Máquina Fotográfica Mirrorless Fujifilm X-S10 + XF 16-80mm f/4 R OIS WR

JCmendes

Power Member
A pergunta é simples, este conjunto ronda os 1500 euros, pelo que li dá para fotografar de tudo um pouco, eu pretendo Paisagens e meter algum zoom nas mesmas fotos. Claro que tb quero fotografar algo mais próximo....quero género tudo em um (sei que é difícil)

Estou com pressa na decisão...tenho o Telefone S23 Ultra...mas não tenho problema em gastar 1,500 paus. Já tive uma canon 80D que aprendi a fotografar muita coisa em manual, vendi pois os telemóveis evoluíram, mas acho que não é e nunca será a mesma coisa.

O objectivo é tirar fotos nítidas, estáveis de fullframe, e que realmente supere o telemóvel.
 
É um conjunto bem fixe. A lente é muito boa, compacta e bastante versátil. Os 80mm equivalem aos 120mm em FF - não é uma teleobjectiva super poderosa, mas já aproxima um pouco mais do que os zooms banais 16-50

Se queres ter uma lente tudo-em-um com um pouco mais zoom, tens a 18-120 - perdes um pouco no lado wide, e ficas com uma lente menos compacta. Tem o controlo do zoom motorizado que não gosto muito, a não ser em video.

Se procuras mesmo um super zoom, a única opção é a Tamron 18-300mm f3.5-6.3 Di III-A VC VXD, mas sendo porreira, creio que a qualidade não será a mesma coisa.

Por fim tens sempre a opção de avançar agora com a 16-80 e mais tarde juntares a XF 70-300 por exemplo.

Termino dizendo que estive quase a ir para o sistema fuji precisamente com essa lente. Mas depois fui noutra direção (Sony). Tens aqui uma lista exaustiva com todas as lentes disponíveis para o sistema Fuji (da marca e de outros fabricantes):https://alikgriffin.com/a-complete-list-of-fujifilm-x-mount-lenses/
 
É um conjunto bem fixe. A lente é muito boa, compacta e bastante versátil. Os 80mm equivalem aos 120mm em FF - não é uma teleobjectiva super poderosa, mas já aproxima um pouco mais do que os zooms banais 16-50

Se queres ter uma lente tudo-em-um com um pouco mais zoom, tens a 18-120 - perdes um pouco no lado wide, e ficas com uma lente menos compacta. Tem o controlo do zoom motorizado que não gosto muito, a não ser em video.

Se procuras mesmo um super zoom, a única opção é a Tamron 18-300mm f3.5-6.3 Di III-A VC VXD, mas sendo porreira, creio que a qualidade não será a mesma coisa.

Por fim tens sempre a opção de avançar agora com a 16-80 e mais tarde juntares a XF 70-300 por exemplo.

Termino dizendo que estive quase a ir para o sistema fuji precisamente com essa lente. Mas depois fui noutra direção (Sony). Tens aqui uma lista exaustiva com todas as lentes disponíveis para o sistema Fuji (da marca e de outros fabricantes):https://alikgriffin.com/a-complete-list-of-fujifilm-x-mount-lenses/
Muito obrigado pela resposta.

Pretendo muito mais fotos que vídeos ( no telemovel raramente filmo).

Mas se calhar agora para o que quero ( viajem em breve para a Islandia) e futuro ira fazer melhor que um telefone com um gozo bem superior.

Durante esta semana que passou absorvi dezenas de reviews, pois existem dezenas de maquinas e todas com pros e contras, tb estava inclinado para a nikonZ5 mas a lente que trás é muito básica, o preco pode ser um pouco mais em conta que a que menciono.

Já agora que te fez mudar e qual a sony ?

Mas tb quanto mais outras sugestões nos dão mais difícil depois decidir.
 
Porque me apareceu uma excelente oportunidade de comprar uma A7 III. Isso e porque a Tamron 70-180/2.8 que só há para o sistema Sony, é a lente "perfeita" para grande parte do meu uso (fotografia de desporto e dança), pois em nenhum outro sistema há uma lente a este preço, com a performance que ela tem, e com um tamanho tão compacto e leve.
 
Apareceu na loja a mesma maquina com a lente ate 55mm por 1.280 paus.

São menos 320 paus (que com a lente ate 70mm) e mesmo assim com esta mesma lente estava a 1499 (menos 220 paus) que faz 2 dias atrás...só falta pagar...se calhar avanço...
 
Se a tua intenção é depois juntares outras objectivas, é um bom negócio. Essa 18-55 tem muito boa qualidade. Mas não é tão versátil como a 16-80 (menos wide, e menos tele) - dificilmente será uma "tudo-em-um"
 
Preenche o questionario, temos presentes no forum pessoas que te possam aconselhar bem.
A X-S10 é uma máquina bem porreira, foi a que eu escolhi para me iniciar, embora tenha comprado com a lente 18-55, porque para mim era mais importante ter uma lente com f2.8.
Não sei o que "queres dizer com estaveis de full frame", este modelo não é full frame, embora talvez te refiras a outra coisa, mas o IBIS da maquina, em conjunto com lentes com estabilização, são bons aliados para tirar fotos sem tripé, embora para foto de paisagem penso ser adequado usar um tripé, pelo menos do parco conhecimento que tenho.
Aconselhava-te a tentar experimentar, se for possivel, pegar nesta maquina, para ver se ela se adequa bem à tua mão, e se te sentes confortavel com ela, algumas pessoas queixam-se disso, embora para mim não apresente nenhum problema nesse aspecto.
 
Se a tua intenção é depois juntares outras objectivas, é um bom negócio. Essa 18-55 tem muito boa qualidade. Mas não é tão versátil como a 16-80 (menos wide, e menos tele) - dificilmente será uma "tudo-em-um"
Obrigado amigo

Acabei por comprar realmente a lente maior 16-80 em conjunto com a S X10. Foi caro 1600 paus, mas depois tenho mais versatabilidade, e assim não me arrependo, para já. Acho que tb vou ter 160euros em cartão, pelo menos dizia isso

Quero uma lente quer a outra acho que tiram grandes fotos, pelo que li e VI.

Preenche o questionario, temos presentes no forum pessoas que te possam aconselhar bem.
A X-S10 é uma máquina bem porreira, foi a que eu escolhi para me iniciar, embora tenha comprado com a lente 18-55, porque para mim era mais importante ter uma lente com f2.8.
Não sei o que "queres dizer com estaveis de full frame", este modelo não é full frame, embora talvez te refiras a outra coisa, mas o IBIS da maquina, em conjunto com lentes com estabilização, são bons aliados para tirar fotos sem tripé, embora para foto de paisagem penso ser adequado usar um tripé, pelo menos do parco conhecimento que tenho.
Aconselhava-te a tentar experimentar, se for possivel, pegar nesta maquina, para ver se ela se adequa bem à tua mão, e se te sentes confortavel com ela, algumas pessoas queixam-se disso, embora para mim não apresente nenhum problema nesse aspecto.

Sim, já estudei bem a máquina, tinha umas duvidas no inicio mas já esta resolvido, obrigado. Saiu agora a S20 mas penso ser mais dedicada ao video, mas isso para mim está em 2 plano.

Aconselham algum filtro de proteção de 72mm e qual já agora e tipo de cartão....algo que compre em loja e stock se possivel, para não esperar muito.
 
Fotos de Full Frame vais ter de tirar com uma máquina Full Frame... As lentes nao tiram grandes fotos, o fotografo é que tira. Sinceramente parece-me que estás a matar moscas com um missil... Já está comprado, já tinhas a tua decisao tomada, só querias que as pessoas te dissessem que a tua decisao era boa. Ninguém pode dizer isso porque ninguém pode perceber o que pretendes realmente sem que o expliques adequadamente. Porquê Fuji, porquê uma máquina que permita trocar de lentes (se calhar vais usar sempre a mesma lente), etc, etc...
 
Fotos de Full Frame vais ter de tirar com uma máquina Full Frame... As lentes nao tiram grandes fotos, o fotografo é que tira. Sinceramente parece-me que estás a matar moscas com um missil... Já está comprado, já tinhas a tua decisao tomada, só querias que as pessoas te dissessem que a tua decisao era boa. Ninguém pode dizer isso porque ninguém pode perceber o que pretendes realmente sem que o expliques adequadamente. Porquê Fuji, porquê uma máquina que permita trocar de lentes (se calhar vais usar sempre a mesma lente), etc, etc...
Olá, Só não me explique aqui muito, pois entretanto fui falando com alguns colegas de trabalho que se dedicam a fotografia faz anos, e fui tirando muitas duvidas, em paralelo,...mas sim está decidido e agora estudar bem a máquina quando a receber e ir aperfeiçoando. Mas agradeço a quem aqui me ajudou, pois assim ainda troquei as lentes, apesar de investir mais um pouco.

Tinha várias máquinas em mentes escolhi esta pelas reviews e pela opinião de alguns colegas...e efeito será mais paisagens e cidades (férias e fim de semana), não quero grandes zoons e muitos retratos, que esta até se safa bem.

Obrigado
 
Bem, parabens pela aquisição, espero que a maquina seja do teu agrado.
Cartões depende de quanto queiras gastar, qual a capacidade que desejas, e acima de tudo que marcas achas que são de confiança.
No meu caso eu uso Sandisk Extreme Pro 128 UHS-I e um Lexar Professional 1667x 128gb UHS-II, foram os que consegui a preços mais em conta, segundo as pesquisas que fiz, e que iam de encontro às minhas necessidades.
Caso te interesse, deixo como recomendação de baterias compativeis as PATONA Protect, pois as originais são bem caras, e pelo menos deverás precisar de mais uma bateria extra,e as baterias Patona "têm um preço mais simpatico".
Não fiz nenhum teste exaustivo mas diria que a duração das mesmas será praticamente igual à da bateria original, e até agora nunca me deram problemas.
 
Aconselham algum filtro de proteção de 72mm e qual já agora e tipo de cartão....algo que compre em loja e stock se possivel, para não esperar muito.
Nop, aconselho-te a teres cuidado com a máquina. 😅 Filtros não protegem a não ser de uns meros riscos e sujidade, são muito mais frágeis que a lente em si. Anda sim, sempre com pára-sol, quer pelo flare quer para evitar contactos acidentais com a lente.

Cartões só posso recomendar Sandisk. Tenho pouca experiência com outras marcas, só pra usos banais, mas já usei muito Sandisk e Lexar, Lexar jamais volto a comprar.
 
Olá, Só não me explique aqui muito, pois entretanto fui falando com alguns colegas de trabalho que se dedicam a fotografia faz anos, e fui tirando muitas duvidas, em paralelo,...mas sim está decidido e agora estudar bem a máquina quando a receber e ir aperfeiçoando. Mas agradeço a quem aqui me ajudou, pois assim ainda troquei as lentes, apesar de investir mais um pouco.

Tinha várias máquinas em mentes escolhi esta pelas reviews e pela opinião de alguns colegas...e efeito será mais paisagens e cidades (férias e fim de semana), não quero grandes zoons e muitos retratos, que esta até se safa bem.

Obrigado

Para paisagens e cidades essa máquina vai dar-te os mesmos resultados que um X-T20 por exemplo. Isto dando um exemplo de uma máquina antiga da Fuji que hoje em dia custa se calhar menos de 300€ usada. Sem falar de toda a oferta que as outras marcas têm... Como te disse anteriormente, acho que estás a matar moscas com um missil...

Em resumo acho que tinhas ficado muito melhor servido com uma máquina de lente fixa tipo canon g1x mark III ou Panasonic Lumix DC-LX100II e tinhas mais 500€ no bolso hoje...

Espero que consigas usufruir de todas as potencialidades que essa máquina oferece e que qualquer dia compres uma lente prime rápida para veres o que a máquina é capaz...
 
Isto da fotografia, como nos carros (por exemplo) não são apenas decisões objetivas e bem argumentadas. Há espaço a preferências de marca, aspeto, determinadas características, etc.. Senão a maior parte das famílias comprava o Fiat Multipla. Os solteiros era tudo com Smarts.
A Fuji está no mercado e não tem a melhor maquina do mundo...
Eu já tive DSLR. Vendi e fiquei só com uma Sony RX100iii. Voltei às DSLR.. Porque como diz o @JCmendes , não é a mesma coisa.
@JCmendes fizeste bem. Agora é usar isso como deve ser :-D
 
Ja comecei a testar este fds, e até acho que não ficaram nada mal. E comecei em modo manual, que os outros modos tenho de estudar melhor.

 
Eu uso SEMPRE modo manual. E as Fuji devem ser um mimo com os controlos todos à mão. (nunca experimentei Fuji)
Em situações mais complicadas, uso modo manual, com ISO automático. Mas muito raro..
 
Ja comecei a testar este fds, e até acho que não ficaram nada mal. E comecei em modo manual, que os outros modos tenho de estudar melhor.

Se aprenderes a usar a maquina maioritariamente em modo manual os outros serão mais simples de entender, e usados em casos mais especificos...
Estuda o manual, ou ve uns videos, a camara tem umas funcionalidades porreiras, uns menus de atalho interessantes, etc...
Ainda explorei pouco da minha, deveria seguir também o conselho que acabei de te dar :biglaugh::biglaugh::biglaugh:
 
Fica a dica: desprendam-se de dogmas. :) O modo em que fotografam é irrelevante, desde que seja adequado ao que querem fazer.

O mais importante é o que fica depois na imagem. Ainda ontem partilhei uma com o @m4ndr4ke cujo autor claramente se preocupou com tudo, excepto com o quanto ia "ferir os olhos".
 
Se aprenderes a usar a maquina maioritariamente em modo manual os outros serão mais simples de entender, e usados em casos mais especificos...
Estuda o manual, ou ve uns videos, a camara tem umas funcionalidades porreiras, uns menus de atalho interessantes, etc...
Ainda explorei pouco da minha, deveria seguir também o conselho que acabei de te dar :biglaugh::biglaugh::biglaugh:

Ontem à noite estive a afinar os menus por um video do youtube e de um tipo, penso que da propria fuji (ver se encontro e já partilho), até fiz a alteração do botão do ISO para a rodinha do lado esquerdo, pois dá para personalizar muita coisa.

Uma pergunta já que tens a mesma máquina, quando ligado, e em modo disparo, ouve-se sempre um ruido do "motor" ou algum ventilador da maquina?

Uma coisa que ainda não descobri, quando tiro uma foto a mesma, não me aparecer logo no visor de forma a visulaizar logo, tenho sempre de presionar o botão ao lado do viewfinder, o que é chato fazer isto foto a foto...não entendi esta parte!!?


Mas estou a gostar muito da maquina, muito manuseável, ontem na ***** aqui em Évora tinham 2 baterias compatíveis e comprei logo a 8.98 euros cada...lol. Estavam ali para vazar stock ;)

Mandei vir um tripé que já mostro qual foi...

https://www.amazon.es/dp/B07F3TKNM9/ref=nosim?tag=zwame00-21

E a ultima questão se tirar uma foto com uns 10 ou 20 segundos de velocidade de abertura a máquina fica a processar aquilo uma data de minutos, correcto?? é que ontem testei à noite e depois desliguei a maquina que nunca mais terminava!
 
Última edição:
Back
Topo