Nintendo Nintendo Switch 2

De qualquer forma, suponho que será uma situação semelhante à 3DS que tinha um novo formato mas cujo leitor suportava jogos da DS.
Ou até pode ser como na Nintendo DS podias jogar jogos de GBA, mas tinhas o slot próprio apenas para jogos GBA.

--------------------------------

O grande enigma desta nova consola é mesmo se vai ter retrocompatibilidade com jogos da Switch.

O MVG e o Nate fizeram um podcast salvo erro no ano passado (e acho que o MVG também já fez um vídeo no seu canal de Youtube) onde falaram sobre a possibilidade de haver retrocompatibilidade na nova consola com jogos da Switch. E do que me recordo, o MVG disse que a Nintendo iria se deparar com desafios em colocar essa opção na nova consola, mas não seria algo impossível.

Contudo, também temos informação de que supostamente algumas parceiras third-party sugeriram à Nintendo para não colocar a opção de retrocompatibilidade na nova consola, de forma a ser mais fácil fazerem versões melhoradas de jogos já lançados na Switch para a nova consola, seja em ports, remakes ou remasters. E a verdade é que a Nintendo com a Nintendo Switch se beneficiou disso, com os ports de jogos da WiiU para a Switch. É possível que a Nintendo resolva repetir o mesmo com a nova consola, não colocando a opção de retrocompatibilidade na nova consola, e depois fazer ports melhorados de alguns jogos da Switch para a Switch 2. Mas sinceramente, acho essa possibilidade fraca.

O que acho que vai acontecer é que a Nintendo lança a nova consola com retrocompatibilidade com jogos da Switch para a Switch 2. No entanto, acho que os jogos da Switch não irão se beneficiar automaticamente do hardware da nova consola, só mesmo através de patches/updates. Nesse caso, aposto que haverá um bom catálogo de jogos first-party da Switch que irão receber um patch de melhoramentos para a nova consola, e no que toca a jogos third-party isso ficará encarregue de cada companhia decidir se quer fazer um patch ou não, ou tentar a sua sorte numa versão remaster dum jogo Switch para a nova consola.

Mas acho que a Nintendo devia ir mais longe e tentar se aproveitar da retrocompatibilidade na nova consola, por pegar nos jogos que venham a ter um patch de performance, e relançar esses mesmos jogos dentro da família Nintendo Switch Selects. Até podem imitar a Xbox e colocar na capa desses jogos Nintendo Switch Selects um crachá que diga "Optimized for Next Nintendo Console". E obviamente que esses jogos seriam colocados à venda a um preço bem mais em conta, talvez a 29,99€. Assim, quem já tem esses jogos na Switch poderá usufruir deles com um patch de performance na nova consola. E quem nunca chegou a comprar uma Switch, e resolve comprar a nova consola da Nintendo, poderá comprar desses jogos da Nintendo Switch a um preço mais em conta, sabendo que esses jogos estão prontos para aproveitarem as capacidades de hardware da nova consola. E quem sabe se a Nintendo não convida as suas parceiras third-party a adicionar os seus jogos dentro da linha Nintendo Switch Selects. É uma situação win-win imo.
 
Por aqui sem retrocompatibilidade não comprarei tão cedo.
A história recente da Nintendo quase que garante haver retrocompatibilidade pois assim tem sido assim até agora, mas é esperar para ver...
 
Acho que vocês estão seriamente a fazer overthinking quanto a isto da retrocompactibilidade.

A PS5 é retrocompativel com jogos da PS4 e não é por isso que não deixou de receber paletes de jogos remastered nos poucos anos de vida que têm. Só da Sony saiu o Ghost of Tsushima, TLOU Parte 1, Uncharted 4 e Lost Legacy, e por aí em diante. Há a possíbilidade de vender a versão remastered de um jogo a full price, e ha até, para um publico alvo maior, venderem os upgrades para versão Switch 2 a 10 € para quem já tem a versão Switch 1.

Isto na Switch 2 eles até a podem fazer retrocompactivel com jogos da Switch, basta lançarem um Zelda TOTK a 1080p+ / 60 FPS / melhores graficos, vai vender que nem pão quente.

Idem para outros jogos que eles tenham que sejam sucessos de vendas.

Com a PS5 e Xbox Series S|X a terem RC, era um tiro nos pés a Switch não o ter. E olhando ao histórico da Nintendo, acredito que vai acontecer. Quando existir uma eventual Switch 3 aí é que a coisa já não há de correr tão bem.
 
Porque é que não havia de ser retrocompatível? A Nintendo sempre valorizou a retrocompatibilidade mesmo quando não tinha obrigação de o fazer. GBA para NDS, NDS para 3DS, Gamecube para Wii... Claro que há consolas como a Gamecube que não é retrocompatível com a N64, ou a Switch que não é retrocompatível com Wii U. Aí acho que é por motivos óbvios.


Hoje em dia é a norma, as handhelds que correm jogos do PC são todas retrocompatíveis, fora as consolas de mesa (XSX/PS5). Não tem nenhum tipo de desculpa para fazer uma consola não-retrocompatível. Agora a ver se fazem updates gráficos/perfomance tal como a concorrência, de certeza que toda a gente seria bem mais feliz com os jogos a rodarem a 60FPS.

EDIT: e para os mais entendidos, o que é que esperam em termos de hardware (CPU/GPU/RAM/Resolução/Armazenamento) desta nova Switch 2?
 
Última edição:
Porque a não ser retrocompatível, será mais fácil fazer remasters de jogos Switch na Switch 2. Aparentemente é o que algumas parceiras third party têm dito à Nintendo.
Sim, mas isso creio que passa uma imagem muito má da Nintendo enquanto uma empresa gananciosa. Demasiado até mesmo para os standards da Nintendo. (A empresa que vendia remaster de Skyrim a uns quê, 60€?) Não vai ser assim tão fácil vender remaster se ninguém quiser comprar a Switch 2 😉 que é aquilo que vai acontecer se não for compatível com jogos da Switch.
 
Sim, mas isso creio que passa uma imagem muito má da Nintendo enquanto uma empresa gananciosa. Demasiado até mesmo para os standards da Nintendo. (A empresa que vendia remaster de Skyrim a uns quê, 60€?) Não vai ser assim tão fácil vender remaster se ninguém quiser comprar a Switch 2 😉 que é aquilo que vai acontecer se não for compatível com jogos da Switch.
Se eles lançarem uma switch 2 (e sem um nome estranho como switch U que pode confundir as pessoas) como é esta atualmente mesmo sem retrocompatibilidade, podes ter a certeza que vai vender bem na mesma, eles até depois dizem que podemos jogar o zelda como nunca antes e coisas do género.
 
Na próxima já não se safam na venda de ports como fizeram da Wii U para a Switch.

É simples. Quase ninguém tinha uma Wii U. Por isso transferir alguns jogos para a nova consola foi relativamente bem aceite pelo público geral que não tinha tido Wii U.

Agora a Switch? Vendeu 130M de consolas. Vai haver muita sobreposição de gente que teve a Switch original quando sair a Switch 2.
Dificilmente alguém aceita relançamento nessa situação.
 
Porque a não ser retrocompatível, será mais fácil fazer remasters de jogos Switch na Switch 2. Aparentemente é o que algumas parceiras third party têm dito à Nintendo.

Também devem ter dito o mesmo à Sony/M$, já que também são enormes players no mercado. E aqui estamos com a PS5 e Series S|X a serem retro com as suas antecessoras.
 
Se eles lançarem uma switch 2 (e sem um nome estranho como switch U que pode confundir as pessoas) como é esta atualmente mesmo sem retrocompatibilidade, podes ter a certeza que vai vender bem na mesma, eles até depois dizem que podemos jogar o zelda como nunca antes e coisas do género.
Nos dias de hoje levam um gozo enorme da comunidade gaming e reviews negativas de 30000 youtubers diferentes. Que estratégia tão manhosa para uma empresa da dimensão da Nintendo lol achas mesmo que eles querem ficar com essa mancha no seu legado?

Na próxima já não se safam na venda de ports como fizeram da Wii U para a Switch.

É simples. Quase ninguém tinha uma Wii U. Por isso transferir alguns jogos para a nova consola foi relativamente bem aceite pelo público geral que não tinha tido Wii U.

Agora a Switch? Vendeu 130M de consolas. Vai haver muita sobreposição de gente que teve a Switch original quando sair a Switch 2.
Dificilmente alguém aceita relançamento nessa situação.
Exato, quantas pessoas é que sabem mesmo agora que o Zelda : BOTW era originalmente um jogo de Wii U e não da Switch? Muito poucas de certeza porque ninguém comprou a consola... e nenhuma das consolas de oitava geração ofereciam retrocompatibilidade (a Xbox só adicionou em 2016/2017 creio da Xbox 360 e bem mais tarde da Xbox OG, e mesmo assim não era total como a que temos agora)
 
Todo o trabalho que tem sido feito com a infra-estrutura Online da Nintendo (sistema de contas) assim como o enorme catálogo que faz parte da consola não me faz considerar outra possibilidade que não seja ser retro-compatível.

Além de contar com isso, conto também com updates a vários jogos tal como aconteceu com a PlayStation 5 e Xbox Series.
 
Na próxima já não se safam na venda de ports como fizeram da Wii U para a Switch.

É simples. Quase ninguém tinha uma Wii U. Por isso transferir alguns jogos para a nova consola foi relativamente bem aceite pelo público geral que não tinha tido Wii U.

Agora a Switch? Vendeu 130M de consolas. Vai haver muita sobreposição de gente que teve a Switch original quando sair a Switch 2.
Dificilmente alguém aceita relançamento nessa situação.
Tiveste o caso da ps4 que não tinha e vendeu muito. Eu pessoalmente espero que assim seja, é da maneira que troco a minha mais cedo e de preferncia com update grátis do jogos da switch atual, se calhar assim os pokemons já ficam jogaveis para mim e aidna lhes dou uma chance.
 
Tiveste o caso da ps4 que não tinha e vendeu muito. Eu pessoalmente espero que assim seja, é da maneira que troco a minha mais cedo e de preferncia com update grátis do jogos da switch atual, se calhar assim os pokemons já ficam jogaveis para mim e aidna lhes dou uma chance.

Muito diferente os contextos.

A ideia de retro compatibilidade aí não estava tão presente porque já na geração anterior foi largada.
A PS4 vendeu muito no início porque a Xbox fez cagada também.

Agora a Switch, que inventou o conceito de consola híbrida e por vir de um falhanço teve de dar reset (para além de ter passado para a NVIDIA e para um chip mobile) acho mais complicado fazer a retrocompatibilidade.

No entanto agora com 130M de vendas, e tendo em conta que toda a concorrência o fez, acho impossível que não haja.
O mais certo é fazerem cartões com um quadradinho a mais como na 3DS para dar para caber os novos e os velhos na Switch 2.

Para além disso, como já disseram, com a subscrição NSO que tem consolas retro e afins, não faria sentido não continuar a alimentar e completamentar o serviço para a nova consola.
 
O mais certo é fazerem cartões com um quadradinho a mais como na 3DS para dar para caber os novos e os velhos na Switch 2.
Também é disso que estou à espera.

Já no tempo do Gameboy tinham uma marosca desse género. Os jogos do GameBoy original tinham uma ranhura por onde o GameBoy fazia entrar um bocado de plástico para poder ligar. Depois no Color já não existia esse espaço o cartucho e então já não dava para ligar o GameBoy original com um desses cartuchos lá.

Embora nesses tempos um gajo podia ser habilidoso e cortar essa ranhura do gameboy, e depois lá enfiava o cartucho. Engraçado que alguns jogos do GameBoy Color até funcionavam perfeitamente no GameBoy original, apenas sem as cores.

Bons tempos.
 
Tenho a mesma opinião de alguns usuários daqui, acho que se não for retrocompatível com a Switch, iria ser um tiro no pé. Eu por exemplo, que tenho um catálogo até porreiro da Switch, e não tenho intenção de a vender quando comprar a próxima consola, não iria comprar os remasters a preço cheio de jogos que tenho na Switch e que já paguei preço cheio também. Uma coisa foi fazer isso do Wii U pra Switch, como alguns disseram não se levantou grandes problemas porque o Wii U vendeu pouco e pouca gente tinha jogado aqueles jogos, a Switch já vendeu quase 130 milhões de consolas (para termos de comparação, Wii U vendeu 13M de unidades no mundo, Switch vendeu 30M só no Japão). Por isso acho que a falta de retrocompatibilidade na próxima consola seria mesmo muito mal recebida.

No meu caso, as coisas que eu mais espero pra próxima consola, para além da retrocompatibilidade, seria talvez um bom aumento da capacidade interna (se fosse SSD com pelo menos 256GB seria incrível, mas tenho as minhas dúvidas), e talvez a capacidade de ter uma resolução "padrão" de pelo menos 1080p/60fps pelo menos no modo dock juntamente com DLSS.
 
Sim, mas isso creio que passa uma imagem muito má da Nintendo enquanto uma empresa gananciosa. Demasiado até mesmo para os standards da Nintendo. (A empresa que vendia remaster de Skyrim a uns quê, 60€?)
A Nintendo deve cobrar os habituais 30%, se o preço do jogo retail é 20 ou 60 euros não são eles que decidem.
 
Back
Topo