Qual é a velocidade de internet da tua TV?

brown66

Membro
Olá a todos!

Descobri ontem que a minha "velha" e fiel(?) TV LG OLED65BX tem uma velocidade de download de 15,6MB (sim, quinze vírgula seis MB por segundo), com uma velocidade de upload de perto dos 100MB.

Como descobri isso? Usei o browser de internet que vem integrado no software da TV para fazer um teste de velocidade de internet, neste caso usando um servidor da MEO.

E qual o problema? O problema é que estou a tentar ver a série Fallout na Amazon Prime Video e verifico que a imagem do vídeo congela ao fim de cinco minutos de visualização, mantendo-se o som a decorre normalmente por mais uns segundos. Depois este também pára e recebo uma mensagem de erro.

Já tinha tido problemas de visualização aquando do lançamento da primeira série do The Whell of Time, com a imagem a degradar-se de uns breves instantes a 4K para 1080p, e sucessivamente por aí abaixo, até o vídeo parar e ficar o sinal da roda a rodar, à espera de receber mais dados. Curiosamente, um ano depois dessa série estrear, já a conseguia ver sem problemas, pelo que atribuí o problema de visualização inicial a sobrecarga dos servidores da Amazon.

Pois, com esta nova série Fallout, lá voltei a usar a Amazon Prime e descubro não consigo ver um episódio completo sem uma carrada de problemas!

Andei a fazer investigações e ontem, por uma iluminação qualquer, lembrei-me de fazer o teste de velocidade de internet na própria TV, com os resultados acima descritos. Liguei a seguir um PC nesse mesmo cabo de internet que alimenta essa TV, fiz o teste de velocidade de internet usando o mesmo servidor da MEO, e lá acusou os 500MB de download e 100MB de upload, que é a minha velocidade de internet contratada.

Curiosamente, uso uma LG 42C3 como monitor do meu computador principal e descobri que a velocidade de internet desta TV era de cerca de 77MB de download e cerca de 80 e tal MB de upload.

Daí a minha pergunta (e pedido) - vocês poderiam verificar a velocidade de internet das vossas TVs e dizer que valores obtem, especialmente os que tem TVs OLED da LG do ano 2020? Por favor, usem o browser de internet existente nas vossas TVS.

Faço este pedido porque desconfio que só uma velocidade de 15,6MB de download não é o normal para uma TV como esta, cheirando-me antes a defeito da mesma. Queria ter a certeza de isto não ser normal, antes de possivelmente acionar a garantia (tenho uma extensão de garantia até 5 anos para esta TV).

Obrigado!
 
Numa breve pesquisa no google deu para ver que há mais casos como o teu.
Dizem para desligar o Listen Mode.
De qualquer forma, vê se estás ligado à tua rede em 5ghz ou 2,4ghz e testa em ambas.
 
Numa breve pesquisa no google deu para ver que há mais casos como o teu.
Dizem para desligar o Listen Mode.
De qualquer forma, vê se estás ligado à tua rede em 5ghz ou 2,4ghz e testa em ambas.


Tenho a TV ligada à internet via cabo de rede, com este ligado a um switch gigabite. E foi a esse mesmo cabo de rede que liguei o computador, o qual não deu problemas na velocidade de internet.

Vou ver isso do Listen Mode.

Obrigado.
 
Essa TV, assim como a generalidade, só tem porta 100Mbits. Para ter mais velocidade, costuma-se usar um dongle Gigabit mas não sei se é suportado por esse modelo.
Talvez ligando por Wi-Fi 5ghz poderás conseguir mais velocidade.
 
Ligando um simples dongle de Ethernet to USB 3.0 permite ultrupassar essa limitação chegando aos 1000Mbits se a tua net o permitir. É coisa para custar entre 10-20€.
 
É bastante comum os controladores das portas de rede em TV serem muito limitadas, ao mesmo tempo que já oferecem WIFI 5 e até mais...

Se a TV tem acesso a rede WIFI decente é ligar via WIFI.
 
Back
Topo