nVidia RTX 4000 séries "Ada" - Diário de Bordo

Não, faltavam os 4 pin extra e o standard atx3.0 ainda não tinha saído e a maioria dos AIBs usaram 4x8pin.

Relativamente aos meus testes, dado os meus resultados iniciais, acho que me vou restringir em testar apenas 100% de power e 80%.

Tanto 60% como 70% têm uma quebra significativa de performance apesar de cair imenso o power consumido. Provavelmente juntando UV a isto daria para algo mais interessante mas para já são muitos testes e não vou envolver essa complexidade.

 
Mesmo assim, perder apenas 12 frames de avg e 10 em 1% low a consumir apenas cerca de 260W, não me parece nada mau :D

Em resumo, a gráfica a consumir 260W dá uma coça a uma 3090ti a consumir 450W. Será esta a minha conclusão :D
 
A RTX 4090 tem memórias ECC? é a primeira vez que vejo isto no control panel:

Y8GlY6I.png
 
@muddymind também adquiri uma 4090 windforce, agora vou começar a "brincar" :bigrinbo: no entanto e assim à primeira vista, no afterburner o power limit não vai acima dos 106%/88º, é normal? Podes confirmar se a tua é igual? Não é que a minha ideia seja trabalhar com ela com esses valores mas estou a achar apenas 6% a mais muito pouco
 
Última edição:
Mas só para deixar aqui um lamiré do bicho: Shadow of the Tomb Raider em 8K, tudo no máximo (incluíndo raytracing e SMAA4X) e sem DLSS

KaHOEee.jpg


Não chega aos 60 sequer mas só o facto de passar dos 10 com estas settings... é obra! A compressão do imgur arruinou completamente a qualidade da imagem mas posso garantir que ao vivo era extremamente limpa e nítida. Se ligar o DLSS só em modo qualidade, chega para passar confortavelmente os 60FPS
 
Está com uma framerate digna de uma consola a 4k :D :D

:tareon:
Eish, que entrada a pés juntos... a sorte é que a malta das consolas nem entra aqui :lol:

Uma correcção em relação ao meu último post: ligar o DLSS em modo qualidade aumenta realmente os FPS para 60 mas não é confortavelmente. Tão depressa sobem aos 65/70, como descem aos 55. Depende da área. Para manter mesmo os 60FPS teria de baixar mais um pouco o DLSS.
Claro que isto foi um exercício meramente académico visto que se fosse para jogar a sério, 4K era o ideal e aí mesmo sem DLSS (e com SMAA4X) of FPS andam ali nos 110-130
 
Última edição:
Mas não tiraram férias para testar as máquinas? Eu a pensar que um gajo ia ter aqui já muito para ver e discutir. pff :D :D :D unworthy :D :D :D
 
Mas não tiraram férias para testar as máquinas? Eu a pensar que um gajo ia ter aqui já muito para ver e discutir. pff :D :D :D unworthy :D :D :D
Me aguarda :hehehmn: , o recem nascido é prioridade agora obviamente :o, só fora de horas ...
Hoje talvez se monte e no fim de semana talvez se brinque.

@muddymind penso não ser de agora...

What is ECC state Nvidia?

Natural environmental factors can sometimes cause a bit-error in data transmission and storage. Newer NVIDIA GPUs incorporate Error Correction Code (ECC) which checks, and in some cases corrects, these errors. With GPUs that support ECC, you can turn ECC On or Off.
 
Mas isso era algo normalmente exclusivo da gama "quadro" e achei estranho ver isto no segmento gaming.

Parece que também já deram conta e com testes / diferenças ao ativar:

https://techgage.com/article/nvidia-geforce-rtx-4090-the-new-rendering-champion/

During testing, one thing caught us off-guard with the RTX 4090: it features ECC memory. At first, we thought the option in the driver could have been a bug, but not so. It enables just fine:

NVIDIA GeForce RTX 4090 - ECC Mode
After pinging NVIDIA about this, we realized that the RTX 3090 Ti also included ECC memory. We’re not entirely sure why the company decided to put ECC memory in a card focused on creator and gaming, but we suppose it’d be a nice feature for those who truly need it, and can score it on a GPU that’s not a more expensive workstation or Tesla card.

In quick tests, enabling ECC memory dropped the benchmarked bandwidth from 845 GB/s down to 742 GB/s. Comparatively, enabling ECC memory on the Quadro RTX 6000 dropped bandwidth from 513 GB/s to 433 GB/s.
 
Back
Topo