Painéis Fotovoltaicos

Vendas a mim não me dizem nada, porque nunca me interessou perder tempo em burocracia, muita chatice (basta olhar para a treta da comunicação da e-redes para com os operadores) ou para meia dúzia de trocos e acesso ao santo graal do netmetering.

Nunca vendi eletricidade.O meu objectivo com FV's foi sempre poupar na conta o máximo possível, com o mínimo de burocracia (idealmente nenhuma) possível. Em relação ao offgrid "pela lei" tem de se comunicar à DGEG.

Cada vez vejo mais a trend de complicar, quase a tentar passar instalações desde género como algo extremamente complexo (quase perigoso, ao nível de um qualquer combustível fóssil) com necessidade de altas instâncias, registos, contadores múltiplos e afins.

O meu extremismo se repararem tem sempre o mesmo alvo (seja em que sector da sociedade for), a indústria burocrática terceiro mundista do país, com muito intermediário, que não produz ou transforma nada a não ser papel a troco de dinheiro.
Sempre preferi ser roubado em troca de não me chatearem....mas pedem sempre o requerimento, o pedido, o tempo de espera. É chato. O controlo do que entra e sai da linha existe, só vejo complicar e uma tentativa de encostar a produção a grandes grupos (como se lê neste mesmo tópico).

Por falar em anarquia, aquela ideia do p2p do programa eleitoral da IL é que tinha sido, mas arrendar o uso da rede elétrica para injecção e consumo directo próprio é inimaginável em Portugal. Pena, lá se vão desperdiçar 200m2 de sandwich a 260m do meu local de trabalho...tem de ser centralizada a produção. Que se lixe meto os fornos de cerâmica a bombar à noite com o kWh "barato", é mais "climático" que de dia com produção própria.
 
Parece-me que há uma falha nessa argumentação. Eu não tenho de ser obrigado ou estar obrigado a ficar agarrado a soluções "centralizadas" ou de terceiros, quando posso (e tenho/temos) o direito a produção própria e vivemos (supostamente) numa democracia.
Se queres ter o apoio da rede tens de cumprir as regras de ligação. Se podiam ser diferentes em alguns aspetos, já concordei que sim na mensagem anterior.

Se há problemas na rede por excesso/desequilíbrio a determinadas horas a solução é simples numa rede digital....injecção zero ou limitação parcial/total.
Estamos muito longe de atingir esse nível de controlo em tempo real.
 
Se queres ter o apoio da rede tens de cumprir as regras de ligação. Se podiam ser diferentes em alguns aspetos, já concordei que sim na mensagem anterior.


Estamos muito longe de atingir esse nível de controlo em tempo real.

As regras de ligação chama-se: 1º potência contratada (primeiro limite) e energia injectada na rede ou vedar por completo injecção (segundo limite).

Também é de lei a e-redes estabelecer cobertura final....não acontece (incha o postezinho e a mão de obrazinha). Tb é de lei a e-redes passar uma baixada de obra para a final em tempo útil....não acontece (chama o mesmo piquete que eles usam paga...de seguida vem a inspecção da e-redes, vem o mesmo piquete e paga outra vez).

Portanto lamento mas "é de lei ou são as regras" é um não argumento.
 
Caro Metro e não só
Totalmente de acordo com o teu ultimo post. Sendo agrónomo, não entendo a "plantação de milhares de paineis em qualquer tipo de solos. São os mais pobres que dão os melhores vinhos. E ver o vinho do Douro ( mais conhecido por vinho do Porto), dos vinhos de colares, ou ate da ilha do pico. Há muito telhado de empresa para colocar paineis.
Quanto a denominada neutralidade carbónica, seja isso um conceito real ou em tanto, só se irá resolver com opções muito drásticas, ou consumimos menos ou produzimos mais (tal como nos alimentos tos), pelo que do meu ponto de vista só há um caminho, produzir muito mais... e como? Só vejo duas maneiras, ou a fusão nuclear ou a cisão nuclear. Mesmo em 2050 só a 1 estará disponível.
 
estou em processo de compra de casa e não tinha pensado nos paineis solares para uma fase inicial, no entanto disseram-me que os preços estão bastante bons e fiquei a pensar se não valia a pena colocar já de inicio.

A casa vai ter aqueles cilindros com um painel ligado no telhado, isso é boa opção? ou vale a pena explorar alternativas?
Se quiser expandir quantos faria sentido colocar mais ou menos? Conseguem dar-me ideia de preços?

Falaram-me da marca Ja Solar, não sei se é boa...
 
estou em processo de compra de casa e não tinha pensado nos paineis solares para uma fase inicial, no entanto disseram-me que os preços estão bastante bons e fiquei a pensar se não valia a pena colocar já de inicio.

A casa vai ter aqueles cilindros com um painel ligado no telhado, isso é boa opção? ou vale a pena explorar alternativas?
Se quiser expandir quantos faria sentido colocar mais ou menos? Conseguem dar-me ideia de preços?

Falaram-me da marca Ja Solar, não sei se é boa...
Tudo depende do teu estilo de vida que tens e se estás disponível mudar alguns hábitos de vida para aproveitar essa energia solar.
Em vez de do termossifão, mete bomba de calor que ficas mais bem servido.
 
Em vez de do termossifão, mete bomba de calor que ficas mais bem servido.
Viva. Há dias solicitei um orçamento para substituir a caldeira ( só aguas sanitarias) e deposito por uma bomba de calor. Acabaram a aconselhar me meter um termo acumulador. Nem entendi bem porque. Talvez por ser moradia de 3 pisos..., ou pelos valores envolvidos, o outro qualquer menos claro
Será que estou a ser mal aconselhado?
 
Deve dar jeito ao instalador vender termoacumuladores, não sei.

Para ti não será melhor com certeza. A não ser que tenhas excedente de FV e dê jeito teres maiores consumos elétricos, para não venderes tantos à rede.

O termoacumulador, por cada 1kW de eletricidade que consome, entrega 1kW de calor à água.
A bomba de calor por cada 1kW de eletricidade que consome, entrega 3.5kW* de calor à água.

*pode variar entre e 3 e 4. Ver COP da máquina.
 
estou em processo de compra de casa e não tinha pensado nos paineis solares para uma fase inicial, no entanto disseram-me que os preços estão bastante bons e fiquei a pensar se não valia a pena colocar já de inicio.

A casa vai ter aqueles cilindros com um painel ligado no telhado, isso é boa opção? ou vale a pena explorar alternativas?
Se quiser expandir quantos faria sentido colocar mais ou menos? Conseguem dar-me ideia de preços?

Falaram-me da marca Ja Solar, não sei se é boa...
A casa tem o telhado orientado para onde? Qual o tipo de aquecimento / arrefecimento que vais usar? Tem alguma coisa pré-instalada? Podes mudar isso?

Essas questões são importantes. Podem poupar milhares de euros no futuro e pagar o sistema que coloques agora.
 
Tudo depende do teu estilo de vida que tens e se estás disponível mudar alguns hábitos de vida para aproveitar essa energia solar.
Em vez de do termossifão, mete bomba de calor que ficas mais bem servido.

Eu costumo usar maquinas de lavar e secar durante o dia por exemplo, cozinhar seria mais ao final da tarde.

A casa tem o telhado orientado para onde? Qual o tipo de aquecimento / arrefecimento que vais usar? Tem alguma coisa pré-instalada? Podes mudar isso?

Essas questões são importantes. Podem poupar milhares de euros no futuro e pagar o sistema que coloques agora.


É uma moradia com aqueles telhados rectos (não sei se é assim que se chama), por isso imagino que dê para orientar para qualquer lado (sul talvez?).

Neste momento já não vou a tempo de colocar piso radiante, para já tenho pre instalação de ar condicionado e estou a pedir orçamento para colocar AC. Mas ainda vou a tempo de mudar se não implicar grandes alterações na obra. A água é o tal termossifão, mas creio que daria para alterar.

Em relação a pré instalação eles referiram que fazem pre instalação de AC, algo de relevante que deva perguntar?
 
Com esse telhado podes colocar para onde quiseres naturalmente, sendo que vais querer para sul ;)
Eu ocupava o telhado todo com painéis. Os painéis estão baratos. Colocaria bomba de calor sem dúvida. Nesse caso os aparelhos dentro de casa parecem ar condicionado mas não são. Têm outro nome que alguém dirá.

Neste momento, tendo um telhado assim, no nosso país é difícil não construir uma casa net zero. Mas é preciso haver bom aconselhamento desde o início. Neste caso já se está a fazer emendas o que demonstra que não foste bem aconselhado. Eu não sei o suficiente para recomendar o que fazer numa casa nova mas sei que não faz sentido não optar de raiz por uma bomba de calor numa casa nova nos dias de hoje. E não vamos entrar na discussão de vender o excedente. Daqui a 2-5 anos tens um carro elétrico e carregas o carro já não tens excedente. Numa casa podes ter baterias de um antigo carro, por exemplo. Tantas possibilidades. Mas tudo isto faz sentido estar planeado antes do primeiro bloco.
 
Se ainda fores a tempo de mudar, penso que o ideal seria bomba de calor que faça água quente sanitária (AQS) e climatização.
Algo deste género https://energie.pt/produtos-energie/thermobox/ (sem o opcional dos painéis termodinâmicos).

Com ventiloconvetores (é semelhante à unidade interior dos AC, mas é a água em vez de gás) nos espaços a climatizar.

Edit: @ZePestao penso que o que o @Metro referiu é exatamente o que eu escrevi. Mas ele pode tirar as dúvidas :D
 
Com esse telhado podes colocar para onde quiseres naturalmente, sendo que vais querer para sul ;)
Eu ocupava o telhado todo com painéis. Os painéis estão baratos. Colocaria bomba de calor sem dúvida. Nesse caso os aparelhos dentro de casa parecem ar condicionado mas não são. Têm outro nome que alguém dirá.

Neste momento, tendo um telhado assim, no nosso país é difícil não construir uma casa net zero. Mas é preciso haver bom aconselhamento desde o início. Neste caso já se está a fazer emendas o que demonstra que não foste bem aconselhado. Eu não sei o suficiente para recomendar o que fazer numa casa nova mas sei que não faz sentido não optar de raiz por uma bomba de calor numa casa nova nos dias de hoje. E não vamos entrar na discussão de vender o excedente. Daqui a 2-5 anos tens um carro elétrico e carregas o carro já não tens excedente. Numa casa podes ter baterias de um antigo carro, por exemplo. Tantas possibilidades. Mas tudo isto faz sentido estar planeado antes do primeiro bloco.

Eu percebo o que dizes, mas isto são tantas coisas que temos que ver ao mesmo tempo que acabo por não conseguir chegar a tudo.

Basicamente a casa é vendida com uma série de coisas pré escolhidas. É possível alterar praticamente tudo, só tenho que pagar a diferença. Algumas coisas decidi adiar propositadamente visto ter pre instalações de praticamente tudo, outras queria ter já solução desde inicio...

Vou explorar a questão de trocar o termossifão por bomba de calor + paineis.

Em relação ao AC, essa alternativa que te referes é o quê mesmo? Não está relacionado com a bomba de calor de aquecimento de aguas pois não?
 
Eu costumo usar maquinas de lavar e secar durante o dia por exemplo, cozinhar seria mais ao final da tarde.




É uma moradia com aqueles telhados rectos (não sei se é assim que se chama), por isso imagino que dê para orientar para qualquer lado (sul talvez?).

Neste momento já não vou a tempo de colocar piso radiante, para já tenho pre instalação de ar condicionado e estou a pedir orçamento para colocar AC. Mas ainda vou a tempo de mudar se não implicar grandes alterações na obra. A água é o tal termossifão, mas creio que daria para alterar.

Em relação a pré instalação eles referiram que fazem pre instalação de AC, algo de relevante que deva perguntar?
Nesta fase o que te aconselho é pedir orçamentos a algumas empresas que estão nesse ramo e dizes o que queres. Essas empresas fazem um estudo da tua casa e aconselham o que deves fazer.
Posso te dar o nome da empresa que me fez a instalação do ar condicionado e sistema fotovoltaico. Chamasse Solvenag e correu tudo bem com eles. Posso dizer que na altura pedi cerca de 12 orçamentos e alguma pesquisa da qualidade do serviço deles.
 
Nesta fase o que te aconselho é pedir orçamentos a algumas empresas que estão nesse ramo e dizes o que queres. Essas empresas fazem um estudo da tua casa e aconselham o que deves fazer.
Posso te dar o nome da empresa que me fez a instalação do ar condicionado e sistema fotovoltaico. Chamasse Solvenag e correu tudo bem com eles. Posso dizer que na altura pedi cerca de 12 orçamentos e alguma pesquisa da qualidade do serviço deles.

É bastante perto do sítio onde vou morar, obrigado pela sugestão!! Vou ligar e explorar essas possibilidades
 
@Master_Mind de longe saber muito disto. E sei seguramente menos do que tu.
Não faz sentido aquela venda à la carte e com soluções más para começar. Os upgrades deviam partir logo de algo bom e não de algo mau. Mas enfim, é o país em que vivemos.
 
termoacumul
Eu percebo o que dizes, mas isto são tantas coisas que temos que ver ao mesmo tempo que acabo por não conseguir chegar a tudo.

Basicamente a casa é vendida com uma série de coisas pré escolhidas. É possível alterar praticamente tudo, só tenho que pagar a diferença. Algumas coisas decidi adiar propositadamente visto ter pre instalações de praticamente tudo, outras queria ter já solução desde inicio...

Vou explorar a questão de trocar o termossifão por bomba de calor + paineis.

Em relação ao AC, essa alternativa que te referes é o quê mesmo? Não está relacionado com a bomba de calor de aquecimento de aguas pois não?

A dúvida. Nos dias de hoje é possível atingir o certificado energético sem uma bomba de calor ou painéis?
 
termoacumul


A dúvida. Nos dias de hoje é possível atingir o certificado energético sem uma bomba de calor ou painéis?
A legislação obriga a ter alguma fonte de energia renovável (bomba de calor é equiparável a energia renovável) e existe um rácio mínimo que tem de ser cumprido entre energia proveniente de origem renovável e o gasto estimado de AQS.

Uma bomba de calor faz cumprir a legislação sem necessidade de instalar painéis solares térmicos (que já foram uma boa opção no passado, mas atualmente não se justificam, sendo preferível usar esse espaço para a instalação de painéis solares fotovoltaicos).

@Metro completamente de acordo. Infelizmente o mais barato para o construtor é ter projetos tipo copy/paste e com soluções o mais genéricas e baratas possíveis.
 
Back
Topo