Full Frame ou APSC em Portugal?

Olá! Sou brasileiro e vivo em Portugal há 4 anos. Neste tempo, conheci alguns fotógrafos portugueses e totos são unânimes em dizer que é fundamental se ter uma câmera full frame. Sempre utilizei câmeras APSC, pois não tive necessidades em meus trabalhos de utilizar um sensor Full frame, pois o tipo de fotografia que fazia em sua maioria, era vantágem trabalhar com APSC. Eu entendo que a opção por um sensor Full frame deve-se em conta do seguimento de fotografia em que o fotógrafo atua. Porém, gostaria de entender a visão e o entendimento dos colegas sobre isso, aqui em Portugal. Agradeço a colaboração de todos!
 
Não me parece algo que seja unânime, tens inclusive muita gente, amadora e profissional, a usar Fuji, que é um sistema onde nem existe FF.

Agora não te esqueças de duas coisas:
1) certas features podem só existir em corpos profissionais e na generalidade são FF, mesmo que não precises de FF
2) sensor maior tem mais qualidade

De resto, se é necessário ou não, depende do que queres fazer e do resultado que queres. Fundamental nunca é.
 
Isso é um disparate…

Usas o que for adequado às tuas necessidades ou ambições.

Tal como já foi dito, o sistema Fuji tem vindo a tornar-se popular, ainda que tenha uma quota de mercado reduzida, mas é cada vez mais utilizado por profissionais da fotografia.

Muitos dizem que o full-frame é essencial mas depois usam-no com zooms f/4. Para isso podiam estar em APS-C a usar zooms 2.8 e faziam sensivelmente o mesmo, por um custo muito inferior.

Para algumas áreas de fotografia o sensor maior é importante, mas isso não é de todo algo transversal a todas.
 
Não me parece algo que seja unânime, tens inclusive muita gente, amadora e profissional, a usar Fuji, que é um sistema onde nem existe FF.

Agora não te esqueças de duas coisas:
1) certas features podem só existir em corpos profissionais e na generalidade são FF, mesmo que não precises de FF
2) sensor maior tem mais qualidade

De resto, se é necessário ou não, depende do que queres fazer e do resultado que queres. Fundamental nunca é.
Sr. Rui, agradeço vossa ajuda. Quando eu disse unânime, eu disse em relação aos colegas com quem pude conversar. Porém, quase todos trabalham com fotografia social, casamentos, batizados ou aniversários. Acredito que por esse motivo, todos prefiram FF. No Brasil, eu trabalhava para a General Motors, fotografando auto-peças para catálogo. Neste caso, o APSC me ajudava muito.
Isso é um disparate…

Usas o que for adequado às tuas necessidades ou ambições.

Tal como já foi dito, o sistema Fuji tem vindo a tornar-se popular, ainda que tenha uma quota de mercado reduzida, mas é cada vez mais utilizado por profissionais da fotografia.

Muitos dizem que o full-frame é essencial mas depois usam-no com zooms f/4. Para isso podiam estar em APS-C a usar zooms 2.8 e faziam sensivelmente o mesmo, por um custo muito inferior.

Para algumas áreas de fotografia o sensor maior é importante, mas isso não é de todo algo transversal a todas.
Agradeço por vossa ajuda, compartilhamento de conhecimento e visão.
 
Sr. Rui, agradeço vossa ajuda. Quando eu disse unânime, eu disse em relação aos colegas com quem pude conversar. Porém, quase todos trabalham com fotografia social, casamentos, batizados ou aniversários. Acredito que por esse motivo, todos prefiram FF. No Brasil, eu trabalhava para a General Motors, fotografando auto-peças para catálogo. Neste caso, o APSC me ajudava muito.

Para esse tipo de coisas, FF com lentes 2.8 ou mais são uma clara mais valia, para poderes lidar mais facilmente com situações de pouca luz. Mas ainda assim, são áreas onde não é incomum ver-se malta usar APS, especialmente Fuji.

Para fotos de estúdio/produtos, não vejo como é que APS-C possa ajudar. Não tens a desvantagem dos ISOs altos, porque há iluminação artificial, mas também não há propriamente vantagens tirando o custo. Se não for isso, estúdio/ambiente controlado é provavelmente dos poucos géneros de fotografia onde não há razão nenhuma para se usar APS-C.
 
Para esse tipo de coisas, FF com lentes 2.8 ou mais são uma clara mais valia, para poderes lidar mais facilmente com situações de pouca luz. Mas ainda assim, são áreas onde não é incomum ver-se malta usar APS, especialmente Fuji.

Para fotos de estúdio/produtos, não vejo como é que APS-C possa ajudar. Não tens a desvantagem dos ISOs altos, porque há iluminação artificial, mas também não há propriamente vantagens tirando o custo. Se não for isso, estúdio/ambiente controlado é provavelmente dos poucos géneros de fotografia onde não há razão nenhuma para se usar APS-C.
O motivo pelo qual entendo ser vantagem usar APSC, era por eu ter que fotografar muitas peças pequenas, realmente pequenas, como um pequenino parafuso, por exemplo. O fator de Crop me ajudava, visto que, nesse trabalho, não havia nenhum tipo de pós produção. O cliente queria a foto pura, praticamente direto da câmera. Meu único trabalho era renomear cada arquivo com o código do cliente. Cada foto deveria ser sempre com a máxima utilização da área de tela, para que o cliente pudesse ter uma excelente visualização de todos os detalhes da peça. As fotos não eram realizadas em um estúdio, mas sim, em um centro logístico da Empresa.
 
Ainda assim, se usares uma lente Macro, seja 100, seja 150, etc, resolves isso. Não é uma questão de FF vs APS, mas sim da lente que usas.
 
Como foi dito, há imensos fotografos profissionais a usar APS-C. As ofertas de FF tornaram-se mais competitivas com a chegada em massa das Mirrorless.

FF tem em teoria um desempenho superior em muitos aspetos, mas se quiseres fotografar passaros, o sensor APS-C pode ser uma vantagem.

Por menores que os corpos FF se tenham tornado, as lentes têm de ser maiores, mais pesadas e mais caras. Antigamente a grande vantagem das FF era a fotografia em low light, diferenca essa que se tem reduzido nos ultimos anos, porque o desempenho dos sensores APS-C com isos elevados tem subido significativamente.

Depois tens a questao de comparar uma FF com 10 anos com uma APS-C com 1 ano. Possivelmente a APS-C vai ser melhor em tudo que a FF.

Dependo do que queres fazer, do orcamento que tens disponivel e de até que ponto estás disposto a levar com o peso e tamanho extra.

Um profissional que faz eventos e estudio, tenta ir para FF de topo, porque lhe garantirá o melhor que há no mercado... Se isso vai trazer alguma diferenca nos resultados finais para o uso especifico que vais dar à camera... Essa é a questao mais importante.

Para o uso que descreves, eu iria para Fuji APS-C que tem excelentes resultados diretamente da camera, porque podes usar as film simulations já existentes como podes pré-personalizar o look que queres nas fotos na própria camera, antes de as tirares (costum modes).
 
Como foi dito, há imensos fotografos profissionais a usar APS-C. As ofertas de FF tornaram-se mais competitivas com a chegada em massa das Mirrorless.

FF tem em teoria um desempenho superior em muitos aspetos, mas se quiseres fotografar passaros, o sensor APS-C pode ser uma vantagem.

Por menores que os corpos FF se tenham tornado, as lentes têm de ser maiores, mais pesadas e mais caras. Antigamente a grande vantagem das FF era a fotografia em low light, diferenca essa que se tem reduzido nos ultimos anos, porque o desempenho dos sensores APS-C com isos elevados tem subido significativamente.

Depois tens a questao de comparar uma FF com 10 anos com uma APS-C com 1 ano. Possivelmente a APS-C vai ser melhor em tudo que a FF.

Dependo do que queres fazer, do orcamento que tens disponivel e de até que ponto estás disposto a levar com o peso e tamanho extra.

Um profissional que faz eventos e estudio, tenta ir para FF de topo, porque lhe garantirá o melhor que há no mercado... Se isso vai trazer alguma diferenca nos resultados finais para o uso especifico que vais dar à camera... Essa é a questao mais importante.

Para o uso que descreves, eu iria para Fuji APS-C que tem excelentes resultados diretamente da camera, porque podes usar as film simulations já existentes como podes pré-personalizar o look que queres nas fotos na própria camera, antes de as tirares (costum modes).
Agradeço por toda orientação e ajuda. Aqui em Portugal, ainda não iniciei propriamente o meu trabalho em Fotografia. Para todo estrangeiro, o início é um tanto mais complicado, afinal, tive que recomeçar minha vida aqui em Portugal. Fiz alguns poucos trabalhos (eventos sociais) com um colega e com equipamento por ele emprestado, mas não acredito que irei de continuar neste seguimento. Estou em busca de novas oportunidades na fotografia, talvez na cobertura do desporto. Minha intensão aqui nestes debates, além de adquirir maior conhecimento é também de conhecer fotógrafos aqui de Portugal, assim como a visão e entendimento que cada um tem sobre a Fotografia. Então, quero agradecer à todos por dividir comigo, conhecimento e experiências.
 
Atenção que quando referi estúdio, referia-me a qualquer situação de ambiente controlado. Não precisa ser fisicamente no estúdio, mas qualquer situação em que vais montar todo um setup minimamente estático e em que controlas quase tudo.

Numa situação dessas pouco interessa o que a câmara faz em termos de presets/SOOC. Muitas permitem personalizar e sendo para catálogo, também não se vai usar simulações ou presets que fujam muito ao standard ou neutro.

Se o cliente estiver a exigir os RAWs, então é completamente irrelevante. Se for JPEG, dificilmente tens alguma razão para não fotografar directamente para um portátil (tethered), aplicar automaticamente todo e qualquer tipo de ajuste que queiras e exportar logo com os nomes finais. Isto porque se vais renomear, as fotos já vão passar por um PC de qualquer forma (podes é não ter software para tal).

No final há muitas razões para se escolher APS ou FF, desde custos, tamanho, etc. Mas se vamos só por "qual é melhor?" então é taxativo que para uns géneros de fotografia é um, para outros é o outro. 😅
 
Eu uso Micro 4/3, para mim e para o que eu quero é o mais adequado e estou bastante contente.

Se eu fosse para as opiniões predominantes quando comprei, teria comprado ou uma DSLR Apsc ou uma DSLR Full Frame, por isso olha para as tuas necessidades e para o que precisas e não para o que as outras pessoas dizem.

🤷‍♂️
 
Back
Topo