PlayStation Volantes para PS3/PS4/PS5

Tem em atenção que a GT Omega pode enviar as encomendas de UK, sendo necessário pagar impostos alfandegários.
Eu também estive para lhes comprar esse cockpit, mas com os 23% de iva mais impostos alfandegários (se tivesse de pagar) já não me compensava.
Ok, obrigado pela dica.

Já agora, o que é que aconselhas dentro dos mesmos valores e para quem tem espaço limitado?
 
Acabei por comprar o playseat challenge, mas são filosofias diferentes. Não é tão estável, mas para usar o t300, para mim, serve perfeitamente e tem a vantagem de poder fechar e ocupa pouco espaço.
Sim, para o T300 chega perfeitamente, já há 3 anos que é o meu setup. Mas avançando para um direct drive o Challenge não é suficiente pois não quero andar aí com alterações after market.
 
@Metro vai depender muito do teu orçamento.

A opção mais Ready 2 Play deles que eles têm é dares 700€ pelo "kit" do Gran Turismo DD Pro (5nm) com um direct drive + volante GT + pedais por 700 euros. 800 se optares pela versão com 8nm em vez de 5nm.

Como já mencionaste, vem é sem LC. À parte, podes comprar na Fanatec um "CSL Pedals Load Cell Kit" por 140€, e montas isso em vez do pedal de travão que vem no kit do GT DD (ou montas os 3, mas o "travão" que vem no kit, passa a fazer de embraiagem).

Portanto a brincadeira vai rondar entre 840-940€ consoante a opção de potencia do motor que escolhas.

O grande problema é os gajos não terem feito o Podium DD compatível com a PS5, porque se fosse, esse fica por 200€ na compra de um qualquer conjunto de volante e pedais da Fanatec. Tu aí com 520€ montavas o setup todo, basicamente a comprar um volante básico deles, podium DD, e o kit de pedais já com o LC incluído.

Infelizmente porque €€€ (licencing, agradece à Sony "For The Payers" :) ), vendem-te à força toda o Gran Turismo DD Pro como a opção mais barata para a PS. Depois ainda têm acima disso o ClubSport DD+. Não percebo como este modelo de topo é compatível com a PS, mas o Podium DD não.

Uma pena que a Fanatec já não ofereça opções não direct-drive para terem uma oferta mais em conta. Eu tenho um CSL Elite que dei 500€ por ele. Mas sem LC e sem direct drive, claro.

Um dia (quando a PS6 já for uma cena) perco a cabeça e compro o setup que estava a recomendar ao @Marcelo1904 mais acima :D

PS: Se tens um Playseat Challenge cuidado só com as aventuras com motores Direct Drive. Eu tenho um Playseat evolution e já sinto que aquilo não é estavel o suficiente dado a força do CSL Elite, imagino um direct drive num modelo do Playseat abaixo :)

wow. Obrigado pela resposta tão completa. A minha questão é mesmo estar a gastar dinheiro só uma vez. Não adianta ficar na encruzilhada de "há agora gasto isto, mas depois se quiser tenho que gastar mais X porque é para trocar basicamente tudo.

Já percebi que o maior ganho são os pedais e a seguir o direct drive. Eu não tenho Load cell nos pedais nem direct drive. E chateia-me que os mais de 140€ é para ter load cell só no travão. O acelerador parece que não tem lá nada. O kit quase de topo tem um acelerador com um aspeto muito melhor mas também tem aspeto que vai levar algum upgrade. E ainda por cima querem mais 40€ pelo upgrade kit dos pedais.

Não tenho uso para a embraiagem, porque não me vou meter a comprar mais uma peça.
Colocando a questão do cockpit ainda por cima a coisa fica ainda mais complicada.

Deixa lá ir ver o que recomendaste ao @Marcelo1904 para me assustar.
Perdi a cabeça, depois de andar a namorar as ideias e dicas dadas por aqui.
Acabei por comprar:
Formula 2.5 (o 2.5x só no fim de Março é que estava disponivel)
ClubSport Pedals V3
DD Pro 8 Nm
E os QR2
Como se não bastasse, investi numa rig rigida. Fui para Simlab GT1 Evo
Como vou ter tudo ligado à PS5 nos proximos tempos até montar uma build especifica para a rig, estou a pensar ir para uma LG C3 de 48 polegadas.

A conta não está nada barata, mas pelo menos é um assunto que já arrumo pros próximos tempos



O problema agora é mesmo prazos: A fanatec está com um serviço péssimo e há muita gente ainda à espera de cenas da BF
 
Formula 2.5 (o 2.5x só no fim de Março é que estava disponivel)

Por acaso acabaste por fazer melhor. Eu tinha recomendado o 2.5X mas era o 2.5 mesmo que queria ter recomendado (troquei os 2). O que compraste não tem as pegas em alcântara. O que é bom porque a alcântara gasta-se mais depressa que o material normal do V2.5. :)

Como vou ter tudo ligado à PS5 nos proximos tempos até montar uma build especifica para a rig, estou a pensar ir para uma LG C3 de 48 polegadas.

Também tens a C3 de 42''. Talvez para o que planeias encaixe melhor, se realmente a TV ficar basicamente montada acima do cockpit.
 
Por acaso acabaste por fazer melhor. Eu tinha recomendado o 2.5X mas era o 2.5 mesmo que queria ter recomendado (troquei os 2). O que compraste não tem as pegas em alcântara. O que é bom porque a alcântara gasta-se mais depressa que o material normal do V2.5. :)



Também tens a C3 de 42''. Talvez para o que planeias encaixe melhor, se realmente a TV ficar basicamente montada acima do cockpit.
Pois, eu andei à procura das diferenças e não consegui perceber, para além do acabamento... e o X stand for what mesmo? Xbox? Nem percebi isso. Do que andei a ver, os volantes eram iguais, tirando isso do acabamento.
De qualquer das formas vou usar a maior parte das vezes com umas luvitas que comprei na amazon e já usava no volante da TM

E sim, vou colocar a tv no cockpit diretamente. Ainda tenho de tirar as medidas ali a um espacinho que tenho, que se o cockpit ficar lá bem sem ter de mover nada do sitio... é mel
 
e o X stand for what mesmo?

Foi uma letra que deram à toa só para diferenciar o modelo normal, da "variante em alcântara". Podiam ter chamado "V2.5 Alcantara Edition" que era igual xD

Os volantes de resto são literalmente iguais. Mesmos botões, mesma compactibilidade com PC, PS5, Xbox, etc, mesma qualidade etc etc.
 
e o X stand for what mesmo? Xbox? Nem percebi isso. Do que andei a ver, os volantes eram iguais, tirando isso do acabamento.

Sem certeza absoluta, mas julgo ser mesmo a compatibilidade com Xbox.

A Fanatec funciona de forma diferente em relação ás outras marcas em termos de compatibilidade com as consolas.

Para as PS a compatibilidade está nas bases, enquanto que para as Xbox a compatibilidade está nos volantes.

Daí ser possíveel a compatibilidade para os dois sistemas com o combo base PS + volante Xbox.
 
Última edição:
Foi uma letra que deram à toa só para diferenciar o modelo normal, da "variante em alcântara". Podiam ter chamado "V2.5 Alcantara Edition" que era igual xD

Os volantes de resto são literalmente iguais. Mesmos botões, mesma compactibilidade com PC, PS5, Xbox, etc, mesma qualidade etc etc.

Sem certeza absoluta, mas julgo ser mesmo a compatibilidade com Xbox.

A Fanatec funciona de forma diferente em relação ás outras marcas em termos de compatibilidade com as consolas.

Para as PS a compatibilidade está nas bases, enquanto que para as Xbox a compatibilidade está nos volantes.

Daí ser possíveel a compatibilidade para os dois sistemas com o combo base PS + volante Xbox.
Entao se tiver o 2.5x, com o DD PRO, consigo usar o kit na xbox tambem? É isso?
 
Podem-me explicar o que é o qr2?

Quick release ok, mas em que medida devo incluir isto no carrinho? São tantos que uma pessoa perde-se.

Estou tentado também em fazer o upgrade de um g29 para o dd pro.
 
Foi uma letra que deram à toa só para diferenciar o modelo normal, da "variante em alcântara". Podiam ter chamado "V2.5 Alcantara Edition" que era igual xD

Os volantes de resto são literalmente iguais. Mesmos botões, mesma compactibilidade com PC, PS5, Xbox, etc, mesma qualidade etc etc.

Sem certeza absoluta, mas julgo ser mesmo a compatibilidade com Xbox.

A Fanatec funciona de forma diferente em relação ás outras marcas em termos de compatibilidade com as consolas.

Para as PS a compatibilidade está nas bases, enquanto que para as Xbox a compatibilidade está nos volantes.

Daí ser possíveel a compatibilidade para os dois sistemas com o combo base PS + volante Xbox.

Entretanto encontrei um deal do Podium DD1 F1 edition (aquela versão PlayStation já com o volante formula) + pedais V2 por 1100.
Artigos como novos , fatura e garantia.

Até que ponto cancelo a minha encomenda e aproveito isto? Ainda poupo uns 500 euros +-
 
Pelo que eu entendo sim (nunca testei).

Aqui explica melhor:

Engraçado que ontem carreguei numa cena qualquer la no site e fui parar a uma pagina explicativa da compatibilidade dos devices. Não fazia a minima ideia disto e por exemplo, comprando o formula 2.5X acabava por ter compatibilidade com todas as plataformas (sendo a base a DD Pro)
Que coisa do mal


Eu poupava o dinheiro.
thanks, estou inclinado a fazer isso. Vou ver se o man me responde
 
Boas pessoal,

Como resolução de novo ano tenho objectivo de melhorar o meu setup😁, neste momento ando com T300, Tlcm e Playseat Challenge e estou a pensar em fazer o upgrade para GT DD Pro + volante Mclaren GT 3, pedais com load cell e GT Omega Art. O que vos parece? Há alguma opção melhor? Jogo Gt7 e algum Forza.
Tudo comprado, agora é esperar que chegue.

Acabei por optar pelos pedais Elite V2 e pelo GT Omega Titan, do que vi a situação com a alfândega aconteceu devido a um erro na documentação que segue com a encomenda, pelo que espero não ter problemas.
 
Pessoal ,bom 2024 a todos
Preciso de retirar uma dúvida... Tenho um G920 que uso em exclusivo na Xbox , contudo na semana passada fui testar um Fanatec de uma amigo ( usa PC e a base é a 5nm) e fiquei maravilhado com aquilo ...., jogo WRC e na primeira experiência tirei 7 seg ao meu melhor tempo....
Que diferença brutal...adiante
Como tenho gamepass, instalei no PC o Forza e o volante no PC e a experiência de jogo é totalmente diferente.....na Xbox não existe "force " ... é mesmo assim?

Obrigado
 
Eu tenho uma pergunta semelhante ao @jorge_jomi mas para a PS5. Eu jogo GT7 com um trustmaster T300. Tenho force feedback mas é muito reduzido. Quem tem Fanatec pode tentar explicar qual é a sensação do volante. Isso não dá para perceber nas reviews. Percebo que tenha que se fazer muito mais força. Transmite muito mais as irregularidades do piso e quando as rodas deslizam por perderem tração? É reduzido o ângulo de curva por ser direct drive ou fica igual?

Também não tenho load cell nos pedais e isso é outro ponto que me intriga porque do que leio é sempre apontado como o principal upgrade a fazer (ainda mais que o volante), mas a questão é que o kit da Fanatec Grand Turismo base 8 NM não tem load cell. Pelas minhas contas com o pedal e tunning kit fica em 975€. Por 1200€ pode-se comprar a mesma base, os pedais Clubspot V3 e como volante o McLaren GT3 V2. Mas mais uma vez não sei se vou gostar daquele volante, por outro lado estar a comprar uns pedais no primeiro kit que são bastante inferiores não me agrada muito. Em qualquer dos casos estamos a falar de imenso dinheiro.
 
@jorge_jomi e @Metro são duas situações distintas.

O Forza Motorsport vem com umas definições de force feedback muito más, aconselho uns vídeos no YouTube para criar uma base e ir mexendo para ficar ao gosto de cada um.

Quanto ao GT7 a situação é diferente, já vem com um ff mais razoável com as definições de origem (que são muito mais simples de alterar). Ainda assim o ff no T300 não é nada mau e pelo que li a diferença para os dd é que estes têm os efeitos mais imediatos por não terem mecanismos entre o motor e o volante, o que ajuda a corrigir certas manobras, e apura os efeitos, se um jogo tiver mau ff não é por estar ligado a um dd que a coisa vai melhorar.

Tendo o T300 aconselho o upgrade para os pedais Tlcm, já são uma boa iniciação nos load cell. Depois numa segunda fase investir num cockpit e num dd com pedais load cell mais high end.
 
Back
Topo