PS4 Pro
Lançamento: 10 de Novembro
Preço: 399€ (modelo 1TB)
Specs:
PS4 Pro specs confirmed:
4.2 TFLOPS GPU
8GB GDDR5
FAQ (update 03-11-2016):
New Questions Added Nov. 3
FAQ: Questões mais frequentes acerca da PS4 Pro:
Lista de Jogos com suporte específico para a PS4 Pro
Fotos da Consola:
Todos os updates anteriores
Update de 03-09-2016
Updates anteriores: 22 - 08-2016
Confirmada a existência de um modelo PS4 Slim que irá ser anunciado a 7 de Setembro, juntamente com o novo modelo PS4 Neo:
A apresentação da PlayStation Neo irá ocorrer a 7 de Setembro de 2016 às 20h00 - Hora PT, num evento próprio a ser realizado para o efeito.
Acompanha a Conferência de dia 7, neste tópico
Updates de informação anteriores:
Update: 24-06-2016
PS4 Neo: data de lançamento, especificações, preço, e tudo o que sabemos
Update: 10-06-2016
Sony confirmou a PS4 Neo
Depois de meses de especulação, a Sony confirmou a existência da PS4 Neo
Todos os updates anteriores à confirmação oficial pela Sony da existência da PS4 Neo:
Update: 11-05-2016:
AMD Confirms Sony PlayStation Neo Based on 14nm CPU and Polaris?
Update - 19-04-2016:
Revelado: Os planos da Sony para a PlayStation 4K - nome de código Neo
A fuga de informações é genuína - tudo o que precisas saber.
Update - 19-04-2016:
Giant Bomb: PS4.5 / PS4K is codenamed NEO, more info
Update - 30-03-2016:
Retirado do Neogaf, com suposta informação importante sobre a PS4K (não é informação oficial, nem proveniente da Sony):
PS4K information
Fonte dos rumores até à presente data - 30-03-2016 (fontes-base dos "leaks" iniciais)
Lançamento: 10 de Novembro
Preço: 399€ (modelo 1TB)
Specs:
PS4 Pro specs confirmed:
4.2 TFLOPS GPU
8GB GDDR5
FAQ (update 03-11-2016):
New Questions Added Nov. 3
Q: What type of buttons are on the front of PS4 Pro?
The buttons are mechanical.
Q: Is there anything else I should know if I own both PS VR and PS4 Pro, and a 4K TV?
If you’re playing a normal, non-VR game on your PS4 Pro, PS VR’s Processor Unit will output a 4K signal to a 4K TV — but in the YUV420 format only. The Processor Unit does not support HDR pass-through, so you will need to plug your PS4 Pro directly into your TV (bypassing the Processor Unit) to view HDR content.
Q: Can I use my PS4 Pro as a “second” primary account?
No, you can only choose one PS4 device to be your primary account.
Q: Can I install a new hard drive in my PS4 Pro?
Yes. As with both models of the standard PS4, you can replace PS4 Pro’s stock 1TB, 5400RPM hard drive relatively quickly and easily using just a Phillips head screwdriver. You will need to select a 2.5’’ (laptop PC sized) hard drive that is no more than 9.5mm thick.
Q: Are there any other changes to PS4 Pro’s hard drive interface?
Yes, PS4 Pro supports the faster SATA-III specification.
Q: Do 4K TVs suffer from increased input lag?
Not necessarily, but the phenomenon known as “input latency” or “input lag” may be an important consideration if you are considering buying a new TV to be used with gaming. The amount of latency differs by TV.
Many TVs feature a “Game Mode” or the like in order to reduce this latency as much as possible, but this performance can vary (e.g. by deactivating special features like HDR). If possible, try to test out a new TV before buying it, connecting your PS4 or PS4 Pro to get a sense of its overall gaming performance. In-depth professional reviews or user reviews can also be valuable.
Q: Can I use an external HDD with PS4 Pro?
As with the standard PS4, PS4 Pro does not support external HDDs for storing game files, but you can use it for storing a system backup, media storage, or save files.
Q: Does PS4 Pro support rendering in full, native 4K?
Yes. While PS4 Pro supports outputting a native 4K signal, many developers are leveraging powerful rendering technologies including a process called “checkerboard rendering” to best balance the heightened clarity of a native 4K signal with other rich graphical features and a smooth performance prof
FAQ: Questões mais frequentes acerca da PS4 Pro:
PS4 Pro: A FAQ definitiva
Esta FAQ pretende ser dinâmica e serão adicionadas novas questões, detalhes e especificações até ao lançamento da PS4 Pro a 10 de Novembro.
PS4 Pro: Questões Básicas
Q: O que é a PS4 Pro?
A PS4 Pro é uma versão high-end da PS4 capaz de efetuar output de gráficos em 4K, com suporte HDR, framerates mais suaves e estáveis e streaming de vídeo em 4K. Logo no seu lançamento, a PS4 Pro tornará os jogos (que suportem características desenvolvidas especificamente para esta consola), com visuais mais apelativos e funcionando de modo mais suave, e dando aos developers as ferramentas para criarem jogos ainda mais bonitos e detalhados. O modo como essas ferramentas serão utilizadas, ficará ao critério individual dos developers e das experiências que queiram criar. Alguns destes exemplos foram vistos durante a PlayStation Meeting 2016.
É importante salientar que a PS4 Pro, não é uma nova geração de consolas. Não vai tornar obsoletos os actuais jogos PS4 e não vai dividir a comunidade base da PS4. A PS4 Pro fará parte da família PS4.
Q: Quando será lançada, onde e quanto custará?
A PS4 Pro será lançada em Portugal no dia 10 de Novembro (versão 1Tb), nos retalhistas habituais e terá um preço de €399
Q: A PS4 Pro terá jogos à parte ou exclusivos?
Não haverão nenhuns jogos exclusivos PS4 Pro. Tendo em conta que a PS4 Pro e a PS4 standard pertencem à mesma família, os 2 sistemas serão totalmente compatíveis com todos os jogos lançados no passado, presente e futuro, incluindo os futuros lançamentos da PlayStation VR. Todos os jogos PS4 são jogos PS4 Pro e vice-versa
No seguimento do lançamento da PS4 Pro, a partir de 10 de Novembro, todos os jogos lançados a partir desta data poderão aproveitar as vantagens das capacidades da PS4 Pro, de modo imediato, ou através de um patch lançado pouco tempo depois, através de update por download. Alguns jogos já lançados anteriormente irão aproveitar as vantagens das funcionalidades da PS4 Pro: Uncharted 4: A Thief´s End, The Last of Us Remastered, Infamous Second Son, Shadow of Mordor; Deux Ex: Mankind Divided e muitos mais
Q: Todos os jogos PS4 serão compatíveis com a PS4 Pro?
Sim, todos os jogos já lançados serão totalmente compatíveis com a PS4 Pro. Os developers podem adicionar enhancements para jogos lançados anteriormente, através de um patch por download, se assim decidirem.
Q: A Sony continuará a vender e a dar suporte às PS4 standard?
Sim. A PS4 Pro é uma evolução da geração PS4, que continuará a incluir a PS4 standard. A PS4 Pro foi desenhada para os jogadores que querem estar na linha da frente da inovação gaming. quer decida adquirir um novo sistema ou continuar a jogar na sua PlayStation standard, vai apreciar os mesmos jogos que fazem o universo PlayStation o melhor sítio para jogar.
Q: Será necessária uma TV 4K para usar a PS4 Pro?
Não. Apesar da PS4 Pro poder apresentar resoluções superiores à PS4 standard numa TV 4K, numa HDTV (720p, 1080i, 1080p), a PS4 Pro pode melhorar a sua experiência de gaming
Q: Que benefícios traz a PS4 Pro a jogos que sejam reproduzidos numa TV que não seja 4K?
A PS4 Pro traz benefícios mesmo que jogue numa HDTV que não seja 4K."
Dependendo do modo como o developers escolham usar o poder de processamento adicional, os jogos com suporte PS4 Pro serão capazes de possuir maior ou mais consistente nível de framerate, maiores detalhes de termos de ambiente ou personagens e melhoria global da qualidade visual. Para um olhar ao modo como os jogos podem usar o poder da PS4 Pro, podem visualizar alguns exemplos de gameplay na nossa página de YouTube.
Adicionalmente, os jogos PS4 que corram a menos de 1080p nativos (qualidade máxima para tv´s FullHD), irão correr a 1080p nativos com a PS4 Pro.
Em baixo, um quadro com os vários modos que a PS4 Pro permite em termos de visualização em diferentes tipologias de TV´s:
Conteúdo 4K; 2K ou menos que 1080p, numa TV 1080p, será otimizado para 1080p
Numa TV4K: Se conteúdo 4K = mostra conteúdo 4K
Se existir conteúdo HDR, este será mostrado em TV´s que o suportem
Q: Que resoluções suporta a PS4 Pro?
Em TV´s 4K, os jogos serão capazes de ser jogados até 4K (3840 x 2160 pixéis, também conhecido como "2160p". Nas TV´s HDTV (FullHD), os jogos irão correr em 1080p.
Q: A PS4 Pro será compatível com todos os meus jogos, Save games, dados gravados e lista de amigos da PSN?
Sim, a PS4 Pro existe no mesmo ecossistema digital que a PS4 standard em todos os aspetos; 2 consolas, uma PSN, uma Comunidade PS4. Isto significa que pode iniciar um jogo na sua PS4 Pro, fazer o upload do Save para a storage online com o PS Plus (vendido separadamente) e continuar o seu progresso numa PS4 standard. Tal também significa que todo o conteúdo e Save games que já possui na sua PS4 será compatível com a sua PS4 Pro no dia de lançamento.
Q: E caso já possua uma PS4 standard? Haverá um modo fácil de transferir os meus jogos, save games, dados gravados, conteúdos capturados por "Share", de uma PS4 para uma PS4 Pro?
Sim. Todos os jogos, save games, dados gravados e conteúdos capturados por "Share" poderão ser copiados de uma Ps4 para uma Ps4 Pro, usando um cabo ethernet standard. Este processo também irá funcionar numa cópia de uma PS4 para outra PS4, ou de uma Ps4 Pro, para outra PS4 Pro, desde que ambas as unidades tenham o firmware 4.0 ou superior instalado e os dados de login PSN sejam idênticos nos 2 sistemas.
Alternadamente, podem efectuar o login PSN na sua PS4 Pro, aceder aos jogos e a todo o conteúdo e efectuar o re-download de todo o conteúdo que tenha sido adquirido anteriormente. Claro que os seus save-games serão transferidos também (desde que gravados online anteriormente com o PS Plus)
Q: A PS4 Pro introduzirá algumas melhorias ao Dualshock 4?
A versão mais recente do Dualshock 4 será incluída com a venda da PS4 Pro e Ps4 Slim. Não irá verificar-se a introdução de novas ou significativas funcionalidades . O novo DS4 permite que a luz da "light bar" frontal seja emitida numa linha do touch pad, o que permitirá que esta linha permita visualizar a mesma cor que surge na "light bar" frontal. Também suporta comunicação por USB em adição à comunicação por Bluetooth. Todos os DS4 atuais serão compatíveis e devidamente suportados na PS4 Pro. Os novos DS4 irão igualmente funcionar normalmente com todas as PS4´s, sejam quais forem os modelos.
PS4 Pro: Especificações Técnicas
Q: Como podemos comparar o PS4 Pro com a PS4 standard?
A PS4 Pro é significativamente mais poderosa que a PS4 standard. A unidade do processador gráfico avançado da PS4 Pro incorpora muitos recursos da mais recente arquitetura AMD "Polaris", bem como algumas inovações de hardware totalmente personalizados, e é consideravelmente mais poderoso que o GPU incluído na PS4 standard.
Este aumento no poder de processamento permite aos developers criarem melhores recursos visuais, incluindo framerates mais suaves ou mais estáveis, suporte para renderização em 4K, recursos gráficos avançados e muito mais.
Q: Quais as configurações de saída de vídeo que são suportadas pela PS4 Pro?
No lançamento, a PS4 Pro suportará todas as configurações de saída de vídeo HD encontradas na PS4 standard. Adicionalmente, a PS4 Pro introduz o output em 4K, com configurações específicas para ambos os settings 2160p YUV420 e 2160p RGB (recomendado se a sua TV suportar) e até 60 frames por segundo quando se usa uma TV 4K e um cabo HDMI Premium HDMI (2.0) (aka cabo HDMI 2.0).
Q: A PS4 Pro suporta o HDR (High Dinamic Range)?
Sim, PS4 Pro é compatível com a especificação HDR10 no lançamento. HDR10 é um formato HDR amplamente apoiado por grandes empresas de entretenimento.
Q: O que é o HDR?
High Dynamic Range, ou HDR, é um padrão de exibição emergente que permite uma maior profundidade de cor e maior contraste em comparação com o Dynamic Range Padrão, especificação que existe há décadas e é utilizado pelas TV´s HDTV tradicionais. Em geral, o conteúdo específico com suporte HDR, sendo jogado numa TV compatível produz uma imagem visualmente mais rica, e que fica próxima do que nossos olhos veem naturalmente. Isso significa muito mais profundidade nos níveis de preto que retêm detalhes mais afinados; brilhantes, com destaques mais deslumbrantes; e um espectro de cores muito maior do que é possível com tecnologia mais antiga da HDTV.
Atualmente, é impossível demonstrar os verdadeiros benefícios da tecnologia HDR porque é necessário um painel TV e conteúdos com suporte HDR para se conseguir apreciar esta característica. Pode ser visto this video from Sony que mostra algumas simulações HDR com o antes e depois
Q: A PS4 Pro irá suportar o Double Vision HDR?
Atualmente, não existem planos para suportar Dolby Vision.
Q: A PS4 Pro requer algum equipamento especializado?
Só se pretende ter uma experiência 4K e HDR. De outro modo, não requer. Tal como a PS4 standard, a PS4 Pro suporta os formatos de saída das HDTVs (720p / 1080i / 1080p). A PS4 Pro também consegue efetuar o output de sinal 4K nas TV´s que o suportem, quando usado um cado HDMI Premium (será incluído um cabo compatível com a Ps4 Pro). Para apreciar as características HDR, necessita de uma TV compatível com o formato HDR10, o que permitirá apreciar os jogos com suporte HDR
Q: Fora da experiência com maiores ganhos de performance em termos de gaming, característcas inerente ao output 4K ou ao stream de vídeo em 4K, existem outros benefícios em relação à PS4 Pro?
Sim. A PS4 Pro vem com um disco standard de 1TB, rápido Wi-Fi (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac), e um 3º USB 3.1, na parte traseira da consola. A PS4 Pro poderá vir a beneficiar os jogos da Playstation VR, características inerentes ao streaming como o Share Play ou o Remote Play e activar resoluções superiores na captação de media com o botão Share
Em vários aspetos, a PS4 Pro vai ter um desempenho similar à PS4 standar. Tal situação, inclui o mesmo interface e funcionalidades.
Q: Porque necessito de um cabo HDMI premium para usar na PS4 Pro com uma TV 4K?
Para obter a qualidade máxima, você precisa de um sistema PS4 Pro, uma TV 4K com uma porta de entrada HDMI premium (muitas vezes marcados em azul), e um cabo HDMI premium. Este cabo estará incluso no PS4 Pro mas para quem necessitar de comprar um cabo mais comproado, deve ter em atenção as especificações HDMI premium.
O formato do HDMI premium mais recente pode exibir um sinal de 4K até 60 frames por segundo por segundo (60Hz). Cabos HDMI mais antigos (1.4) podem tecnicamente exibir um sinal de 4K em uma TV 4K mas o desempenho será limitado a apenas 30 frames por segundo por segundo (30 Hz).
Q: Existe mais alguma coisa que eu necessite de saber acerca do suporte da PS4 Pro em relação à TV 4K?
Dado o facto de que os padrões de exibição 4K e HDR ainda são uma novidade recente, recomendamos que você consulte o manual de sua TV 4K e outros materiais de referência para compreender em pleno as suas capacidades.
Q: A PS4 Pro suportará o PS VR?
A PS4 Pro irá suportar em pleno a PlayStation VR, tal como a PS4 standard, o fará. É importante sublinhar que a configuração de exibição do PlayStation VR atinge um máximo de 1920 x 1080; isto é, ele não suporta saída 4K. Além disso, o headset do PS VR não suporta funcionalidades relativas ao HDR.
Dito isto, o poder de processamento actualizado da PS4 Pro dará aos developers a possibilidade de criarem experiências e jogos VR com a capacidade de melhorar as suas experiências com gráficos de maior qualidade, framerates mais suaves ou mais estáveis e melhorias visuais em jogos com esse suporte. Os developers também podem optar por adicionar recursos da PS4 Pro para jogos PS VR após o lançamento através de uma actualização disponibilizada via download.
Q: Quais os jogos da PlayStation VR terão suporte aos recursos da PS4 Pro?
Como nem o PS VR nem PS4 Pro foram lançados até este momento, deveremos aguardar por uma data mais próxima do lançamento da consola para confirmar títulos que o suportem
Entertenimento 4K
Q: A PS4 suporta discos Ultra 4K Blu-ray?
Não, a drive interna da PS4 Pro é idêntica à drive Blu-ray da PS4 standard, suportando as mesmas especificações. Contudo, a aplicação "Blu-ray Disc Player" irá suportar o upscale de conteúdos DVD e Blu-ray.
Q: Quais são as opções de entertenimento que a PS4 Pro irá suportar?
O streaming em 4K de aplicações para o Netflix e para o Youtube estão em desenvolvimento. Apesar do streaming em 4K estar a dar os primeiros passos, outros serviços poderão oferecer conteúdo de vídeo em 4K
Q: Vão existir conteúdos (filmes; séries) em 4K na PlayStation Store?
Não existem planos para ter este conteúdo disponível no lançamento, mas está a ser estudada essa possibilidade
Outras Questões
Q: Qual é o tamanho físico da PS4 Pro?
A PS4 Pro é ligeiramente mais larga que a PS4 standard e irá media aproximadamente: 295x55x327mm (largura x altura x profundidade)
Q: Os donos de uma PS4 Pro terão vantagens em termos de performance nos jogos online quando estiverem em competição com jogadores que estejam a jogar numa PS4 standard?
Geralmente, não. O teste e o balanço dependerá de cada developers e apesar de ser vedade que um hardware mais poderoso pode transmitir uma experiência mais suave e com framerates mais estáveis nos títulos que o suportem, os developers têm ao seu dispôr as ferramentas e os meios necessários para prevenir desiquilíbrios
Q: Irão existir alterações ao Remote Play ou ao Share Play com a PS4 Pro?
Sim, o incremento de poder de processamento irá melhorar significativamente os benefícios em relação ao streaming, dependendo da rapidez da largura de banda da internet. O Remote Play de membros que o façam no PC, Mac, ou Xperia poderão transmitir gameplay de uma PS4 Pro até 1080p. Membros que façam Share Play numa PS4 standard ou numa Ps4 Pro poderão efetuar stream de gameplay de uma PS4 Pro, até 1080p. É recomendada uma ligação de 15Mbps ou superior e usar uma ligação por ethernet sempre que possível
Q: O botão "Share" irá capturar conteúdo de uma Ps4 Pro com melhor qualidade?
Quando um jogo tiver suporte para características da PS4 Pro, o uso do DS4 irá gerar clips de gameplay e screenshots com maior resolução dos que os gerados numa PS4 standard. As especificidades irão variar de jogo para jogo, mas alguns jogos irão suportar captura de vídeo em full 1080p e screeshots até 3840 x 2160 (4K) pixels.
Q: Poderei transmitir o meu gampley com settings mais elevados?
Sim. No lançamento, poderão efetuar transmissão para o Youtube até 1080p 60fps.
Q: Qual o tamanho da TV 4K que eu devo adquirir?
Não existem recomendações oficiais devidos às variáveis relativas a distancia de visualização, tamanho do espaço e tipos de conteúdo. Para captar todos os pormenores de um jogo ou de um filme em 4K deve adquirir uma TV que tenha o tamanho adequado para tal. Informalmente, podemos apontar que, para resultados ótimos, deve ser tido em consideração o tamanho de uma TV nas 60" ou superior. Se estiver para comprar uma TV 4K, tenha em consideração que deve escolher um modelo compatível com HDR10.
Q: Se eu estiver a usar uma PS4 Pro numa TV 4K e estiver a jogar um jogo PS4 sem qualquer característica adicional referente à PS4 Pro, este fará o output em 4K?
Sim, jogos sem suporte anterior às características PS4 Pro, quando jogados numa PS4 Pro irão ter um output (upscale) em 4K, desde que jogados numa TV 4K e com um cabo premium HDMI. Contudo, não irão ser visualizados quaisquer benefícios sem o suporte das características PS4 Pro
Versão original, aqui
Esta FAQ pretende ser dinâmica e serão adicionadas novas questões, detalhes e especificações até ao lançamento da PS4 Pro a 10 de Novembro.
PS4 Pro: Questões Básicas
Q: O que é a PS4 Pro?
A PS4 Pro é uma versão high-end da PS4 capaz de efetuar output de gráficos em 4K, com suporte HDR, framerates mais suaves e estáveis e streaming de vídeo em 4K. Logo no seu lançamento, a PS4 Pro tornará os jogos (que suportem características desenvolvidas especificamente para esta consola), com visuais mais apelativos e funcionando de modo mais suave, e dando aos developers as ferramentas para criarem jogos ainda mais bonitos e detalhados. O modo como essas ferramentas serão utilizadas, ficará ao critério individual dos developers e das experiências que queiram criar. Alguns destes exemplos foram vistos durante a PlayStation Meeting 2016.
É importante salientar que a PS4 Pro, não é uma nova geração de consolas. Não vai tornar obsoletos os actuais jogos PS4 e não vai dividir a comunidade base da PS4. A PS4 Pro fará parte da família PS4.
Q: Quando será lançada, onde e quanto custará?
A PS4 Pro será lançada em Portugal no dia 10 de Novembro (versão 1Tb), nos retalhistas habituais e terá um preço de €399
Q: A PS4 Pro terá jogos à parte ou exclusivos?
Não haverão nenhuns jogos exclusivos PS4 Pro. Tendo em conta que a PS4 Pro e a PS4 standard pertencem à mesma família, os 2 sistemas serão totalmente compatíveis com todos os jogos lançados no passado, presente e futuro, incluindo os futuros lançamentos da PlayStation VR. Todos os jogos PS4 são jogos PS4 Pro e vice-versa
No seguimento do lançamento da PS4 Pro, a partir de 10 de Novembro, todos os jogos lançados a partir desta data poderão aproveitar as vantagens das capacidades da PS4 Pro, de modo imediato, ou através de um patch lançado pouco tempo depois, através de update por download. Alguns jogos já lançados anteriormente irão aproveitar as vantagens das funcionalidades da PS4 Pro: Uncharted 4: A Thief´s End, The Last of Us Remastered, Infamous Second Son, Shadow of Mordor; Deux Ex: Mankind Divided e muitos mais
Q: Todos os jogos PS4 serão compatíveis com a PS4 Pro?
Sim, todos os jogos já lançados serão totalmente compatíveis com a PS4 Pro. Os developers podem adicionar enhancements para jogos lançados anteriormente, através de um patch por download, se assim decidirem.
Q: A Sony continuará a vender e a dar suporte às PS4 standard?
Sim. A PS4 Pro é uma evolução da geração PS4, que continuará a incluir a PS4 standard. A PS4 Pro foi desenhada para os jogadores que querem estar na linha da frente da inovação gaming. quer decida adquirir um novo sistema ou continuar a jogar na sua PlayStation standard, vai apreciar os mesmos jogos que fazem o universo PlayStation o melhor sítio para jogar.
Q: Será necessária uma TV 4K para usar a PS4 Pro?
Não. Apesar da PS4 Pro poder apresentar resoluções superiores à PS4 standard numa TV 4K, numa HDTV (720p, 1080i, 1080p), a PS4 Pro pode melhorar a sua experiência de gaming
Q: Que benefícios traz a PS4 Pro a jogos que sejam reproduzidos numa TV que não seja 4K?
A PS4 Pro traz benefícios mesmo que jogue numa HDTV que não seja 4K."
Dependendo do modo como o developers escolham usar o poder de processamento adicional, os jogos com suporte PS4 Pro serão capazes de possuir maior ou mais consistente nível de framerate, maiores detalhes de termos de ambiente ou personagens e melhoria global da qualidade visual. Para um olhar ao modo como os jogos podem usar o poder da PS4 Pro, podem visualizar alguns exemplos de gameplay na nossa página de YouTube.
Adicionalmente, os jogos PS4 que corram a menos de 1080p nativos (qualidade máxima para tv´s FullHD), irão correr a 1080p nativos com a PS4 Pro.
Em baixo, um quadro com os vários modos que a PS4 Pro permite em termos de visualização em diferentes tipologias de TV´s:
Conteúdo 4K; 2K ou menos que 1080p, numa TV 1080p, será otimizado para 1080p
Numa TV4K: Se conteúdo 4K = mostra conteúdo 4K
Se existir conteúdo HDR, este será mostrado em TV´s que o suportem
Q: Que resoluções suporta a PS4 Pro?
Em TV´s 4K, os jogos serão capazes de ser jogados até 4K (3840 x 2160 pixéis, também conhecido como "2160p". Nas TV´s HDTV (FullHD), os jogos irão correr em 1080p.
Q: A PS4 Pro será compatível com todos os meus jogos, Save games, dados gravados e lista de amigos da PSN?
Sim, a PS4 Pro existe no mesmo ecossistema digital que a PS4 standard em todos os aspetos; 2 consolas, uma PSN, uma Comunidade PS4. Isto significa que pode iniciar um jogo na sua PS4 Pro, fazer o upload do Save para a storage online com o PS Plus (vendido separadamente) e continuar o seu progresso numa PS4 standard. Tal também significa que todo o conteúdo e Save games que já possui na sua PS4 será compatível com a sua PS4 Pro no dia de lançamento.
Q: E caso já possua uma PS4 standard? Haverá um modo fácil de transferir os meus jogos, save games, dados gravados, conteúdos capturados por "Share", de uma PS4 para uma PS4 Pro?
Sim. Todos os jogos, save games, dados gravados e conteúdos capturados por "Share" poderão ser copiados de uma Ps4 para uma Ps4 Pro, usando um cabo ethernet standard. Este processo também irá funcionar numa cópia de uma PS4 para outra PS4, ou de uma Ps4 Pro, para outra PS4 Pro, desde que ambas as unidades tenham o firmware 4.0 ou superior instalado e os dados de login PSN sejam idênticos nos 2 sistemas.
Alternadamente, podem efectuar o login PSN na sua PS4 Pro, aceder aos jogos e a todo o conteúdo e efectuar o re-download de todo o conteúdo que tenha sido adquirido anteriormente. Claro que os seus save-games serão transferidos também (desde que gravados online anteriormente com o PS Plus)
Q: A PS4 Pro introduzirá algumas melhorias ao Dualshock 4?
A versão mais recente do Dualshock 4 será incluída com a venda da PS4 Pro e Ps4 Slim. Não irá verificar-se a introdução de novas ou significativas funcionalidades . O novo DS4 permite que a luz da "light bar" frontal seja emitida numa linha do touch pad, o que permitirá que esta linha permita visualizar a mesma cor que surge na "light bar" frontal. Também suporta comunicação por USB em adição à comunicação por Bluetooth. Todos os DS4 atuais serão compatíveis e devidamente suportados na PS4 Pro. Os novos DS4 irão igualmente funcionar normalmente com todas as PS4´s, sejam quais forem os modelos.
PS4 Pro: Especificações Técnicas
Q: Como podemos comparar o PS4 Pro com a PS4 standard?
A PS4 Pro é significativamente mais poderosa que a PS4 standard. A unidade do processador gráfico avançado da PS4 Pro incorpora muitos recursos da mais recente arquitetura AMD "Polaris", bem como algumas inovações de hardware totalmente personalizados, e é consideravelmente mais poderoso que o GPU incluído na PS4 standard.
Este aumento no poder de processamento permite aos developers criarem melhores recursos visuais, incluindo framerates mais suaves ou mais estáveis, suporte para renderização em 4K, recursos gráficos avançados e muito mais.
Q: Quais as configurações de saída de vídeo que são suportadas pela PS4 Pro?
No lançamento, a PS4 Pro suportará todas as configurações de saída de vídeo HD encontradas na PS4 standard. Adicionalmente, a PS4 Pro introduz o output em 4K, com configurações específicas para ambos os settings 2160p YUV420 e 2160p RGB (recomendado se a sua TV suportar) e até 60 frames por segundo quando se usa uma TV 4K e um cabo HDMI Premium HDMI (2.0) (aka cabo HDMI 2.0).
Q: A PS4 Pro suporta o HDR (High Dinamic Range)?
Sim, PS4 Pro é compatível com a especificação HDR10 no lançamento. HDR10 é um formato HDR amplamente apoiado por grandes empresas de entretenimento.
Q: O que é o HDR?
High Dynamic Range, ou HDR, é um padrão de exibição emergente que permite uma maior profundidade de cor e maior contraste em comparação com o Dynamic Range Padrão, especificação que existe há décadas e é utilizado pelas TV´s HDTV tradicionais. Em geral, o conteúdo específico com suporte HDR, sendo jogado numa TV compatível produz uma imagem visualmente mais rica, e que fica próxima do que nossos olhos veem naturalmente. Isso significa muito mais profundidade nos níveis de preto que retêm detalhes mais afinados; brilhantes, com destaques mais deslumbrantes; e um espectro de cores muito maior do que é possível com tecnologia mais antiga da HDTV.
Atualmente, é impossível demonstrar os verdadeiros benefícios da tecnologia HDR porque é necessário um painel TV e conteúdos com suporte HDR para se conseguir apreciar esta característica. Pode ser visto this video from Sony que mostra algumas simulações HDR com o antes e depois
Q: A PS4 Pro irá suportar o Double Vision HDR?
Atualmente, não existem planos para suportar Dolby Vision.
Q: A PS4 Pro requer algum equipamento especializado?
Só se pretende ter uma experiência 4K e HDR. De outro modo, não requer. Tal como a PS4 standard, a PS4 Pro suporta os formatos de saída das HDTVs (720p / 1080i / 1080p). A PS4 Pro também consegue efetuar o output de sinal 4K nas TV´s que o suportem, quando usado um cado HDMI Premium (será incluído um cabo compatível com a Ps4 Pro). Para apreciar as características HDR, necessita de uma TV compatível com o formato HDR10, o que permitirá apreciar os jogos com suporte HDR
Q: Fora da experiência com maiores ganhos de performance em termos de gaming, característcas inerente ao output 4K ou ao stream de vídeo em 4K, existem outros benefícios em relação à PS4 Pro?
Sim. A PS4 Pro vem com um disco standard de 1TB, rápido Wi-Fi (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac), e um 3º USB 3.1, na parte traseira da consola. A PS4 Pro poderá vir a beneficiar os jogos da Playstation VR, características inerentes ao streaming como o Share Play ou o Remote Play e activar resoluções superiores na captação de media com o botão Share
Em vários aspetos, a PS4 Pro vai ter um desempenho similar à PS4 standar. Tal situação, inclui o mesmo interface e funcionalidades.
Q: Porque necessito de um cabo HDMI premium para usar na PS4 Pro com uma TV 4K?
Para obter a qualidade máxima, você precisa de um sistema PS4 Pro, uma TV 4K com uma porta de entrada HDMI premium (muitas vezes marcados em azul), e um cabo HDMI premium. Este cabo estará incluso no PS4 Pro mas para quem necessitar de comprar um cabo mais comproado, deve ter em atenção as especificações HDMI premium.
O formato do HDMI premium mais recente pode exibir um sinal de 4K até 60 frames por segundo por segundo (60Hz). Cabos HDMI mais antigos (1.4) podem tecnicamente exibir um sinal de 4K em uma TV 4K mas o desempenho será limitado a apenas 30 frames por segundo por segundo (30 Hz).
Q: Existe mais alguma coisa que eu necessite de saber acerca do suporte da PS4 Pro em relação à TV 4K?
Dado o facto de que os padrões de exibição 4K e HDR ainda são uma novidade recente, recomendamos que você consulte o manual de sua TV 4K e outros materiais de referência para compreender em pleno as suas capacidades.
Q: A PS4 Pro suportará o PS VR?
A PS4 Pro irá suportar em pleno a PlayStation VR, tal como a PS4 standard, o fará. É importante sublinhar que a configuração de exibição do PlayStation VR atinge um máximo de 1920 x 1080; isto é, ele não suporta saída 4K. Além disso, o headset do PS VR não suporta funcionalidades relativas ao HDR.
Dito isto, o poder de processamento actualizado da PS4 Pro dará aos developers a possibilidade de criarem experiências e jogos VR com a capacidade de melhorar as suas experiências com gráficos de maior qualidade, framerates mais suaves ou mais estáveis e melhorias visuais em jogos com esse suporte. Os developers também podem optar por adicionar recursos da PS4 Pro para jogos PS VR após o lançamento através de uma actualização disponibilizada via download.
Q: Quais os jogos da PlayStation VR terão suporte aos recursos da PS4 Pro?
Como nem o PS VR nem PS4 Pro foram lançados até este momento, deveremos aguardar por uma data mais próxima do lançamento da consola para confirmar títulos que o suportem
Entertenimento 4K
Q: A PS4 suporta discos Ultra 4K Blu-ray?
Não, a drive interna da PS4 Pro é idêntica à drive Blu-ray da PS4 standard, suportando as mesmas especificações. Contudo, a aplicação "Blu-ray Disc Player" irá suportar o upscale de conteúdos DVD e Blu-ray.
Q: Quais são as opções de entertenimento que a PS4 Pro irá suportar?
O streaming em 4K de aplicações para o Netflix e para o Youtube estão em desenvolvimento. Apesar do streaming em 4K estar a dar os primeiros passos, outros serviços poderão oferecer conteúdo de vídeo em 4K
Q: Vão existir conteúdos (filmes; séries) em 4K na PlayStation Store?
Não existem planos para ter este conteúdo disponível no lançamento, mas está a ser estudada essa possibilidade
Outras Questões
Q: Qual é o tamanho físico da PS4 Pro?
A PS4 Pro é ligeiramente mais larga que a PS4 standard e irá media aproximadamente: 295x55x327mm (largura x altura x profundidade)
Q: Os donos de uma PS4 Pro terão vantagens em termos de performance nos jogos online quando estiverem em competição com jogadores que estejam a jogar numa PS4 standard?
Geralmente, não. O teste e o balanço dependerá de cada developers e apesar de ser vedade que um hardware mais poderoso pode transmitir uma experiência mais suave e com framerates mais estáveis nos títulos que o suportem, os developers têm ao seu dispôr as ferramentas e os meios necessários para prevenir desiquilíbrios
Q: Irão existir alterações ao Remote Play ou ao Share Play com a PS4 Pro?
Sim, o incremento de poder de processamento irá melhorar significativamente os benefícios em relação ao streaming, dependendo da rapidez da largura de banda da internet. O Remote Play de membros que o façam no PC, Mac, ou Xperia poderão transmitir gameplay de uma PS4 Pro até 1080p. Membros que façam Share Play numa PS4 standard ou numa Ps4 Pro poderão efetuar stream de gameplay de uma PS4 Pro, até 1080p. É recomendada uma ligação de 15Mbps ou superior e usar uma ligação por ethernet sempre que possível
Q: O botão "Share" irá capturar conteúdo de uma Ps4 Pro com melhor qualidade?
Quando um jogo tiver suporte para características da PS4 Pro, o uso do DS4 irá gerar clips de gameplay e screenshots com maior resolução dos que os gerados numa PS4 standard. As especificidades irão variar de jogo para jogo, mas alguns jogos irão suportar captura de vídeo em full 1080p e screeshots até 3840 x 2160 (4K) pixels.
Q: Poderei transmitir o meu gampley com settings mais elevados?
Sim. No lançamento, poderão efetuar transmissão para o Youtube até 1080p 60fps.
Q: Qual o tamanho da TV 4K que eu devo adquirir?
Não existem recomendações oficiais devidos às variáveis relativas a distancia de visualização, tamanho do espaço e tipos de conteúdo. Para captar todos os pormenores de um jogo ou de um filme em 4K deve adquirir uma TV que tenha o tamanho adequado para tal. Informalmente, podemos apontar que, para resultados ótimos, deve ser tido em consideração o tamanho de uma TV nas 60" ou superior. Se estiver para comprar uma TV 4K, tenha em consideração que deve escolher um modelo compatível com HDR10.
Q: Se eu estiver a usar uma PS4 Pro numa TV 4K e estiver a jogar um jogo PS4 sem qualquer característica adicional referente à PS4 Pro, este fará o output em 4K?
Sim, jogos sem suporte anterior às características PS4 Pro, quando jogados numa PS4 Pro irão ter um output (upscale) em 4K, desde que jogados numa TV 4K e com um cabo premium HDMI. Contudo, não irão ser visualizados quaisquer benefícios sem o suporte das características PS4 Pro
Versão original, aqui
Lista de Jogos com suporte específico para a PS4 Pro
These games will have a Pro patch on day one (November 10th)
Bound
Battlefield 1
Battlezone
Call Of Duty: Black Ops 3
Call of Duty: Infinite Warfare
Call of Duty: Modern Warfare Remastered
Deus Ex: Mankind Divided
Dishonored 2
DRIVECLUB VR
EA SPORTS FIFA 17
Firewatch
HELLDIVERS
HITMAN
Hustle Kings
inFAMOUS First Light
inFAMOUS Second Son
Knack
Mafia III
Mantis Burn Racing
Middle-earth: Shadow of Mordor
NBA 2K17
Paragon
PSVR Worlds
Ratchet & Clank
Rez Infinite
RIGS Mechanized Combat League
Rise Of The Tomb Raider
Robinson: The Journey
SMITE
Super Stardust Ultra
The Elders Scrolls Online: Tamriel Unlimited
The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition
The Last Of Us Remastered
The Last Of Us: Left Behind
THE PLAYROOM VR
Titanfall 2
Thumper
Tumble
Uncharted 4: A Thief’s End
Until Dawn: Rush of Blood
Viking Squad
Wheels Of Aurelia
World Of Tanks
XCOM 2
In addition to the titles listed above, more than 45 games will be optimised for PS4 Pro by the end of the year, including Watch Dogs 2, Killing Floor 2, The Last Guardian and Final Fantasy XV, with the likes of Nioh, Resident Evil 7 Biohazard and For Honor to follow in early 2017.
Further to that, all first party software launched in 2017 and beyond, including Gravity Rush 2, Horizon Zero Dawn, Days Gone and Gran Turismo Sport, will enjoy the benefits of the world’s most powerful console.
We’ll be detailing select titles’ PS4 Pro enhancements right here on PlayStation Blog in the coming days and weeks. We’ve already heard from the Horizon Zero Dawn team at Guerrilla Games – look out for more soon
Bound
Battlefield 1
Battlezone
Call Of Duty: Black Ops 3
Call of Duty: Infinite Warfare
Call of Duty: Modern Warfare Remastered
Deus Ex: Mankind Divided
Dishonored 2
DRIVECLUB VR
EA SPORTS FIFA 17
Firewatch
HELLDIVERS
HITMAN
Hustle Kings
inFAMOUS First Light
inFAMOUS Second Son
Knack
Mafia III
Mantis Burn Racing
Middle-earth: Shadow of Mordor
NBA 2K17
Paragon
PSVR Worlds
Ratchet & Clank
Rez Infinite
RIGS Mechanized Combat League
Rise Of The Tomb Raider
Robinson: The Journey
SMITE
Super Stardust Ultra
The Elders Scrolls Online: Tamriel Unlimited
The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition
The Last Of Us Remastered
The Last Of Us: Left Behind
THE PLAYROOM VR
Titanfall 2
Thumper
Tumble
Uncharted 4: A Thief’s End
Until Dawn: Rush of Blood
Viking Squad
Wheels Of Aurelia
World Of Tanks
XCOM 2
In addition to the titles listed above, more than 45 games will be optimised for PS4 Pro by the end of the year, including Watch Dogs 2, Killing Floor 2, The Last Guardian and Final Fantasy XV, with the likes of Nioh, Resident Evil 7 Biohazard and For Honor to follow in early 2017.
Further to that, all first party software launched in 2017 and beyond, including Gravity Rush 2, Horizon Zero Dawn, Days Gone and Gran Turismo Sport, will enjoy the benefits of the world’s most powerful console.
We’ll be detailing select titles’ PS4 Pro enhancements right here on PlayStation Blog in the coming days and weeks. We’ve already heard from the Horizon Zero Dawn team at Guerrilla Games – look out for more soon
Fotos da Consola:
Todos os updates anteriores
Update de 03-09-2016
Presumível forma final da PS4 Neo (desenho feito alegadamente por trabalhador chinês da Foxconn que trabalha na linha de montagem deste equipamento e que já tinha confirmado anteriormente a Ps4 Slim):
Dados:
- Dimensão da consola equivale a 2 PS4 Slim (cerca de 8 a 9 cm no total)
- Peso: cerca de 4,5Kg
- Cor: Preta
- HDD: 1Tb
- Forma:
Dados:
- Dimensão da consola equivale a 2 PS4 Slim (cerca de 8 a 9 cm no total)
- Peso: cerca de 4,5Kg
- Cor: Preta
- HDD: 1Tb
- Forma:
Updates anteriores: 22 - 08-2016
Confirmada a existência de um modelo PS4 Slim que irá ser anunciado a 7 de Setembro, juntamente com o novo modelo PS4 Neo:
Edit de 22-08-2016 - Modelo da PS4 Slim foi confirmado:
PS4 Slim Unboxing & First Look
Mirror´s:
http://www.fast-files.com/getfile.aspx?file=119888
https://www.wetransfer.com/downloads...3070234/03274a
PS4 Slim Unboxing & First Look
Mirror´s:
http://www.fast-files.com/getfile.aspx?file=119888
https://www.wetransfer.com/downloads...3070234/03274a
A apresentação da PlayStation Neo irá ocorrer a 7 de Setembro de 2016 às 20h00 - Hora PT, num evento próprio a ser realizado para o efeito.
Acompanha a Conferência de dia 7, neste tópico
Updates de informação anteriores:
Update: 24-06-2016
PS4 Neo: data de lançamento, especificações, preço, e tudo o que sabemos
Agora que a E3 passou, a PlayStaton 4 Neo - ou PS4K - não esteve presente. Enquanto a Microsoft anunciou duas consolas, a Xbox One Slim e a Xbox Project Scorpio - a Sony confirmou sem grande alarido uma melhoria a meio da geração antes do evento. Apesar disto, existe muito sobre a Neo que conhecemos devido à fuga de informações, tais como as melhorias visuais e na performance para os futuros jogos como parte de um modo Neo, suporte 4K e total compatibilidade com os existentes jogos e periféricos PS4.
PS4 Neo vs PS4 - Especificações das duas
PS4 Base PS4K Neo Melhoria
CPU Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz 1.3x
GPU 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz 36 unidades computacinais GCN 'melhoradas' a 911MHz 2.3x FLOPs
Memória 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 24% mais largura de banda, 512MB extra de memória utilizável
Apesar do Digital Foundry falar com maior detalhe na sua análise às especificações da PS4 Neo, podemos resumir e dizer que terá um CPU com overclock sobre os núcleos x86 da PS4 original; um aumento na largura de banda da memória que, apesar de não converter muito bem ao lado do aumento de 31% na CPU, fornece um aumento de 512MB na memória nos jogos em modo Neo; descrito como o aspecto mais entusiasmante, um aumento na GPU considerável, provavelmente baseado na futura tecnologia Polaris da AMD.
Resumindo, a Neo é diferente da actual PS4 nos seguintes aspectos:
Ainda não sabemos se a PS4 Neo terá o mesmo aspecto que a actual consola.
Os gráficos da PS4 Neo - o quão diferentes serão?
Até ao anúncio oficial e primeiro gameplay de jogos, é difícil dizer o quão diferentes serão os jogos - na teoria, um aumento de 2.3x FLOP nos gráficos e adicionais 512MB de memória devem dar aos jogos um belo toque. Mas com o suporte obrigatório dos existentes jogos PS4 na Neo, existirá um tecto em termos de melhorias na performance; afinal de contas, Andrew House, chefe da PlayStation, disse que ambos os sistemas vão ser vendidos ao mesmo tempo durante toda a geração da PS4. Até lá, sabemos que as melhorias vão variar entre as seguintes, dependendo do jogo, no modo Neo:
A partir de Outubro de 2016, todos os jogos lançados na PS4 devem oferecer melhorias visuais e de performance na Neo, seja um aumento na resolução, ou novas funcionalidades gráficas. Apesar disto certamente significar que os maiores lançamentos do ano terão modos Neo - tais como Gran Turismo Sport, Watch Dogs 2, Dishonored 2 e possivelmente o catálogo PSVR - não foram confirmados títulos dos estúdios da Sony ou externos.
Os estúdios podem - mas não serão obrigados - a adicionar compatibilidade futura através de actualizações nos existentes jogos PS4, abrindo a possibilidade para que muitos dos maiores lançamentos desta geração recebam melhorias na performance. Nada anda confirmado mas o Digital Foundry escolheu uma lista 10 jogos perfeitos para receberem melhorias na PS4 Neo como exemplos entre os quais mais iriam beneficiar.
Como se compara a PS4 Neo com a Xbox One S?
Enquanto a Xbox One S é essencialmente uma versão Slim da existente Xbox One (com mais benefícios para os que têm TVs 4K), a PS4 Neo é uma melhoria a meio da geração para a actual PS4, com notáveis melhorias gráficas e na performance. Dito isto, a Xbox One S oferece suporte HDR para alguns jogos assim como uma drive Blu-ray UHD, funcionalidades que não foram confirmadas para a PS4 Neo.
Como se compara a PS4 Neo com a Project Scorpio?
PS4 PS4K Neo Xbox One Project Scorpio
CPU Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz Oito núcleos Jaguar a 1.75GHz Oito núcleos, especulação: Jaguar com relógio acelerado ou equivalente
GPU 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz 36 unidades computacionais GCN melhoradas a 911MHz 12 unidades computacionais GCN a 853MHz Especulação: 56/60 unidades computacionais GCN a 800-850MHz
Memória 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 8GB DDR3 a 68GB/s e 32MB ESRAM num máximo de 218GB/s Mais de 320GB/s de largura de banda - especulação: 12GB de GDDR5
A Project Scorpio é para a Xbox One o que a PS4 Neo é para a PS4; uma melhoria a meio da geração com notáveis melhorias gráficas e na performance nos jogos existentes, e total futura compatibilidade com todos os jogos e periféricos já lançados.
Como se comparam, na teoria? Apesar de até agora a Xbox One ter ficado atrás da performance da PS4, a Project Scorpio está pronto para oferecer um grande salto sobre a PS4 e a Neo, com capacidades gráficas e de memória muito melhores, e suporte para jogos a 4K nativa.
Segundo o Digital Foundry na sua análise às especificações da Xbox Project Scorpio: "É uma reviravolta espantosa. Uma boa porção do sucesso da PlayStation 4 deveu-se à sua vantagem nas especificações sobre a Xbox One, combinado com o foco nos jogadores dedicados. A vantagem tecnológica da Sony vai desaparecer com a próxima vaga de consolas."
Terás que esperar mais por uma do que pela outra, os rumores dizem que a Neo chega no final de 2016 - apesar de poder chegar somente em Março de 2017 - enquanto a Xbox Scorpio não chega antes do final de 2017. O preço também conta, e o Digital Foundry prevê uma diferença de €100 entre as duas.
PS4 Neo - Preço, data de lançamento e reservas
Apesar de confirmar a consola, a Sony ainda não anunciou o preço para a PS4 Neo. No entanto, Andrew House, chefe da PlayStation, disse que será mais cara do que a consola actual - a PS4 original foi lançada a €399.99 e está actualmente a ser vendida €359.99 - e espera-se que seja vendida no lançamento com lucro. As reservas da PS4K não devem aparecer antes de ser anunciada oficialmente.
A Sony ainda não confirmou a data de lançamento, mas o suporte para jogos melhorados na PS4K começa a chegar em Outubro, sugerindo um lançamento nessa altura - o que faria sentido pois o PlayStation VR chegará a 13 de Outubro a todo o mundo. No entanto, a Sony não se importa que cheguem jogos compatíveis com a Neo antes da consola, por isso poderá ser lançada mais tarde, alguns sugerem que será somente em Março de 2017..
Fonte
PS4 Neo vs PS4 - Especificações das duas
PS4 Base PS4K Neo Melhoria
CPU Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz 1.3x
GPU 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz 36 unidades computacinais GCN 'melhoradas' a 911MHz 2.3x FLOPs
Memória 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 24% mais largura de banda, 512MB extra de memória utilizável
Apesar do Digital Foundry falar com maior detalhe na sua análise às especificações da PS4 Neo, podemos resumir e dizer que terá um CPU com overclock sobre os núcleos x86 da PS4 original; um aumento na largura de banda da memória que, apesar de não converter muito bem ao lado do aumento de 31% na CPU, fornece um aumento de 512MB na memória nos jogos em modo Neo; descrito como o aspecto mais entusiasmante, um aumento na GPU considerável, provavelmente baseado na futura tecnologia Polaris da AMD.
Resumindo, a Neo é diferente da actual PS4 nos seguintes aspectos:
- Melhorias gráficas e na performance em jogos com suporte quando jogados na Neo
- 4K nativa para alguns jogos, e a capacidade de converter para 4K em outros
- Suporte para vídeo a 4K (ainda falta confirmar detalhes mais específicos, incluindo Blu-rays UHD
- Mesmo catálogo de jogos - nada de exclusivos Neo - cada jogo correrá nas duas consolas
- Suporte de periféricos será idêntico, do DualShock 4 à PS Camera
- Não existirão funcionalidades ou DLC exclusivo da Neo. No entanto, certos modos podem ser melhorados; um exemplo é um modo para dois jogadores em ecrã dividido, poderá permitir quatro jogadores na Neo
- Ecossistema PSN igual e partilhado, os jogadores na PS4 normal podem jogar e interagir com os jogadores Neo sem diferenças online, e vice-versa
- Saves, Troféus, início de sessão na PSN será compatível entre as duas, com a mesma interface de utilizador
- A PlayStation Store é a mesma mas as suas páginas e as embalagens físicas dos jogos vão listar funcionalidades adicionadas na PS4 Neo
- Se a PS4 Neo terá drive UHD Blu-ray para filmes 4K
- Se a aparência física da consola será diferente
- Se terá suporte HDR, algo que existirá na Xbox One S
- Se as funções media em segundo plano vão melhorar; a fuga de informações sugerem gravação de gameplay a 1080p na Neo mas não confirmou
- Melhorias específicas nos jogos PlayStation VR, ou se a unidade externa de processamento do capacete será integrada na consola Neo
- Se o tamanho do disco rígido irá aumentar na Neo
Ainda não sabemos se a PS4 Neo terá o mesmo aspecto que a actual consola.
Os gráficos da PS4 Neo - o quão diferentes serão?
Até ao anúncio oficial e primeiro gameplay de jogos, é difícil dizer o quão diferentes serão os jogos - na teoria, um aumento de 2.3x FLOP nos gráficos e adicionais 512MB de memória devem dar aos jogos um belo toque. Mas com o suporte obrigatório dos existentes jogos PS4 na Neo, existirá um tecto em termos de melhorias na performance; afinal de contas, Andrew House, chefe da PlayStation, disse que ambos os sistemas vão ser vendidos ao mesmo tempo durante toda a geração da PS4. Até lá, sabemos que as melhorias vão variar entre as seguintes, dependendo do jogo, no modo Neo:
- 1080p como resolução nativa mínima
- Rácios de fotogramas superiores
- Rácios de fotogramas ais estáveis
- Fidelidade gráfica melhorada
- Adicionais funcionalidades gráficas
A partir de Outubro de 2016, todos os jogos lançados na PS4 devem oferecer melhorias visuais e de performance na Neo, seja um aumento na resolução, ou novas funcionalidades gráficas. Apesar disto certamente significar que os maiores lançamentos do ano terão modos Neo - tais como Gran Turismo Sport, Watch Dogs 2, Dishonored 2 e possivelmente o catálogo PSVR - não foram confirmados títulos dos estúdios da Sony ou externos.
Os estúdios podem - mas não serão obrigados - a adicionar compatibilidade futura através de actualizações nos existentes jogos PS4, abrindo a possibilidade para que muitos dos maiores lançamentos desta geração recebam melhorias na performance. Nada anda confirmado mas o Digital Foundry escolheu uma lista 10 jogos perfeitos para receberem melhorias na PS4 Neo como exemplos entre os quais mais iriam beneficiar.
Como se compara a PS4 Neo com a Xbox One S?
Enquanto a Xbox One S é essencialmente uma versão Slim da existente Xbox One (com mais benefícios para os que têm TVs 4K), a PS4 Neo é uma melhoria a meio da geração para a actual PS4, com notáveis melhorias gráficas e na performance. Dito isto, a Xbox One S oferece suporte HDR para alguns jogos assim como uma drive Blu-ray UHD, funcionalidades que não foram confirmadas para a PS4 Neo.
Como se compara a PS4 Neo com a Project Scorpio?
PS4 PS4K Neo Xbox One Project Scorpio
CPU Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz Oito núcleos Jaguar a 1.75GHz Oito núcleos, especulação: Jaguar com relógio acelerado ou equivalente
GPU 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz 36 unidades computacionais GCN melhoradas a 911MHz 12 unidades computacionais GCN a 853MHz Especulação: 56/60 unidades computacionais GCN a 800-850MHz
Memória 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 8GB DDR3 a 68GB/s e 32MB ESRAM num máximo de 218GB/s Mais de 320GB/s de largura de banda - especulação: 12GB de GDDR5
A Project Scorpio é para a Xbox One o que a PS4 Neo é para a PS4; uma melhoria a meio da geração com notáveis melhorias gráficas e na performance nos jogos existentes, e total futura compatibilidade com todos os jogos e periféricos já lançados.
Como se comparam, na teoria? Apesar de até agora a Xbox One ter ficado atrás da performance da PS4, a Project Scorpio está pronto para oferecer um grande salto sobre a PS4 e a Neo, com capacidades gráficas e de memória muito melhores, e suporte para jogos a 4K nativa.
Segundo o Digital Foundry na sua análise às especificações da Xbox Project Scorpio: "É uma reviravolta espantosa. Uma boa porção do sucesso da PlayStation 4 deveu-se à sua vantagem nas especificações sobre a Xbox One, combinado com o foco nos jogadores dedicados. A vantagem tecnológica da Sony vai desaparecer com a próxima vaga de consolas."
Terás que esperar mais por uma do que pela outra, os rumores dizem que a Neo chega no final de 2016 - apesar de poder chegar somente em Março de 2017 - enquanto a Xbox Scorpio não chega antes do final de 2017. O preço também conta, e o Digital Foundry prevê uma diferença de €100 entre as duas.
PS4 Neo - Preço, data de lançamento e reservas
Apesar de confirmar a consola, a Sony ainda não anunciou o preço para a PS4 Neo. No entanto, Andrew House, chefe da PlayStation, disse que será mais cara do que a consola actual - a PS4 original foi lançada a €399.99 e está actualmente a ser vendida €359.99 - e espera-se que seja vendida no lançamento com lucro. As reservas da PS4K não devem aparecer antes de ser anunciada oficialmente.
A Sony ainda não confirmou a data de lançamento, mas o suporte para jogos melhorados na PS4K começa a chegar em Outubro, sugerindo um lançamento nessa altura - o que faria sentido pois o PlayStation VR chegará a 13 de Outubro a todo o mundo. No entanto, a Sony não se importa que cheguem jogos compatíveis com a Neo antes da consola, por isso poderá ser lançada mais tarde, alguns sugerem que será somente em Março de 2017..
Fonte
Update: 10-06-2016
Sony confirmou a PS4 Neo
Depois de meses de especulação, a Sony confirmou a existência da PS4 Neo
Todos os updates anteriores à confirmação oficial pela Sony da existência da PS4 Neo:
Update: 11-05-2016:
AMD Confirms Sony PlayStation Neo Based on 14nm CPU and Polaris?
During AMD’s 2016 Investor Day, the company disclosed its growth strategy. Many of the focal points are in motion already, or even public. For example, AMD sealed the deal with THATIC, Chinese government owned investment fund – which will see their x86 processors enter Chinese enterprise and government sectors in a big way. Second part of the strategy was to finally become a fabless semiconductor, with all the risks and rewards involved with that move. The company spun off its packaging facility, making a total cash intake in excess of $664 million – plus all the unannounced grants that the company is bidding for.
Still, perhaps one of the biggest future announcement was carefully hidden on the slide below:
We wondered what the “new semi-custom business in 2H 2016” statement mean. Our baseline was that it’s probably a placeholder for the Nintendo NX console, which should be announced during Tokyo Game Show 2016. However, according to sources in the know, this placeholder has another existing customer, whose name is SONY.
During a recent interview, Roy Taylor – AMD / RTG’s head executive for Alliances, Content and VR went to defend the decision to only launch mainstream and performance products based on the Polaris architecture. “The reason Polaris is a big deal, is because I believe we will be able to grow that TAM [total addressable market] significantly.”
With Nvidia launching the GeForce GTX 1070 and 1080 for the Enthusiast market, and preparing its third Pascal chip – the GP106 – to fight Polaris 10/11, such approach might be a costly mistake. if the Radeon would be the only product family where the Polaris GPU architecture would make an appearance. In the same interview, Roy said something interesting: “We’re going on the record right now to say Polaris will expand the TAM. Full stop.”
At the same time, we managed to learn that SONY ran into a roadblock with their original PlayStation 4 plans. Just like all the previous consoles (PSX to PSOne, PS2, PS3), the plan was to re-do the silicon with a ‘simple’ die shrink, moving its APU and GPU combination from 28nm to 14nm. While this move was ‘easy’ in the past – you pay for the tapeout and NRE (Non-Recurring Engineering), neither Microsoft nor Sony were ready to pay for the cost of moving from a planar transistor (28nm) to a FinFET transistor design (14nm).
This ‘die-shrink’ requires to re-develop the same chip again, with a cost measured in excess of a hundred million dollars (est. $120-220 million). With Sony PlayStation VR retail packaging being a mess of cables and what appears to be a second video processing console, in the spring of 2014 SONY pulled the trigger and informed AMD that they would like to adopt AMD’s upcoming 14nm FinFET product line, based on successor of low-power Puma (16h) CPU and Polaris GPU processor architecture.
The only mandate the company received was to keep the hardware changes invisible to the game developers, but that was also changed when Polaris 10 delivered a substantial performance improvement over the original hardware. The new 14nm FinFET APU consists out of eight x86 LP cores at 2.1 GHz (they’re not Zen nor Jaguar) and a Polaris GPU, operating on 15-20% faster clock than the original PS4.
According to sources in the know, the Polaris for PlayStation Neo is clocked at 911 MHz, up from 800 MHz on the PS4. The number of units should increase from the current 1152. Apparently, we might see a number higher than 1500, and lower than 2560 cores which are physically packed inside the Polaris 10 GPU i.e. Radeon R9 400 Series. Still, the number of units is larger than Polaris 11 (Radeon R7 400 Series), and the memory controller is 256-bit wide, with GDDR5 memory running higher than the current 1.38 GHz QDR. Given the recent developments with 20nm GDDR5 modules, we should see a 1.75 GHz QDR, 7 Gbps clock – resulting in 224 GB/s, almost a 20% boost.
Internally known as PlayStation Neo, the console should make its debut at the Tokyo Game Show, with availability coming as soon as Holiday Season 2016 – in time for the PlayStation VR headset.
http://vrworld.com/2016/05/11/amd-confirms-sony-playstation-neo-based-zen-polaris/
Still, perhaps one of the biggest future announcement was carefully hidden on the slide below:
We wondered what the “new semi-custom business in 2H 2016” statement mean. Our baseline was that it’s probably a placeholder for the Nintendo NX console, which should be announced during Tokyo Game Show 2016. However, according to sources in the know, this placeholder has another existing customer, whose name is SONY.
During a recent interview, Roy Taylor – AMD / RTG’s head executive for Alliances, Content and VR went to defend the decision to only launch mainstream and performance products based on the Polaris architecture. “The reason Polaris is a big deal, is because I believe we will be able to grow that TAM [total addressable market] significantly.”
With Nvidia launching the GeForce GTX 1070 and 1080 for the Enthusiast market, and preparing its third Pascal chip – the GP106 – to fight Polaris 10/11, such approach might be a costly mistake. if the Radeon would be the only product family where the Polaris GPU architecture would make an appearance. In the same interview, Roy said something interesting: “We’re going on the record right now to say Polaris will expand the TAM. Full stop.”
At the same time, we managed to learn that SONY ran into a roadblock with their original PlayStation 4 plans. Just like all the previous consoles (PSX to PSOne, PS2, PS3), the plan was to re-do the silicon with a ‘simple’ die shrink, moving its APU and GPU combination from 28nm to 14nm. While this move was ‘easy’ in the past – you pay for the tapeout and NRE (Non-Recurring Engineering), neither Microsoft nor Sony were ready to pay for the cost of moving from a planar transistor (28nm) to a FinFET transistor design (14nm).
This ‘die-shrink’ requires to re-develop the same chip again, with a cost measured in excess of a hundred million dollars (est. $120-220 million). With Sony PlayStation VR retail packaging being a mess of cables and what appears to be a second video processing console, in the spring of 2014 SONY pulled the trigger and informed AMD that they would like to adopt AMD’s upcoming 14nm FinFET product line, based on successor of low-power Puma (16h) CPU and Polaris GPU processor architecture.
The only mandate the company received was to keep the hardware changes invisible to the game developers, but that was also changed when Polaris 10 delivered a substantial performance improvement over the original hardware. The new 14nm FinFET APU consists out of eight x86 LP cores at 2.1 GHz (they’re not Zen nor Jaguar) and a Polaris GPU, operating on 15-20% faster clock than the original PS4.
According to sources in the know, the Polaris for PlayStation Neo is clocked at 911 MHz, up from 800 MHz on the PS4. The number of units should increase from the current 1152. Apparently, we might see a number higher than 1500, and lower than 2560 cores which are physically packed inside the Polaris 10 GPU i.e. Radeon R9 400 Series. Still, the number of units is larger than Polaris 11 (Radeon R7 400 Series), and the memory controller is 256-bit wide, with GDDR5 memory running higher than the current 1.38 GHz QDR. Given the recent developments with 20nm GDDR5 modules, we should see a 1.75 GHz QDR, 7 Gbps clock – resulting in 224 GB/s, almost a 20% boost.
Internally known as PlayStation Neo, the console should make its debut at the Tokyo Game Show, with availability coming as soon as Holiday Season 2016 – in time for the PlayStation VR headset.
http://vrworld.com/2016/05/11/amd-confirms-sony-playstation-neo-based-zen-polaris/
Update - 19-04-2016:
Revelado: Os planos da Sony para a PlayStation 4K - nome de código Neo
A fuga de informações é genuína - tudo o que precisas saber.
Desde que foi mencionada uma melhoria para a PlayStation 4 pelo Kotaku, e depois confirmada, todos querem saber as especificações. Ainda não temos a certeza quanto ao porquê da Sony querer uma melhoria a meio da geração da sua consola de incrível sucesso, mas agora temos algo mais firme sobre as melhorias possíveis, cortesia do Giant Bomb .
Até ao momento, a exposição da PlayStation 4K na comunidade de desenvolvimento era limitada. Temos pequenos detalhes que aguardavam fontes adicionais antes de os publicarmos, mas os eventos ultrapassaram-nos - a Sony está a falar com os programadores sobre isto e o Giant Bomb passou-nos a perna, temos acesso aos mesmos documentos. Não existem dúvidas - isto é real. Teremos uma nova e mais poderosa PS4.
Não sabemos quando será lançada mas os protótipos estão a ser entregues aos estúdios agora. Um kit de teste, dentro de uma carcaça não finalizada - que a Sony pede aos estúdios para não revelar, seguirá depois. Um kit de teste de segunda geração, ainda não final, será entregue em Junho. A sony fará apresentações mais intensas sobre a Neo na sua DevCon em Maio, enquanto a submissão de código para jogos compatíveis com a Neo começa em Agosto.
Mas e as especificações? Já falamos anteriormente sobre 3 possibilidades - uma PS4 Slim com o actual processador e suporte para 4K, uma versão melhorada da actual, e uma consola muito superior que leva as coisas mais além. A realidade? A nova consola - cujo nome de código é Neo - é essencialmente um híbrido dos conceitos 2 e 3 e mais poderosa do que esperava. Tendo em conta as limitações financeiras e tecnológicas inerentes ao design de uma nova consola em parceria com a AMD, é basicamente o melhor entre o esperado. A fuga de informações confirma:
A actual PS4 existirá em paralelo com a mais poderosa Neo. Os documentos da Sony sugerem que a carcaça será diferente.
Base PS4 PS4K Neo Boost
CPU 8 núcleos Jaguar a correr a 1.6GHz 8 núcleos Jaguar a correr a 2.1GHz 1.3x
GPU 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz 36 'unidades computacionais GCN 'reforçadas' a 911MHz 2.3x FLOPs
Memory 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 24% mais largura de banda, 512MB de memória utilizável
Vamos olhar para as três principais melhorias:
CPU: Teremos uma melhoria na CPU mas os núcleos em si não mudaram nada - apenas correm numa velocidade superior - um aumento de 31%. Tal como no modelo actual, um núcleo e uma fatia temporária de outro está reservado para o sistema operativo.
Memória: Ainda teremos 8GB de GDDR5, com um aumento de 24% na largura de banda. A actual consola usa módulos de memória a 5.5gbps. Matemática básica sugere que a Sony puxou isto para os mesmos módulos de 7.0gbps que vemos nas gráficas de topo como a GTX 980 e a GTX 980 Ti. O aumento não é muito grande e ainda terá que ter em conta a utilização da CPU (partilham a mesma interface), e a largura de banda não se adapta lá muito bem ao referido aumento na GPU - que é enorme.
GPU: O aspecto mais entusiasmante. O número de unidades computacionais sobe de 18 para 36, e a velocidade do relógio vai de 800MHz para 911MHz - mais 14%. Um aumento geral de 2.3x em FLOPs. A questão é qual a tecnologia que está a ser usada? A AMD criou processadores para as duas consolas de actual geração com recurso a componentes mais velhos nos quais desactivou algumas unidades computacionais. A Xbox One ficou com a Radeon HD 7790, enquanto a PlayStation 4 ficou com a mais capaz e semi-personalizada Radeon HD 7870. O que é interessante é que 36 unidades computacionais não encaixam confortavelmente nas existentes GPUs AMD. Sugere que a Sony e a AMD foram mais longe, que estão a usar a tecnologia Polaris.
Trinta e seis unidades computacionais com um canal de memória 256-bits parece muito similar às especificações adiantadas para as duas novas gráficas Radeon em desenvolvimento, com nome de código Polaris 10. A AMD não revelou informações oficiais mas os entusiasmantes reuniram as especificações ao isolar a identificação de equipamento Polaris 10 de uma submissão Linus Kernel, depois comparada com um benchmark Sisoft. Curiosamente, este teste Polaris foi executado com uma velocidade de relógio a 800MHz e memória GDDR5 a 6gbps - uma inferiorização sobre as supostas especificações PS4. Poderá ser devido ao silício de pré-produção mas também pode ser uma simulação para uma variante laptop do processador, onde uma menor velocidade do relógio é um pré-requisito.
Presumindo que a Neo beneficia com a nova tecnologia Polaris da AMD, teremos muitas melhorias úteis na eficiência da arquitectura revista assim como um aumento nos FLOPs gerais.
Talvez em breve as coisas fiquem mais claras mas de momento, as probabilidades sugerem que a PS4K terá a nova tecnologia gráfica da AMD. A Sony menciona uma 'melhorada AMD GCN' dando-nos duas alternativas - a Polaris, com 36 unidades computacionais, ou a mais antiga Tonga, com apenas 32. Os documentos mencionam novas instruções GPU exclusivas da Neo, que suportam a ideia de uma arquitectura mais moderna. No entanto, temos que salientar que a Sony não refere especificamente tecnologia 14nm ou Polaris.
A nossa preocupação é que as APIs de baixo nível da PS4 possam não ser compatíveis com a nova arquitectura, significando problemas ao correr jogos mais antigos mas não parece ser problema. As melhorias na eficiência presentes na Polaris poderiam gerar ainda mais ganhos na performance. Esperamos ver melhorias acumulativas na compressão de memória, o que ajudaria a tirar mais da restrita interface 256-bit GDDR5. Segundo sabemos, não existiam tais tecnologias na PS4 original.
Como duas PlayStations vão coexistir: Modos Base e Neo
A Sony parece reconhecer a necessidade de integrar dois modelos da PS4 no mercado ao mesmo tempo - internamente referidas como Base e Neo. Não existirão jogos exclusivos da Neo, todos terão que correr nas duas, e nada sugere modos VR exclusivos da Neo. Os programadores estão proibidos de criar funcionalidades de jogo exclusivas da Neo, e as melhorias serão na performance e gráficos. Os jogadores de ambas estarão ligados ao mesmo ecosistema, significando que vão competir online nos dois modelos. A interface e PSN será idêntica.
A questão é o que é possível com equipamento melhor. A necessidade de apoiar a actual PS4 coloca um tecto na experiência que os programadores podem oferecer - todo o desenvolvimento multi é definido pelo denominador mais fraco, e é raro ver um estúdio dedicar grandes recursos a uma pequena minoria.
Esperem melhor performance em jogos PS4 novos - e actualizados. Baseado no que vimos de Final Fantasy 15, alguns jogos vão beneficiar imenso. Esperamos que não abra a porta a código mal optimizado na actual PS4.
Segundo os documentos da Sony, existe um foco na entrega de jogos a 4K, mas é provável que a resolução seja convertida para UHD. Donos de ecrãs a 1080p também vão ter benefícios, alguns deles referidos são:
O que não estará na PlayStation 4K/Neo
Uma vez que nada é referido nestes documentos quanto à introdução de melhores cores e HDR, não temos a confirmação se estará no novo modelo ou se não é prioridade para a Sony. Também não existe indicação que a consola ostente qualquer funcionalidade presente na caixa externa do PlayStation VR. Além disso, os documentos referem que o disco rígido será o mesmo, e não são mencionadas mudanças na drive Blu-ray.
Muitos presumiram que A sony iria aproveitar a oportunidade para introduzir supote para o novo padrão UHD 4K, com apoio para discos de 50GB, 66GB e 100GB. Por agora, parece que os programadores terão que se manter com 50GB de espaço.
Até ao momento, a exposição da PlayStation 4K na comunidade de desenvolvimento era limitada. Temos pequenos detalhes que aguardavam fontes adicionais antes de os publicarmos, mas os eventos ultrapassaram-nos - a Sony está a falar com os programadores sobre isto e o Giant Bomb passou-nos a perna, temos acesso aos mesmos documentos. Não existem dúvidas - isto é real. Teremos uma nova e mais poderosa PS4.
Não sabemos quando será lançada mas os protótipos estão a ser entregues aos estúdios agora. Um kit de teste, dentro de uma carcaça não finalizada - que a Sony pede aos estúdios para não revelar, seguirá depois. Um kit de teste de segunda geração, ainda não final, será entregue em Junho. A sony fará apresentações mais intensas sobre a Neo na sua DevCon em Maio, enquanto a submissão de código para jogos compatíveis com a Neo começa em Agosto.
Mas e as especificações? Já falamos anteriormente sobre 3 possibilidades - uma PS4 Slim com o actual processador e suporte para 4K, uma versão melhorada da actual, e uma consola muito superior que leva as coisas mais além. A realidade? A nova consola - cujo nome de código é Neo - é essencialmente um híbrido dos conceitos 2 e 3 e mais poderosa do que esperava. Tendo em conta as limitações financeiras e tecnológicas inerentes ao design de uma nova consola em parceria com a AMD, é basicamente o melhor entre o esperado. A fuga de informações confirma:
A actual PS4 existirá em paralelo com a mais poderosa Neo. Os documentos da Sony sugerem que a carcaça será diferente.
Base PS4 PS4K Neo Boost
CPU 8 núcleos Jaguar a correr a 1.6GHz 8 núcleos Jaguar a correr a 2.1GHz 1.3x
GPU 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz 36 'unidades computacionais GCN 'reforçadas' a 911MHz 2.3x FLOPs
Memory 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 24% mais largura de banda, 512MB de memória utilizável
Vamos olhar para as três principais melhorias:
CPU: Teremos uma melhoria na CPU mas os núcleos em si não mudaram nada - apenas correm numa velocidade superior - um aumento de 31%. Tal como no modelo actual, um núcleo e uma fatia temporária de outro está reservado para o sistema operativo.
Memória: Ainda teremos 8GB de GDDR5, com um aumento de 24% na largura de banda. A actual consola usa módulos de memória a 5.5gbps. Matemática básica sugere que a Sony puxou isto para os mesmos módulos de 7.0gbps que vemos nas gráficas de topo como a GTX 980 e a GTX 980 Ti. O aumento não é muito grande e ainda terá que ter em conta a utilização da CPU (partilham a mesma interface), e a largura de banda não se adapta lá muito bem ao referido aumento na GPU - que é enorme.
GPU: O aspecto mais entusiasmante. O número de unidades computacionais sobe de 18 para 36, e a velocidade do relógio vai de 800MHz para 911MHz - mais 14%. Um aumento geral de 2.3x em FLOPs. A questão é qual a tecnologia que está a ser usada? A AMD criou processadores para as duas consolas de actual geração com recurso a componentes mais velhos nos quais desactivou algumas unidades computacionais. A Xbox One ficou com a Radeon HD 7790, enquanto a PlayStation 4 ficou com a mais capaz e semi-personalizada Radeon HD 7870. O que é interessante é que 36 unidades computacionais não encaixam confortavelmente nas existentes GPUs AMD. Sugere que a Sony e a AMD foram mais longe, que estão a usar a tecnologia Polaris.
Trinta e seis unidades computacionais com um canal de memória 256-bits parece muito similar às especificações adiantadas para as duas novas gráficas Radeon em desenvolvimento, com nome de código Polaris 10. A AMD não revelou informações oficiais mas os entusiasmantes reuniram as especificações ao isolar a identificação de equipamento Polaris 10 de uma submissão Linus Kernel, depois comparada com um benchmark Sisoft. Curiosamente, este teste Polaris foi executado com uma velocidade de relógio a 800MHz e memória GDDR5 a 6gbps - uma inferiorização sobre as supostas especificações PS4. Poderá ser devido ao silício de pré-produção mas também pode ser uma simulação para uma variante laptop do processador, onde uma menor velocidade do relógio é um pré-requisito.
Presumindo que a Neo beneficia com a nova tecnologia Polaris da AMD, teremos muitas melhorias úteis na eficiência da arquitectura revista assim como um aumento nos FLOPs gerais.
Talvez em breve as coisas fiquem mais claras mas de momento, as probabilidades sugerem que a PS4K terá a nova tecnologia gráfica da AMD. A Sony menciona uma 'melhorada AMD GCN' dando-nos duas alternativas - a Polaris, com 36 unidades computacionais, ou a mais antiga Tonga, com apenas 32. Os documentos mencionam novas instruções GPU exclusivas da Neo, que suportam a ideia de uma arquitectura mais moderna. No entanto, temos que salientar que a Sony não refere especificamente tecnologia 14nm ou Polaris.
A nossa preocupação é que as APIs de baixo nível da PS4 possam não ser compatíveis com a nova arquitectura, significando problemas ao correr jogos mais antigos mas não parece ser problema. As melhorias na eficiência presentes na Polaris poderiam gerar ainda mais ganhos na performance. Esperamos ver melhorias acumulativas na compressão de memória, o que ajudaria a tirar mais da restrita interface 256-bit GDDR5. Segundo sabemos, não existiam tais tecnologias na PS4 original.
Como duas PlayStations vão coexistir: Modos Base e Neo
A Sony parece reconhecer a necessidade de integrar dois modelos da PS4 no mercado ao mesmo tempo - internamente referidas como Base e Neo. Não existirão jogos exclusivos da Neo, todos terão que correr nas duas, e nada sugere modos VR exclusivos da Neo. Os programadores estão proibidos de criar funcionalidades de jogo exclusivas da Neo, e as melhorias serão na performance e gráficos. Os jogadores de ambas estarão ligados ao mesmo ecosistema, significando que vão competir online nos dois modelos. A interface e PSN será idêntica.
A questão é o que é possível com equipamento melhor. A necessidade de apoiar a actual PS4 coloca um tecto na experiência que os programadores podem oferecer - todo o desenvolvimento multi é definido pelo denominador mais fraco, e é raro ver um estúdio dedicar grandes recursos a uma pequena minoria.
Esperem melhor performance em jogos PS4 novos - e actualizados. Baseado no que vimos de Final Fantasy 15, alguns jogos vão beneficiar imenso. Esperamos que não abra a porta a código mal optimizado na actual PS4.
Segundo os documentos da Sony, existe um foco na entrega de jogos a 4K, mas é provável que a resolução seja convertida para UHD. Donos de ecrãs a 1080p também vão ter benefícios, alguns deles referidos são:
- Rácios de fotogramas superiores
- Rácios de fotogramas mais estáveis
- Maior fidelidade gráfica
- Funcionalidades gráficas adicionais
O que não estará na PlayStation 4K/Neo
Uma vez que nada é referido nestes documentos quanto à introdução de melhores cores e HDR, não temos a confirmação se estará no novo modelo ou se não é prioridade para a Sony. Também não existe indicação que a consola ostente qualquer funcionalidade presente na caixa externa do PlayStation VR. Além disso, os documentos referem que o disco rígido será o mesmo, e não são mencionadas mudanças na drive Blu-ray.
Muitos presumiram que A sony iria aproveitar a oportunidade para introduzir supote para o novo padrão UHD 4K, com apoio para discos de 50GB, 66GB e 100GB. Por agora, parece que os programadores terão que se manter com 50GB de espaço.
Update - 19-04-2016:
Giant Bomb: PS4.5 / PS4K is codenamed NEO, more info
http://www.giantbomb.com/articles/so...-ne/1100-5437/
Earlier this year, rumors began to fly that Sony would release an upgraded version of the PlayStation 4, a console often called the PS4.5 or the PS4K by fans and press. Today, multiple sources have confirmed for us details of the project, which is internally referred to as the NEO. No price was provided, but previous reports indicate that the NEO would sell at $399. At time of publishing, Sony has not returned our request for comment, but we will update this story if the company responds.
Starting in October, every PS4 game is required to ship with both a “Base Mode” which will run on the currently available PS4 and a “NEO Mode” for use on the new console.
Games running in NEO mode will be able to use the hardware upgrades (and an additional 512 MiB in the memory budget) to offer increased and more stable frame rate and higher visual fidelity, at least when those games run at 1080p on HDTVs. The NEO will also support 4K image output, but games themselves are not required to be 4K native.
The NEO will not supplant the current PS4, but will exist alongside of it and use the same user environment. The PS4 and NEO will use the same PSN store, connect to the same online communities, and offer the same user experience, so expect to see the same cross media bar that you’re used to. Players will be able to retain all of the purchases they made on the PS4.
Sony seems committed to keeping the NEO and the original PS4 player bases connected. As such, there will be no NEO-only games, and Sony will not let developers separate NEO users from original PS4 players while playing on PSN. Likewise, Sony explicitly and repeatedly states that developers cannot offer exclusive gameplay options or special unlockables for NEO players—so don’t expect NEO owners to get a level editor or a special Rocket League car that you won’t have access to on your original PS4.
Specs:
Original PS4
CPU: 8 Jaguar Cores at 1.6 GHz
GPU: AMD GCN, 18 CUs at 800 MHz
Memory: 8 GB GDDR5, 176 GB/s
NEO
CPU: 8 Jaguar Cores at 2.1 GHz
GPU: Improved AMD GCN, 36 CUs at 911 MHz
Memory: 8 GB GDDR5, 218 GB/s
Earlier this year, rumors began to fly that Sony would release an upgraded version of the PlayStation 4, a console often called the PS4.5 or the PS4K by fans and press. Today, multiple sources have confirmed for us details of the project, which is internally referred to as the NEO. No price was provided, but previous reports indicate that the NEO would sell at $399. At time of publishing, Sony has not returned our request for comment, but we will update this story if the company responds.
Starting in October, every PS4 game is required to ship with both a “Base Mode” which will run on the currently available PS4 and a “NEO Mode” for use on the new console.
Games running in NEO mode will be able to use the hardware upgrades (and an additional 512 MiB in the memory budget) to offer increased and more stable frame rate and higher visual fidelity, at least when those games run at 1080p on HDTVs. The NEO will also support 4K image output, but games themselves are not required to be 4K native.
The NEO will not supplant the current PS4, but will exist alongside of it and use the same user environment. The PS4 and NEO will use the same PSN store, connect to the same online communities, and offer the same user experience, so expect to see the same cross media bar that you’re used to. Players will be able to retain all of the purchases they made on the PS4.
Sony seems committed to keeping the NEO and the original PS4 player bases connected. As such, there will be no NEO-only games, and Sony will not let developers separate NEO users from original PS4 players while playing on PSN. Likewise, Sony explicitly and repeatedly states that developers cannot offer exclusive gameplay options or special unlockables for NEO players—so don’t expect NEO owners to get a level editor or a special Rocket League car that you won’t have access to on your original PS4.
Specs:
Original PS4
CPU: 8 Jaguar Cores at 1.6 GHz
GPU: AMD GCN, 18 CUs at 800 MHz
Memory: 8 GB GDDR5, 176 GB/s
NEO
CPU: 8 Jaguar Cores at 2.1 GHz
GPU: Improved AMD GCN, 36 CUs at 911 MHz
Memory: 8 GB GDDR5, 218 GB/s
Update - 30-03-2016:
Retirado do Neogaf, com suposta informação importante sobre a PS4K (não é informação oficial, nem proveniente da Sony):
PS4K information
Related info from a meeting we had yesterday was waiting for it to be approved before posting.
Price is currently $399.99 they were discussing a better CPU which would raise the price to $499.99 we were guaranteed the price will be no higher than $499.99 (He mentioned the CPU upgrade quite a bit almost as if they haven't really decided on a final spec could be a pricing issue.) also there is currently no plan for any type of trade in program for current PS4 users but that could change.
They stated that the GPU is twice as powerful as standard PS4 and much faster. They did not say exactly how fast but that is was running at a higher clock speed while being much smaller than the original.
It will have a 4k blu ray player and will upscale games that are not natively 4k.
Also there was talk of some sort of VR lounge for the media player app which is supposed to be getting a substantial upgrade.
It was stated plainly and with no room for interpretation that there are developers that already have development kits for the PS4K and that they are making games that will directly target and take advantage of the higher specs of the PS4K. It was also stated that these games will in fact work for the PS4 but with considerable sacrifices made to performance.
It was also made very clear that current games would not be getting any type of performance upgrades by being played on the system and any benefits to older games would come via patch per game and per developer. When asked if this was going to happen the response was "Its a possibility but doubtful with the exception of a handful of games."
We were also given a list of games that will be available at launch that will directly take advantage of the PS4K where the differences are and I will quote him "Significant."
For the PSVR
Eve Valkyrie
Robinson
GT Sport
For the PS4K
Deep Down (Thought this was dead)
GOW4 (This was the exact abbreviation on the sheet I can only assume its god of war 4)
Price is currently $399.99 they were discussing a better CPU which would raise the price to $499.99 we were guaranteed the price will be no higher than $499.99 (He mentioned the CPU upgrade quite a bit almost as if they haven't really decided on a final spec could be a pricing issue.) also there is currently no plan for any type of trade in program for current PS4 users but that could change.
They stated that the GPU is twice as powerful as standard PS4 and much faster. They did not say exactly how fast but that is was running at a higher clock speed while being much smaller than the original.
It will have a 4k blu ray player and will upscale games that are not natively 4k.
Also there was talk of some sort of VR lounge for the media player app which is supposed to be getting a substantial upgrade.
It was stated plainly and with no room for interpretation that there are developers that already have development kits for the PS4K and that they are making games that will directly target and take advantage of the higher specs of the PS4K. It was also stated that these games will in fact work for the PS4 but with considerable sacrifices made to performance.
It was also made very clear that current games would not be getting any type of performance upgrades by being played on the system and any benefits to older games would come via patch per game and per developer. When asked if this was going to happen the response was "Its a possibility but doubtful with the exception of a handful of games."
We were also given a list of games that will be available at launch that will directly take advantage of the PS4K where the differences are and I will quote him "Significant."
For the PSVR
Eve Valkyrie
Robinson
GT Sport
For the PS4K
Deep Down (Thought this was dead)
GOW4 (This was the exact abbreviation on the sheet I can only assume its god of war 4)
Fonte dos rumores até à presente data - 30-03-2016 (fontes-base dos "leaks" iniciais)
notícia original: http://kotaku.com/sources-sony-is-working-on-a-ps4-5-1765723053 (leak original - 18-03-2016
eurogamer (digital foundry) - http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2016-teoria-playstation-4k-real
Wall Street Journal http://www.wsj.com/articles/sony-plans-new-playstation-for-graphics-heavy-games-1459152941
análise mais realista sobre esta questão (4K, no way): http://www.gameinformer.com/b/featu...al&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer
Do twitter - ZhugeEX (costuma ter bons conhecimentos relacionados com a indústria gaming):
The Know (que indica que a consola irá sair no final de 2016 e custará 400$, com a atual PS4 a descer de preço):
eurogamer (digital foundry) - http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2016-teoria-playstation-4k-real
Wall Street Journal http://www.wsj.com/articles/sony-plans-new-playstation-for-graphics-heavy-games-1459152941
análise mais realista sobre esta questão (4K, no way): http://www.gameinformer.com/b/featu...al&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer
Do twitter - ZhugeEX (costuma ter bons conhecimentos relacionados com a indústria gaming):
The Know (que indica que a consola irá sair no final de 2016 e custará 400$, com a atual PS4 a descer de preço):
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