Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Mas no meio disto tudo ainda não falaram de uma coisa importante, DLSS 2.0. Que é o verdadeiro trunfo na manga destas graficas.

Em performance de shaders, sim, a diferença não é assim tanta. E pode vir a ser necessário uma 3060 de (digamos 350-400€) para equivaler à performance das novas consolas.
Mas as RTX têm mais performance do que apenas isso, e se já com as actuais a performance dos tensor cores era grande, nas novas 3000 levaram um boost gigante.

Podemos vir a ter uma mera RTX 3050 de 250€, com performance shaders inferior ás consolas, mas que com DLSS consiga ter melhor performance que as consolas.
E ai, pode vir a ser possivel ter um Desktop com performance equivalente/superior ás novas consolas, pelo mesmo preço ou apenas marginalmente mais.

Ah, e as RTX 3000 tambem vão ter direct storage tal como as consolas.
 
Para alem que para gerar a imagem não é simplesmente conta de Tflops, não é simplesmente as operaçoes dos shaders. Há mais coisas pelo caminho. Da mesma maneira que as AMD costuma ter mais TFLOPS ( mais performance de shader) mas acabam a ter pior performance grafica.

Os TFs infelizmente tornaram-se numa métrica de marketing, que é abusada pelos fabricantes com as sucessivas tentativas de normalização entre diferentes arquitecturas, e pelos warriors para medirem....

A única forma de medir e comparar a performance entre diferentes máquinas/GPUs/consolas é através de benchmarks de jogos. Aí não só mede-se a performance de todos os componentes da máquina (e não apenas, como disseste, as operações dos shaders), mas também mede-se o nível de otimizações feito aos jogos (onde as consolas tendem a ganhar em relação ao poder bruto do PC).

Ah, e as RTX 3000 tambem vão ter direct storage tal como as consolas.

Para além do preço, achei esta parte particularmente interessante.

Mas no meio disto tudo ainda não falaram de uma coisa importante, DLSS 2.0. Que é o verdadeiro trunfo na manga destas graficas.

Sim, tudo indica que vai ser o maior trunfo da Nvidia em relação à AMD, pelo menos nesta geração. Vai ser muito interessante ver o que é a AMD irá revelar. Se não for a performance, espero que seja o preço.
 
mas também mede-se o nível de otimizações feito aos jogos (onde as consolas tendem a ganhar em relação ao poder bruto do PC).
No passado sim, hoje em dia já não tanto..
As consolas actuais não passam em grande parte de PC's. Optimizar para correr naquele hardware de consola já está inirectamente a optimizar para PC. E muitos jogos nem tens diferenças, como o RDR2 que corria nas consolas igual a PC com hardware equivalente ..

AMD irá revelar. Se não for a performance, espero que seja o preço.

Acho que muita gente vai ficar surprendida com o preço, e não pela positiva.

A nVidia fez agora apenas salto de performance, a AMD tem de fazer salto de performance (ainda maior que a nvidia) + adicionar RTX . Isto quando vendiam graficas sem RTX ao mesmo preço da nVidia com RTX, e a manter preço..
 
Atenção, acho que ninguém aqui veio com a conversa da Master Race, apenas introduzi a Ampere no seguimento de conversas havidas sobre as empresas, a sua capacidade de adaptação e a sua visão.

Acho que até agora todos se têm portado bem nesse aspecto, se houve Offtopic, peço desculpas.

Não é pela Ampere sair que as consolas Next Gen, perdem o seu encanto.

A Ampere apenas veio nos lembrar que são apenas consolas, pro bem e pro mal.

Basicamente, com o Ampere uma das taxas a aplicar cai.

A do hardware supremo.

Devíamos estar todos contentes, eu pelo menos estou, e não penso comprar uma Ampere, mas sim uma das consolas.

Pelo menos agora, sei que vou pagar menos do iria pagar caso não existisse a Ampere.
 
Comparativamente a uma Ps5 tem o dobro de teraflops sim mas tem o mesmo custo da consola, terás que adicionar depois 1 tb nvme, caixa, comando, fonte, processador e placa mãe e veres logo valores muito superiores.

Ou então se já tiveres um computador, como a maioria do pessoal que joga no PC já tem, basta substituíres o teu Gpu pela 3070 que custa o mesmo que a PS5 à partida, e fica com uma maquina que tem o dobro da potencia bruta, e tem também o RTX IO, logo nem por ai vai existir vantagem da consola.
 
Ou então se já tiveres um computador, como a maioria do pessoal que joga no PC já tem, basta substituíres o teu Gpu pela 3070 que custa o mesmo que a PS5 à partida, e fica com uma maquina que tem o dobro da potencia bruta, e tem também o RTX IO, logo nem por ai vai existir vantagem da consola.

A maior parte do pessoal que eu conheço ainda tem quad cores, e muitos ainda tem 8 gigas de RAM.

Eu por exemplo ainda tenho um 2500k a meter a 3070 eu a meter ainda levo um bottleneck jeitoso.

Aqui na zwame a maioria do pessoal ainda compra processadores de 6 núcleos AMD 2600 ou 3600 são os mais pedidos logo comparar ao 3700 de uma Ps5 xsx ainda vai uma diferença.

Estar a comparar uma gráfica de 500 euros, a uma consola que é um sistema completo tem tudo a haver.

Eu dei 260 euros por uma PS4 slim.

Se eu desse 1200 euros por uma 2080ti e agora vejo uma gráfica superior a 500 euros o dissabor aqui era bem elevado.

E tu numa consola não tens este tipo de dissabores.

Depois existe aquele tipo de consumidor que paga na boa 1000 e tal euros por uma gráfica numa boa, e existe o outro tipo que paga em prestações.
 
AMD 2600 ou 3600 são os mais pedidos logo comparar ao 3700 de uma Ps5 xsx ainda vai uma diferença.

A PS5 não tem um 3700.

Primeiro, o Cpu da PS5 vai até 3.5Ghz, o 3600 vai aos 4.2 Ghz.

Em segundo, o 3700 tem 32MB de L3 e o da PS5 deve ser igual ao da XSX com apenas 8MB. E isto é algo que faz muita diferença.
É um 3700 capado na velocidade e na cache L3.

Se eu desse 1200 euros por uma 2080ti e agora vejo uma gráfica superior a 500 euros o dissabor aqui era bem elevado.

Se comprar hoje uma PS4 Pro, vou ficar com dissabor porque vai sair a PS5 a preço similar com 4x mais potência?
Sabes o que é evolução? É comprar melhor por mais barato.
 
Sinceramente continuo a achar que estas novas graficas acabam por afectar mais a xbox do que a ps5, pois os jogos xbox series x saem tambem para pc, a questao prende-se gasto 500€ numa grafica e tenho uma grafica para jogar 4k 60fps com settings ultra ou compro uma consola para jogar 4k 60fps medium.

A sony como tem os seus exclusivos, se o pessoal quiser jogar, embora com menos qualidade do que consegue na concorrência ou no pc, resolução variavel entre 1800p-2160p 60fps medium, tens de te sujeitar ou esperas que o jogo seja lançado para pc como o horizon.
 
Até que ponto todos estas diferentes opções podem contribuir para o user final.
Pessoalmente não vejo vantagens, se já temos um standard usado há décadas. Imaginem que saía uma consola com uma porta de video proprietária, e sendo que o HDMI é o standard, apenas meia dúzia de receivers e TVs suportavam esse novo interface.
 
A sony como tem os seus exclusivos,

Se bem que eles tem falado em começar a trazer os seus esxlusivos para PC tambem..
Estão a começar a perceber que o €€ de jogos que podem vir a fazer no PC pode ser superior ao €€ que fazem ao obrigar o pessoal a compra PS's e nos serviços que têm
(com a concorencia a introduzir coisas como o gamepass começa-lhes a ficar dificil justificar ao cliente pagar 60€ por ano apenas para poder jogar online, devem estar a ver que mais cedo ou mais tarde vão ter de acabar com isso.)


E falando nisso, é outra questão a ter em conta noo custo ( que muitos escolhem "esquecer" ) .. Uma consola até agora não era apenas o preço de custo, tinha tambem um preço de manutenção.
E tu numa consola não tens este tipo de dissabores.

Depois existe aquele tipo de consumidor que paga na boa 1000 e tal euros por uma gráfica numa boa, e existe o outro tipo que paga em prestações.
Uma consola tambem se paga a "prestaçoes" , em cima do custo de compra dela.

Estar a comparar uma gráfica de 500 euros, a uma consola que é um sistema completo tem tudo a haver.

Eu dei 260 euros por uma PS4 slim.

Por curiosidade, quando é que já gastas-te nela em serviços para poder jogar online ?
 
Última edição:
A maior parte do pessoal que eu conheço ainda tem quad cores, e muitos ainda tem 8 gigas de RAM.

Eu por exemplo ainda tenho um 2500k a meter a 3070 eu a meter ainda levo um bottleneck jeitoso.

Aqui na zwame a maioria do pessoal ainda compra processadores de 6 núcleos AMD 2600 ou 3600 são os mais pedidos logo comparar ao 3700 de uma Ps5 xsx ainda vai uma diferença.

Estar a comparar uma gráfica de 500 euros, a uma consola que é um sistema completo tem tudo a haver.

Eu dei 260 euros por uma PS4 slim.

Se eu desse 1200 euros por uma 2080ti e agora vejo uma gráfica superior a 500 euros o dissabor aqui era bem elevado.

E tu numa consola não tens este tipo de dissabores.

Depois existe aquele tipo de consumidor que paga na boa 1000 e tal euros por uma gráfica numa boa, e existe o outro tipo que paga em prestações.

Sempre que sai uma geração de consolas, os requisitos dos jogos aumentam sempre.
Como as consolas são o mínimo denominador comum, acabam por ter este tipo de impacto na industria.
Apenas porque tens amigos que têm PC muito desactualizados, não significa que o mercado tem de ficar estagnado, seja nas consolas ou no PC.

O teu 2500K foi lançado em 2011. Ou seja, 2 anos antes da PS4 e X1. Durou mais do que uma geração de consolas, praticamente uma década, não podes pedir muito mais.
Foi um CPU excelente, mas está na hora do upgrade.

A 2080 Ti sempre foi um mau negócio. É uma gráfica que custa 70% mais do que uma 2080, mas que tem apenas mais 30% de desempenho.
Mas também é preciso ter em conta que é um GPU que foi lançado há 2 anos.
Mesmo que mantiver a 2080 Ti ainda tem uma boa gráfica. Continua a ser 3X mais potente em ray-tracing, do que uma PS5 e XBSX.

E nas consolas acontece o mesmo tipo de "dissabores".
Quantas pessoas compraram a PS4 Pro por 400 euros, nos últimos 2 anos, apenas para ver a PS5 a arrasa-la completamente em 2020.
 
Ou então se já tiveres um computador, como a maioria do pessoal que joga no PC já tem, basta substituíres o teu Gpu pela 3070 que custa o mesmo que a PS5 à partida, e fica com uma maquina que tem o dobro da potencia bruta, e tem também o RTX IO, logo nem por ai vai existir vantagem da consola.

Não é bem assim. Pelo que entendi, para usufruires do RTX IO precisas que o PC seja "DirectStorage" compatible. Isto poderá corresponder (ainda não encontrei todos os detalhes), que a tua motherboard tenha suporte do PCIex4, mas poderá ter outros requisitos. E depois temos a aquisição do dito SSD. E jogos de PC que suportem DirectStorage. E jogos first-party da Playstation. ;-)

A partida, compras a PS5, e tens tudo numa caixa pelo preço de um GPU Ampere, com jogos de first-party com a qualidade que muitos de nós aprecia, afinados para a PS5, e já a utilizar as capacidades de toda máquina, incluindo o SSD.

Para mim, a notícia da Ampere não tira nem de perto a PS5 da equação. Mas começo a pensar que poderá tirar da equação a XSX para usufruir dos multis e do próprio ecossistema da XBox (com limitações). Eu já tenho o PC (e uma motherboard x570 com suporte de PCIex4), e por um pouco mais que uma XSX, consigo ter uma máquina melhor com uma 30xx.
 
Última edição:
Sinceramente continuo a achar que estas novas graficas acabam por afectar mais a xbox do que a ps5, pois os jogos xbox series x saem tambem para pc, a questao prende-se gasto 500€ numa grafica e tenho uma grafica para jogar 4k 60fps com settings ultra ou compro uma consola para jogar 4k 60fps medium.

A sony como tem os seus exclusivos, se o pessoal quiser jogar, embora com menos qualidade do que consegue na concorrência ou no pc, resolução variavel entre 1800p-2160p 60fps medium, tens de te sujeitar ou esperas que o jogo seja lançado para pc como o horizon.
Depende muito. Apesar de teres alguma razão, não acho que o PC compita assim tanto com o average user de consola por alguns motivos:

- Preço; estamos a falar de gastar 500 euros só num componente our gastar 500€ numa caixa pronta a jogar durante 5-7 anos.
- Conforto; muita gente quer plug n play, quer ir para o sofa, levar no comando e jogar na TV
- Diferença; apesar de jogares quase sempre a melhor versão do jogo em PC e a diferença ser notória, não é revolucionária (ou seja não é como se estivesses a jogar next-next gen no PC e na consola nadas a brincar com gráficos de PS2.

Resumindo, acho que o PC acaba por ser malta com um perfil de utilizador mais desenvolvido, que quer mesmo o melhor do melhor e não tem problemas em gastar de mil euros para cima a construir a sua máquina (e a descobrir as peças certas, pedir para montar a máquina na loja, etc) e que não se importa de jogar numa cadeira no escritório vs sofá na sala.
 
Não é bem assim. Pelo que entendi, para usufruires do RTX IO precisas que o PC seja "DirectStorage" compatible. Isto poderá corresponder (ainda não encontrei todos os detalhes), que a tua motherboard tenha suporte do PCIex4, mas poderá ter outros requisitos. E depois temos a aquisição do dito SSD. E jogos de PC que suportem DirectStorage. E jogos first-party da Playstation. ;-)

A partida, compras a PS5, e tens tudo numa caixa pelo preço de um GPU Ampere, com jogos de first-party com a qualidade que muitos de nós aprecia, afinados para a PS5, e já a utilizar as capacidades de toda máquina, incluindo o SSD.

Para mim, a notícia da Ampere não tira nem de perto a PS5 da equação. Mas começo a pensar que poderá tirar da equação a XSX para usufruir dos multis. Eu já tenho o PC (e uma motherboard x570 com suporte de PCIex4), e por um pouco mais que uma XSX, consigo ter uma máquina melhor com uma 30xx.
Para jogares a 1440p com ray tracing no médio a 30 fps não precisas de uma 3070. A 3060 deve sair com a performance ainda melhor que uma ps5 (deve andar ao nível da 2080, 2070s).
 
Depende muito. Apesar de teres alguma razão, não acho que o PC compita assim tanto com o average user de consola por alguns motivos:

- Preço; estamos a falar de gastar 500 euros só num componente our gastar 500€ numa caixa pronta a jogar durante 5-7 anos.
- Conforto; muita gente quer plug n play, quer ir para o sofa, levar no comando e jogar na TV
- Diferença; apesar de jogares quase sempre a melhor versão do jogo em PC e a diferença ser notória, não é revolucionária (ou seja não é como se estivesses a jogar next-next gen no PC e na consola nadas a brincar com gráficos de PS2.

Resumindo, acho que o PC acaba por ser malta com um perfil de utilizador mais desenvolvido, que quer mesmo o melhor do melhor e não tem problemas em gastar de mil euros para cima a construir a sua máquina (e a descobrir as peças certas, pedir para montar a máquina na loja, etc) e que não se importa de jogar numa cadeira no escritório vs sofá na sala.
A maior parte das pessoas que conheço tem o pc ligado a um monitor para jogar on-line (os br, csgo, fortnite) é ligado a uma tv para jogar os singleplayer (eu próprio vou fazer isto quando chegar o pc e vou jogar na cama caso queira). O user é livre de por o sistema onde queira, o contrário tb acontece, muita gente tem a ps4 numa secretaria e monitor :) são ambas boas opções e estaria a mentir se dissesse que não estava interessado em comprar uma ps5 antes do anúncio da mesma.
 
A partida, compras a PS5, e tens tudo numa caixa pelo preço de um GPU Ampere, com jogos de first-party com a qualidade que muitos de nós aprecia, afinados para a PS5, e já a utilizar as capacidades de toda máquina, incluindo o SSD.

Sei isso, mas a diferença é que com a 3070 tens o dobro da potencia bruta da PS5 (20TF vs 10TF), e muito mais potencia em Ray Tracing e ainda tens o DLSS.

Com a PS5 vais ter maquina para 4K 30fps na maioria dos jogos. Com a 3070 tens maquina na boa para 4K 60fps ou bem mais do que isso se o jogo suportar DLSS, com muito mais capacidade de Ray Tracing.

Ok, tens razão, o computador completo fica mais caro, mas a performance que obtens também será superior à consola.

Vamos ficar à espera da RTX 3060, pois cheira-me que também será superior a ambas as consolas.
 
Se a diferença entre a 3070 e a 3060 for semelhante à diferença entre a 2060 e 2070, então a 3060 deve ficar a rondar os 16 TFLOPs nos shaders.
E em termos de ray tracing, deve ficar a rondar os 32 RT-TFLOPs.
 
Back
Topo