Máquina de café: manípulo ou cápsulas?

Cá por casa compramos a dedica à cerca de 2 meses e só tenho a falar bem. Estava com medo pois eu gosto de café quente e segundo algumas reviews o café não sai quente algo que eu discordo. Obviamente tiro primeiro um empty shot depois não tenho razões de queixa com a temperatura do café. Um detalhe importante, aqueço sempre a chávena no utensílio para o cappuccino, contudo, ja tirei café sem aquecer a chávena e não acho a temperatura uma questão, pelo menos para nós aqui em casa
 
Cá por casa compramos a dedica à cerca de 2 meses e só tenho a falar bem. Estava com medo pois eu gosto de café quente e segundo algumas reviews o café não sai quente algo que eu discordo. Obviamente tiro primeiro um empty shot depois não tenho razões de queixa com a temperatura do café. Um detalhe importante, aqueço sempre a chávena no utensílio para o cappuccino, contudo, ja tirei café sem aquecer a chávena e não acho a temperatura uma questão, pelo menos para nós aqui em casa
Tenho a dedica a mais de um ano e satisfeito. Eu não noto necessidade de tirar um shot antes, mas eu bebo café longo.
Mas sabes que dá para regular a temperatura do café, certo? Mete no máximo se ainda não estiver.

 
Tenho a dedica a mais de um ano e satisfeito. Eu não noto necessidade de tirar um shot antes, mas eu bebo café longo.
Mas sabes que dá para regular a temperatura do café, certo? Mete no máximo se ainda não estiver.

Sim, eu acertei as configurações logo quando a liguei. Já tinha visto esse vídeo mas obrigado na mesma. Por norma tiro sempre um empty shot e a máquina é top e já poupamos imenso dinheiro em café em 2 meses e tiramos café bem melhor do que em capsulas
 
Olá! estou um pouco confusa em que tópico usar para esta duvida. Estou indecisa entra a compra de 3 máquinas:

- Sage barista https://www.amazon.es/dp/B07B2X1VXZ/ref=nosim?tag=zwame00-21 (manual com moinho)
- Breville barista max https://www.amazon.es/dp/B07VKT3YNK/ref=nosim?tag=zwame00-21 (manual com moinho)
- Delonghi Ecam220.21.B https://www.amazon.es/dp/B0BV3B7T33/ref=nosim?tag=zwame00-21 (automática)

Será que me poderiam ajudar a decidir?

Para dar algum contexto, eu ja tenho uma delonghi dedica e um moinho da graef, mas queria uma maquina para o escritório de trabalho. Apesar de gostar de ambos, queria algo mais compacto e que também faça sentido em preço qualidade. A sensação que tive ao comprar a dedica, o moinho e todo o equipamento a volta é que acabei por gastar mais do que a comprar uma maquina ja completa e queria ver se não fazia o mesmo erro agora e saber se compensa. Também tenho uma nespresso das mais pequeninas mas desde que experimentei o café a grão e tudo o que se pode fazer com as outras maquinas parece-me que o café da nespresso em capsulas sai sempre muito ácido e sem grande sabor.

Eu gosto de experimentar cafes de especialidade diferentes, a ideia é tirar cerca de 2 expressos por dia e por volta de 2-3 lattes ou cappucinos. Dou bastante atenção ao espumador de leite, não gosto que fiquei cheio de bolhas mas mais creamy.

Um dos aspectos que estou a tentar reduzir é a sujeira com o pó do café, não ter a maquina a bloquear porque ficou um pedacito preso no manipulo :D , acho que com a maquina automática seria muito mais cómodo e limpo, mas sera que a nível de sabor de cafe fica a par com as manuais? Eu iniciei-me neste mundo do cafe ha cerca de um ano e ainda estou a aprender os detalhes mas ja entendi que o tamping, a grossura do grão, tudo conta, mas visto que alguns aspectos numa maquina são automáticos e noutra manuais, sera que fico a perder muito ou não é assim tao notório para uma diferença de 100-150 eur no valor final?
 
@Razorlight: Isso do ser para o "escritório de trabalho" é para só usares tu ou para mais alguém partilhar o usufruto da máquina?

De resto, tens ai várias exigências interessantes, mas que "puxam" para lados diferentes. Conveniência, Qualidade e Baixo preço: só podes escolher duas.

- Um sistema com "tudo integrado" pode ser mais barato e conveniente que um sistema "montado às peças". Mas pelo mesmo dinheiro é possível montar um sistema "às peças" com melhor qualidade (mas menos conveniente).

- A super-automática é a solução mais conveniente em termos de converter grão em café. Mas não esperes o melhor café (nem a melhor espuma de leite), nem que não seja preciso manutenção.

- Nenhuma dessas opções (nem o teu atual sistema) é particularmente boa para quem gosta de "variar o café", por causa da retenção. E provavelmente o teu atual moinho Graef sofre do mesmo.

- A Sage tem um bom espumador de leite. O da Breville penso que também será bom. Ambos são completamente manuais mas permitem melhor espuma do que um panarello como o da Delonghi Magnifica ou da tua Dedica (assumindo que não é a versão "Arte").


Diria que acima de tudo tens de começar por decidir qual o grau de conveniência que estas disposta a sacrificar. Se só quiseres conveniência tens as cápsulas.
 
@Razorlight: Isso do ser para o "escritório de trabalho" é para só usares tu ou para mais alguém partilhar o usufruto da máquina?

De resto, tens ai várias exigências interessantes, mas que "puxam" para lados diferentes. Conveniência, Qualidade e Baixo preço: só podes escolher duas.

- Um sistema com "tudo integrado" pode ser mais barato e conveniente que um sistema "montado às peças". Mas pelo mesmo dinheiro é possível montar um sistema "às peças" com melhor qualidade (mas menos conveniente).

- A super-automática é a solução mais conveniente em termos de converter grão em café. Mas não esperes o melhor café (nem a melhor espuma de leite), nem que não seja preciso manutenção.

- Nenhuma dessas opções (nem o teu atual sistema) é particularmente boa para quem gosta de "variar o café", por causa da retenção. E provavelmente o teu atual moinho Graef sofre do mesmo.

- A Sage tem um bom espumador de leite. O da Breville penso que também será bom. Ambos são completamente manuais mas permitem melhor espuma do que um panarello como o da Delonghi Magnifica ou da tua Dedica (assumindo que não é a versão "Arte").


Diria que acima de tudo tens de começar por decidir qual o grau de conveniência que estas disposta a sacrificar. Se só quiseres conveniência tens as cápsulas.
Obrigada pela resposta.
A máquina é só para mim.
Neste caso a retenção que referes é a acumulação de café anterior que pode ficar retida no moinho e misturar com o outro tipo de café? Desculpa a noobice, nunca vi esse termo antes em contexto de cafe.
O meu limite é até 550-600 eur, mas queria mesmo algo compacto. Pelo que entendi a tua escolha iria mais para a Sage.
O caso de capsulas já está fora de questão, tenho uma nespresso em casa, mas está parada.
 
A máquina é só para mim.
Nesse caso a questão da conveniência só depende de ti.


Neste caso a retenção que referes é a acumulação de café anterior que pode ficar retida no moinho e misturar com o outro tipo de café?
Sim. Exatamente.


O meu limite é até 550-600 eur, mas queria mesmo algo compacto. Pelo que entendi a tua escolha iria mais para a Sage.
Tirando talvez a Delonghi Magnifica, nenhuma dessas opções me parece "algo mesmo compacto". A Sage em particular é bastante volumosa.

Mais compacto que uma Dedica é muito difícil. Com uma Dedica Arte ficas com um bom espumador (que acho melhor que o mod). Juntas um bom moinho manual e ficas com um sistema muito compacto, dentro do orçamento e bastante capaz. Até pode ser que faças como eu e passes a andar com o moinho manual sempre contigo. porque ao contrário dos moinhos elétricos, os manuais são muito portáveis.
 
Viva,

Tenho uma máquina Nespresso (penso que é a Inissia) que está a dar as últimas, sai água pelos lados e por baixo.
Como já tem uns aninhos, vou comprar uma nova.
A nova poderá ser Nespresso, ou avançar para uma automática ou manual!

Para não gastar balúrdios numa máquina automática, tendo em conta que as Nespresso são baratas e não é fácil convencer a Maria, vi a Dimobilli D6 (não sei muito bem se se enquadra nas máquinas automáticas ou manuais). Pelo que vejo, ficava com uma máquina mais versátil, podendo usar café em pó, pastilhas ou cápsulas, mas sinceramente não encontro grandes reviews da máquina.

A minha questão é se a D6 vale a pena? Alguém tem que possa dar feedback pf!
Dentro dos mesmo valores (até 150€), há alguma que seja melhor?

Obrigado!
 
Viva,

Tenho uma máquina Nespresso (penso que é a Inissia) que está a dar as últimas, sai água pelos lados e por baixo.
Como já tem uns aninhos, vou comprar uma nova.
A nova poderá ser Nespresso, ou avançar para uma automática ou manual!

Para não gastar balúrdios numa máquina automática, tendo em conta que as Nespresso são baratas e não é fácil convencer a Maria, vi a Dimobilli D6 (não sei muito bem se se enquadra nas máquinas automáticas ou manuais). Pelo que vejo, ficava com uma máquina mais versátil, podendo usar café em pó, pastilhas ou cápsulas, mas sinceramente não encontro grandes reviews da máquina.

A minha questão é se a D6 vale a pena? Alguém tem que possa dar feedback pf!
Dentro dos mesmo valores (até 150€), há alguma que seja melhor?

Obrigado!
Mostra esta resposta do tópico aqui do lado à tua mulher: https://forum.zwame.pt/threads/maquinas-de-cafe-automaticas.1014114/post-15285079
 
Boas pessoal, alguem daqui por acaso tem esta maquina da CREATE: https://www.create-store.com/pt/com...ef_KTSedR7UUmS8xdoNrBE63uoshxKxxoCw1wQAvD_BwE

Eu comprei esta para o meu pai mas estamos com algumas dificuldades para conseguir tirar café através das pastilhas. Compramos aquelas da marca continente e metemos com o filtro de monodose que traz, mas ao carregar para fazer o café só sai mesmo agua. Será que é a pastilha que não é recomendado ou estamos a fazer algum erro?
 
Experimenta com Sical.

Experimentei hoje com cafe da delta e o problema é o mesmo, só sai agua quase limpa, quase como se ela tivesse a passar por fora do filtro, mas nós abrimos depois a pastilha e o café esta humido, mas simplesmente não tira o café. Não sei mesmo o que possa estar a fazer de mal porque a maquina diz que é compativel com este sistema, mas não estou a conseguir usar o mesmo.
 
Estou com uma situação com a minha dedica, situação, não problema pois não é um problema. Já estou farto de quando vou a bater com o manípulo do café o encaixe estar constantemente a sair. Sei que é possível comprar um manípulo sem ser pressurizado em que isso não acontece mas existem manípulos para a dedica pressurizado em que esse encaixe onde se coloca o café moído não saia, seja fixo?
Obrigado
 
Alguém sabe se o moedor de café eléctrico que vai ter no lidl vale a pena?
Tens link ou consegues colocar imagem? A mim não aparece nada

Edit: já encontrei.. esquece... Não vale nada.

Eu gostava de encontrar algo de jeito que não custasse um rim. Já uma vez comprei um Bodum em promoção e era bom, mas avariou ao fim de um mês. Enviaram-me um novo e este além de vir com peças soltas lá dentro, já não moia bem...

Acho que diz tudo sobre o controlo de qualidade deles [emoji849]
 
Última edição:
Back
Topo