Máquina Fotográfica Mirrorless Fujifilm X-S10 + XF 16-80mm f/4 R OIS WR

Uma coisa que ainda não descobri, quando tiro uma foto a mesma, não me aparecer logo no visor de forma a visulaizar logo, tenho sempre de presionar o botão ao lado do viewfinder, o que é chato fazer isto foto a foto...não entendi esta parte!!?
Set-Up -> Screen Set-Up -> Image Disp. e metes tipo 1s ou o que te agradar mais.

Acredito que hoje em dia não tenha isso ligado by default, porque a foto que tu vês já é uma simulação da foto final. Não acontecem "surpresas" como acontecia com as DSLR, porque a exposição não muda. E também muita gente tira uma série de fotos seguidas e depois é que vai dar uma vista de olhos, não andas a verificar foto a foto.
 
Ontem à noite estive a afinar os menus por um video do youtube e de um tipo, penso que da propria fuji (ver se encontro e já partilho), até fiz a alteração do botão do ISO para a rodinha do lado esquerdo, pois dá para personalizar muita coisa.

Uma pergunta já que tens a mesma máquina, quando ligado, e em modo disparo, ouve-se sempre um ruido do "motor" ou algum ventilador da maquina?
Penso que seja isto que estás a referir-te: em disparo continuo ouve-se um "trrrrr", parece "uma metralhadora", mas salvo erro é o som do obturador a funcionar, o mecanico.
Nunca usei, outra coisa que devia experimentar, mas se usares apenas o obturador eletronico,e acho que não estou a dizer nenhum disparate, ele deverá ser silencioso, e não deverás ouvir nada. No menu correspondente podes definir se queres usar o mecanico, o eletronico, ou os dois.
Salvo erro, o obturador eletronico permite tirar mais fotos em modo continuo, em comparação com o mecanico... também ainda não testei isto, esqueço-me sempre.
Agora que reflito um pouco mais do que escreveste: talvez possa ser o IBIS, a estabilização, a funcionar...
Se experimentares andar com a mão segura apenas pelo punho, mesmo desligada, poderás sentir que tem algo a mexer, e a fazer um pouco de barulho também, não sei se te apercebeste disso já.
No entanto, se a origem do "tal barulho" for esta, confesso que nunca me apercebi do IBIS produzir algum tipo de barulho enquanto tenho a camera ligada, e a tirar fotos.
Mas estou a gostar muito da maquina, muito manuseável, ontem na ***** aqui em Évora tinham 2 baterias compatíveis e comprei logo a 8.98 euros cada...lol. Estavam ali para vazar stock ;)

E a ultima questão se tirar uma foto com uns 10 ou 20 segundos de velocidade de abertura a máquina fica a processar aquilo uma data de minutos, correcto?? é que ontem testei à noite e depois desliguei a maquina que nunca mais terminava!
Bem, foram baratinhas :biglaugh::biglaugh::biglaugh:
Sim, ela deverá demorar um pouco, deverás ver uma luz a piscar, ao lado direito do viewfinder, alternando entre verde e laranja...
Não me recordo de ter feito uma exposição tão prolongada... como normalmente não ando com um tripe comigo, até porque por norma ainda não foi um tipo de fotografia que explorei muito, só fiz longas exposições de no máximo 2 segundos, que é basicamente o que consegues fazer "handheld", não me recordo do termo em portugues.:bigrinbo::bigrinbo:, pelo menos eu não consigo estabilizar a camera desta forma por muito mais tempo,

Uma coisa que ainda não descobri, quando tiro uma foto a mesma, não me aparecer logo no visor de forma a visulaizar logo, tenho sempre de presionar o botão ao lado do viewfinder, o que é chato fazer isto foto a foto...não entendi esta parte!!?
Não sei onde se encontra esta opção de cor, mas podes definir isto para fazer exatamente o que pretendes.
Eu como fotografo maioritariamente desporto, ou animais em movimento, não uso a maquina desta forma, para poupar bateria, e se quiser ver a foto que tirei prefiro ver pelo viewfinder e não pelo LCD, escolhas...
Já agora aproveito e refiro também, e já não me recordo se vem assim de fábrica, mas podes configurar para desligar o viewfinder quando estás a usar o LCD para fotografar, e vice versa... pode não ser importante mas é uma maneira de poupar bateria.

Vou assistir ao video assim que possa... certamente posso aprender mais um pouco sobre a camera, e é algo que tenho sentido falta, conhecer melhor o equipamento que estou a usar.
 
Nunca usei, outra coisa que devia experimentar, mas se usares apenas o obturador eletronico,e acho que não estou a dizer nenhum disparate, ele deverá ser silencioso, e não deverás ouvir nada. No menu correspondente podes definir se queres usar o mecanico, o eletronico, ou os dois.
Salvo erro, o obturador eletronico permite tirar mais fotos em modo continuo, em comparação com o mecanico... também ainda não testei isto, esqueço-me sempre.
Sim, o obturador electrónico é silencioso e em algumas máquinas permite mais FPS. Mas pode provocar rolling shutter (a foto ficar distorcida) se houver movimentos muito rápidos.

E a ultima questão se tirar uma foto com uns 10 ou 20 segundos de velocidade de abertura a máquina fica a processar aquilo uma data de minutos, correcto?? é que ontem testei à noite e depois desliguei a maquina que nunca mais terminava!
Não é normal. Pode ficar a processar um tempo idêntico ao da foto inicial (tiras uma foto de 20s e ela fica +-20s a processar) é normal e tem a ver com reduções de ruído, dark frames, cenas. Mas existe um tempo de processamento e um tempo de escrita para o cartão. Será que é o cartão que é demasiado lento? Não notas o mesmo se tirares várias fotos seguidas?
 
Não, a capacidade não costuma ser o problema. E esse cartão até é suficientemente rápido, portanto também não deve ser daí. Mas se está a demorar minutos, algo está mal.
Experimenta desligar a redução de ruído para longas exposições e vê se o comportamento é igual. Pede também um cartão emprestado (ou fica a disparar no máximo de FPS até ela parar) e vê se demora muito a limpar o buffer (copiar as fotos para o cartão).
 
Os meus 2 cêntimos...

Reset à câmara após a compra, para ficar limpa de personalizações do dono antigo.
Formatar o cartão in-camera.
Se não resultar, testar outro cartão, nem que seja de gama abaixo.
 




Ok, nada demais, mas tenho andado a testar e a aprender a lidar com a máquina, esta do Pavão foi tirada do máximo da lente a 80mm. Semi automático com abertura do diafragma feita por mim.

Comparei com o meu S23 Ultra e nota-se imenso o processamento da muralha no Telemovel em comparação com a máquina e claro as cores vivas da samsung e as naturais da máquina, dá para perceber qual é a foto do phone e a da máquina (façam zoom nas fotos):





Sem duvida notória a diferença...estou satisfeito, a maquina faz milhetas coisas e só aprendi o básico....lol

Não mexi nas fotos estão como as terei, apesar de existir, aqui na ultima uma quantidade um pouco a mais de luz, penso eu....mas isso depois pode ser aprimorado.
 
Última edição:
Não é preciso abrir sequer para se ver qual é da máquina e qual é do telemóvel, quanto mais fazer zoom :D O "problema" das máquinas é esse, é que não inventam, não fazem nada por ti. A foto é o que é. E é assim que deve ser! Eu estou muito fã do meu Xperia por isso mesmo, as fotos são super naturais.

Agora é ires treinando :)
 
Não é preciso abrir sequer para se ver qual é da máquina e qual é do telemóvel, quanto mais fazer zoom :D O "problema" das máquinas é esse, é que não inventam, não fazem nada por ti. A foto é o que é. E é assim que deve ser! Eu estou muito fã do meu Xperia por isso mesmo, as fotos são super naturais.

Agora é ires treinando :)
Pois eu por enquanto estou um pouco desiludido com o meu Pixel 7. Acho que faz "magia" a mais... Tanto hype, e as fotos são na minha opinião demasiado processadas. Só se estou a fazer alguma coisa errada, mas ainda não encontrei nenhuma opção para desligar o pós-processamento
 
Back
Topo