[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    289
É quase imperceptível a olho sem treino mas o ciclo de vida das OLED é isto. Televisão com utilização normalíssima. Sem consolas, nada. Quem abusou mais disto foi precisamente o puto com o Panda, mas nada que não aconteça em qualquer casa com miúdos.
Se é só isso e não é visível numa utilização normal, usa e abusa.
 
Já referi Burn in na minha 65e7v; alem de outros "artefactos", com o fundo vermelho consigo ver "CNN" bem definido no ecrã, a minha mulher em teletrabalho, por vezes deixa TV neste canal...
 
Se é só isso e não é visível numa utilização normal, usa e abusa.
Atenção que há pouco tempo apanhei um susto enorme.
Liguei a minha LG 910v e abri a aplicação da netflix à pressa (em que os menus nem carregavam como deve ser) e ao navegar, parecia que estava com um burn in brutal, apareciam os canais todos manchados no canto superior esquerdo, era sic notícias, sic, cmtv, baby tv e na parte de baixo eram só rodapés e montes de letras. Fiquei triste e pensei que era o "fim" dela, desliguei a tv e ouvi a limpeza a ser feita e esperei pelos 2 "estalos" e quando liguei, ela já estava boa e não havia um pingo de burn-in.
Alguém sabe o que raio se pode ter passado?
 
Atenção que há pouco tempo apanhei um susto enorme.
Liguei a minha LG 910v e abri a aplicação da netflix à pressa (em que os menus nem carregavam como deve ser) e ao navegar, parecia que estava com um burn in brutal, apareciam os canais todos manchados no canto superior esquerdo, era sic notícias, sic, cmtv, baby tv e na parte de baixo eram só rodapés e montes de letras. Fiquei triste e pensei que era o "fim" dela, desliguei a tv e ouvi a limpeza a ser feita e esperei pelos 2 "estalos" e quando liguei, ela já estava boa e não havia um pingo de burn-in.
Alguém sabe o que raio se pode ter passado?
Explica lá isso dos "2 estalos".
 
Atenção que há pouco tempo apanhei um susto enorme.
Liguei a minha LG 910v e abri a aplicação da netflix à pressa (em que os menus nem carregavam como deve ser) e ao navegar, parecia que estava com um burn in brutal, apareciam os canais todos manchados no canto superior esquerdo, era sic notícias, sic, cmtv, baby tv e na parte de baixo eram só rodapés e montes de letras. Fiquei triste e pensei que era o "fim" dela, desliguei a tv e ouvi a limpeza a ser feita e esperei pelos 2 "estalos" e quando liguei, ela já estava boa e não havia um pingo de burn-in.
Alguém sabe o que raio se pode ter passado?
Exatamente, isso foi retenção temporária e não retenção permanente (a.k.a. burn-in).
 
Explica lá isso dos "2 estalos".
Quando desligo a tv, ela dá uns estalos uns segundos depois de ser desligada, tinha lido que era a limpeza do painel. A televisão vai fazendo esse barulho durante um bom bocado até parar.

Exatamente, isso foi retenção temporária e não retenção permanente (a.k.a. burn-in).
Mas acontece que estavam lá montes de canais que nem tinham sido sequer abertos naquela altura. Sei que é a segunda ou terceira vez que isto acontece e está longe de ser grave, basicamente foi sempre quando a quis meter a fazer coisas "à pressa", mas foi muito estranho, parecia mesmo um burn-in gigante com vários canais, vários rodapés, marcas de cabeçalhos. Tá bem que já a tenho há mais de 7 anos, mas ainda quero que ela dure mais uns bons aninhos!
 
7 anos parece-me excelente. E como foi referido o que aconteceu foi retenção e não burn-in. A minha C7 está no quarto e já vai com 5 anos e para já sem problema. O que comprova que os casos negativos estão mais partilhados (o que também è normal) mas existem muitos casos positivos de Oled sem problemas.
 
Atenção que há pouco tempo apanhei um susto enorme.
Liguei a minha LG 910v e abri a aplicação da netflix à pressa (em que os menus nem carregavam como deve ser) e ao navegar, parecia que estava com um burn in brutal, apareciam os canais todos manchados no canto superior esquerdo, era sic notícias, sic, cmtv, baby tv e na parte de baixo eram só rodapés e montes de letras. Fiquei triste e pensei que era o "fim" dela, desliguei a tv e ouvi a limpeza a ser feita e esperei pelos 2 "estalos" e quando liguei, ela já estava boa e não havia um pingo de burn-in.
Alguém sabe o que raio se pode ter passado?

A minha LG910V também apresenta isso. Já tem 7 anos, e faz 8 anos no início do próximo ano.
Tem "retenção temporária" como já disseram.
Se continuar assim, já não é mau.
 
7 anos parece-me excelente. E como foi referido o que aconteceu foi retenção e não burn-in. A minha C7 está no quarto e já vai com 5 anos e para já sem problema. O que comprova que os casos negativos estão mais partilhados (o que também è normal) mas existem muitos casos positivos de Oled sem problemas.
A minha LG910V também apresenta isso. Já tem 7 anos, e faz 8 anos no início do próximo ano.
Tem "retenção temporária" como já disseram.
Se continuar assim, já não é mau.
A minha dúvida é que aqueles canais que aparecem lá, não foram vistos quando acendi a televisão, aliás, não via a sic notícias há dias e o canal estava lá. Eu liguei a tv, a box estava desligada, fui logo para a netflix "à pressa" e aquilo aconteceu. Pronto, seja como for, só estava curioso em saber o que raio se passou...
btw, lancem lá uma actualização com hdr que fico com tv para mais 7 anos. :D
 

Portanto... só a LG é que tem um padrão consistente para os ciclos de compensação nas suas oleds. Bastante reconfortante tendo em conta que acabei de comprar uma A84K (que berrou durante o testes da Rtings)... :-D
 
Última edição:
Provavelmente é uma pergunta parva, mas há algum problema em colar (com fita cola de dupla face) uma box android à parte de trás da OLED?
 
Provavelmente é uma pergunta parva, mas há algum problema em colar (com fita cola de dupla face) uma box android à parte de trás da OLED?

Se TV está montada na parede, usa algo para fixar a box à parede no mesmo sitio onde está a TV (assim fica escondido).
Se a TV estiver a user um stand, há uns mounts VESA onde colocas a box num sitio decente sem que o calor de uma afecta a outra.
 
Pessoal eu comprei em agosto passado, uma sony bravia 4K VH2 55" e gostaria de saber se foi uma boa escolha e o que devo fazer para prevenir o burn-in.
Obrigado a quem ajudar.
 
Back
Topo