Mochila Fotografia - Recomendações [compra efetuada]

vvalk3ng

Power Member

Bom dia,

como o titulo indica, gostaria de obter recomendações de mochilhas para levar o meu equipamento fotografico, para um orçamento compreendido entre os 50€ a 100€, com protecção para chuva.

Não sei muito sobre o assunto, daí estar a pedir ajuda, não conheço muitas marcas, ou modelos, para alem das habituais que se vêm à venda nas lojas "habituais nos shoppings", normalmente Lowepro.
De momento possuo uma Lowepro Slingshot Edge 250 AW, oferecida pela namorada, e que confesso que sempre achei perfeita para o uso que lhe dou, e sempre gostei mais deste tipo de modelo, as sling, do que da "tipica mochila de duas alças", mas como o peso do equipamento a carregar aumentou tenho sentido que é demasiada carga para ser distribuida apenas por uma alça, sinto a "pressão muscular" exercida na zona do ombro, e pescoço, derivado de ser uma mochila de uma alça apenas, daí equacionar comprar uma mochila, penso que seria benefico para mim uma melhor distribuição do peso, e evitar as dores musculares, penso não estar enganado neste meu raciocinio.

Equipamento fotografico a carregar de momento:
Fujifilm X-S10
Lentes XF 18-55 e XF 55-200
Carregadores + cabos + baterias + Filtros ND e polarizador

No futuro poderá ser necessario acrescentar um flash e respetivas baterias/pilhas, embora também não seja algo que ocupe muito espaço, e talvez mais uma lente.

Se fosse possivel, dentro deste orçamento, uma mochila com espaço para transportar também um gimbal, com pelo menos as dimensões de um DJI RS3, seria optimo, se não for possivel não será um "deal breaker", pois será sempre uma situação pontual.
 
Abriste a caixinha de pandora.... Mochilas é um tema complicado, cada pessoa tem os seus gostos/preferências. Mesmo a forma como o material encaixa e quanto consegues lá meter, varia imenso.

Já agora deixa-me começar com a nota de que isso parece-me muito pouco material para causar qualquer tipo de problema. Já andei e andaria com muito mais que isso numa bolsa pequena de tiracolo.
Estilo esta https://www.amazon.es/dp/B09H25F9QF/ref=nosim?tag=zwame00-21

Vanguard, Lowepro, Cullman, Case Logic, Manfrotto, Tenba, Think Thank, etc, são algumas marcas conhecidas para procurares.

Neste momento as minhas são todas da Manfrotto porque honestamente foi onde encontrei a melhor qualidade/preço e os designs que eu queria.
Quanto a isso (designs) mais vale ires já para algo com alguma capacidade (há sempre camisolas e outras coisas que pode dar jeito). Vê coisas como a Manfrotto Gear ou Travel, Lowepro Flipside, etc, podem é exceder o orçamento (às vezes em promo ou usadas ficam abaixo de 100€).

Tens esta Vanguard, já a tive cá em casa e à parte das medidas estarem erradas (eles medem com as bolsas exteriores esticadas), até é uma mochila bem porreira:
https://www.amazon.es/dp/B086X64VNL/ref=nosim?tag=zwame00-21

Ou esta para um look mais casual:
https://www.amazon.es/dp/B07P6Y8SZ5/ref=nosim?tag=zwame00-21
https://www.amazon.es/dp/B07P83CGLL/ref=nosim?tag=zwame00-21
(há vários tamanhos embora as fotos sejam iguais)

Algo mais budget:
https://www.amazon.es/dp/B07ZMDWXDR/ref=nosim?tag=zwame00-21

Algumas opções da LowePro:
https://www.amazon.es/dp/B073C6F89N/ref=nosim?tag=zwame00-21
https://www.amazon.es/dp/B07S2ZBQPM/ref=nosim?tag=zwame00-21
https://www.amazon.es/dp/B07S1Q2XK4/ref=nosim?tag=zwame00-21

https://www.amazon.es/dp/B07L3D9XQW/ref=nosim?tag=zwame00-21

https://www.amazon.es/dp/B082N4NQT3/ref=nosim?tag=zwame00-21

Etc.. etc.. etc..

Vê sempre o preço usada, muitas coisas costumam chegar em perfeitas condições e bem mais baratas.
 
Já agora deixa-me começar com a nota de que isso parece-me muito pouco material para causar qualquer tipo de problema. Já andei e andaria com muito mais que isso numa bolsa pequena de tiracolo.
Em primeiro lugar, obrigado pelas sugestões, já tenho muito por onde investigar.
Sinceramente, também acho que não é um peso substancial... não me recordo, pelo menos inicialmente, que o peso adicional da XF 55-200 fosse assim um grande problema, mais uma ou outra bateria que entretanto comprei, mas ultimamente tenho sentido essa dor muscular, nas zonas que referi, passado pouco tempo a transportar este material... certamente que a origem do problema é outra, nomeadamente más posturas a usar o computador, muitas horas sentado, etc, mas espero que o uso de uma mochila venha a minimizar esta questão, simplesmente isso.
 
Sim, a mochila tendo dois apoios deve ajudar certamente, mas fiz esse reparo porque deves investigar isso bem (não as mochilas, mas o problema) porque muitos de nós usamos sacos tiracolo, muitas vezes até com bastante mais peso e sem problemas.
Eu por exemplo, tenho um Manfrotto Messenger NX e o @m4ndr4ke tem um Tenba, acho que estilo o DNA, que levam na boa corpo mais umas três ou quatro lentes e um portátil... O @miguelbarroso acho que também tem um PeakDesign grandito (10 ou 15L?). Claro que não é para andar um dia inteiro com aquilo assim, mas é só para exemplificar há sacos com pouco suporte até para levar muito mais peso.

E nesse sentido, mesmo a nível de mochilas, mesmo sendo para pouco material, se calhar foca-te mais nas que dão mais suporte, com alças mais largas, trinco no peito, etc.

PS: Os sacos do @m4ndr4ke não levam lentes, levam tijolos, que ele diz que se identificam como lentes.
 
Última edição:
Sim, a mochila tendo dois apoios deve ajudar certamente, mas fiz esse reparo porque deves investigar isso bem (não as mochilas, mas o problema) porque muitos de nós usamos sacos tiracolo, muitas vezes até com bastante mais peso e sem problemas.
Eu por exemplo, tenho um Manfrotto Messenger NX e o @m4ndr4ke tem um Tenba, acho que estilo o DNA, que levam na boa corpo mais umas três ou quatro lentes e um portátil... O @miguelbarroso acho que também tem um PeakDesign grandito (10 ou 15L?). Claro que não é para andar um dia inteiro com aquilo assim, mas é só para exemplificar há sacos com pouco suporte até para levar muito mais peso.

E nesse sentido, mesmo a nível de mochilas, mesmo sendo para pouco material, se calhar foca-te mais nas que dão mais suporte, com alças mais largas, trinco no peito, etc.

PS: Os sacos do @m4ndr4ke não levam lentes, levam tijolos, que ele diz que se identificam como lentes.
Sim, eu sei que o problema principal não está na minha sling, e o peso que ela carrega... claro que nisto não existem certezas, mas a "causa principal" desta tensão muscular também advém de trabalhar sentado muitas horas seguidas, e pouco exercicio para "destravar más posturas"... ultimamente, com o trabalho de escritorio, e depois dedicar-me à fotografia no final do dia, acabam por ser muitas horas sentado em frente a um computador, e menos horas a movimentar o corpo, e com isto ressinto-me a nivel muscular, mais tensão muscular acumulada... uma pessoa tenta minimizar estes efeitos, mas cada vez mais o tempo parece que não dá para tudo, e confesso que tenho descurado o exercicio fisico, e cuidar do meu corpo, para minimizar os efeitos negativos de passar tanto tempo sentado.

Com a mochila penso que conseguiria minimizar o desconforto que ultimamente tenho sentido quando carrego a sling "nas minhas saidas para fotografar"... se sair para fotografar apos um dia de trabalho, por exemplo para fotografar a minha cadela, ou para relaxar, começa a causar-me algum desconforto após uns 10 minutos, lá está porque entretanto durante o dia acabei por acumular alguma tensão naquela zona...

Também já passei um dia inteiro com a sling "às costas", a fotografar competições de remo... também já o fiz por dois dias seguidos e não tive estes problemas... lá está, estive em pé, e a movimentar-me, a maior parte do tempo, e não passei tanto tempo sentado... se bem que também a sling não está "tão pesada" porque a XF 55-200 está montada na maquina, e "não a fazer peso na mochila"...

De qualquer das formas já estive a ver as mochilas recomendadas, vou tentar perceber o que possa fazer mais sentido para mim, e quando achar que o devo fazer avanço com a compra.


PS: Os sacos do @m4ndr4ke não levam lentes, levam tijolos, que ele diz que se identificam como lentes.
Imagino... eu já acho a XF 55-200 pesada, imagino certas lentes... e eu que gostava de ter uma XF 150 - 600 :bigrinbo::bigrinbo::bigrinbo:
 
O @miguelbarroso acho que também tem um PeakDesign grandito (10 ou 15L?). Claro que não é para andar um dia inteiro com aquilo assim, mas é só para exemplificar há sacos com pouco suporte até para levar muito mais peso.
Tinha, já vendi a Sling 10L... cheia era peso demais. Ainda hoje tenho a sling 6L e essa é perfeita... para levar a máquina com 2 lentes pequenas ou uma grande. A de 10L levava mais material, mas ao fim de pouco tempo estava desconfortável.

Se gostas de slings, procura uma mochila que tenha abertura lateral, para poderes aceder ao interior da mesma forma que fazes hoje com o sling. Foi o que fiz e comprei a Flipside BP 300 AW III... e a 400 AW III também. Vou ter as duas durante as férias e no final vendo uma delas - como comprei ambas em 2ª mão, vendo uma delas sem perder muito.
 
Tinha, já vendi a Sling 10L... cheia era peso demais. Ainda hoje tenho a sling 6L e essa é perfeita... para levar a máquina com 2 lentes pequenas ou uma grande. A de 10L levava mais material, mas ao fim de pouco tempo estava desconfortável.

Se gostas de slings, procura uma mochila que tenha abertura lateral, para poderes aceder ao interior da mesma forma que fazes hoje com o sling. Foi o que fiz e comprei a Flipside BP 300 AW III... e a 400 AW III também. Vou ter as duas durante as férias e no final vendo uma delas - como comprei ambas em 2ª mão, vendo uma delas sem perder muito.
Sim, é um bom conselho, vou ter isso em atenção também.
 
PS: Os sacos do @m4ndr4ke não levam lentes, levam tijolos, que ele diz que se identificam como lentes.
Estamos muito engraçados…😅

Sacos tenho:
• Case Logic Reflexion Small mk1
• Tenba Cooper 13 DSLR
Mochilas tenho:
• Lowepro Flipside 200 AW II
• Lowepro Flipside 300 AW III

O meu Tenba é efectivamente um saco capaz de levar uma holy trinity 2.8 e um portátil de 13”, mas nunca lá meti as duas coisas ao mesmo tempo, acho demasiado. Além disso, para fotografar, prefiro não ter o portátil, pois assim o saco fica mais flexível.

Relativamente às tuas queixas, recomendo que procures mochilas com correias de aperto no esterno e também na cintura. Elas ajudam bastante a aliviar a tensão nessas zonas.
 
Bom também ando a procura de uma mochila para substituir a minha Port Design Helsinki que já está a acusar o desgaste de alguns anos de uso.

Estava a olhar para a Lowepro FastPack ou para a Flipside 300 III.

Na Fastpack gosto de ter um mecanismo de proteção contra a abertura de fecho indesejada em zonas mais movimentadas e que tenha um espaço superior para guardar algumas coisas.

O meu kit para já é Fuji X-T3 + 18-50 + 50mm f2.

Espero em breve adicionar uma tele objectiva idealmente a 50-140 e um drone.

Por vezes ao fim de semana ou em pequenas viagens também ando com o meu MacBook Pro 16".
 
O teu mac de 16" provavelmente não cabe na flipside 300, só na 400. Não conheço a Fastpack, mas verifica bem isso.
edit: Não me estava a lembrar, eu vi a Fastpack ao vivo, e não gostei dela esteticamente. E achei um bocado soft demais (as flipside pareceram-me mais robustas).
 
Última edição:
O teu mac de 16" provavelmente não cabe na flipside 300, só na 400. Não conheço a Fastpack, mas verifica bem isso.
edit: Não me estava a lembrar, eu vi a Fastpack ao vivo, e não gostei dela esteticamente. E achei um bocado soft demais (as flipside pareceram-me mais robustas).

Vou tentar ver ao vivo para decidir.

Só tenho receio do acesso lateral na flipside não ter as trancas como tem a fastpack.
 
Bom dia, novamente :bigrinbo::bigrinbo:
Mais uma perguntinhas: conhecem algum local, onde seja possivel ver em exposição mochilas para fotografia? Isto de ver apenas imagens na internet as vezes deixa-nos com algumas duvidas, embora confesso que ainda não decorri ao youtube para ver reviews.

Outra questão: encontrei esta mochila, e acho que algo do genero poderia ser o ideal para mim https://www.amazon.es/dp/B0BX3VGP96...lectronics&sp_csd=d2lkZ2V0TmFtZT1zcF9kZXRhaWw

No entanto, não conheço a marca, e vinha perguntar se alguém conhece, ou tem referências, positivas ou negativas, sobre a mesma.
Se conhecerem outros modelos semelhantes, ou com pelo menos acesso superior como esta, agradeço que os refiram.

O porquê deste tipo de modelo, com acesso superior à maquina: no outro dia fui passear sozinho com a minha cadela "pela mata", e aproveitar para lhe tirar algumas fotografias, porque ela é gira, para ter memorias destes momentos e porque queria desenvolver competências na fotografia de animais, levei o meu equipamento na unica mochila que tenho, a minha Lowepro Slingshot Edge 250 AW com acesso lateral, e percebi que não é muito pratico a abertura lateral para retirar, e guardar, a camera, neste caso em especifico... não foi facil estar a vigiar a cadela, e guardar, ou retirar, a maquina para fotografar aquele momento fugaz... porque em certos momentos deu para andar com a camera na mão, mas por vezes era preciso guardar a mesma, pois como é um caminho frequentado por outras pessoas, com ou sem animais de companhia, por vezes é preciso voltar a prender a cadela com a trela, e ter a camera na mão poderia "correr mal"... acho que poderia ser mais pratico, neste caso, colocar a mochila na zona do peito, e como tem uma abertura superior ser mais simples tirar ou guardar, a maquina... também podem opinar sobre o meu raciocinio, pode estar errado e afinal não ser assim tão boa ideia.

Desde já agradeço qualquer ajuda/opinião.
 
Eu diria para veres esta por exemplo, tem abertura por cima, de lado (deve dar para reorganizar o interior sem problema) e está neste momento em 2ª mão a 75€ +-.

https://www.amazon.es/dp/B082Q19SG1/ref=nosim?tag=zwame00-21

Deixo-te aqui duas fotos de outro modelo, só para veres a alteração de disposição das coisas:
917719Me8LL._AC_SL1500_.jpg


91BuhMwodKL._AC_SL1500_.jpg
 
Eu diria para veres esta por exemplo, tem abertura por cima, de lado (deve dar para reorganizar o interior sem problema) e está neste momento em 2ª mão a 75€ +-.

https://www.amazon.es/dp/B082Q19SG1/ref=nosim?tag=zwame00-21

Deixo-te aqui duas fotos de outro modelo, só para veres a alteração de disposição das coisas:
917719Me8LL._AC_SL1500_.jpg


91BuhMwodKL._AC_SL1500_.jpg
Obrigado, parece-me uma boa alternativa, e espaço não falta, para levar as minhas coisas, só tenho mesmo de ver o tamanho do gimbal, mas parece-me que até isso deverá caber sem problemas.
 
Obrigado, parece-me uma boa alternativa, e espaço não falta, para levar as minhas coisas, só tenho mesmo de ver o tamanho do gimbal, mas parece-me que até isso deverá caber sem problemas.

Tem só cuidado com as medidas reais... Eu tive uma mochila dessa série cá em casa e era bem mais estreita que o anunciado, porque eles medem com os bolsos externos esticados.

Já agora, não referi isso, mas em relação a ver as mochilas em mão, podes sempre mandar vir da Amazon várias (uma a uma ou todas ao mesmo tempo) e devolves as que não gostares. Tens 30 dias para devolver a mochila. Eles têm várias opções, mas a mais rápida costuma ser entregar num posto Celeritas, em que custa 5€ se for só porque não gostaste ou então gratuito se houver algo errado com a mochila ou se não for adequada. Também há opção de recolha em casa, mas aí da minha experiência levam mais tempo a devolver o dinheiro.
 
Tem só cuidado com as medidas reais... Eu tive uma mochila dessa série cá em casa e era bem mais estreita que o anunciado, porque eles medem com os bolsos externos esticados.

Já agora, não referi isso, mas em relação a ver as mochilas em mão, podes sempre mandar vir da Amazon várias (uma a uma ou todas ao mesmo tempo) e devolves as que não gostares. Tens 30 dias para devolver a mochila. Eles têm várias opções, mas a mais rápida costuma ser entregar num posto Celeritas, em que custa 5€ se for só porque não gostaste ou então gratuito se houver algo errado com a mochila ou se não for adequada. Também há opção de recolha em casa, mas aí da minha experiência levam mais tempo a devolver o dinheiro.
Eu vou comparar o gimbal com o tamanho da minha 55-200, e pelas fotos que colocaste já devo ter uma ideia se poderá caber ou não também, mas já estive a ver uma review da mochila no youtube e lá também indicam as dimensões interiores, e já fiquei com uma ideia do que a mochila pode carregar... confesso que pareceu-me uma boa opção, melhor só se fosse em verde, mas para o preço em questão, usada, não se pode ser muito picuinhas nestas coisas.
Quanto a dica sobre a amazon já tinha pensado nisso, de ler outros topicos aqui no forum, se não me agradar tenho sempre a opção de devolver.
 
Vinha so agradecer ao @Rui Marto pela dica sobre a mochila vanguard usada, foi um belo achado.
Por incrivel que pareça, eu sou mesmo distraido, a mochila da minha namorada é da mesma marca, apenas o modelo superior, com mais capacidade, o que me retirou praticamente todas as duvidas que tinha sobre adquirir este modelo sugerido.
Ainda em fase de testes, pouco uso lhe dei porque em tempo de férias optamos por usar apenas a mochila da minha namorada para levar os equipamentos de ambos, e mesmo assim já foram demasiadas malas connosco de viagem :bigrinbo::bigrinbo:
Agora é dar uso a mesma, e acertar com a configuração interior, de acordo com o uso que lhe pretendo dar, ainda tenho de perceber qual a melhor configuração para ter espaço extra para o gimbal quando necessário, e ver se consigo ter acesso à camera pela abertura lateral e superior, muitos testes a fazer ainda.
Pelo pouco uso que lhe dei, apenas a levei comigo uma vez ainda, pelo menos não senti demasiada carga nos ombros. como com a minha sling, o que é bom sinal, porque de resto sei que é uma mochila robusta, a mochila da minha namorada já teve algum uso e está perfeita, esta certamente não deverá ser inferior.
Com tempo depois tentarei colocar umas fotos no local adequado.
Obrigado a todos pelas sugestões, dicas, etc, foram todas importantes para tomar esta decisão.
 
@vvalk3ng ainda bem que conseguiste o negócio :) curiosamente as Vanguard são as que mais aparecem a excelentes preços nos usados.

@kromo essa 49BK parece bem fixe, tipo caixote para despejar material. :D O preço é que... eu continuo na barreira psicológica dos três digitos por uma mala/mochila.
 
Vanguard por acaso tenho duas
esta: https://camerajabber.com/vanguard-sedona-wanderlust-backpack-review/
e : https://www.amazon.es/dp/B07PM6FQ8B/ref=nosim?tag=zwame00-21 ( da qual gosto muito , tb faz de mala de cabine em aviões)

e para pequenas coisas rapidas e leves tenho a: https://www.amazon.es/dp/B013MC8H2A/ref=nosim?tag=zwame00-21

a Lowerpro já fez mais km que sei lá o qué. anos e esta como o primeiro dia

Essa lowepro era a minha mochila inicial, mas embora o peso que ela carregava não fosse propriamente descomunal confesso que ultimamente estava a provocar-me dores nos ombros, ao fim de pouco tempo, mas confesso que sempre a achei excepcional, e adorei andar com ela por todo o lado, e serviu-me bem nestes ultimos dois anos, como primeira mochila, e ficará de reserva para qualquer eventualidade... claro que tenho cuidado com "as minhas coisas", mas continua impecavel, e para quem queira uma slingshot simples, e a consiga comprar a bom preço, acho que será sempre uma boa recomendação.

@vvalk3ng ainda bem que conseguiste o negócio :) curiosamente as Vanguard são as que mais aparecem a excelentes preços nos usados.

@kromo essa 49BK parece bem fixe, tipo caixote para despejar material. :D O preço é que... eu continuo na barreira psicológica dos três digitos por uma mala/mochila.
De momento ainda não tenho justificação para pagar 3 digitos por uma mochila, não tenho assim tanto equipamento para carregar, mas confesso que espero que um dia isso seja possivel, em principio seria sinal que teria evoluido para outros patamares que justificavam uma mochila bem melhor, e com mais capacidade de carga, ou melhor proteção para o meu equipamento.
 
Back
Topo