Mudança de casa, opções de internet (ADSL/4G/Starlink)

Barrajao

Power Member
No final desde ano, inicio do próximo vou mudar para uma casa nova.

ADSL:

  • Velocidade Média: 12 Mbps de download / 0,5 Mbps de upload
  • Conexão estável
  • Boa latência (<20ms sempre)
  • Preço: €35+/mês
4G+:

  • Velocidade Média Interior: 40 Mbps de download / 5 Mbps de upload
  • Velocidade Média Exterior: 75 Mbps de download / 15 Mbps de upload
  • Velocidade Média Entre as 18 e as 22h no Interior: 20 Mbps de download / 4 Mbps de upload
  • Geralmente estável, mas às vezes cai para 4G apenas, resultando em velocidade reduzida
  • Latência aceitável (30-45ms)
  • Dados Empresariais Ilimitados
  • Preço: Gratuito e usar telemovel como hotspot ou gastar 400-600€ em router Mikrotik + Antenas SMA para colocar no telhado
StarLink v2:

  • Velocidades: ??
  • A conexão pode cair durante chuvas fortes ou tempestades?
  • Latência: ??
  • Preço: €450 + €65/mês
Dadas estas opções, estou a considerar experimentar o 4G e adquirir um router 4G que me permita ligar uma antena externa do lado de fora e usar o router no interior. Sabem onde posso encontrar um mapa onde estao as torres com as antenas NOS?

Alguem tem uma solução assim, qual o feedback?
Alguma oura recomendação?

Obrigado
 
Tendo em conta que tens os dados 4G gratuitos e nas outras duas opções tens mensalidades, acho que a escolha é simples... Mesmo que tenhas que gastar dinheiro num router e antenas, é sempre material que fica teu e, mais tarde, podes vendê-lo, ao contrário das mensalidades que nunca vêm o dinheiro de volta.

Eu optaria, sem dúvida, pela solução do meio.
 
No final desde ano, inicio do próximo vou mudar para uma casa nova.

ADSL:

  • Velocidade Média: 12 Mbps de download / 0,5 Mbps de upload
  • Conexão estável
  • Boa latência (<20ms sempre)
  • Preço: €35+/mês
4G+:

  • Velocidade Média Interior: 40 Mbps de download / 5 Mbps de upload
  • Velocidade Média Exterior: 75 Mbps de download / 15 Mbps de upload
  • Velocidade Média Entre as 18 e as 22h no Interior: 20 Mbps de download / 4 Mbps de upload
  • Geralmente estável, mas às vezes cai para 4G apenas, resultando em velocidade reduzida
  • Latência aceitável (30-45ms)
  • Dados Empresariais Ilimitados
  • Preço: Gratuito e usar telemovel como hotspot ou gastar 400-600€ em router Mikrotik + Antenas SMA para colocar no telhado
StarLink v2:

  • Velocidades: ??
  • A conexão pode cair durante chuvas fortes ou tempestades?
  • Latência: ??
  • Preço: €450 + €65/mês
Dadas estas opções, estou a considerar experimentar o 4G e adquirir um router 4G que me permita ligar uma antena externa do lado de fora e usar o router no interior. Sabem onde posso encontrar um mapa onde estao as torres com as antenas NOS?

Alguem tem uma solução assim, qual o feedback?
Alguma oura recomendação?

Obrigado

Para veres as antenas podes usar o Cellmapper que resulta de dados recolhidos por utilizadores da app.
 
Tendo em conta que tens os dados 4G gratuitos e nas outras duas opções tens mensalidades, acho que a escolha é simples... Mesmo que tenhas que gastar dinheiro num router e antenas, é sempre material que fica teu e, mais tarde, podes vendê-lo, ao contrário das mensalidades que nunca vêm o dinheiro de volta.

Eu optaria, sem dúvida, pela solução do meio.
É tambem a opção para a qual estou mais inclinado.

No entanto ontem voltei a fazer os testes no exterior e interior, e nao consegui velocidades acima de 20/5.
Os testes foram feitos as 18h e as 22h.

Isto já me deixa um pouco de pé atrás.
Estou entao a pensar comprar um huawei b818-263, adaptadores e antenas na amazon e montar no telhado a cerca de 5 metros de altura para ver se consigo melhorar o sinal. Não tenho nenhuma casa à volta.

Caso o sinal nao melhore, devolvo o equipamento à amazon.
 
É tambem a opção para a qual estou mais inclinado.

No entanto ontem voltei a fazer os testes no exterior e interior, e nao consegui velocidades acima de 20/5.
Os testes foram feitos as 18h e as 22h.

Isto já me deixa um pouco de pé atrás.
Estou entao a pensar comprar um huawei b818-263, adaptadores e antenas na amazon e montar no telhado a cerca de 5 metros de altura para ver se consigo melhorar o sinal. Não tenho nenhuma casa à volta.

Caso o sinal nao melhore, devolvo o equipamento à amazon.
se tem arvores à volta, principalmente na direção em que vai apontar a antena, arvores interfere com um sinal, com vento ainda pior, convém a antena estar mais alta que as árvores . Penso que não vai devolver o equipamento à amazon.
 
se tem arvores à volta, principalmente na direção em que vai apontar a antena, arvores interfere com um sinal, com vento ainda pior, convém a antena estar mais alta que as árvores . Penso que não vai devolver o equipamento à amazon.
Não tenho árvores nas proximidades, mas a cerca de 2km da minha casa existe um eucaliptal que esta no caminha em linha recta para a torre, para a outra torre, tambem ha um eucaliptal mas a cerca de 4km da minha casa.
 
Não tenho árvores nas proximidades, mas a cerca de 2km da minha casa existe um eucaliptal que esta no caminha em linha recta para a torre, para a outra torre, tambem ha um eucaliptal mas a cerca de 4km da minha casa.
a 2km não vai fazer diferença, a torre deve estar localizada/ altura onde o sinal passa bem esse local, quando estão próximo da casa, isso causa interferências, sinais digitais principalmente, seja movel ou TDT.
 
a 2km não vai fazer diferença, a torre deve estar localizada/ altura onde o sinal passa bem esse local, quando estão próximo da casa, isso causa interferências, sinais digitais principalmente, seja movel ou TDT.
Obrigado, vou entao fazer a encomenda e ver se me safo.

Para a minha realidade(ADSL 12/0.5), se conseguir um sinal que me permita ter ~30/5 era um grande upgrade
 
Back
Topo