@dGi, Primeira Questão: Em vês de dares um valor fixo, fornece uma estimativa de quanto poderá custar, e dás uma margem de valores 150€-250€.
Segunda Questão, eu vejo iterations como algo fulcral para todo o processo de design, acho que isso já deveria estar +/- estipulado no preço. Tenta colaborar mais activamente com o cliente durante o processo criativo de forma a compreender melhor o objectivo que este possui, e assim poderás dar as tuas sugestões de forma a chegarem a uma solução que agrade a ambos.
Percebo o que queres dizer.
Contudo, acho que é importante dar a entender ao cliente que o gosto dele/dela não pode de todo ser considerado um factor importante aquando da criação da logomarca. É que uma logomarca independentemente do gosto do cliente deveria reflectir da melhor forma possível os valores da empresa e/ou organização sem estar limitado pelo facto de o cliente gostar de verde, quando a melhor cor a ser utilizada seria o vermelho (por exemplo).
Para estes casos esclarece que alterações em cima da hora quando o trabalho já estava em vias de ser aprovado, que acresce um valor X.
Infelizmente há muita gente que pensa que somos nada mais do que macacos-trabalhadores que sabem mexer no Illustrator e Photoshop e para nada mais servem (ERRADO). Depois admiram-se que ficam com um trabalho mediocre.
Não querendo especificar muito nem influenciar ninguém, vou vos deixar um exemplo: um cliente de uma micro empresa pede-me um conjunto de peças, à qual fiz o orçamento de 150€, tendo em conta as horas de trabalho que previ investir nesse projecto. Ora, a meio do projecto reparo que afinal vai demorar mais tempo. Qual é a forma mais correcta de comunicar ao cliente "Afinal são 200€?" Claro que o erro é meu, pois talvez tenha calculado mal o valor, mas todos aqui devemos saber que muitas vezes os projectos demoram mais tempo do que aquele que esperávamos, e por isso, temos de cobrar mais...
Pegando no mesmo exemplo dos 150€, o cliente analisa o resultado final, mas afinal não quer aquela faixa para a esquerda, mas sim ao centro. Depois afinal quer a verde, e não a azul. Ou porque simplesmente, não fizemos mesmo como ele queria, e nos passou no briefing. Até que ponto é correcto cobrar pelas alterações? Por um lado, CLARO que sim, são horas de trabalho que têm de ser pagas, mas por outro lado, por vezes acabo por me sentir "culpada" de não ter feito logo à primeira aquilo que o cliente queria, e com o preço das alterações, irá então ultrapassar o preço inicial do orçamento, o que vai bater à minha primeira questão que vos coloquei. Compreendo que são horas do meu trabalho que quero ver pagas no final, mas por outro lado, colocando-me do lado do cliente, também não gostaria de estar a pagar um trabalho que não está a ficar como queria... AINDA por outro lado, com os erros é que aprendemos são questões muito complicadas...Será melhor fazer então o orçamento dos 150€ e colocar como asterisco " + x€ por alteração? "Gostava de saber as vossas opiniões, pois estes são dois obstáculos com que me deparo com muita frequência...
Não é. Se deste um orçamento fixo entregaste o ouro ao bandido. Não deves de facto alterar as regras do jogo a meio. Por norma, de uma proposta FIXA fazem parte os seguintes itens:
- Valor Fixo do Projecto
- Condições da Prestação do Serviço em que deves ter uma alíena que diga qualquer coisa como: na presente proposta estão incluídas até X versões diferentes da Peça Z sendo que cada proposta adicional requisitada tem o custo de Y.
Nunca trabalhar sem cobrar pelo menos de 30 a 50% antes do início dos trabalhos é uma regra de ouro a que deves manter-te fiel pois isso compromete-te a ti e sobretudo ao cliente que não deixará o processo parado a meio ou desaparecerá de um dia para o outro. Se o cliente recusar pagar essa percentagem antes do inicio do projecto não trabalhes simplesmente para ele pois esse cliente estará de má fé. Outra solução, que em Portugal tem muito pouco aceitação porque vivemos num mercado muito tradicional, é trabalhares à hora e não dares um orçamento mas sim uma estimativa de horas, sendo que depois fazes o relatório diariamente/semanalmente e vais facturando no decorrer do processo conforme combinares com o cliente.
Esta parte é complexa. Tu tens de te comprometer a apresentar por exemplo até 2 versões diferentes da peça e combinar também previamente um número fixo de revisões para a peça sendo que a partir desse ponto o cliente terá custos adicionais que também têm de estar previamente determinados na proposta.
A questão com os clientes, no que concerne a proposta fixa é simples na verdade: sermos sempre sérios e transparentes no processo e nunca falharmos para que o cliente também não tenha margem de erro. Ou seja, todas as situações que possam acontecer devem estar previstas na proposta para que em caso de dúvida possas indicar ao cliente as "regras do jogo" que ele previamente aceitou e assim ele não se sentir enganado.
Em relação ao valor hora, se tens pouca experiência, baixa-o e adiciona mais horas. Nunca dês um orçamento baseado no número de horas real, isso nunca acontece dessa forma. Se trabalhas, por exemplo, a 10€/hora e prevês 10 horas de trabalho para um determinado serviço de design, adiciona mais 30% de margem de segurança, ficando no total o orçamento neste exemplo a 130€ e não a 100€. O mais provável é demorares mesmo mais do que as 13 horas que estás a cobrar com o buffer, mas pelo menos o teu prejuízo será menor.
Vou ter isto em conta, michael c, obrigada pela ajuda.
É uma área muito complicada. Ainda há poucos dias fiz um orçamento a um cliente já tendo em conta margem de manobra e não me respondeu mais. Deve achar caríssimo 150€ por um logotipo... (sem contar com estacionário, etc)
De nada. Estamos a atravessar um momento complexo em que é preciso inteligência na abordagem das questões. Em todo o caso, 150€ por um logótipo, é oferecido numa bandeja, isto se for uma solução minimamente profissional. Isso são valores mesmo MUITO baixos. Se o cliente não respondeu é porque não valia a pena, não penses mais nisso.
Boas, procuro um web designer para fazer uma site relacionado com surf e alojamento, o assunto é algo urgente visto que tem que ser feito muito antes do Verão.
Se pudessem recomendar alguém e o seu orçamento, eu agradecia.