Dúvida i7 14700k - suposição de sistema - cooler

solrac611

Power Member
Olá,

Tenho andado a ver hardware para, talvez, construir um máquina nova, para produtividade de foto e vídeo, mas também jogar, maioritariamente, Microsoft Flight Simulator..

Ora, para edição de foto e vídeo, parece que o caminho mais evidente será intel + nvidia. Caso contrário era AMD x2....

Pelo que tenho lido, não é uma excelente altura para as duas marcas, ainda assim, para produtividade parece ser o ideal.

Assim sendo, na gráfica talvez 4060 seja suficiente..
Mas a minha maior dúvida seria o CPU.. i9 nem pensar. A seguir, o i7 14700k, parece ser o que melhor evoluiu da geração anterior.

PROBLEMA: Arrefecer o bixo.. como se consegue? É praticável montar um sistema com um CPU assim sem ter "17" ventoinhas a fazer barulho?


Por enquanto estou só a sondar hardware, mas gostava de ver isto melhor discutido.

Obrigado!
 
Não precisas de nada de especial um 360mm aio simples chega, ~100€. Desligar o multicore enhancement na bios para a board aplicar os power limits da intel (253w) e está feito.

Tenta é comprar no minimo 6400mhz ram. Ideal até é 7200mhz, mais que isso só com boards de 2 slots.
 
Sobre o AIO, tive uma má experiência no passado com um Corsair.. fiquei um pouco desiludido com aquilo. A bomba fazia um zumbido que me irritava.. chegou a ir pra RMA. Veio outro novo, exatamente igual.

A ar fica mais complicado arrefecer decentemente, certo?
 
Numa pequena pesquisa, cheguei ao Lian Li Galahad II Trinity Performance 360mm.. seria o melhorzito?

Sobre a gráfica, é que estou um pouco reticente. Parece que ninguém "gosta" da RTX 4060.. a 4070 seria uma boa aposta? (O problema é o preço começar a escalar)

Tenho de ponderar bem o conjunto 🙂
 
Na realidade a 7800xt não é assim tão má para edição de video

Premiere-Pro-Benchmark-NVIDIA-GeForce-RTX-40-Series-vs-30-Series-vs-AMD-Radeon-RX-Overall-Score.png


Usa os mesmos encoders que a 7900XTX. Mas vão existir sempre algumas coisas que vão demorar a ter suporte comparativamente à nvidia que tem mais marketshare
 
Back
Topo