Avaria Placa gráfica não passa imagem

Burgos

Power Member
Boas. O meu desktop antigo deixou de passar imagem para o monitor, aparece a mensagem "gestão de energia". Imagino q haverá um problema com a placa gráfica ou motherboard em última instância. Arranca tudo, há leds, fans, bips e permanece ligado. Menos imagem no LG.

O computador é antigo, serviu para jogar durante uns anos, hoje servia como desktop normal para uso pontual, para backup do portátil, estudo, etc. É de 2010, aguentou-se bem. Componentes: Intel i5 750 2.66GHz 8MB sk1156, ATI Radeon Powercolor HD5850, MSI P67A-G45 (MS-7673), Corsair TX 650W.

De troubleshooting já confirmei que o ecrã, as entradas hdmi do ecrã e os cabos hdmi estão a funcionar normalmente. Já tirei e abri a placa gráfica e limpei. Tirei as rams e voltei a colocar. Tudo igual.

Houve efectivamente um pico há uns tempos e a extensão de tomadas deixou de funcionar e o disjuntor saltou. Quando tentei ligar o pc uns dias depois, não dava imagem.

Esta placa mãe não tem GPU. Não tenho outra placa gráfica para testar nem ninguém q eu conheça tem. Estou a pensar comprar uma placa gráfica mas não faço ideia do que comprar. Sei que preciso da mais barata que exista para o uso básico que dou a este computador agora.

Correndo o risco do problema não ser só da gráfica, valeria a pena ir a alguma loja ou assim para me fazerem o diagnóstico? Apesar de simples, imagino que o diagnóstico deva ser pago. Vivo em Lisboa.

O que me aconselham? Obrigado.
 
Última edição:
só tem um slot para grafica?
ou ha mais do que 1?

se der testa noutro slot...

faz tambem a experiencia, de retirar as memorias, colocar só 1, e testar em slots diferentes para ver a reação....

Ha, pois, e como vais estar a ligar e a desligar o pc, desliga o HD ou ssd do cabo power....

Qual e a placa grafica que tens, ou mesmo a mother board.
tenho ali 1 placa velha de um pc, mando-te isso na boa se for compativel
 
só tem um slot para grafica?
ou ha mais do que 1?

se der testa noutro slot...

faz tambem a experiencia, de retirar as memorias, colocar só 1, e testar em slots diferentes para ver a reação....

Ha, pois, e como vais estar a ligar e a desligar o pc, desliga o HD ou ssd do cabo power....

Qual e a placa grafica que tens, ou mesmo a mother board.
tenho ali 1 placa velha de um pc, mando-te isso na boa se for compativel
Obrigado pela dica dos discos, a ver se não queimo mais nada.

Placa gráfica é uma ATI Radeon Powercolor HD5850.

A motherboard afinal é uma MSI P67A-G45 (MS-7673), devo ter mudado entretanto. Só tem um slot para a gráfica.

A cena das memórias também não resultou...
 
Obrigado pela dica dos discos, a ver se não queimo mais nada.

Placa gráfica é uma ATI Radeon Powercolor HD5850.

A motherboard afinal é uma MSI P67A-G45 (MS-7673), devo ter mudado entretanto. Só tem um slot para a gráfica.

A cena das memórias também não resultou...


Tenho ali esta placa parada... ve se os encaixes sao igual a que tu tens ai.

se for identica é tua...
O senão, é que acho é que so tem 128Mb de ram.... :014:

https://ibb.co/7bQk6jx
https://ibb.co/kcZX7Dy
https://ibb.co/vk2LV70
https://ibb.co/d68Cr35
 
Obrigadão pela atenção mas acho que consigo orientar uma por 20 e poucos euros aqui na zona. E os encaixes tb não parecem iguais. Mas muito obrigado
 
Dado há idade da máquina, e não teres como fazer despiste, e podes estar a pensar que é a grafica quando pode ser a MB, neste momento tentar pensava bem em gastos, pois sem teres a certeza do que é que foi há vida é deitar fora o dinheiro agora, sobretudo em algo que só usas ocasionalmente. Nada dura para sempre...

O ideal seria tentares levar isso a quem consiga ver para te dar certeza do problema e partires dai...
 
Dado há idade da máquina, e não teres como fazer despiste, e podes estar a pensar que é a grafica quando pode ser a MB, neste momento tentar pensava bem em gastos, pois sem teres a certeza do que é que foi há vida é deitar fora o dinheiro agora, sobretudo em algo que só usas ocasionalmente. Nada dura para sempre...

O ideal seria tentares levar isso a quem consiga ver para te dar certeza do problema e partires dai...
Pois. Arranjei uma gtx960 e o problema persiste. Com esta consigo perceber q as ventoinhas da gráfica param logo depois de ligar o computador. Ou seja, ligo, a gráfica recebe energia, as ventoinhas giram e depois param. Talvez seja problema da fonte ou da mb... Penso q o melhor vai ser mesmo levar isto a uma loja.
 
Back
Topo