[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Caros
Comprei um receiver Denon AVR-x 2400 e colunas Bose mini. Tudo pertencia à mesma pessoa e estava a trabalhar bem.
Agora vou preparar me para instalar ma minha "pseudo" sala de cinema.
Preciso de ajuda para acertar com os cabos mais adequados, especialmente com a sua grossura, para não dar asneira e rebentar com os aparelhos.

O que me recomendam, considerando que sou leigo na matéria e quero aprender...
Obrigado
A grossura dos cabos está relacionada com a distância até às colunas, ou seja, quanto maior a distância entre o Denon e as colunas, mais grosso deve ser o cabo. Para uso doméstico cabos com uma grossura de 2,5mm2 chegam perfeitamente, isto assumindo que não vais colocar as colunas a mais de 15 metros do denon hehe. Depois tens cabos CCA e OFC, o OFC é melhor mas não vais obter qualquer diferença no som quer optes por um ou por outro, os engenheiros de som costumam dizer na brincadeira que usando um cabide de metal consegues o mesmo resultado. É um pouco como comprar um cabo hdmi de 15€ ou de 5€, não é por pagares mais que vais ter melhor imagem, ora, o mundo do som está repleto de alternativas para todos os bolsos mas poucas diferenças na realidade. Bananas para os cabos, há quem use, não é necessário usar, mais uma vez, não vais notar diferença no som quer uses quer não ou, quer optes por bananas banhadas a ouro ou não. Para um iniciante, acho que pode ser prático utilizares bananas.
 
@Jocazeze se calhar é mais fácil dar um exemplo: https://www.amazon.es/dp/B01C79XV5W/ref=nosim?tag=zwame00-21
Precisas de colocar este cabo entre o Denon e cada uma das colunas. O cabo é duplo, por assim dizer, dois cabos colados um ao outro. Como já deves ter reparado, tanto o Denon como as colunas têm duas entradas por coluna, uma preta e outra vermelha.

Não precisas sequer de ouvir o que é dito no vídeo mas convém ver de forma a ficares com uma noção do processo e não te preocupes, é simples e intuitivo.
 
Última edição:
Boas! Gostava de fazer um upgrade super lowcost a minha sala, tirando partido do material que já tenho, sem ter que vender um rim para ter qualidade de som, se assim for possivel.

Material que tenho:
Televisão: Sony 65XH9096
Amplificador: AMP Pioneer VSA-740
Colunas: 2x Monitor Audio R252
1x Coluna central KEF (Não sei o modelo)

Material quase de museu. Compreendo que não possa esperar um incrivel DOLBY ATMOS saido deste equipamento mas ao mesmo tempo não queria ter que comprar um conjunto TODO novo. Gostava de ajustar os novos elementos sem rebentar com o banco, e que encaixe neste sistema.
A TV liga ao Amplificado através de cabo optico + conversor

Há alguma coisa a fazer ou é mesmo usar isto até dar, e depois comprar um sistema completo?

Notar que tenho uma Playstation e por isso, Blu-Ray é uma constante aqui em casa, dai a procurar de melhorar a qualidade do som, como fizemos com o da imagem com a compra da TV.
Obrigado
 
Sim, no teu caso e a gastar o mínimo, seria comprar as traseiras e um subwoofer. Como queres gastar pouco, apostaria em colunas usadas. Para traseiras arranjas um par de ovos KEF por 30 ou 40 euros. Quanto ao subwoofer, depende de quanto estás disposto a gastar e se o queres aproveitar para mais tarde ou não.
 
A ideia seria aproveitar para mais tarde sim.
Sinto que podia ser mais interessante do que comprar uma Soundbar, que depois um dia tornava-se inutil ao adquirir um 5.1 ou 7.1.
 
Pois, era a ideia que tinha. Soundbar era a solucão a curto prazo, mas depois não acho que tivesse continuidade.. Que subwoofer recomendariam? Diria um de Entrada de gama? Não faco ideia de precos, portanto...
 
Boa noite,
Tenho aqui um sistema hi-fi da Samsung em que queria aproveitar para ligar a uma boas colunas que aqui tenho. A dúvida é que no hi-fi as saídas das colunas diz que são de 4ohms e as colunas que tenho são todas de 8ohms. É possível ligar sem estragar? Senão o que se aconselha?
 
Boa noite,
Tenho aqui um sistema hi-fi da Samsung em que queria aproveitar para ligar a uma boas colunas que aqui tenho. A dúvida é que no hi-fi as saídas das colunas diz que são de 4ohms e as colunas que tenho são todas de 8ohms. É possível ligar sem estragar? Senão o que se aconselha?
Bom dia

Em termos de transferência de potência e equilíbrio não é a melhor opção mas como as colunas tem mais impedância do que o mínimo que o aparelho suporta não haverá problema

Irá é implicar mais esforço ao aparelho para teres a mesma "potência" de som
 
Bom dia

Em termos de transferência de potência e equilíbrio não é a melhor opção mas como as colunas tem mais impedância do que o mínimo que o aparelho suporta não haverá problema

Irá é implicar mais esforço ao aparelho para teres a mesma "potência" de som
@hobbitayla obrigado
Para as colunas não haverá problema certo. mas então para o aparelho e amplificador do mesmo vai estar em esforço e corre o risco de queimar?
 
Boa noite

As especificações da aparelhagem não indicam impedância mínima e máxima?
No entanto se a impedância das colunas for superior ao que indica o aparelho não haverá danos, podes é não ter a potência máxima que terias com a impedância indicada apesar que isso só se notará no máximo

O contrário sim, colunas inferiores, a exemplo 2ohm com o aparelho para 4ohm, aí irias aquecer o aparelho e poder danificar o mesmo
 
Boas a todos,

Tenho um receiver já com alguns aninhos que entretanto deixou de funcionar o som.
Alguem conhece alguma loja que faça reparações neste tipo de equipamentos?

Obrigado

EDIT: é um Onkyo TX-NR609
 
Enquanto aguardo preço e disponibilidade do Wiim Amp numa loja Portuguesa ,surgiu mais uma opção,
Triangle Borea Connect BR02 ou BR03.
Podiam por favor dar uma vista de olhos nas Connect e dizer o que pensam entre estas BR02 ou BR03 e o Wiim Amp com umas colunas passivas Borea BR02 ou BR03 ?

A opção da escolha das Triangle é porque tem varias opções de cores no acabamento e estou indeciso entre duas cores.
Os meus ouvidos já não são o que eram (61) , por isso julgo que não ficarei mal servido.

As melhores colunas que até agora tive e já lá vai bastante tempo, foram as Tannoy 607.

Agradeço desde já a vossa ajuda.
 
É um sistema bem equilibrado. Se estás satisfeito, não mexe! ;-)

Se achas que pode melhorar, e tens verba para isso, eu diria para começares pelas 3 colunas da frente. Se gostas da MA, experimentas as Silver. Eu tenho umas Silver 200 (7G) e Silver Center (5G, ainda não atualizei para uma mais recente) e adoro as mesmas.

Se tiveres tecto falso, também podes considerar colocar colunas ATMOs no mesmo.
 
É um sistema bem equilibrado. Se estás satisfeito, não mexe! ;-)

Se achas que pode melhorar, e tens verba para isso, eu diria para começares pelas 3 colunas da frente. Se gostas da MA, experimentas as Silver. Eu tenho umas Silver 200 (7G) e Silver Center (5G, ainda não atualizei para uma mais recente) e adoro as mesmas.

Se tiveres tecto falso, também podes considerar colocar colunas ATMOs no mesmo.

Já pensei no atmos mas não tenho sítio depois para meter as colunas.
 
Back
Topo