Nova mochila: ProTactic ou outra?

miguelbarroso

Power Member
Estou aqui sem saber bem qual mochila comprar. Neste momento tenho dois slings da Peak Design (6L e 10L) e uma mochila LowePro Photo Sport BP 300 AW II. Desde que comprei o sling de 6L, que raramente uso o de 10L, pelo que a sua venda será para financiar a nova aquisição. O material principal que a nova mochila terá de acomodar é este (+ baterias, carregadores, micro, etc):

qZuFx3b.jpg


Creio que uma ProTactic BP 250 AW seria adequada pois preenche vários requisitos, e embora já tenha sido descontinuada, a ideia é comprar usado. A minha mochila atual, é óptima para levar uma camera e 2 ou 3 lentes, é super leve e confortável, e permite ainda transportar roupa, comida, etc. Mas se preciso de levar o equipamento todo (ou quase todo) não dá.

Os requisitos principais:

- abertura lateral
- confortável (tive uma PD Everyday Backpack e não gostei)
- robusta
- não muito grande (mas que dê para o referido equipamento - se der para um pouco mais não é problema)

Requisitos secundários:

- Poder abrir na totalidade (de preferência pela parte de trás)
- Ser leve

A ProTactic BP 350 AW II poderá ser uma opção, mas tenho algum receio que já seja grande demais.
Depois há a "nova" Photo Active BP 300, com o novo conceito de QuickShelf, e que teria a vantagem talvez substituir também minha Photo Sport (que assim também seria vendida). Creio que cabe lá tudo, e ainda sobra espaço para roupa e comida. A ProTactic BP 300 AW II tem uma configuração muito semelhante, mas esteticamente prefiro a Photo Active. Mas não permitem abertura na totalidade e acaba por ser do mesmo tamanho que a ProTactic 350 (embora mais leve e com compartimento separado para outras coisas).

Assim sendo, que outros modelos recomendam?
 
Última edição:
Ui... Mochilas é sempre um tema dramático.
Há uma componente muito pessoal de como gostas de ter o material arrumado. E o caso da Protactic BP 300, Photo Active 300, ao qual também podes adicionar a FreeLine BP 300, tens aquela arrumação de "prateleiras" que não acho prático, nem personalizável o suficiente para mochilas desse tamanho.
Parece-me sempre um pouco mal arrumado:
camera-backpack-lowepro-protactic-bp-300-aw-ii-lp37265-pww-quick-shelf.jpg


Por falar em tamanho, olhando ao material e sendo o material da Sony relativamente compacto, parece-me que mochilas com quase 50cm de altura são um pouco grandes, não? Eu comprei recentemente a Manfrotto Advanced Gear III, dentro dos mesmos tamanhos e parece-me levar mais material, tal como dessas me parece ser o caso da ProTactic 350.

Olhando ao que procuras, diria para veres por exemplo a Manfrotto Advanced Fast III.
- Tem abertura lateral, de ambos os lados
- Podes abrir por completo
- Leva portátil/tablet até 15" (algumas dessas mochilas referem 13")
- Tem compartimento separado em cima

61+nU95qFUL._AC_SL1000_.jpg


Está neste momento a cerca de 100€ nova na Amazon ES, o que para mim também seria um ponto importante. Custa-me a conceber dar mais 100€ por uma mochila ou bolsa (nova). Para custar mais que isso, tinha que ser uma coisa mesmo fora de série. A mochila mais cara que tenho é a Advanced Compact III, por 86€.

Eu tenho uma clara preferência pela Manfrotto. Ganhou a minha atenção porque "herdou" os designs da Kata e evoluiu para um aspecto clean, sóbrio, sem grandes texturas, padrões, etc. Não tem o ar casual da Peak Design ou Tenba, mas gosto muito mais que LowePro. E acho os preços mais razoáveis, sem ver que haja menos qualidade.
 
Muito obrigado Rui, essa Manfrotto parece-me uma boa opção. E o preço fica ainda mais em conta, pois está com cupão de 10%

Já tinha lido sobre a problemática das "prateleiras". Quanto ao tamanho, como disse estava mais inclinado para algo como a ProTactic BP 250, já descontinuada. Esta Manfrotto tem dimensões semelhantes.

Vou continuar a procurar, mas fiquei de olho nessa!

EDIT: entretanto entrou outra mochila na "corrida" - do mesmo género da Manfrotto que recomendaste, a Lowepro Fastpack BP 250 AW III parece-me ser também uma opção válida. Tenho de ver estas coisas ao vivo, para melhor decidir.
 
Última edição:
Eu tive uma há uns anos atrás. :) Pelas fotos só posso comentar que a Fast me parece ter mais espaço na área dedicada a material, apesar de 10cm mais baixa.

camera-backpack-lowepro-fastpack-bp-250-aw-iii-lp37332-pww-mirrorless-stuffed-rgb.jpg


camera-backpack-manfrotto--advanced-3-mb-ma3-bp-fm-full-access.jpg
 
A 300 Mark II não tem, mas a 300 Mark III sim

Flipside 200 não existe Mark III.

Eu tenho as duas. A 200 não consegue levar esse material todo.
 
Estive a ver a Flipside melhor. Gosto bastante, mas provavelmente irei para a Manfrotto Fast, para a LP FastPack (Pro ou normal) ou outra semelhante: coloquei a minha Photo Sport BP300 AW II à venda também, e assim a mochila que comprar substitui tanto esta como o PD Sling 10L. Dá muito jeito ter um compartimento à parte para colocar roupas, comida, etc. Gosto muito da Photo Sport, mas é mais racional ter menos sacos.

A Manfrotto Fast tem ligeiramente mais capacidade para fotografia que a Fastpack: 27 x 15 x 24 cm vs 29 x 12.5 x 22 cm

Mas a Fastpack Pro tem ligeiramente mais que a Manfrotto: 28 x 15 x 25.5 cm

No entanto o compartimento superior das Fastpack é bem mais espaçoso.

Tenho de as ver ao vivo e comparar muito bem... Esta semana a ver se passo por umas tantas lojas para "investigar"
 
Alguns pormenores:

- Por vezes diferenças de 1 ou 2cm, não se verificam. Depende um bocado como é medido e há formas bem malucas de medir, tipo a Vanguard a medir com os bolsos elásticos esticados.
- Já a altura de 12,5 da Fastpack vs os 15cm das outras duas pode ser a diferença entre caberem as lentes todas ao alto ou não.
- O compartimento superior da Manfrotto Fast é modular também e pode ser removido. Não consegui encontrar se nas Fastpack também.
- Se fores viajar, a maioria das companhias aéreas têm limites de 40-45cm para a mochila, o que significa que as Fastpack podem não passar.
 
Bem, já vendi a minha Photo Sport BP300 AW II, só falta o Sling 10L da Peak Design.

As Lowepro FastPack estão fora da equação - embora do ponto de vista funcional fossem porreiras, ao vivo não gostei do aspeto delas.

Estou assim indeciso entre a Manfrotto Advanced Fast III (ainda não consegui ver este modelo ao vivo, só outras da mesma série Advanced e gostei do look e da qualidade de construção) e a LowePro Flipside BP300 AW III (não vi a 300, mas estive com a 400 na mão e gostei imenso - abdico do compartimento em separado, mas creio que ganho outras coisas - e até vivia com o tamanho da 400)
 
Se entretanto não aparecer uma boa oportunidade nos usados, era precisamente essa a minha ideia de aproveitar os Prime Days

@m4ndr4ke obrigado, mas não precisas de tirar medidas. O meu material cabe e sobra espaço

Uma curiosidade que descobri nestas pesquisas, é que a LowePro e a Manfrotto pertencem ambas ao mesmo grupo (fiquei logo com a pulga atrás da orelha pois os websites têm o mesmo UI de base - bastante irritante por sinal, pois o menu expande para cima de tudo sempre que o rato passa lá em cima)
 
Última edição:
Sim, pertencem. A LowePro foi comprada pelo grupo a que já pertencia a Manfrotto, Gitzo, Bogen, etc.
Eles começaram a diversificar, compraram a Kata para produção de malas, que são os modelos que vês agora como Manfrotto.
Depois a LowePro, mas mantiveram até ver o nome (provavelmente porque mundialmente no mercado das malas é um nome muito mais forte do que era Kata ou do que seria Manfrotto).

Por isso também não referi que a minha Fastpack foi a única mala que tive que teve problemas. Kata, ainda hoje tenho uma, foi do melhor material que já tive. Mas actualmente é tudo fabricado pelos mesmos, portanto... E a garantia da Lowepro até é superior (embora o ideal seja não precisar).
 
Back
Topo