Hardware MacBook Pro 14"/16" & Mac Mini M2 Pro/M2 Max (já disponíveis)

Essa ideia que os Macs duram mais que os computadores "normais"

O que não falta aí é computadores, com 15-20 anos, que não são Mac, com pior qualidade de construção, mas que funcionam muito bem. E nem vamos falar em reparações / avarias, arranjar um PC por norma é super simples.


O mesmo é valido para SO, que computadores antigos, ainda suportam versões mais recentes*, e nos Macs, apesar de receberem
versões mais recentes, por vezes perdem acesso a novas features. * Fora Windows 11, que tem requisitos mais "apertados".

__
 
o meu imac, avariou ao fim de 12 anos.
tenho um macbook pro, de 2012.
foram caros, mas o valor diluído pelos anos, acho bom negocio

queria ver se saia o imac 27, menor ecrã não aceito, mas já vi que não me safo

vou para o mini com M2 Pro + studio display.
já estou farto de esperar pela substituição do imac 27 que tinha antes
A minha esposa tinha um Imac com 12 anos e trocamos por um de 24" embora o velhote ainda esteja funcional, porque na altura gastamos mais um pouco e aumentamos a RAM

Entretanto como edito muitos videos, optei troca o PC que tinha aqui para o efeito por um Mac mini M1, entretanto chegou o Mac mini M2 Pro, então vou devolver o M1 e trocar pelo M2 Pro que me parece uma excelente aposta.
 
Essa ideia que os Macs duram mais que os computadores "normais"

O que não falta aí é computadores, com 15-20 anos, que não são Mac, com pior qualidade de construção, mas que funcionam muito bem. E nem vamos falar em reparações / avarias, arranjar um PC por norma é super simples.


O mesmo é valido para SO, que computadores antigos, ainda suportam versões mais recentes*, e nos Macs, apesar de receberem
versões mais recentes, por vezes perdem acesso a novas features. * Fora Windows 11, que tem requisitos mais "apertados".

__
Não digo que não existam alguns que durem 10 anos ou mais mas certamente são excepções á regra e não digo isto apenas por dizer. Eu trabalho em TI há 23 anos, dos quais durante 12 anos geri a infraestrutura de um banco e posso partilhar alguns dados, o parque de desktops/laptops tinha um racio de 70/30 e trabalhamos apenas com duas marcas, HP em desktops e HP/ASUS em Laptops.

Na altura era quase impossível que um Desktop HP durasse mais que 5 anos em condições de um utilizador podesse trabalhar em condições normais, por norma nessa altura as maquinas arrastavam-se muito.

Quando falamos de laptops os ASUS muito raramente passavam dos 3 anos e os HP duravam mais 1 ou quanto muito 2 anos.

Estamos a falar de um parque com 500 maquinas, portanto dá para compreender como a diferença não é questionável, claro que como em tudo existem casos e casos.

O ambiente onde trabalhei, em média os utilizadores trabalhavam no mínimo 10 horas por dia isto atirando os valores bem para baixo. Por isso quando vejo Apples a durarem 10-12 anos e a funcionarem muito bem, sem se arrastarem , sem crashes, ecrans azuis, etc...

Acho que valem o que pedem por eles, agora não é para o bolso de muitas pessoas infelizmente. Porque a nossa realidade infelizmente não é das melhores da europa.
 
Os SSD vieram mudar muita coisa. Qualquer torradeira com um SSD dura mais uns anos. Em termos de software não acho que um Mac dure mais que os outros. Tenho aqui por casa um MBP de 2009 com um SSD, consegui instalar-lhe o Big Sur e só mesmo para tarefas leves. Até vídeos em 720p se engasgam no YouTube, mas isso também pode ser por eu ter sempre muitos separadores abertos e o computador apenas 8 GB de RAM :P

Acho que este MacBook teria mais longevidade se eu lhe instalasse o Windows ou Linux. Não sei se funciona, nunca experimentei.

O chassis em alumínio é que distingue um MacBook Pro da maioria da concorrência. Já tive portáteis que com os anos as dobradiças colaram e ao abrir/fechar o plástico partiu-se todo.
 
Tenho aqui em casa um portátil DELL que se aproxima dos 10 anos e ainda funciona de boas para uso leve. Claro que muita coisa já se nota a idade, o CPU é i7 dual core Haswell 4 gen, claro que um SSD lhe deu vida nova.

Qualquer máquina decente bem tratada dura 5 a 10 anos de boa, a questão que o mundo não apple leva vantagem nos upgrades. Pode-se aumentar a ram e storage por pouco. Tenho ali um desktop Ryzen 2200g que vai aguentar sabe se lá quantos anos dado o upgrade path que pode ter. O CPU foi comprado em 2018 e ainda está para as curvas e provavelmente até meio do ano leva com um 5600g e fica maquina para mais 5 anos de boa dado ser overkill para o uso que tem hoje. Até fiz troca de board (ITX coiso) ram e SSD sempre com pouco gasto.

O que posso e tira o chapeu é a durabilidade dos iPhones, se a bateria fosse algo trivial e acessivel, um telefone destes deve durar 10 anos até pifar de vez ou ficar sem software usável. Encostei um iPhone 11 pro max 256 GB que já tinha comprado usado e ainda está excelente mesmo com 3 anos e 4 meses. Até de bateria está bom, capaz da bateria aguentar mais 1 ano inteiro sem precisar trocar, ou seja dura mais de 4 anos. Troca a bateria e tem-se mais 3-4 anos de vida.

Um Macbook se quer durar tem que evitar os base e botar mais ram e storage do que precisa, senão em 2-3 anos se arrasta. O meu emprego eu uso o MBP da assinatura e como queria que tivesse 32GB de memória... Se isto tivesse SODIMMs teria investido do meu bolso mesmo e é algo que nem custa muito caro...

Mas mesmo uma maquina mais recente hoje seria corrido a 16GB, já que a maquina já é bem cara e colocar +16GB aumenta em quase 20% o preço final, damm
 
Última edição:
eu trabalho com macs/iPhones (sou técnico) a nível profissional a uns 8 anos e windows/android a nível pessoal a muitos mais.

a diferença nao esta nas maquinas mas sim como as mantemos ou o que compramos
ha Macs com 2 anos e pico a avariar e depois qualquer avaria é mudar logic board ou top case ou display o que implica largas centenas de euros

os pcs são fantásticos como disse muito bem o @JPgod pela maneira simples de fazer alterações, reparações e upgrades.
os Macs sao bons pq nao tens de pensar muito naquilo que precisas, qualquer maquina que compres esta pronta usar e vai ser "boa"

os MacBook Air foram considerados maquinas fantásticas nada mais pq tinham um SSD, o "problema" é que a pessoa comum nao sabe disso, pq se metessem na altura um SSD de 64GB (como os air tinham) num pc de 500€ a velocidade era a mesma.
Ainda hoje em dia vez muito disso com pcs "caros" mas as pessoas reclamam da velocidade pq vêm com discos rígidos.

a apple ganhou muita gente pq apostou cedo nos SSD e como têm poucos modelos a venda "mostraram" que são maquinas muito mais rápidas

não que macs em geral nao sejam boas maquinas, pq são, agora dizer que são mais fiáveis que um pc é esticar um pouco a corda, são coisas diferentes e todos têm os seus pros e contras

a nivel de software é mais fácil manter um windows por mais anos que um Mac. macs de 2014/15 ja nao suportam Mac OS ventura (o mais recente)
 
Um Macbook se quer durar tem que evitar os base e botar mais ram e storage do que precisa, senão em 2-3 anos se arrasta.

Na minha experiência tal não é verdade.

Dito isto há coisas que efectivamente a Wimdel tem vantagens, nomeadamente por ser a mais usada no mundo empresarial. Depois tem tb outras desvantagens. ... como tudo.

Mas esta coisa dos Mac vs Wimdel já tem barbas.

O produto mais interessante para mim nesta coisa toda é o Mac mini Pro. Segundo consta ultrapassa o Mac Studio Max da actual geração ... resta saber com que specs.

EDIT: Acho piada comparar a longevidade de um Mac sem upgrades de hardware com um Wimdel em que já se mudou CPU, ou GPU, e porque não motherboard? Obviamente o segundo já não é o mesmo computador, a não ser que a definição de computador seja um Chassis. A vasta maioria das pessoas não faz upgrades ao seu PC para lá do disco ou memória ... apenas porque não compraram inicialmente o que se calhar precisavam. Agora compare-se um Wimdel com 10 anos sem upgrades com um Mac e vão ver a diferença. O primeiro ainda dás a alguém sem vergonha, o segundo é para a sucata ou ou mais um upgrade para esticar a coisa para mais dois anos.
 
Última edição:
No programa estudante o Mac mini m2 fica a 609€, na compra não me pede dados alguns do estudante (sem ser os do comprador), liguei para a apple para perceber como funciona e também não me souberam responder a tudo, dizem que as verificações são aleatórias.

Se eu não fizer a verificação bloqueiam me o Mac?
Sabem como funciona nos descontos para educação?
 
No programa estudante o Mac mini m2 fica a 609€, na compra não me pede dados alguns do estudante (sem ser os do comprador), liguei para a apple para perceber como funciona e também não me souberam responder a tudo, dizem que as verificações são aleatórias.

Se eu não fizer a verificação bloqueiam me o Mac?
Sabem como funciona nos descontos para educação?
Eu comprei o meu ipad pro no site da apple enquanto estava no mestrado em 2018 e so selecionei no site para comprar para a universidade e nunca me pediram nada para verificacao, nem apos a compra. Estranhei mas parece que é normal. Se for nas lojas de revenda da ***** pedem logo cartoes de estudante, etc.
 
No programa estudante o Mac mini m2 fica a 609€, na compra não me pede dados alguns do estudante (sem ser os do comprador), liguei para a apple para perceber como funciona e também não me souberam responder a tudo, dizem que as verificações são aleatórias.

Se eu não fizer a verificação bloqueiam me o Mac?
Sabem como funciona nos descontos para educação?
Pelo que li nos termos e condições do programa educação, se após teres feito a encomenda e teres pago o valor educação, podem aleatoriamente fazer uma verificação e solicitar dados, se isso acontecer e não tiveres a info. solicitada, então poderão cobrar o valor do desconto.

Claro que isso não invalida o facto de que podes utilizar os 14 dias para fazer a devolução do equipamento e receber o reembolso se assim o entender.
 
Eu estou indeciso, em encomendar o Mac Mini M2 16/512 ou o mac mini M2 Pro 16/512 , preciso para editar videos de youtube, atualmente estão em 1080p mais vão passar para 4K.

Eu por norma utilizo 2 Camadas 4K (video + broll) + 1 ou 2 plugins + efeitos básicos + 1 faixa de audio e color grading.
Acham que basta o M2 ou o M2 Pro é mais indicado.

Eu prefiro pensar neste equipamento em longo prazo, quero dizer 8-10 anos sem ter grandes problemas.

Obrigada.
 
Eu estou indeciso, em encomendar o Mac Mini M2 16/512 ou o mac mini M2 Pro 16/512 , preciso para editar videos de youtube, atualmente estão em 1080p mais vão passar para 4K.

Eu por norma utilizo 2 Camadas 4K (video + broll) + 1 ou 2 plugins + efeitos básicos + 1 faixa de audio e color grading.
Acham que basta o M2 ou o M2 Pro é mais indicado.

Eu prefiro pensar neste equipamento em longo prazo, quero dizer 8-10 anos sem ter grandes problemas.

Obrigada.
Eu iria para o M2 e com o que poupo no Pro escolhia gastar no upgrade para 24GB RAM. O M2 Pro tens mais cores, mas a RAM ao meu entender é mais importante. Disco podes expandir com um externo, a RAM não. E o M2 já é muito bom.
Inclusive com mais 72€ do que pagarias pelo M2 Pro 16/512, ficas com M2 24/1Tb o que ao meu entender é brutal.
 
Última edição:
@MrSparc desde já quero agradecer pela sua resposta.

Eu após ler e ver muitos vídeos sobre o assunto acho que o pro é overkill, os 24GB também me parece uma boa ideia.
Agora disco custa-me dar 232 EUR por um acréscimo de 512 GB, eu sei que é "o imposto apple", no entanto se vir a alternativa de utilizar unidades externas seja via USB 3.1 ou mesmo por thunderbolt.

Em ambos os casos são muito mais baratos, e em performance os NVME por TB3 conseguem ter valores equiparáveis á unidade interna a um preço bastante mais barato.

Segundo analisei:

2TB Samsung T7 encontrei online por 165 EUR e os últimos testes que fiz com um que tenho em casa rondas os 700-800 MB/s
2TB por thunderbolt (versão DIY) rondam os 400 EUR (200 EUR / 1TB) e rondam velocidades de escrita na ordem de 2800 MB/s

Portanto numa análise puramente de custo de beneficio, talvez o M2 24/512 e utilizar inicialmente os T7 que tenho (assim poupo algum dinheiro) e mais la para frente se necessário invisto num NVME DIY TB3 ou TB4 se existirem entretanto.
 
comprares o upgrade de disco acaba por nunca compensar.
já cometi esse erro, e olha que na altura foi de cerca de 500€ para passar de 256 para 512.
Para o SO e aplicações, os 512 servem perfeitamente.
para o resto, há imensas soluções, claro que não é tão versátil nem rápido como a memória interna, mas são facilmente transportáveis.
desde pen drives pequeníssimas, discos externos NVME, microSD que entram completamente na slot e não se vêem.
há imensas soluções.
É preferível gastar mais na RAM, que no armazenamento, RAM, não tens solução posterior, armazenamento, há sempre.

Estava à imenso tempo à espera destes mini M2, uma vez que iMac de 27, parece que acabou.
o studio para mim, não se justifica minimamente, portanto mini M2 Pro + Studio display.
O monitor é um entrave bem caro, mas a menos que a solução da samsung valha a pena (Samsung ViewFinity S9 5K), que ainda não se sabe o preço, alternativas decentes, está difícil
 
Estava à imenso tempo à espera destes mini M2, uma vez que iMac de 27, parece que acabou.
o studio para mim, não se justifica minimamente, portanto mini M2 Pro + Studio display.
O monitor é um entrave bem caro, mas a menos que a solução da samsung valha a pena (Samsung ViewFinity S9 5K), que ainda não se sabe o preço, alternativas decentes, está difícil

Também estou na mesma situação. O studio display é demasiado caro. Se o da samsung não compensar acho que me viro para o MacBook Pro.
 
Na minha experiência tal não é verdade.

Dito isto há coisas que efectivamente a Wimdel tem vantagens, nomeadamente por ser a mais usada no mundo empresarial. Depois tem tb outras desvantagens. ... como tudo.

Mas esta coisa dos Mac vs Wimdel já tem barbas.

O produto mais interessante para mim nesta coisa toda é o Mac mini Pro. Segundo consta ultrapassa o Mac Studio Max da actual geração ... resta saber com que specs.

EDIT: Acho piada comparar a longevidade de um Mac sem upgrades de hardware com um Wimdel em que já se mudou CPU, ou GPU, e porque não motherboard? Obviamente o segundo já não é o mesmo computador, a não ser que a definição de computador seja um Chassis. A vasta maioria das pessoas não faz upgrades ao seu PC para lá do disco ou memória ... apenas porque não compraram inicialmente o que se calhar precisavam. Agora compare-se um Wimdel com 10 anos sem upgrades com um Mac e vão ver a diferença. O primeiro ainda dás a alguém sem vergonha, o segundo é para a sucata ou ou mais um upgrade para esticar a coisa para mais dois anos.
Para mundo empresarial, de acordo.

Para uso pessoal, vou continuar no "Windel", até porque não preciso de portátil nem ganho para sustentar alem de iPhones e os preços de Apple são insanos, ainda mais no Brasil.

O Macbook do emprego já teve que levar uma logic board nova já depois de acabar a garantia, quando que eu teria que pagar se fosse a minha máquina a dar o berro? da ultima vez que vi era 50-60% de nova!

Embora não compreendo porque a empresa não investiu no Apple Care ainda mais que macbooks a morrer no trabalho são bastantes, na minha team não tem ninguem com 3+ anos de casa que a maquina não tenha pifado e ate vão investigar melhor isso. Tem pessoal que pifou com menos de 1 ano (o que ao menos a garantia cobre).

Do resto, upgrades de discos e memória porque não? esticavas a vida de um macbook para estes 10 anos fáceis, hoje em dia o poder de processamento chega para muito tempo. Se fosse comprar um MBP pensando em durar 5 a 10 anos, teria que pelo menos colocar 1 TB de SSD (até porque naturalmente tem mais capacidade de write wear que 512) e 32GB de memória.

Mas ya, é uma discussão que já tem barbas felizmente temos opção de escolhas e tal. Só quiz e dar o meu exemplo de uma maquina Dell que tem 8 anos e apenas lhe troquei o disco mecanico por um SSD.
 
@JPgod,

Pode ser que os batch’s que vão para a empresa onde trabalhas, ou mesmo para o Brasil sejam muitos maus. Ou então não sei que raio os teus colegas andam a fazer com os portáteis.

Eu tive um empregado que a quando da substituição do seu portátil fiquei parvo com o que observei na sua máquina. Liguei e as ventoinhas faziam barulho (não me tinha dito nada). Perguntei-lhe se tinha deixado cair o portátil e disse-me que não. Quando o abri aquilo lá dentro estava a coisa mais porca que já vi. Resultado, o tipo fumava sei lá o quê … e … Bom, só mandar limpar e ficou óptimo. Bom, óptimo até outro que ficou com este resolveu tapar a câmara não sei com o quê … um dia tira-o da mochila, abre-o e surpresa … vidro estilhaçado …

Contra a falta de cuidado e estupidez humana não há coisa que resista.

Numa melhor nota, numa escola em tempos todos os profs levavam o ThinkPad X coisa coisa, mais se uma centena. Não eram baratos, mais de 1k euros cada um, preço ao público. O pessoal do suporte não tinha mãos a medir com problemas. Entretanto mudaram para MBA e o número de insistências reduziu para 1/4.

Como disse. Temos experiências muito diferentes.
 
Back
Topo