Shelly 2.5 e estores

A questao aqui nao é o ip fixo sao os DNS... meo quer que tenhamos tudo em auto.... e o fgw nem da para assignar dns temos que o fazer em todos os equipamentos.

(Voces podem achar estranho mas ha uns anos atras com o techicolor v3 decobri que a meo mandava a ligaçao abaixo de 20 em 20 min por alguns segundos e a unica forma de resolver isto era com dns fixos comfigurados no router)

Hoje os equipamentos sao diferentes mas continua a haver muita marosca encapotada.... O meu caso com estes shelly é um claro exemplo disso!

O que falas do router ja eu pensei... (e vamos ver se nao o terei que fazer). O fgw é uma bela ***** quando começamos a usar mais do que um portatil ,pc ou tlm....

Que router secundário tens? Desligas o wifi 2.4ghz no router da operadora e crias uma nova rede no router secundario em modo bridge certo?
Como disse, tive meo durante dois anos e a única alteração que fiz foi atribuir um ip fixo aos shellys (nas definições do próprio shelly). No router, que por acaso até era um technicolor, não alterei nenhuma configuração, não defini ips nem dns e nunca tive nenhum dos problemas que reporta, nem nunca tive qualquer quebra na ligação, mesmo por breves segundos.
Para os equipamentos smart home comprei um tplink archer c80 que serve única e exclusivamente para isso ligado em modo access point. A rede wifi da operadora (2.4 e 5 ghz) é utilizada para os restantes equipamentos de casa.
 
Caro Raven83
Eu sou nos pelo que não posso testar.
Mas uma coisa não consigo entender, o que esses problemas de configuração tem haver com os Shelly fazer o reset ? Ficarem offline entende se, agora perderem a configuração e estranho. Eu sou um leigo que anda a aprender todos os dias!!!
 
@raven83 aqui com o FGW tenho 7 shelly's 2.5, 4 termómetros e um shelly door and window 2 a funcionar sem problemas.

O que fiz?
1. IPs fixos nos shelly's, definindo IP, gateway e sub net mask. O DNS deixo vazio
2. No FGW defini IPs fixos para os shelly's, iguais aos que defini em cada shelly.
3. Firmware's atualizados em todos os equipamentos

A única chatice que tive foi com alguns dos termómetros inicialmente. Como não atualizavam valores durante longos períodos acabavam por desligar-se da rede.
 
@raven83 aqui com o FGW tenho 7 shelly's 2.5, 4 termómetros e um shelly door and window 2 a funcionar sem problemas.

O que fiz?
1. IPs fixos nos shelly's, definindo IP, gateway e sub net mask. O DNS deixo vazio
2. No FGW defini IPs fixos para os shelly's, iguais aos que defini em cada shelly.
3. Firmware's atualizados em todos os equipamentos

A única chatice que tive foi com alguns dos termómetros inicialmente. Como não atualizavam valores durante longos períodos acabavam por desligar-se da rede.

Sim mas se poes valores no DNS tramas-te foi isso que referi em cima lol e nao devia ser assim deviamos poder usar os dns que pudessemos ( os mais rapidos )

Como fizeste o ponto 2? Eu entro no FGW e esta la o equipamento com o mesmo IP que defini no shelly. Como defines os ip fixos no FGW se ele ja os esta a detectar?

"A única chatice que tive foi com alguns dos termómetros inicialmente. Como não atualizavam valores durante longos períodos acabavam por desligar-se da rede." como resolveste este ponto?


Obrigado
 
Caro Raven83
Eu sou nos pelo que não posso testar.
Mas uma coisa não consigo entender, o que esses problemas de configuração tem haver com os Shelly fazer o reset ? Ficarem offline entende se, agora perderem a configuração e estranho. Eu sou um leigo que anda a aprender todos os dias!!!

O problema nao é o Shelly sao as configs especificas ( ou a falta de customizaçoes a nivel de dns por ex ) que existe no router da MEO.
O shelly faz reset porque nao se consegue conectar a rede. Ou falha x vezes e faz reset. Ou existem configs fora do espectro das configuraçoes predefinidas no router da MEO. O shelly perde-se fica offline e regressa ao modo AP detectavel no wifi logo fez auto reset. Eu vou com 15 dias de tentativa e erro , penso que resolvi tem a ver com o router da MEO.

Especificamente nao sei o que é mas cheguei a mesma conclusao do JOSP.

É como o JOSP fez:

1. IPs fixos nos shelly's, definindo IP, gateway e sub net mask. O DNS deixo vazio
3. Firmware's atualizados em todos os equipamentos
 
Como fizeste o ponto 2? Eu entro no FGW e esta la o equipamento com o mesmo IP que defini no shelly. Como defines os ip fixos no FGW se ele ja os esta a detectar?
É nas leases estáticas. Assim o shelly pede o IP, mas ao mesmo tempo o FGW já sabe qual o IP que lhe vai dar.

"A única chatice que tive foi com alguns dos termómetros inicialmente. Como não atualizavam valores durante longos períodos acabavam por desligar-se da rede." como resolveste este ponto?
Para além dos IPs, diminuí também os valores de threshold mas comunicarem valores mais vezes.
 
Como disse, tive meo durante dois anos e a única alteração que fiz foi atribuir um ip fixo aos shellys (nas definições do próprio shelly). No router, que por acaso até era um technicolor, não alterei nenhuma configuração, não defini ips nem dns e nunca tive nenhum dos problemas que reporta, nem nunca tive qualquer quebra na ligação, mesmo por breves segundos.
Para os equipamentos smart home comprei um tplink archer c80 que serve única e exclusivamente para isso ligado em modo access point. A rede wifi da operadora (2.4 e 5 ghz) é utilizada para os restantes equipamentos de casa.

Eu acho que tiveste quebras so que nunca te apercebeste eram segundos. Eu ja fui miner e percebi isto atraves de um log de um programa de mining. E existiam sempre de 20 em 20 minutos - ligaçao off ligaçao on - (quebra)

Hoje nao sei mas é tudo muito bonito a Meo em utilizaçao normal.... começamos a usar coisas especificas e notamos as limitaçoes que nos impoem. Eu tenho meo ha quase 2 anos com este router sabia das suas limitaçoes mas so agora comecei a senti-las.

Acho que fizeste bem em colocar um novo router em modo bridge. Se o fizeste sentiste necessidade.
 
É nas leases estáticas. Assim o shelly pede o IP, mas ao mesmo tempo o FGW já sabe qual o IP que lhe vai dar.


Para além dos IPs, diminuí também os valores de threshold mas comunicarem valores mais vezes.


Leases estaticas em LAN: local area network?

Crias em modo default?
O que poes em mac address? O device id?

Obrigado
 
Bom, obrigam me a dizer bem da NOS, coisa que não julguei ser possível, pois os problemas com esta operadora no últimos anos tem sido mais que muitos....
Assim parece que mais vale it tendo Nos. Claro que quando se resolvem os problemas, fica tudo bem, o problema e até lá chegar...
 
Caro Raven83
Isto é como o chocolate, começa-se e fica se viciado. Estou a pensar em adquiri mais um Shelly 1 para o portão de entrada, na garagem já está e ainda mais alguns equipamentos para controlar candeeiros e algumas lâmpadas!!!

É por assim dizer viciante!!!
E ainda não comecei a usar isto no HA.
 
Caro Raven83
Isto é como o chocolate, começa-se e fica se viciado. Estou a pensar em adquiri mais um Shelly 1 para o portão de entrada, na garagem já está e ainda mais alguns equipamentos para controlar candeeiros e algumas lâmpadas!!!

É por assim dizer viciante!!!
E ainda não comecei a usar isto no HA.
E valera a pena usar o ha? Eu acho a app muito boa! Quando penso nas configs do ha e no tempo que se perde...
Eu penso que vou ficar pela app para já! Obrigado a todos pela ajuda!
 
Comprei um Shelly H&T e mais uma vez não o consigo adicionar.

Na app da Shelly vou a Add device e não aparece nada. Tou ligado ao Wi-Fi 2.4 que só uso para os Shelly.

Os 2.5 tive de formatar, este nem assim.
 
Última edição:
Back
Topo