Dúvida [Probelma RESOLVIDO]CISCO Aironet 1200AG Series (Air-Lap1242AG-E-K9) - Configurá-lo??

xstico

Membro
Boas,

Tenho um cisco acess point 1200 series (Air-Lap1242AG-E-K9) e não consigo de forma nenhuma configurá-lo seja via web, seja via telnet.

Ao liga-lo a um router, ele fica com um IP que o router atribui (visto atraves da pagina do router) mas logo de seguida fica a piscar todos os led's.

Tenho o cabo DB9 para ligar a porta "console", e através do hyper terminal do windows xp consigo ver uns menus. Mas não aparece nada como dizem os manuais da cisco (explo: configure terminal).

Aguem sabe como configurá-lo, ou sabe como chegar até a pagina web dele para começar/prosseguir a configuração???

Aguardo uma resposta,
Cumpz a todos,
xstico-fio
 
Última edição:
Boa noite.

Amigos, depois de muitas tentativas consegui por o acesspoint a trabalhar, com acesso http às config's...

Agora consigo configurá-lo como se fosse um router normal, mas claro, nas potencialidades deste acesspoint.

Caso alguém tenha um problema do género, não hesitem em contactar-me.

Obrigado
Cumprimentos a todos,
xtico-fio
 
Última edição:
Procedimentos para resolver o problema:

Requisitos:

1 -Alimentar externo (48v 380mA);

2 -Firmware original ou o novo;
3 -DHCP+TFTP server (Explo: tftp32).


Agora, passemos à prática:


1- Instalar o tftp32 num computador (recomendo windows xp ou windows 7).
Depois de instalado, definir o pc com um endereço IP fixo; (ex. 192.168.0.1)
No tftp32, configurar o servidor DHCP para atribuir IP's deste o 192.168.0.2 com pool de 5 (isto é: 192.168.0.2 a 192.168.0.6);
Este programa tem também um servidor TFTP, onde maquinas remotas (neste caso o Cisco 1240ag) fazem download de ficheiros que necessitam. A pasta em anexo (root) vai compactada. Deve extrai-la e defini-la no servidor tftp32 como diretório pré-definido. Dentro desta pasta tem o ULTIMO firmware que o Cisco 1240g irá fazer download.


2 - Depois de ter o PC configurado como servidor DHCP e TFTP, ligue um cabo de rede (direto ou crossover) ao cisco.
Ligar a alimentação no Cisco ao mesmo tempo que carrega no botão MODE durante 30 a 35 segundos, até o LED ficar roxo! (o CISCO: vai adquirir IP e procurar no servidor TFTP novo firmware)
Neste momento, o cisco irá fazer o download do firmware, e no programa tftp32 irá ver essa mesma transferência a decorrer...


O processo de actualização irá demorar cerca de 5 a 10 minutos. O Cisco 1240ag irá reiniciar no final do precesso e ficará com o LED STATUS verde, piscando o de ethernet.
Só depois pode aceder ás configurações DELE, através do IP que agora ele tem ---> atribuído pelo tftp32 (ex. 192.168.0.4)


Seguir as personalizações como as config's de um router doméstico.

Espero ter ajudado.

Cumpz
xstico-fio
 
Olá amigo!
Estou com um problema parecido, mas o modelo do ap é o aironet 1100 series.
Ele estava funcionando perfeitamente, mas houve uma queda de energia e ele parou de funcionar, fica duas luzes vermelhas piscando intermitentemente, nos manuais indica falha no sistema de arquivo, mesmo segurando o botão mode e ligando ele ele acende uma luz ambar e depois continua piscando as luzes vermelhas, já tentei colocar o ip padãro de fabrica 10.0.0.1 e nada, quando coloco o cabo de rede ele mostra uma conexão mas da como não identificado.

Alguma jugestão ou ideia, fico no aguardo e agradeço se tiver alguma ajuda.
 
Bom dia,

Peço desculpa por só agora estar a responder à sua mensagem.

O seu aparelho, mesmo sendo diferente, o seu funcionamento deve ser igual.

Assim sendo, tente procurar no site da Cisco o firmware original, ou uma versão mais atualizada, e depois, através de um TFTP server e carregando no botão MODE durante cerca de 30s ele vai automaticamente adquirir um endereço IP do servidor TFTP e baixar o firmware que nele (TFTP) está disponível.

Depois deste processo, cerca de 5 a 9 minutos, ele irá reiniciar e poderá trabalhar nele como dantes.

Espero ter ajudado,
Cumpz
xstico
 
Última edição:
cisco aironet 1100 series

Olá amigo!

Obrigado por responder minha pergunta, mas eu já baixei o servidor tftp, peguei uma imagem de um site dizendo que é o firmware original deixei como default, conforme diz nas instruções, e até agora não consegui nada, no servidor tftp, ele reconhece quando vc liga com um ip na faixa de 169.254.x.x mesmo entrando na placa de rede e colocando um ip na faixa tipo 10.0.0.2 gatway padrão 10.0.0.1 e sub-rede 255.255.0.0 ele não enxerga a imagem, da erro, não sei se estou fazendo certo em relação as configurações do tftp que baixei, mas parece que ele não acessa. se vc puder me explicar com um tuto agradeço, pois estou com 3 access deste modelo parado,acredito que estou fazendo alguma coisa errado, ou o access point pifou mesmo, no manual as duas luzes vermelhas indica falha no sistema de arquivos, e o procedimento no manual é quando tem 3 luzes acessas vermelhas dizendo que é falha no firmware, onde entra esse procedimento para pegar um servidor tftp e o arquivo original,como não tenho conta na cisco com previlegios não consigo pegar o arquivo do proprio site, mas parece que o que consegui é o mesmo.Se tiver alguma ideia de onde consigo o arquivo correto ou como utilizar o tftp corretamento agradeço.

Um abraço e até mais.
 
Olá xstico!
Bom vou postar o que estou fazendo ai vc verá se estou fazendo alguma coisa errado. bom peguei o arquivo c1100-k9w7-tar.123-8.ja2 e tambem o c1100-k9w7-tar.123-8.jee no manual pede para deixar o arquivo como c1100-k9w7-tar.default, fiz isto nos dois. abro o servidor tftp e deixo o seguinte: em current diretory clico em browse e entro na unidade " E" onde salvei o arquivo, em Server interface deixo o ip atribuido pelo proprio servidor tftp que no meu caso é 169.254.75.41 , em host deixei 169.254.75.42 e porta 80, em local file deixei na unidade "E" onde esta o arquivo em remote file copio o arquivo ou deixo em branco porque da na mesma, em block size deixo 512, ai tem um botão get e outro put.Quando aperto o botão Get deixando a imagem do arquivo compactado do jeito que veio no formato winrar, renomeando ou não ele da acesso negado codigo 5, clicando em put não da erro algum e tambem não acontece nada, se eu clicar em Break ai ele da a mensagem dizendo que o arquivo foi cancelado pelo usuario, fiz outro teste, descompactei o arquivo e indiquei a pasta fiz o procedimento repetindo os passos anteriores e guando clico no botão get ele demora um pouco mas da a msg timeout block 1, tipo tempo limite esgotado. isto com o arquivo descompactado, com o arquivo em formato winrar ele da erro ao abrir arquivo acesso negado.
Fico no aguardo amigo e um abraço.
 
Olá Ribeiro,

De facto, não me parecem corretos os seus passos.
Assim, irei dizer como deve proceder:

1- PC com o servidor TFTP com IP fixo: 192.168.0.1
2- No servidor TFTP, configurar o DHCP server -> endereço de inicio: 192.168.0.2 com uma pool de 5/ mask: 255.255.255.0
3- Ter na pasta (no seu caso "E") os ficheiros ou firmware original.
4- Depois, com o acesspoint desligado, ligar o cabo de rede e, quando ligar à alimentação carregue no botao MODE do acesspoint cerca de 20 a 30 segundos até ter uma sequencia de Led's a piscar. O botao MODE já tem que estar a ser primido antes de ligar a alimentação!!!!

Nesta altura, o acesspoint irá adquirir um IP e procurar AUTOMATICAMENTE um novo firmware no directorio "E" (no seu caso). Vai automaticamente baixá-lo e instala-lo. Depois de instalado, irá reiniciar (consegue-se ver atravez dos led's que desligam e ligam como se tivesse ligado o aparelho).
Depois de reiniciar, irá adquirir NOVO IP, e sim, colocando este novo IP (ex:192.168.0.3) no brower de internet acederá à pág de configuração do acesspoint como se de um router doméstico se tratasse!
User: Cisco ou cisco
Pass: Cisco ou cisco

Foi assim que fiz nos meus Cisco's Aironet 1240ag.

Espero que ajude amigo,
Abraço
xstico
 
Última edição:
Olá amigo!
Bom fiz o seguinte veja se está correto, configurei na minha placa de rede que estou ligando o access point com ipv4 com endereço de ip: 10.0.0.2 sub rede 255.255.255.0 gatway 10.0.0.1 no servidor tftp dhcp coloquei no campo ip pool starting addess 10.0.0.2 em Size of pool coloquei 5 em wins/dns server deixei padrão 0.0.0.0 em default router deixei 10.0.0.2 em mask 255.255.255.0. Quando aperto o botão reset do roteador e plugo o cabo de energia acende um botão amarelo (ambar) no meio apos 30 segundo o botão do meio fica vermelho e o de status tambem e fica piscando intermitentemente no servidor tftp aparece em server interface o ip da placa que coloquei 10.0.0.2 em host se deixar em branco não acontece nada se colocar o ip 10.0.0.2 e porta 80 ele da um aviso sobre a configuração de rede tipo não pode ser o mesmo ip, se coloco outro ip 10.0.0.3 e porta 80 ele da uma mensagem depois de alguns segundos timeout block 1, pelo que entendi se tivesse acessando ele iria atribuir um ip automaticamento e puxar o arquivo de imagem e isso não acontece. deixando a placa de rede para pegar ip automatico dhcp ele me da o ip 169.254.75.40 deixei assim e em dhcp do servidor tftp deixer em ip pool starting address o ip 169.254.75.41, em size of pool 5 em default router 169.254.75.40 em mask 255.255.255.0 em dhcp options todos os quadradinhos estão marcados e em bind dhcp to this address deixei o ip 169.254.75.40. Uma outra duvida é o seguinte se renomeio o arquivo C1100-k9w7-tar.123-8.ja2.tar para c1100-k9w7-tar.default.tar ele me dá acesso negado, se deixo o arquivo padrão que baixei ele mostra timeout wainting block#1 .
 
Olá Ribeiro,

Faça o seguinte:

Na placa de rede do seu PC:
IP - 10.0.0.2
mask: 255.255.255.0
Gateway: 10.0.0.2
DNS: 10.0.0.2

No servidor TFTP - DHCP:
Starting adress: 10.0.0.3
pool: 5
Win/DNS: 10.0.0.2
defalt router: 10.0.0.2

Prima OK e feche e inicie de novo o programa TFTP.
Volte a ir às config's DHCP do TFTP e verifique se ele assumiu os dados colocados à pouco. Se SIM, passe à fase seguinte --> ligar o aparelho, carregando no botao MODE!

O nome do firmaware suponho que tem que ser "c1100-k9w7-tar.default.tar".
No entanto, coloque na pasta do TFTP (no seu caso "E") o mesmo ficheiro mas com 2 nomes: (por via das dúvidas)
c1100-k9w7-tar.default.tar
e
C1100-k9w7-tar.123-8.ja2.tar


Sublinho: o acesspoint irá baixar AUTOMATICAMENTE o firmware!!! nao precisa de fazer NADA no computador!!! >>> GET ou PUT não é usado <<<

Depois diga-me alguma coisa,
Grande Abraço
Pedro
xstico
 
Olá xstico!

bom até agora nada e não sei se é normal, mas quando clico em get do servidor tftpd para gravar o arquivo ele não mostra progresso nenhum e zera os bytes do arquivo deixando ele fazio, e nada não consigo recuperar de geito nenhum.
 
Olá xstico!

Bom fiz o que vc disse. coloquei os parametros e o servidor tftp aceitou, mas nada ele não começa nada, em host ele fica em branco e em port tambem, se coloco em host 10.0.0.3 e port 69 nada tambem ele não faz nada, se deixo em branco tambem, se coloco 10.0.0.2 ele da conflito no ip, acho que já era mesmo. acredito que em host ele deveria pegar um ip automaticamente ai sim ele começaria a gravar e isso não acontece.
 
Olá xstico!

tenho sim se vc puder me ajudar agradeço, eu tenho a placa de rede conectada e estou conectado na internet com wifi se vc quiser qual programa pego para vc acessar minha maquina remotamente
 
Boa Noite, tenho um Cisco Aironet 1200, e o que queria saber era. Eu tenho o roter da meo na sala, e no meu quarto que e no 1 andar apanho a net so em algums sitios. e o que queria saber e se consigo montar este acess point, apanha a net do meu, e envia la pelo quarto todo??.

Obrigado
 
Boas

Depende do firmware que o mesmo tenha:
- pode fazer com que ele se ligue à wifi do router da meo e fazer "repeater" da Wifi... mas duvido que funcione pois depende de varios fatores (se está a receber sinal forte, tipo de encriptação, etc etc, etc);
- melhor e mais facil é ligar, via ethernet do router meo ao Acess-point, pois este vai ter mais power para cobrir o andar de cima!

Por agora, é tudo!
Espero ter ajudado,
Cumpz
 
Boas, não consigo o firme novo ou original, para o poder actualizar e poder entrar por ip.
Cumps.
Procedimentos para resolver o problema:

Requisitos:

1 -Alimentar externo (48v 380mA);

2 -Firmware original ou o novo;
3 -DHCP+TFTP server (Explo: tftp32).


Agora, passemos à prática:


1- Instalar o tftp32 num computador (recomendo windows xp ou windows 7).
Depois de instalado, definir o pc com um endereço IP fixo; (ex. 192.168.0.1)
No tftp32, configurar o servidor DHCP para atribuir IP's deste o 192.168.0.2 com pool de 5 (isto é: 192.168.0.2 a 192.168.0.6);
Este programa tem também um servidor TFTP, onde maquinas remotas (neste caso o Cisco 1240ag) fazem download de ficheiros que necessitam. A pasta em anexo (root) vai compactada. Deve extrai-la e defini-la no servidor tftp32 como diretório pré-definido. Dentro desta pasta tem o ULTIMO firmware que o Cisco 1240g irá fazer download.


2 - Depois de ter o PC configurado como servidor DHCP e TFTP, ligue um cabo de rede (direto ou crossover) ao cisco.
Ligar a alimentação no Cisco ao mesmo tempo que carrega no botão MODE durante 30 a 35 segundos, até o LED ficar roxo! (o CISCO: vai adquirir IP e procurar no servidor TFTP novo firmware)
Neste momento, o cisco irá fazer o download do firmware, e no programa tftp32 irá ver essa mesma transferência a decorrer...


O processo de actualização irá demorar cerca de 5 a 10 minutos. O Cisco 1240ag irá reiniciar no final do precesso e ficará com o LED STATUS verde, piscando o de ethernet.
Só depois pode aceder ás configurações DELE, através do IP que agora ele tem ---> atribuído pelo tftp32 (ex. 192.168.0.4)


Seguir as personalizações como as config's de um router doméstico.

Espero ter ajudado.

Cumpz
xstico-fio
 
Obrigado por este tópico, XStico !

São 4 e tal da matina e estou ha umas quantas horas a brigar com um cisco AIR-LAP1242AG-E-K9

No fundo foi isto que tentei fazer: converting the AIR-LAP1242AG-E-K9 from lightweight to autonomous AP https://supportforums.cisco.com/thread/338158

Após muita guerra, de ler muito, de passar por este topico, e por ver este video: http://www.youtube.com/watch?v=QQ_NuxdRhQ4

Consegui fazer o upload do firmware. O meu ficheiro ficou " c1240-k9w7-tar.default "

Com o TFTP Server a correr, e o meu pc com o IP 10.0.0.6 / 255.255.255.0 ele começou a fazer o upload sozinho, isto apois o tal reset a carregar 30 segundos no botao MODE apos dar-lhe alimentacao.

Depois de uns 10 minutos a carregar o TFTP, disse OK e as luzes ficaram verdes.
Mas não o encontrava, por isso andei com o Angry IP Scanner à procura. Estava com o IP x.x.x.119
Entrei com o user e pass Cisco / Cisco e meti logo os IP´s manuais

Depois as ultimas duas horas foram a tentar coisas basicas, desde ligar o radio que vem off por default, a como criar uma porcaria de uma rede basica com WPA ...

O hardware pode ser do melhor, mas o que noutros AP´s se faz de olhos fechados, aqui tudo é a hipercomplicação neste AP

Sou dos drayteks, então choco-me com isto !

Este tutorial foi o que me safou :

http://www.neomagick.net/zen/2010/11/07/configure-an-aironet-1200-1231-for-wpa-psk/

Ja passam das 4 da manha, e tenho um AP Cisco a trabalhar autonomamente , e ao meu lado um portatil a fazer um download de teste.

Valeu a pena, pelo menos esta a funcionar e amanhã já nao vou moer mais a cabeça de volta disto :)
 
Bom dia

Meu nome é Adilson e tenho um access point Cisco Aironet 1100 Series, modelo AIR-AP1121G-A-K9.

Tive um problema ao atualizar o IOS do meu AP para a versão que baixei da Cisco c1100-rcvk9w8-tar.124-21a.JA2.tar, me dei mau e não tenho acesso mais ao AP.

Este modelo de AP não vem com a porta console apenas um conetor em barra interno HD2 que desconheço a pinagem (se alguém souber eu poderia montar o cabo serial...), creio que seja uma serial RS-232.

Procurei outra versão na Cisco a c1100-k9w7-tar.123-8.JEC.tar e tentei usar o procedimento via o servidor de TFTP com DHCP, mas nem AP ou o servidor enviaram ou receberam o arquivo de atualização.

Não sei o problema pode ser o IOS que tenho, até porque não fiz backup do que tinha no AP e agora estranhamente tem uns três dias que não consigo achar nenhum firmware no site da Cisco dos Aironet 1100 Series em especifico.

Se alguém tiver um link que funcione, por favor me mostre.

Qualquer ajuda ou dica me será muito bem vinda.

Adilson Nascimento Junior
[email protected]
 
RESOLVIDO PESSOAL, vamos ao passo-a-passo:

Configure na placa de rede do seu PC:
IP: 10.0.0.2
Mask: 255.255.255.0
Gateway: 10.0.0.2
DNS: 10.0.0.2

Instale o TFTPD32 ou TFTPD64, link:
http://tftpd32.jounin.net/tftpd32_download.html

Crie uma pasta que você conheça o caminho, exemplo:
C:\IOS\
Copie a imagem que você deseja restaurar, eu usei a c1100-k9w7-tar.123-8.JEE.tar

MUITO IMPORTANTE!
Crie duas copias desta imagem e renomeie para "c1100-k9w7-tar.default" e "c1100-k9w7-tar.default.tar"
Mantenha as três imagens com estes nomes propostos na mesma pasta C\IOS\

No TFTPD, aba TFTP Server:

Currienty diretory: C:IOS\
Serveces interfaces: 10.0.0.2


No TFTPD, aba DHCP Server:

Starting adress: 10.0.0.3
pool: 5
Win/DNS: 10.0.0.2
Mask: 255.255.255.0
Default router: 10.0.0.2

Agora aperte o Botão MODE e ligue o AP, espere o LED Vermelho ascender e solte o botão MODE.

Na aba Log Viewer do TFTD você poderá acompanhar o progresso e no DHCP Server o IP que foi associado ao AP, se tudo estiver certo uma barra de progresso ira se iniciar e a transferência do firmware começa, todo processo demora uns 5 minutos, ao final você poderá acesso novamente via http/10.0.0.1 se AP login: Cisco e Password: Cisco (case sensitive)

Ufa...

Adilson
 
Última edição:
Boa noite, estou com um aironet modelo CAP-3601I. Ao executar os procedimentos explicados, no Log Viewer do TFTD aparece a informação que o cliente (o aironet) solicitou o endereço 0.0.0.77.

Já tentei várias vezes e ele não pega endereço IP.

Alguém tem alguma dica do que pode estar acontecendo?

Obrigado.
 
Back
Topo