Duvida se devo investir em mac ou nao

Status
Fechado a novas mensagens.

Guilherme Matos

Power Member
A minha irmã esta prestes a entrar para medicina e todos cá em casa gostávamos de lhe oferecer uma prenda por isso, e como ela precisa de um portátil para trabalhar eu pensei no mac.

Ela ira usar o portátil principalmente para trabalhos de pesquisa, office, ver filmes e alguma edição de imagens como hobby. Eu pensei num MBPro retina 13'' 256GB, acham que fica bem servida e que lhe dura o curso todo? (6 anos no mínimo mais a especialização)

eu sei bem que o mac desempenha melhor as funções que o win principalmente em trabalho, dai a minha duvida, mas os meu pais querem garantia que vale a pena gastar os 1700 euros pelo computador, e nao apenas so 800 por um win (tipo o Asus X555LB-XO183H).


Nos tempos que correm e preciso decidir bem, mas nao quero que os meus pais gastem 800euros agora e daqui a 6 anos tenho de andar a limpar o pc dela por estar lento ou cheio de vírus (um vantagem que o mac tem por ter muito menos virus). Emfim digam o que acham e sejam sinceros, digam a vossa opinião como se fossem vocês nesta situação
 
Para começar o teu raciocínio esta errado, compras um windows agora por 800€ daqui a 3 ou 4 anos compras outro de 800€ e gastas-te menos dinheiro na compra de dois pc do que de um Mac e tens um pc novo em vez de um com 6 anos. É isto que me custa a entender define uma valor para a compra, porque não comprar um windows de 1700€, ou daqui a 6 anos quando o windows tiver velho gastar aquilo que se poupou e gastar num pc novo...

Nao sei se em medicina se usa software que só exista em windows, eu sou suspeito porque tenho tudo da Apple, Macbook Pro e iMac de 2011 e parecem novos.

Para mim pensar se daqui a 6 anos ainda são bons é complicado, tudo depende das necessidades dela daqui a 6 anos, depende também dos recursos que os programas vão consumir.

Mas se for só office e ver filmes qualquer computador faz isso, agora se deres valor a uma boa bateria, construção (alumínio), design, assistência de excelência, melhor preço de venda nos usados, touchpad sem igual. Ainda pode ter mais algumas vantagens mais ai ja dependia se ela tem iPad, iPhone ....
 
Nao sei se em medicina se usa software que só exista em windows, eu sou suspeito porque tenho tudo da Apple, Macbook Pro e iMac de 2011 e parecem novos.

Pois relativamente a esta parte eu nao faço ideia, ando a pesquisar sobre isso, mas fazer repartição de disco e meter o win nao e uma boa solução? funciona bem e com bons rendimentos??


Ser apple e ser apple, eu gosto imenso da marca e o design sem duvida e o melhor nessa área.
 
Tenho um conhecido em medicina, e grande parte do percurso académico fe lo com um netbook fraquinho e acho que nunca teve grandes problemas pois era só office e leitura de pdfs, e só agora quase no fim é que arranjou outro portátil, praticamente da mesma gama do primeiro. Por isso a ideia que tenho é que se tiver de usar software, mesmo que só exista só para Windows, uma máquina virtual resolve bem o problema.

Em relação ao investimento, é um bocado como o Pedro diz, compras um portátil agora de 800 €, e daqui a 5/6 anos compras outro, e mesmo assim fica mais barato que esse mac, por isso a questão agora é um bocado Windows vs osx e se compensa esse investimento extra pelo os x
 
Tenho um conhecido em medicina, e grande parte do percurso académico fe lo com um netbook fraquinho e acho que nunca teve grandes problemas pois era só office e leitura de pdfs, e só agora quase no fim é que arranjou outro portátil, praticamente da mesma gama do primeiro. Por isso a ideia que tenho é que se tiver de usar software, mesmo que só exista só para Windows, uma máquina virtual resolve bem o problema.

E se passar para a gama air? É uma boa solução, e muito portátil, tem boa bateria, e executa bem as funções que serão precisas.

Concordas com a minha opinião??
 
Avança para o MacBook, mesmo custando o dobro de um Windows de 800€ (que não tem nada a ver), que poderias trocar ao fim de 3 anos por outro novo gastando o mesmo, eu (e muitos milhões) prefiro um MacBook com 3 anos do que um PC Windows novo.
 
E é preferível o novo MacBook com 256GB ou um MacBook Air com 13" 256GB com 8G de ram (fica pelo mesmo preço 1500, ou vale a pena por o air com i7 por mais 180 euros??)
 
E é preferível o novo MacBook com 256GB ou um MacBook Air com 13" 256GB com 8G de ram (fica pelo mesmo preço 1500, ou vale a pena por o air com i7 por mais 180 euros??)


Penso que não vale a pena ir para o i7. Pessoalmente preferia investir em Disco e Ram antes de investir no i7.

Só um reparo, quando falas em macbook com 256gb não querias dizer 128?

Para mim o Air tem um defeito: Não tem ecrã retina. Não sei se dás valor a isso ou não, mas a diferença ainda é considerável.
 
O MacBook não foi pensado para aqueles que o usam como única máquina para fazer tudo.
A sua principal cedência foi ser leve, e não poderoso.

Queres fazer uma escolha acertada e sem remorsos ou surpresas, vai para o MacBook Pro retina.

Tendo isto em consideração, tens de analisar que tipo de aplicações vais precisar, e decidir em conformidade.
Ou então, perdes umas horas na net, e vais ver testes e reviews.
 
Eu aconselharia o air sem dúvida. É o portátil perfeito para um universitário. Leve, rápido, ecrã do tamanho certo, teclado excelente e sobretudo uma autonomia que permite ir para a faculdade sem o carregador.
O facto de não ter retina, pelo menos a mim, nunca atrapalhou nem condicionou a leitura de pdfs ou longas horas de trabalho em word.
Tenho o i5 de 128gb com 4gb de ram, custou 899€ a até agora nunca me deixou ficar mal.
Agora se tens mais para investir, força no retina pro.
 
Eu à dois anos também tive esse dilema de portáteis, embora esteja numa área diferente, Engenharia Ambiental. Eu fui para o Macbook Pro Retina 13" e foi o melhor que fiz. Nunca mais tive os erros constantes que o Windows dava, é um portátil relativamente leve, raramente oiço as ventoinhas (só quando jogo), tem um ecrã excelente e uma autonomia para dar e vender (embora eu não faça muito uso da bateria ainda hoje consigo facilmente 8 horas em tarefas de processamento médio). E outra das grandes vantagens é ter um SSD em vez de um disco rígido. Hoje em dia, passados quase dois anos, o portátil corre tudo com a mesma velocidade como no primeiro dia. É sem dúvida um portátil que vale a pena investir e que seguramente dá para os 6 anos de faculdade necessários.
 
Erros no windows é problema do utilizador.
Virus em Mac, cada vez mais, buracos de segurança, idem aspas.
Se achas que um portatil é uma coisa que não merece manutenção lá sabes, mas não é por ser Mac que não fica cheio de pó por dentro..
Portateis com SSD já existe aos anos, não é exclusivo de um Mac, nem de perto, nem de longe.

Esse Asus a 800€ é um roubo, tens melhor, e mais barato, e mais interessante, no mesmo chassis lol.
Ser de aluminio não é ser melhor ou pior, é ser diferente, e dizerem-me que é por causa do toque premium(lol) e depois andam a comprar autocolantes(é capas rapaz, e é da moda) para não cair um grão de pó no pc e andam a vida a tocar nos plásticos que colam(looool....).

Um Mac não é melhor nem pior que Windows a fazer seja o que for, aliás em muitos casos de software especializado é muito pior, mas pronto..
 
E ajudas-te o user em quê? Queres começar uma guerra de Windows VS OS X? Já chega deixem-se disso.

Diz qual é o pc que por 800€ é melhor que o que ele referiu, isso era uma boa ajuda para ele. Que software especializado falas, é da área onde a irmã dele vai estudar, se não é não interessa neste tópico.

@Guilherme Matos uma vantagem dos Macs que me esqueci de referir é que têm suporte oficial durante muitos anos ao contrario do que se passa com windows.
 
Acho que por 800 não encontras maças da moda.

Tenta ver deste tipo suponho cubra as necessidades , acho que servem em Portugal.

http://www.mountain.es/portatiles/nickel/especificaciones

Para que o pc não fique lento não há outra que não seja escolher GNU/Linux , tem a ver com o próprio sistema de uso de espaços e locação de dados no win e dos modos de gestão ao que acresce problemas de promiscuidade de desenho do sistema, windows é lento dificil de usar e gerir e executa funções sem possibilidade de visualização configuração do usuário o que ajuda a que seja lento ou sem resposta.

Maças são caras e no fundo fazes o mesmo con GNU/Linux.

Fica a dica se quiseres. A loja que menciono costuma facultar computadores a venda com GNU/Linux e pcs customizados.

Se não te servir ficas sempre com um meio de comparação que dá jeito nestas etapas.

Um àparte para manipulação de data science , multimédia processamento de trabalho gráfico , jogos é aconselhável o uso de computadores fixos, mesmo assim depende sempre do fim um portátil serve mas por questões de desenho vai sempre ser mais dificil de suportar no tempo, aquecimentos, dissipação etc.

Força.
 
Obrigado por todas as opiniões, sobre este assunto estou bem servido agora é tomar a decisão e está feito :)


Agora sobre outro assunto, MacBook Pro funciona bem bootcamp para correr o solidworks com boa resposta sem problema?? (E qual é o melhor para isso ou qualquer um desempenha essa função?)
 
Assim sendo a performance do computador e boa e corre bem mesmo sendo um programa pesado como são os de construção 3D?
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo