Não são todos.
São os jogos que recorrem ao
Smart Delivery (programa oficial cross-buy para a cross-gen), e também os jogos editados fisicamente cujo conteúdo não cabe todo no disco (pensa no caso dos jogos da Switch com download obrigatório).
A alternativa ao Smart Delivery é:
- Editar os jogos em discos BR de 100 GB ao invés de 50 GB que a Xbox usa;
- Editar os jogos em formato multi-disco;
- Fazer o que algumas editoras fizeram para maximizar lucros, ignoram o Smart Delivery oferecido pela Microsoft e fazem um SKU para Xbox One e outro para Xbox Series. Exemplo digital, mas que também existe no físico:
One: https://www.xbox.com/pt-pt/games/store/nba-2k24-para-a-xbox-one/9pdhmb2n0v34
Series: https://www.xbox.com/pt-pt/games/store/nba-2k24-para-a-xbox-series-x-s/9nt7fnz0wjm1
O Smart Delivery acaba por ser um sistema mais consumer-friendly e mais dumb-proof (tem no entanto questões que podem ser levantadas relativamente ao ownership e preservação do jogo "físico"). Inseres o disco na consola, e ela irá descarregar a versão indicada para a tua consola, dependendo se é uma One ou uma Series.
A somar a isso, o que não faltou no início desta geração foram dúvidas sobre que versão comprar, em jogos de editoras que não aderiram ao mesmo. Lembro-me da confusão que foi com as capas dos jogos físicos, que nem sempre eram claras sobre que consola a que se destinava o jogo, se One, se Series. Foi bastante falado aqui no fórum e na internet no geral, obrigando a Microsoft a redesenhar o layout das capas.
Houve gente a comprar a versão errada para a sua consola, e inclusivamente a comprar jogos físicos com o intuito de o jogarem numa Series S...
Esta questão toda só se aplica a jogos cross-gen, ou a jogos da geração actual demasiado grandes para não caber no disco basicamente.