futuro
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Pensamento do dia.Nunca mais envio algo sem estar formatado.
Pensamento do dia.Nunca mais envio algo sem estar formatado.
Metes a polícia ao barulho que as informações começam logo a bater direito, isso e para evitar que aconteça a alguém futuramente.
Coincidência seria o contrário, ter um spyware à espera que fosse para rma para ativar, o pc mudou de mãos, logo a altura para ser atacado é esta.
Este tópico não devia estar noutro sub?
A pessoa até pode fazer o que "tem a fazer" fora do horário de trabalho mas neste caso se o portátil só podia estar na loja ou no reparador, só se fosse uma criança muito inocente é que acedia assim a dados sabendo que o despiste até "se chegar a alguém era/é óbvio".O facto de ter logs e horas não implica nada. A pessoa em questão pode levar a imagem para casa e fazer o que quiser fora do horário de trabalho... como pode ser alguém que ainda ficou em loja. Isso por si só é meramente informativo mas não é suficiente para se chegar a ninguém. Pode haver ali alguma junção de peças, associar horários com imagens ou até mesmo o facto de andar ali um iPhone 7 ao barulho. Mas isso é caso de polícia e investigação que nunca ninguém irá fazer.
Parece uma coincidência muito grande o equipamento ir para a RMA e de repente alguém ser atacado.
Não podemos afirmar isso porque não sabemos o funcionamento do reparador... ninguém nos garante que os reparadores não possam fazer o que quiserem no que toca a equipamentos do cliente (até mesmo levar para fora de portas). E mais não seja, pode facilmente clonar o disco. Para todos os efeitos, o dispositivo continua no reparador.A pessoa até pode fazer o que "tem a fazer" fora do horário de trabalho mas neste caso se o portátil só podia estar na loja ou no reparador, só se fosse uma criança muito inocente é que acedia assim a dados sabendo que o despiste até "se chegar a alguém era/é óbvio".
Tal foi óbvio que o OP já tirou as conclusões dele e até tem info que pode ajudar como o modelo do equipamento usado para aceder aos dados.
Foi tão arriscado e mal feito se tiver sido alguém da loja que chega a ser patético.
Apresentar queixa na PJ.
Tudo certo, mas também não devemos afirmar que foi um técnico/loja ou reparador sem qualquer prova do que estamos a dizer.Não podemos afirmar isso porque não sabemos o funcionamento do reparador... ninguém nos garante que os reparadores não possam fazer o que quiserem no que toca a equipamentos do cliente (até mesmo levar para fora de portas). E mais não seja, pode facilmente clonar o disco. Para todos os efeitos, o dispositivo continua no reparador.
EDIT: Só o facto de acederem ao computador e ligarem-no para meter um vídeo no YouTube para confirmar realmente o problema já me soa a estranho. Normalmente o cliente pede a RMA e a loja não tem de confirmar nada. Se quer confirmar, pede para confirmar com o cliente no local. Depois cabe à RMA aceitar ou não a avaria. Pelo menos nos equipamentos que tratei sempre, a loja não fazia validação de nada. Simplesmente enviavam para reparação.
Provas será difícil de ter, mas há sempre formas de chegar a elas. Nunca fica fora da mesa a existência de algo "adormecido" que foi acordado numa qualquer tarefa executada pelo técnico. Ou até mesmo um software instalado pelo técnico para despiste de algo e por trás conter uma surpresa. Agora que o timing é estranho, é.Tudo certo, mas também não devemos afirmar que foi um técnico/loja ou reparador sem qualquer prova do que estamos a dizer.
Não podemos afirmar isso porque não sabemos o funcionamento do reparador... ninguém nos garante que os reparadores não possam fazer o que quiserem no que toca a equipamentos do cliente (até mesmo levar para fora de portas). E mais não seja, pode facilmente clonar o disco. Para todos os efeitos, o dispositivo continua no reparador.
EDIT: Só o facto de acederem ao computador e ligarem-no para meter um vídeo no YouTube para confirmar realmente o problema já me soa a estranho. Normalmente o cliente pede a RMA e a loja não tem de confirmar nada. Se quer confirmar, pede para confirmar com o cliente no local. Depois cabe à RMA aceitar ou não a avaria. Pelo menos nos equipamentos que tratei sempre, a loja não fazia validação de nada. Simplesmente enviavam para reparação. Só por curiosidade, @fire_rainbow demonstraste o problema ao técnico a quem entregaste o equipamento?
25 anos a “mecher” em informática/computadores deveria ter ensinado alguma coisa no que toca a normas de segurança e de proteção.
Desculpa a brutalidade das palavras, mas este evento é digno de algo para um “tótó” e não para alguém que se considera com alguma experiência. Discos por formatar, contas admin sem password… sim senhor, tudo no caminho das boas práticas.
De qualquer das formas vê se aprendes algo (a lição) e espero que consigas apurar como é de que forma isto sucedeu.
Outra coisa, cuidado com os julgamentos e o penso que foi isto ou aquilo, julgamentos só com tudo bem fundamentado e com provas e motivos inequívocos. Juízos de valor sem certezas não levam a nada…
Aqui a premissa nas máquinas e redes é: forte, seguro e limpo.
@fire_rainbow mais uma vez, não te quero culpar da história. E dou-te razão quando te invadiram a privacidade. Tens todo o direito de te defender e claro, procurar justificações.
Não é pela porta estar aberta que se entra numa casa.
Por outro lado, errar é humano, e mesmo tu por vezes te esqueces disso.
25 anos de experiência em informática... Deves ter passado pelo bug do ano 2000 no Windows 98 primeira edição.
Bem, tens o portátil há menos de um mês mas não instalas programas há mais de 4. Em termos de tempo tens aí algumas coisas estranhas na tua história.
Depois, qualquer que seja o equipamento, formatar é a primeira coisa que se faz. Desculpa o que escrevo, mas vestir a casaca da experiência e não saber que, qualquer equipamento Windows a primeira coisa que se faz é fresh install, nem é com a recuperação do fabricante.
Bitlocker: o bitlocker bem ativo diria que não é possível colonar o disco e arrancar fora do computador, a menos que se tenha as credenciais. E não, não é com a conta de admin ativa que se vê tudo. Ponho dúvidas apenas.
Já trabalhei como assistencia técnica informática, e para problemas de aquecimento e barulho de ventoinhas o YouTube com vídeos 4k era um bom teste.
Vou continuar a acompanhar claro. Em termos de banco, não houve nenhum alerta de tentativas de acesso?
As ventoinhas estavam todas lixadas e faziam uma barulheira insuportável.
O portátil nem 1 mês tinha e já tinha esse problema.
À velocidade que ele faz as parametrizações só pode ser um script. Isto não pode ser "um gajo da loja qualquer".
O que eu acho estranho e ele conseguir alterar parâmetros críticos sem dupla autenticação. Pensei que não fosse possível mas talvez. Sempre a aprender.
Mesmo sendo trusted não deveria permitir isso. Mas google lá terá os seus motivos.
Eu pensava que o trusted era só para não ter que andar sempre a fazer login.
Só fala de sign in e omite essa parte de que pode fazer "tudo".
Acho que não deveria ser possível alter ao nº de telefone sem ter 2FA.
Será que havia uma lista de códigos algures no PC? Aquela lista que a malta por vezes guarda no próprio PC algures?
Acho que a primeira coisa e ver se o teu pin foi mudado. Porque se for o mesmo a tua teoria foi seTenho o portátil há menos de 1 mês? como assim? Nunca disse que tinha o portátil há 1 mês.
Onde é que eu disse que eu recebi o portátil da loja e não formatei? Neste caso, instalei um clone do meu desktop que tinha vendido pouco antes. E não, não vendi o desktop completo, foi às peças e fiquei com os discos todos, pois são NVME e conto montar um desktop novamente este ano.
Se tens uma ADMIN account, podes entrar no gestor de utilizadores e remover o PIN de outro utilizador. Ao fazeres isso, o bitlocker é desativo.
Nunca referi problemas de aquecimento em lado nenhum. As ventoinhas têm problemas audíveis mesmo antes de sequer entrar no Windows. Imagina meteres algo para dentro das ventoinhas, tipo uma pedrinha ou algo assim, percebes? Vais ouvir assim que ligas o portátil. Não faz sentido eles terem ido ao Youtube ver vídeos 4k, porque o barulho das ventoinhas é audível logo que se liga o portátil, mas isso também não interessa muito.
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A loja enviou hoje o portátil, por isso deve chegar amanhã.
Assim que o receber, vou ligar o portátil, fazer login na minha conta de e-mail no portátil de RMA e depois pego neste portátil que tenho aqui à minha frente, que tem o HDD clonado do portátil que foi para RMA, e vou entrar na conta da Google e vou ver se nos Logs aparece "Este dispositivo" - Login. Se aparecer, temos aí a resposta, que foi obviamente através daquele portátil (neste caso, clone do HDD do portátil).