Scammed e vírus. O que fazer?

atscammed

Membro
Boas. Se o tópico não for adequado a este sub peço aos mods que eliminem.

Conta temp por motivos de extrema vergonha xD

Então o meu pai recebeu um mail supostamente da Autoridade Tributária (mais tarde a própria AT veio alertar para essa burla aqui).

Apesar de já o ter alertado a certos tipos de scam semelhantes a este caiu como um pato e clicou no link. Do que vi, até ao momento, isto fez o download de um zip. Passei o zip pelo virus total que apitou por todo o lado. Ao contrario do antivírus que o pc do meu pai tem que não detetou nada (Avira- versão free). Que antivírus recomendam que instale no pc do meu pai?

Felizmente o meu pai não teve competências para des-zippar a pasta. Eliminei o zip. Ainda assim não me sinto totalmente tranquilo para que o meu pai utilize homebankings.



O que recomendam que faça? Que ferramentas utilizam para garantir que o PC está limpo de vírus?

Em última hipótese mando a informação para uma cloud e formato o pc.



Obrigado.
 
Neste momento, o para começar o teu pai deve mudar todas password's de acesso que tiver entre outras coisas importantes, pois está tudo comprometido...

Depois sim a abordagem seguinte será formatar o pc e instalar tudo, de resto antivírus isto é sempre relativo, pois por melhor que sejam não são infalíveis, pois o melhor antivírus continua a ser entre a cadeira e o monitor, pois esse tipo de situações só cai mesmo quem não anda atento, se bem que por melhor...

De facto até o antivírus defender do Windows é melhor que esse avira-free, mas tens outras opções tipo Norton e Eset mas pagas como é claro...
 
Back
Topo