não é entendido em informática, isto é impossível.
Windows 8 -> instalar mais de 100 atualizações -> Windows 8.1 e instalar mais umas quantas atualizações é demais.
E isso é se mantiveres a imagem original. Agora estão a dizer para colocar o windows limpo sem a tralha "das lojas". Ainda ninguém me disse onde se pode sacar uma imagem de forma legal do windows 8/8.1 em pt-pt. A resposta até ver é que não se pode...a solução é pela porta dos fundos e estar aqui a falar de algo que é ilegal como se fosse a coisa mais natural do mundo e a solução para os problemas do windows 8 ou 8.1 não serve de nada. Ou é legal ou então não se pode dizer que é uma solução que ainda por cima toda a gente devia fazer.
 
Back
Topo