Painéis Fotovoltaicos

Os mínimos olímpicos não se resolvem com o termissifão?

Estamos sempre no velho fado tuga que é, em vez de se usar "bom senso", precisamos de uma lei para obrigar a mínimos. Quando há leis, tenta-se encontrar um buraco na mesma de modo a que não se cumpra.
 
Esqueçam li termoacumulador em vez de termosifão:facepalm:...portanto deve cumprir.

Estas leis têm o seu sentido senão continuava tudo a fugir com o rabo à seringa, mas por vezes não contemplam compras bem feitas. Por exemplo colocar fotovoltaico numa habitação nova; ninguém sabe quanto vai gastar de energia até passar lá alguns meses.

Estava no mesmo barco, tb tive de escolher. Deixei só zona técnica e negativos no "telhado" e optei por bomba calor para tudo (para passar o certificado) e uma pré instalação de AC.
Sem necessidade de certificado, provavelmente teria ido para AC's + termoacumulador xxxl e o que muito sobraria (após uns meses a medir consumo) iria para um sistema fotovoltaico já com baterias.
 
Quando fiz aqui o certificado energético, até bastava ter uma lareira a pellets para subir de escalão e acs o mesmo. Entretanto já tenho ambos mas estou me a borrifar para o certificado energético... é uma treta.
 
E este ano entram as VMC senão me engano. Tem sentido dados os estudos, mas para pessoas como eu que abrem janelas diariamente seria mais dinheiro esbanjado.
 
E este ano entram as VMC senão me engano. Tem sentido dados os estudos, mas para pessoas como eu que abrem janelas diariamente seria mais dinheiro esbanjado.
Já é obrigatório há algum tempo existir sistema de ventilação em novos edifícios, seja mecânico ou passivo através de grelhas autorreguláveis.
Não te passa pela cabeça a quantidade de construtores que tenta fugir a isto! A quantidade de vezes que vemos um projeto com grelhas autorreguláveis e ventilador de extração da casa de banho (bem feito) e depois da obra grelhas nem vê-las... Quando dizemos que para emitir o certificado energético pós-obra é necessário as grelhas estarem instaladas até se mandam ao ar :lol: O argumento costuma ser o mesmo "ah e tal sempre fizemos assim, porque raio agora obrigam a instalar isto?..."

As caixilharias são estanques (e já o são há muitos anos), e a larga maioria da população não está sensibilizada para a necessidade de abrir janelas para renovar o ar em casa. Depois lá aparecem bolores em quantidades industriais nas casas...
 
Chegou a minha vez de investir no fotovoltaico. Considero um investimento com bom retorno e por ter as "condições ideais" (moradia virada a sul, carro elétrico...) posso acelerar ainda mais o payback.

Li este thread do princípio ao fim e com base nisso, defini que o meu plano passará por instalar toda a capacidade que o budget que defini (3k€) conseguir comprar, investindo desde já num inversor híbrido para mais tarde pensar em baterias.

Fiquei com uma dúvida em relação a marcas de painéis. Vejo muitas ofertas com JA, mas não fico convencido com esta marca, alguma mais recomendável, ou seja, com melhor proposta preço/qualidade?

Alguém me recomenda empresas do Porto/Norte?

Muito obrigado a todos os que partilharam as suas experiências neste thread!
 
Chegou a minha vez de investir no fotovoltaico. Considero um investimento com bom retorno e por ter as "condições ideais" (moradia virada a sul, carro elétrico...) posso acelerar ainda mais o payback.

Li este thread do princípio ao fim e com base nisso, defini que o meu plano passará por instalar toda a capacidade que o budget que defini (3k€) conseguir comprar, investindo desde já num inversor híbrido para mais tarde pensar em baterias.

Fiquei com uma dúvida em relação a marcas de painéis. Vejo muitas ofertas com JA, mas não fico convencido com esta marca, alguma mais recomendável, ou seja, com melhor proposta preço/qualidade?

Alguém me recomenda empresas do Porto/Norte?

Muito obrigado a todos os que partilharam as suas experiências neste thread!
Vou enviar PM com o contacto da empresa que colocou em minha casa.
 
@jcfrodrigues
Nesta fase o que te aconselho é pedir orçamentos a algumas empresas que estão nesse ramo e dizes o que queres. Essas empresas fazem um estudo da tua casa e aconselham o que deves fazer.
Posso te dar o nome da empresa que me fez a instalação do ar condicionado e sistema fotovoltaico. Chamasse Solvenag e correu tudo bem com eles. Posso dizer que na altura pedi cerca de 12 orçamentos e alguma pesquisa da qualidade do serviço deles.
 
Estou com a ideia de colocar painéis, mas tenho algumas dúvidas:
1. Por cima da minha fração fica uma parte do telhado de todo o condomínio, sendo o acesso feito pelo terraço de outra fração. Há algum impedimento nisto?

2. Vou colocar o pedido de aprovação ao condomínio, há alguma coisa que deva ter em consideração nesse pedido para evitar problemas?

3. Gostava de ligar os painéis ao quadro do apartamento (3º Piso) , mas também ao lugar de garagem e arrumos (-1). Há algum impedimento por parte do condomínio?

4. Ainda não tenho carro elétrico mas estou a considerar 1, ao levar os cabos para a garagem, que extras irei precisar?

5. Que marcas de painéis aconselham? Vi que já existem tipo 500W por painel, a ideia seria no futuro adicionar baterias.

Obrigado!
 
Chegou a minha vez de investir no fotovoltaico. Considero um investimento com bom retorno e por ter as "condições ideais" (moradia virada a sul, carro elétrico...) posso acelerar ainda mais o payback.

Li este thread do princípio ao fim e com base nisso, defini que o meu plano passará por instalar toda a capacidade que o budget que defini (3k€) conseguir comprar, investindo desde já num inversor híbrido para mais tarde pensar em baterias.

Fiquei com uma dúvida em relação a marcas de painéis. Vejo muitas ofertas com JA, mas não fico convencido com esta marca, alguma mais recomendável, ou seja, com melhor proposta preço/qualidade?

Alguém me recomenda empresas do Porto/Norte?

Muito obrigado a todos os que partilharam as suas experiências neste thread!

Eu vou dar algumas ideias que podes pensar antes de gastar um cêntimo. Pode ser que no futuro gastes menos dinheiro.
Com uma moradia e espaço, mesmo que não coloques muitos painéis faz sentido que coloques no telhado a estrutura para no futuro ser só instalar mais. Faz sentido?

O inversor híbrido, agora pode ter uma potência inferior, mas se no futuro queres colocar mais painéis vais ter que ter um com mais capacidade.
Não sei que tipo de aquecimento ou arrefecimento usas aí mas numa moradia penso numa bomba de calor como a melhor solução. Com um carro elétrico haja produção. Para teres uma ideia. 6 painéis de 460W agora produzem uns 16kWh. Isso dá para fazeres 100KM de carro. A solução que tenho ficou acima dos 3000€. Tenho duas baterias, não tenho carro elétrico e com isso, muitos dias consigo não gastar energia da rede mas é um apartamento. Numa moradia o consumo é superior. O aquecimento de água não está incluído.

Vê se isto ajudou em algo.

1. Por cima da minha fração fica uma parte do telhado de todo o condomínio, sendo o acesso feito pelo terraço de outra fração. Há algum impedimento nisto?

Sim. A autorização do condomínio. O telhado é área comum de todos.

2. Vou colocar o pedido de aprovação ao condomínio, há alguma coisa que deva ter em consideração nesse pedido para evitar problemas?

Rezar. Agora a sério. Pedes autorização e tem a certeza que o teu seguro abrange a cobertura dos painéis. Especifica onde vão passar os cabos e deixa isso em acta para depois não te apontarem nada.

3. Gostava de ligar os painéis ao quadro do apartamento (3º Piso) , mas também ao lugar de garagem e arrumos (-1). Há algum impedimento por parte do condomínio?

Tens algum contador só da garagem? Normalmente estão ligados quando é garagem individual. Não tens um disjuntor no quadro da garagem e arrumos? Nunca vais ter lá muita potência mas num prédio também nunca deves conseguir ter muitos painéis.

4. Ainda não tenho carro elétrico mas estou a considerar 1, ao levar os cabos para a garagem, que extras irei precisar?

Se estiver como eu estou a pensar no ponto anterior e como não deves conseguir mudar a secção do fio das tomadas é carregar à velocidade normal. Não deves conseguir carregar muito rápido. Mas um eletricista saberá melhor.

5. Que marcas de painéis aconselham? Vi que já existem tipo 500W por painel, a ideia seria no futuro adicionar baterias.

Atenção ao peso dos painéis. Mas concordo que quanto maior capacidade melhor. Os meus são JA e não tenho razão de queixas. os painéis são o mais barato na equação e duram muitos anos. A minha preocupação era o inversor e ele aceitar baterias mais baratas e não só da própria marca. Quem tem moradias pode colocar até baterias de um Leaf ou afins. Isso já não sei como se faz mas não tem problemas de espaço que se tem num apartamento.

Planeamento é a palavra chave. Antes de gastarem um cêntimo.
 
Eu vou dar algumas ideias que podes pensar antes de gastar um cêntimo. Pode ser que no futuro gastes menos dinheiro.
Com uma moradia e espaço, mesmo que não coloques muitos painéis faz sentido que coloques no telhado a estrutura para no futuro ser só instalar mais. Faz sentido?

O inversor híbrido, agora pode ter uma potência inferior, mas se no futuro queres colocar mais painéis vais ter que ter um com mais capacidade.

Faz todo o sentido. O foco deste investimento inicial será mesmo os painéis (e o inversor, claro). Colocar mais painéis, provavelmente só quando o inversor q colocar terminar o seu ciclo de vida e aí ajusto como quiser.

Não sei que tipo de aquecimento ou arrefecimento usas aí mas numa moradia penso numa bomba de calor como a melhor solução. Com um carro elétrico haja produção. Para teres uma ideia. 6 painéis de 460W agora produzem uns 16kWh. Isso dá para fazeres 100KM de carro. A solução que tenho ficou acima dos 3000€. Tenho duas baterias, não tenho carro elétrico e com isso, muitos dias consigo não gastar energia da rede mas é um apartamento. Numa moradia o consumo é superior. O aquecimento de água não está incluído.

Climatização tenho AC e aquecimento de água por termossifão.

Quando chegar a altura de colocar baterias, logo vejo como estarei em termos de excedentes para as carregar, mas também não teria problema, por exemplo, em carregá-las à noite via um tarifário bi-horário.

Enfim, há uma multiplicidade de soluções, haja orçamento! :)
 
Boas, estou a pensar num carro elétrico. Tenho painéis com cerca de 2 kW teóricos, e este ano já vou em cerca de 390 kW oferecidos à rede (mais ou menos 50% do total da produção).
Agora em dias de sol com produção estável tenho aproveitado para aquecer a água, mas nem sempre é necessário.
Estou em teletrabalho e vou apenas 2 dias por semana a Lisboa e pensei em usar o excedente para carregar o carro dado que passa dias parado e pouco que fosse provavelmente conseguia vir os dois dias Lisboa "de borla" ou quase (seriam 140 Kms os 2 dias).

A pergunta é, o que preciso instalar em casa para dar ao carro apenas o excedente?
 
@ciberg também gostava de saber. Eu acho que precisávamos de ter inversores mais inteligentes. Mas a ver se alguém sabe. Eu não tenho carro mas tenho baterias e portanto o desperdício, leia-se excedente é muito menor, pq uso as baterias nas horas em que não há sol. Mas no teu caso parece-me que não há forma de ver o carro como o meu vê as baterias. Até porque durante o dia quando gasto mais do que estou a produzir ele vai buscar primeiro à bateria e só depois vai à rede. Além disso, permite ter uma potência contratada ligeiramente inferior ao que seria necessário. Mas aí já se arrisca um pouco.
 
Boas, estou a pensar num carro elétrico. Tenho painéis com cerca de 2 kW teóricos, e este ano já vou em cerca de 390 kW oferecidos à rede (mais ou menos 50% do total da produção).
Agora em dias de sol com produção estável tenho aproveitado para aquecer a água, mas nem sempre é necessário.
Estou em teletrabalho e vou apenas 2 dias por semana a Lisboa e pensei em usar o excedente para carregar o carro dado que passa dias parado e pouco que fosse provavelmente conseguia vir os dois dias Lisboa "de borla" ou quase (seriam 140 Kms os 2 dias).

A pergunta é, o que preciso instalar em casa para dar ao carro apenas o excedente?
Já existem vários carregadores que, sendo da mesma marca, comunicam com o inversor, de forma a utilizar o excedente de produção para o carregamento do carro. Outros não precisam de ser da mesma marca, desde que consigam medir o valor produzido pelos painéis fotovoltaicos e o consumo instantâneo da casa.
 
Não conseguem fazer como fazem com o excedente solar para aquecer a água. Uma "ficha" inteligente antes do carregador a comunicar com o inversor?! Só "abre" quando há excesso.
 
Penso que eventualmente a utilização dos chamados gestores de excedentes podem ajudar na resolução. Sei de quem os utiliza para aquecer água seja com bombas de calor seja termossifao. E explorar é ver se alguém que saiba mais ajuda.
 
Última edição:
Back
Topo