Estores Elétricos - Interruptor Smart ou Shelly 2pm

CountMeIn

Power Member
Boa noite a todos,

Tenho em minha casa 3 estores elétricos que pretendo poder controlar à distancia.

Os interruptores estão afastados do estore e têm este formato:

Screenshot-2023-11-18-02-27-37-46-40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg



Os estores têm fim de curso, se deixar o botão de subir carregado ele pára o estore sozinho, apesar do botão estar carregado. Ao mesmo tempo, só um dos botões pode estar carregado, se eu carregar para subir o estore, o de descer salta sozinho para a posição Stop.


Posto isto, falei com um eletricista que não é nenhum expert mas já montou meia dúzia de Shelly's e ele sugeriu-me colocar um Shelly 2PM, mas avisou que talvez tivesse que trocar o interruptor para não dar energia ao motor dos 2 lados em simultâneo (botão físico e APP).


Para não ter de usar mais uma App diferente, tinha preferência por algo que tivesse integração Tuya.

Após pesquisar, percebi que existiam estas 2 opções:

1- MOES Tuya Alexa Módulo de persianas WiFi inteligente, módulo de interruptor para persianas e cortinas com motor elétrico, compatível com Smart Life App, Alexa e Google, suporta apenas 2,4 Ghz https://www.amazon.es/dp/B08L3BMNN8/ref=nosim?tag=zwame00-21

2 - MOES 2.5D Interruptor de obturador Wifi, requer um cabo de controlo neutro de obturador inteligente Alexa, persianas WiFi incorporadas RF433, controlo de voz, compatível com Alexa e Google Home https://www.amazon.es/dp/B0BX6HY3BG/ref=nosim?tag=zwame00-21



A ajuda que preciso: Devo optar pelo Módulo inteligente e colocar atrás de interruptores normais? Posso manter os interruptores? Devo ir para o interruptor Smart? A última pergunta, devo ir para a Shelly ou posso usar uma marca como a Moe's com integração Tuya?


Obrigado a todos
 
Boas, ambas as soluções funcionam.

Se tens já vários equipamentos na aplicação da tuya e queres manter, compra o compatível

A questão dos interruptores com tudo integrado, é que apesar de bonitos, se tiveres espelhos com 2 ou mais conjuntos de botões (espelhos duplos ou triplos) esse não vão ficar bonitos na parede, porque não encaixam nos espelhos, se não tiveres estes espelho duplos ou triplos, compra o que entenderes, se pelo ser bonito ou pelo barato.

Uso shelly e outras soluções e tudo funciona, como tenho integrado no home assitant, não importa muito a aplicação nativa.
 
Convém perceberes a profundidade das caixas dos interruptores e talvez optares pela solução mais pequena. Eu tenho as caixas standard (pequenas) e recentemente tive que trocar um dos aparelhos switch duplo e para caber tudo direito foi um filme.
 
Aproveito para perguntar o mesmo, mas neste caso tenho tudo configurado no HomeKit da apple.
Tenho os estores também com os mesmos interruptores e mesmas funções que o post inicial.
O que aconselham comprar?
Depois terei que chamar um eletricista porque não percebo nada dessa parte e não quero fazer asneira.
 
Back
Topo