"mais uma vez, ESTAMOS A FALAR DE SAMARTPHONES."
a apple? a forçar a MS?
btw a MS foi a OEM dos últimos lumias, inclusive os low-end q eu e muitos compramos novo a 50€ ou menos.
Ok. A minha observação não se pendia com o HW mas com o SW. Estava a pensar na Terra e tu puxaste para Marte.
Mas mesmo em Marte. O negocio da MS como OEM em smartphones faliu. Ponto final. Dizer que conseguia colocar cá fora produtos a 50 euros, não conseguia, tanto que o negocio faliu. O que rentou fazer desesperadamente .... foi queimar a oposição. Ao ver que não consegue resolve fazer fazer DUMPING, DUMPING!!!! (
https://en.wikipedia.org/wiki/Dumping_(pricing_policy)). Não era para fazer negócio algum, apenas para ... KAMIKAZE ...!!!!!
simples, a apple n quer saber do mercado low-end: aquele onde n dá para meter margens de 300%.
.
Agora podes ignorar aquilo que te disse dizendo que não tem nada a haver. Mas se ate com quotes não percebes a resposta é complicado ... A Apple não ten %300 de margem sobre a venda de um iPhone. Se descontares todos os custos necessário para colocar esse produto na tua mão (e suporta-lo) tem entre 20-30% de margem de lucro. Assim como tem a MS quando licencia o seu software. Isto é algo que qualquer pessoa que já tenha gerido ou gira uma empresa percebe.
Eu estou a falar de empresa e dos seus produtos. Não faz sentido vilificar uma devido às margens de lucro e não o fazer a outra com a mesmas margens de lucro ou superiores. Então não são concorrentes, sempre foram. No entanto ume é Santa, o modelo a seguir pelos empreendedores, porque mete os OEM's a terem margens de 1-2% e quando a coisa corre mal a culpa é claro dos OEM's, não sabem fazer (como se viu a saga Surfáveis) A outra., a Apple, que não se subjuga essa tirania, que tem margens iguais à MS a vender tecnologia e que quando algo corre mal não culpa parceiros e coisas mais que não ela própria é que é a má da fita. Mas esta ultima, não cria anúncios que metade são efeitos especiais a quererem passar como se fossem reais ... é a quem tem um marketing enganador.
Avalia lá bem a coisa correctamente. Sem vilões e heróis. Olha apenas para os factos, não os distorças conforme te convém!!!!
Onde é que está escrito que as margens em HW têm que ser de 1-3%?
Onde é que está escrito isso? Sabes onde? Na Bíblia da MS. E porquê? Porque a MS vende OS e software, e para vender software é preciso ter-se dispositivos na rua. Ora como ela não vende nem cria HW é a principal interessada na desvalotização do HW e na valorização do SW, que se traduz em margens menores no HW, mais baratos e maiores no SW. Simples. Sabes quanto custava uma cópia, uma cópia digital caramba, custa quanto fazer uma cópia do Windows Ultimate? 300 paus. 300 paus. E assim se criou esta mentalidade que se o sistema não funciona bem a culpa era sempre do HW. MEra comprar algo mais potente, mais rápido mais enegergia. Os UMPC nap pegaram, a culpa claro ... era do HW. Hehehehehehe, lolololol. Só que se provou com o a linha Surface (Surface RT, Surface Pro 1, Surface Pro 2, SP3 e SP4), quie percebia um c* de HW quanto fazia querer às pessoas ... no entanto era a empresa que ditava para onde o HW deveria de ir.
Compras um dispositivo de 400 euros á MS e depois gasta 100 ao ano em Office. Claro faz sentido. Mas sabes o que o Thuttot disse? É que a MS lança o Go é muito bom porque agora a HP e outros com a escala vão conseguir fazer mais barato ... Sabes, se fosse à HP dizia, ou eu faço mais barato mas uma vez que isto roda nos dispositivos que eu crio com margens de 1-3% quero uma comisão naquilo que vendes na tua Microsoft Store com o meu dispositivo. Hà mas isso não pode ser ... então vai para o catano. A HP tem passado grandes, muito grandes dificuldades para manter os PCs. Faz o HP Elite X qq coisa, e pimba ...