Nintendo Nintendo Switch - Tópico Oficial

Embora o que o ToTTenTranz disse faça todo o sentido, intriga-me que a consola "NX" esteja ao lado da Wii U e da 3DS naquele gráfico da apresentação de hoje pois, do pouco que conheço de apresentações similares, isso indica que a nova plataforma irá estar no mercado em conjunto com as actuais consolas da Nintendo tendo todas um serviço em comum (o novo "Club Nintendo", digo eu).
Quando li hoje que a Nintendo ia passar a apostar no mobile e a confirmação de uma nova consola, o primeiro pensamento que me ocorreu é que a Nintendo iria lançar um Smartphone com os specs necessários para os jogos que eles venham lançar, o que para mim faz sentido pelo que disse antes sobre o gráfico e não me acreditar que a Nintendo passe a desenvolver apenas software para os smartphones e não tenha algo onde possam dizer "podem jogar os nossos jogos no vosso Samsung ou iPhone, mas temos aqui uma plataforma que é a ideal para isso". Também é de lembrar uma reunião que eles tiveram no ano passado onde se falou no desenvolvimento de um dispositivo que tivesse benefícios para a saúde e bem-estar dos utilizadores, isto:

healthapproach.jpg


"User Experience that Integrates into People's Daily Lives" e "Hospitality of an Entertainment Company", tendo em conta os hábitos das pessoas nos dias que correm, acho que um Smartphone ou coisa bem semelhante assentam perfeitamente no estilo de vida de cada uma.

Se a AMD está a trabalhar em duas consolas, então o mais lógico é que ambas sejam sucessoras da WiiU e 3DS.

A nova portátil em particular deverá ser algo parecido com Xperia Play ou PSP GO. Assim, para além da possibilidade de cross-buy com a nova consola doméstica, permitiria reproduzir jogos mobile da Nintendo com experiência aprimorada.

Ambas deverão ter tecnologia e software dedicados à saúde.

Mas nesta mesma reunião existiu este diapositivo:

nintendo_health.jpg


É difícil interpretar isto, mas a ideia com que fiquei na altura é que a Nintendo queria saltar o Mobile e dispositivos "Wearable" para algo completamente novo, mas hoje já se contradisseram.

A Nintendo DS era para ser lançada em coexistência com a sucessora do GameBoy Advance. Com o anúncio da PSP, eles decidiram apostar só na DS.

Eu creio que a Nintendo queria ressuscitar a ideia de ter um 3.º pilar. O problema é que a empresa tem tido problemas no que concerne a carência de suporte third-party (WiiU), o forte crescimento do segmento mobile (3DS) e, a nível global, branding e marketing. Como tal, eles devem ter percebido que era necessário reforçar aquilo que é o núcleo do negócio da corporação. Daí que a plataforma NX (penso que o user LeGo04 invocou acertadamente o conceito "Cross") será, na minha opinião, o fruto da convergência dos elementos caracterizadores das consolas com as ideias originalmente de ordem lateral, isto é, o QoL.
 
A Nintendo tem vindo a trabalhar para unificar o development handheld com home console, torna-se óbvio qual o novo paradigma para a Nintendo NX.

Isto resolve a questão da habitual falta de títulos para as consolas caseiras, mas levanta problemas muito maiores, tais como:
  • Uniformização de inputs, ambas as consolas têm de ser idênticas neste aspecto.
  • Falta de razão para obter as duas consolas, visto partilharem o mesmo portefólio de jogos.
  • Confusão de marketing na perspectiva do cliente.
E não acredito que disponibilizem as duas dentro da mesma embalagem (fora bundles), seria proibitivamente caro.

Não concordo com o anúncio, nem com a suposta release date. Continuam a cometer estes erros de relações públicas que só os descredibiliza.
 
Se a AMD está a trabalhar em duas consolas, então o mais lógico é que ambas sejam sucessoras da WiiU e 3DS.

Sem dúvida, mas quem nos garante que a "NX" será uma das sucessoras das actuais consolas da Nintendo? As declarações por parte da AMD e as de hoje pela Nintendo parecem estar relacionadas, mas também podem não estar.
Mas um olhar "cru" pela história recente da Nintendo, o cenário mais provável é que esta nova consola seja uma nova portátil pois a 3DS já tem 4 anos e na suposta data de lançamento da NX será em 2017, tendo em conta que as consolas dos dias de hoje costumam ter entre 5 a 7 anos de longevidade as coisas correspondem. É de lembrar que mês passado a Nintendo lançou uma revisão da 3DS para fazer vender mais unidades até que a nova consola seja lançada e algumas características sejam testadas antes de implementar nas novas consolas, o que tem acontecido desde a era do Game Boy (embora o primeiro Game Boy seja um caso à parte).
 
Pelo diagrama da primeira página parece-me que não é uma sucessora de nada, mas algo novo, talvez uma mistura de smartphone com o quality of life que eles querem apostar
 
Anunciam a NX na mesma semana que anunciam que vão começar a lançar jogos para smartphones. Tendo em conta que já se lançaram em f2p com Pokemon Shuffle...espero que não venha ai um mundo de F2P com milhentos de addons para o pessoal gastar €€...como a maior parte dos jogos grátis para Android neste momento.

Imagina o dinheiro que a Nintendo não faria a colocar o Pokemon Shuffle em Smartphones :D it prints MILLIONNNSSS!

Acho que este novo hardware é mais na linha da "Saúde" do que própriamente uma consola de videojogos.

Cumprs,
 
Eu não sei é como é que a Nintendo sobreviveu tanto tempo se passa a vida a dar tiros no pé como estes... O ano passado foi o melhor ano para a Wii U, o que é que a Nintendo fez este ano? Anunciou que estava a trabalhar numa nova plataforma, anunciando também a morte da Wii U. Acho que é fácil inferir que depois do Zelda deste ano não vamos ver mais lançamentos para a Wii U. Não há mais nada anunciado e com o anuncio de uma nova plataforma é natural que a Nintendo se volte para a nova. Depois, não percebo a necessidade de vir a público dizer "estamos a fazer uma nova plataforma", quando toda a gente já esperava que fosse esse o caso, dizê-lo oficialmente contudo corta imediatamente a vida da plataforma actual.

Depois vêm outra vez com a conversa de que a nova plataforma será paralela à Wii U e a à DS, claro que sim! A Nintendo já se desfaz toda para gerir 2 plataformas quanto mais 3. E vão cair novamente no erro de lançar uma nova plataforma no momento em que as da concorrência estarão mais fortes... Correu bem para a Wii U...

Isto tudo assumindo que a NX será uma nova consola, que a meu ver será um conceito deste género:
 
De valor era a Nintendo e a Sega aliarem exclusivamente e a Nintendo produzir os antigos IP's da Sega. Sinceramente não vejo outra empresa capaz de o fazer melhor. Nem era necessário ser na "nova" consola. É um facto que a Nintendo está a ficar para trás no que diz respeito ás caseiras, Neste momento a Sony e a Microsoft estão a milhas de distancia. A Sega no meio disto tudo seria um bom trunfo, e visto que já só se dedicam aos videojogos e não ás consolas, penso que seria inteligente da parte deles ver as suas lendas serem renascidas das cinzas pela Nintendo. Eu sei que vai haver muita gente a discordar, mas quem é que daqui jogou Jogos da Sega quando era puto...? Lembram-se do feeling? Dos jogos? Das personagens? Provavelmente há mais gente que compraria sonics para uma Nintendo do que para uma Playstation ou Xbox, são filosofias de jogo diferentes.
 
Há muita gente a tirar conclusões sobre a NX e o ciclo de vida das outras consolas sem disporem de todos os factos.

Tanto quanto se sabe a NX pode mesmo ser um terceiro dispositivo, mais dedicado ao mobile, que não substitua nem a WiiU nem a 3DS.
 
De valor era a Nintendo e a Sega aliarem exclusivamente e a Nintendo produzir os antigos IP's da Sega. Sinceramente não vejo outra empresa capaz de o fazer melhor. Nem era necessário ser na "nova" consola. É um facto que a Nintendo está a ficar para trás no que diz respeito ás caseiras, Neste momento a Sony e a Microsoft estão a milhas de distancia. A Sega no meio disto tudo seria um bom trunfo, e visto que já só se dedicam aos videojogos e não ás consolas, penso que seria inteligente da parte deles ver as suas lendas serem renascidas das cinzas pela Nintendo. Eu sei que vai haver muita gente a discordar, mas quem é que daqui jogou Jogos da Sega quando era puto...? Lembram-se do feeling? Dos jogos? Das personagens? Provavelmente há mais gente que compraria sonics para uma Nintendo do que para uma Playstation ou Xbox, são filosofias de jogo diferentes.

Acho que qualquer fã da SEGA gostaria de a ver focada apenas numa plataforma, mas enquanto empresa o que é que a SEGA teria a ganhar com isso, principalmente quando o modelo que têm actualmente lhes está a render lucros, pelo menos na divisão dos jogos? Não esquecer que não vêm apenas dos jogos mas também das arcadas e das máquinas de pachinko.

SEGA’s consumer division saw good sales on the current generation of consoles. In fact the sales on the Playstation 4 was so good that full year expectations was raised no doubt to stronger than expected sales of Alien: Isolation. Catalogue sales continue to a major boost for SEGA too, another area that saw expectations revised upwards no doubt helped by the likes of Valkyria Chronicles for PC, which also saw steady sales. It wasn’t so great for the other platforms though with the last generation HD twins suffering heavily and both the Wii U and Vita seeing similar reductions in sales forecast. The big drop however, surprisingly perhaps, was the Nintendo 3DS which saw SEGA lower sales by over 1 million units.
(...)
http://segabits.com/blog/2015/02/12/sega-sammy-q3-2015-time-for-change/

@rodaco e @StonePT, todos os mercados e industrias estão sujeitos a especulação, quando uma empresa vem a público e diz "estamos a fazer uma coisa e o seu nome é X", sem especificar o que essa coisa é, sujeita-se aos efeitos da especulação. No caso da Nintendo tanto pode correr bem neste momento, como pode fazer os consumidores ficarem com medo de investir nas plataformas actuais por já haver anuncio de desenvolvimento de uma nova...
 
O problema do "casamento" entre a Sammy e a SEGA, ocorrido em 2004, é o facto de o negócio desta última estar a prejudicar a rentabilidade do grupo. A divisão da SEGA é extremamente ineficaz, por outro lado, as margens da Sammy têm sido estáveis.

Portanto, se os acionistas entenderem ser do seu interesse "divorciar" a SEGA da Sammy, então acho que a mesma fica vulnerável a uma OPA de um dos principais players do mercado, incluíndo a Nintendo. O busílis da questão é se isso está sequer em cima da mesa. A SEGA ultimamente tem vindo a adquirir estúdios, provando que a Sammy ainda está suficientemente interessada na indústria dos videojogos.

A Nintendo tem capacidade financeira para comprar a SEGA. Eu pessoalmente gostaria de ver a SEGA sob a gestão da Nintendo. Acho que ambas só tinham a ganhar com o negócio. Mas as coisas não são assim tão simples.

No que diz respeito à NX, eu também concordo que o seu anúncio foi prematuro. Para ser sincero, não deposito muita confiança no Iwata. Cada vez estou mais convencido que o sucesso da Wii e DS foi sobretudo devido à visão do Yamauchi. Diria que ele é um bom presidente mas um mau CEO.
 
Última edição:
O problema do "casamento" entre a Sammy e a SEGA, ocorrido em 2004, é o facto de o negócio desta última estar a prejudicar a rentabilidade do grupo. A divisão da SEGA é extremamente ineficaz, por outro lado, as margens da Sammy têm sido estáveis.

Portanto, se os acionistas entenderem ser do seu interesse "divorciar" a SEGA da Sammy, então acho que a mesma fica vulnerável a uma OPA de um dos principais players do mercado, incluíndo a Nintendo. O busílis da questão é se isso está sequer em cima da mesa. A SEGA ultimamente tem vindo a adquirir estúdios, provando que a Sammy ainda está suficientemente interessada na indústria dos videojogos.

A Nintendo tem capacidade financeira para comprar a SEGA. Eu pessoalmente gostaria de ver a SEGA sob a gestão da Nintendo. Acho que ambas só tinham a ganhar com o negócio. Mas as coisas não são assim tão simples.

No que diz respeito à NX, eu também concordo que o seu anúncio foi prematuro. Para ser sincero, não deposito muita confiança no Iwata. Cada vez estou mais convencido que o sucesso da Wii e DS foi sobretudo devido à visão do Yamauchi. Diria que ele é um bom presidente mas um mau CEO.

Os accionistas da SEGA Sammy já se pronunciaram. Vão dirigir os esforços para pastagens mais verdes, Steam e plataformas móveis. A companhia está a passar por uma reestruturação para reduzir custos fixos, porque, apesar das boas vendas de software, têm sofrido com aumentos de impostos.

A Sammy não teria interesse em desfazer-se da SEGA, uma vez que voltava a ter o seu principal concorrente no mercado... E qualquer empres aque comprasse a divisão da SEGA comprava também as suas dívidas. A Nintendo primeiro tem de aprender a gerir os seus produtos e a ler bem aquilo que o êxito de alguns representa, coisa que o Iwata claramente não soube fazer em relação ao sucesso de vendas que foi a Wii.
 
Here's the thing though... Ya, o Iwata disse que a Nintendo estava a trabalhar numa nova consola mas... quem lê noticias sobre videojogos não sabia já disso?

Tipo, literalmente no final do ano passado, o Miyamoto deu uma entrevista à Associated Press em que confirmava isso mesmo. E quem segue a indústria há mais de uma geração sabe bem que as companhias que produzem consolas não têm propriamente downtime entre o lançamento de uma consola e o começo da preparação da seguinte.

As únicas verdadeiras novidades que houveram em relação ao assunto foram o nome de código "NX" e que vamos ter novidades... para o próximo ano. E como esta é uma consola, pelos vistos, com um conceito diferente, acredito que o seu lançamento possa ocorrer apenas em 2017, de modo a conseguir transmitir o conceito aos consumidores da "melhor" forma possivel.
 
Here's the thing though... Ya, o Iwata disse que a Nintendo estava a trabalhar numa nova consola mas... quem lê noticias sobre videojogos não sabia já disso?

Tipo, literalmente no final do ano passado, o Miyamoto deu uma entrevista à Associated Press em que confirmava isso mesmo. E quem segue a indústria há mais de uma geração sabe bem que as companhias que produzem consolas não têm propriamente downtime entre o lançamento de uma consola e o começo da preparação da seguinte.

As únicas verdadeiras novidades que houveram em relação ao assunto foram o nome de código "NX" e que vamos ter novidades... para o próximo ano. E como esta é uma consola, pelos vistos, com um conceito diferente, acredito que o seu lançamento possa ocorrer apenas em 2017, de modo a conseguir transmitir o conceito aos consumidores da "melhor" forma possivel.

O comunicado que o Myamoto fez foi muito diferente do Iwata
Shigeru Miyamoto has openly stated that Nintendo is actively working on new ideas for its next wave of hardware systems.

Basicamente esta a dizer que estavam a preparar o próximo hardware, assim como esta a microsoft e sony mas sem dar datas.... toda a gente sabe que depois de uma consola estar no mercado eles começam activamente a trabalhar na sucessora, é assim que funciona.
Uma consola não é criada em um ano, levo muito tempo de pesquisa e analise, o que o Iwata fez foi anunciar uma data especifica(2016) e isso sim apanhou todos de surpresa.
Agora como se falou em hardware gaming mas sem especificar se vai ser uma sucessora ou não das consolas actuais ou mesmo outra coisa qualquer foi um tiro no pé porque alem de ser cedo demais para tal não disse ao certo o que vai ser.
Deviam ter guardado tudo para 2016.
 
Não. O que o Iwata fez foi dizer que em 2016 vão dar mais informações. Se me conseguires encontrar algum sitio em que ele diga algo mais que isso, por favor partilha.

Ninguém disse nada sobre a consola ser lançada em 2016. Aliás, quanto mais diferente o conceito mais tempo a Nintendo demora entre falar sobre a sua nova consola e lançá-la. A Wii foi revelada na E3 de 2005 e só foi lançada no final de 2006. A Wii U a mesma coisa mas entre 2011 e 2012. As portáteis é que costumam ser lançadas no mesmo ano em que são anunciadas mas também não costumam ser roturas de conceito como a Nintendo tem feito com as caseiras. E este parece ser algo ainda mais diferente, pelo que ainda mais prevejo que a nova consola apenas seja lançada em 2017.
 
Back
Topo