schon

Muito obrigado pelo comentário, de facto concordo plenamente, exagerei na saturação na parte de baixo da foto... o Azul está demasiado forte...Gosto de cores saturadas, mas neste caso está em demasia...

Agora é que dei conta, que perdi todos os settings que fiz ontem no NEF :facepalm:, só ficou a exportação JPeG :(... era só mudar 2 coisitas... É o que faz andar com softwares da idade da pedra (em termos de menus)....hehehe
Vou ver se refaço o tratamento logo a noite :)

Eu nunca mexo na saturação, e se mexer é porque vejo que a imagem está muito morto, mas mesmo nesses casos eu mexo sempre no balanço de cores e curvas. A única coisa em que mexo relativo à intensidade das cores é o vibrance, que é parecido com a saturação, mas faz um trabalho muito melhor. Do que eu vi os fotógrafos que mexem na saturação, quando mexem é mesmo muito pouquinho quase nada, só um retoque de nada. Elevar em muito a saturação a foto fica com um visual esquiso e fica muito "amadora" Os pros mexem é nas curvas para elevar as cores, por exemplo, tu querias o oceano mais azul, ias às curvas e mexias na curva azul para elevares ao teu gosto e criavas uma mascara para isolares do sujeito.
 
Última edição:
Muito obrigado pelos comentários do Pitogas e Radiomusic, e também ao Ignis pela critica construtiva.
De facto eu tenho tendência em exagerar na saturação, e é uma coisa que como sugeres, tenho de limitar ou deixar de fazer.... Por acaso naquela foto está um control point(1 de cada lado) que só afecta aquela área (facilmente até isolava completamente com uma mascara), de facto poderia ter facilmente elevado o azul só naquela área sem recorrer a saturação)...
De facto sou um amador, e tenho andado recentemente a explorar o Capture Nx2, e tenho de confessar que ainda tenho muito por aprender, e não cair na tentação de exagerar nas ferramentas a disposição. Mais uma vez obrigado pela ajuda :), vou tentar de facto usar mais as curvas e menos a saturação para tentar melhorar as minhas fotos em geral.
 
Última edição:
Eu tambem sou amador, só sou profissional se fizer vida com a fotografia, o que eu disse é que os utilizadores mais avançados recorrem a outras tecninas para manipular as cores. Eu uso o photoshop CS5 para editar fotos e é o que recomendo. Lembra-te que aumentar o contraste só por si já estás a aumentar a saturação das cores e isso muito vezes já chega, depois se quiseres dar um boom maior no amarelos, vermelhos ou outra cor é so mexer nas curvas ou usar um gradient map também serve. O photoshop tem uma ferramenta muito boa no que toca a cores, que é o "selective color" é exelente, se não souberes usa-la é só pesquisar por uns vídeos no youtube.
 
Pois eu percebi o que tu dissestes... Eu exprimi-me foi mal. Quando disse que era amador, era mais no sentido que ainda estava bastante verde em termos de edição(e não só), não em termos de amador/profissional de fotografia.
Agradeço o conselho de usar o photoshop, e darei uma vista de olhos para ver os resultados.

O que me faz querer continuar a usar o capture nx, é a perfeição da interpretação do raw em si, que me tira muito trabalho no meu workflow, basta-me mexer em 2/3 parâmetros para ficar ao meu gosto. Em relação as curvas em zonas selectivas(por layers, pontos selectivos de cor, etc..), Já testei e consigo fazer o que sugeristes com o capturenx, vou tb experimentar no photoshop para ver as diferenças.
Posso sempre para edições que não consiga realizar tão bem no capture, ir para o photoshop com um tiff, tenho de explorar.

Mais uma vez obrigado pelas sugestões :).
 
Última edição:
Schon para editares ficheiros raw o melhor é o photoshop lightroom, basicamente é o mais utilizado dentro da comunidade, é uma ferramenta também muito flexível que te possibilita usar bruches. O capture NX nunca usei mas hei-de de experimentar.
 
Schon para editares ficheiros raw o melhor é o photoshop lightroom, basicamente é o mais utilizado dentro da comunidade, é uma ferramenta também muito flexível que te possibilita usar bruches. O capture NX nunca usei mas hei-de de experimentar.
Pois eu tenho aqui o Lightroom, assim como o aperture, e a conversão raw out of the box(sem mexer em nada) do nx capture é bastante superior.
Vou dar o exemplo do flash... o que vejo na maquina é exactamente o que sai no nx capture (pois usa os algoritmos da Nikon). No lightroom em muitas fotos com flash parece que perdi 1 stop, muitas fotos que parecem estar bem expostas no fim não estão. Obviamente, que esses pormenores dão para acertar, e o Lightroom é superior em muita coisa, sobretudo no workflow/comunidade que permite/tem. Como digo, não sou inflexível e vou explorar os dois...

Aconselho-te vivamente a experimentar o nx, o software é intragável em termos de menus, é lento, mas no geral é bastante potente (brushes, control points, etc...
 
Última edição:
Se tiras uma foto em raw é porque a vais processar posteriormente e se tens em mente como queres a foto esses aspetos acabam por ser irrelevantes, em raw é normal isso acontecer, mas como és tu que fazes o produto final, vais ter o mesmo trabalho, só tens de mudar as settings ao teu gosto. A foto não perde 1 stop, o programa é que desce, mas a informação do raw está intacta e isso é o que interessa ;)
 
Claro que a informação não está perdida(exposição,etc...), hehe , só que gosto da maneira como o caturenx interpreta o raw logo de raiz, conforme a controlei quando a tirei... Em muitas fotos n preciso de mexer em quase nada. Por outro lado sei perfeitamente que o Lightroom é superior em muita coisa e tem mais suporte da comunidade, ainda o vou estudar melhor para escolher "definitivamente"...

Estou longe de ficar bloqueado num software, ainda só agora é estou a tentar editar cum pouco mais a "sério", e até recuperar algumas fotos que não gostava, pois até agora só dava uns toques nas curvas e pouco mais...

Obrigado pelas dicas !
 
Por acaso é pena O LR, pelo menos comigo, ter uma interpretação dos RAW's um bocado feia. Eu até sou um gajo que edita bastante as fotografias, mas às vezes fotografo em RAW+Jpg para depois tentar editar o RAW para ficar o mais próximo do JPG, e depois aí sim, editar de novo.
 
Por acaso é pena O LR, pelo menos comigo, ter uma interpretação dos RAW's um bocado feia. Eu até sou um gajo que edita bastante as fotografias, mas às vezes fotografo em RAW+Jpg para depois tentar editar o RAW para ficar o mais próximo do JPG, e depois aí sim, editar de novo.

Mas como o shon disse que o capture NX é igual ao raw que ves na camera, penso que bastava depois copiar as settings do capture NX para o lightroom, seria uma boa ideia.
 
Não querendo alongar muito mais a conversa por aqui, (até podemos montar um tópico sobre o assunto, ou aproveitar um existente (o tópico de que software usas)...

Retomando a ideia, se fotografar em raw+jpeg, o raw convertido fica praticamente identico ao Jpg.
Agora de facto o capture nx é só para NEF da Nikon e não sei se haverá maneira de arranjar settings para o lightroom identicos/parecidos. No caso da Nikon, por exemplo existe plugins como o catapult, que mandam um tiff para o aperture automaticamente para editares, para mim não é o ideal. Para Lightroom não sei se haverá maneira de integrar os dois...

Só sei é que o Capture Nx vai buscar as definições do picture control da maquina (se usar B+W na maquina, vai logo buscar B+W na importação, no LR/Aperture n detecta isso salvo erro), consigo desabilitar/habilitar directamente o NR,sharpness, aplicado pelos algoritmos da maquina...etc... O que posso dizer é que aquele primeiro impacto no momento da conversão é muito superior no capturenx.

Em termos de Canon não faço ideia do que existe, e se o que existe é bom, mas imagino que também que o software da marca tenha a conversão mais fiel....

Bem, logo vou ver se ponho aqui mais alguma foto engraçada.
 
Última edição:
Continuando a trabalhar algumas fotos "velhas"... heheh

33# Praia da marinha - Tentativa de Hdr
 
Última edição:
34# A testar raynox dcr-250, uma das minhas primeiras "macros" ...
eu sei que n é original... há milhões de fotos de olhos, mas pronto ... hheheh

Aproveitei para tirar algumas fotos daqui.




 
Última edição:
Thx Radiomusic !

Já nãp postava há muito tempo, aqui vão umas poucas variadas !

36# Thinking


37# Portrait


38# A sorrir para outra camera


3
9# Miam Miam


40# Flight


41# Landing and takeoff


42# Macro attempt !
 
Última edição:
Back
Topo