Câmera + Lente até 1200€

migueltomas

Power Member
Por sugestão do pessoal, no tópico Conversa da Treta: Fotografia & Video, crio aqui o tópico para ser mais fácil obter ajuda.
  1. O QUE:Máquina e uma lente (para já, no futuro compro mais lentes)
  2. POR QUANTO: 1200€ (tinha um orçamento mais alto mas pelo que percebi não será preciso)
  3. PARA FAZER O QUE: Street (80%), Paisagens (10%), Retratos quando estou na rua (5%) e Desporto (5%)
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia e exteriores de noite
  5. COMO ÉS: Casual
  6. JÁ TENS: iPhone 14 Pro e já tive uma A7r com 50mm (odiava o AF xD)
  7. COMO É A TUA "REDE": Sou apenas eu que fotografo
  8. ONDE COMPRAR: Pode ser online ou mercado de usados.

Quero elevar um pouco a experiência de fotografia que tenho (iPhone). Irei postar nas minhas redes mas também gostava de começar a imprimir algumas imagens que tiro. Se APS-C ou FF? Não sei. Devido ao tópico que mencionei acima, fui verificar quais as distâncias focais que tenho utilizado e diria que 2/3 andam entre 13mm e 24mm e depois 1/3 em 77mm, no entanto, sei que utilizo mais 24mm pois é onde o iPhone garante uma melhor qualidade de imagem.

Em termos de marca? Não sei, gosto de Sony pois já tive uma durante um ano mas posso tentar usar Fuji ou Canon, não vejo problema.
 
Antes de mais e começando pelo fim: esquece as marcas. A marca em si não é muito relevante a menos que estejas a olhar para algo muito nicho, que torna mais difícil haver oferta, promos e usados.
De resto o que importa na marca é o sistema em si, o que é que há de lentes para esse mount. E se precisares de alguma coisa em particular, que pode acontecer ser melhor numa marca do que noutra (ex: a Sony em FPS costuma ser mais lenta que outras marcas, tirando corpos que são feitos a pensar em desporto, aí até é a mais rápida do mercado).

Para street, primes comuns são 24, 28, 35, 40 e 50, valores para Full Frame. Mas também podes ver zooms pequenos.
Também com street em mente, diria para veres corpos compactos. É sempre mais discreto e confortável de transportar (peso, tamanho).

Não conheço tão bem outros sistemas, mas dentro da Sony, material que consideraria fixe para street:
- Sony ZV-E10, A6100, A6400 e A6700. A ZV é mais focada em vídeo, por isso não tem EVF, mas já chegou a estar nova abaixo dos 500€. As duas seguintes acho que andam ela por ela, quer em preço (800-900€ em kit) quer em capacidades. A A6700 é a mais recente, com IBIS, melhores controlos e mais umas funcionalidades, está nos 1600€ em kit, que para mim já é um preço difícil de aceitar para uma APS-C.
- Sigma 24mm F2.0 C, Sony 24mm F2.8G, Tamron 20 ou 24 F2.8 OSD, Samyang AF 18mm/24mm 1.8/2.8, Sony 16mm 2.8, Sony 15mm 1.4G, etc. Não esquecer que todas estas focais multiplicam por 1.5 nas máquinas acima, portanto 24mm dá 36mm, 15 dá 22.5mm e 20 dá 30mm.
Rebenta o orçamento e é overkill para primeira máquina, mas é uma opção FF barata, eficaz e compacta qb:
- Sony A7c
- Sony 24mm/40mm/50mm 2.8/2.5G, Zeiss Batis 25mm F2.0, Zeiss 35mm 2.8, Sony 35mm 1.8, Samyang AF 24mm 1.8, etc.

Deixei a bold o que considero mais relevante, mas:
- Espera por outras opiniões e de quem conheça melhor outros sistemas.
- Vê reviews das lentes para veres se a qualidade de imagem é boa, preços e faz as contas também a outras que te possam interessar no futuro.
 
Corpo compacto:
Panasonic GX9 (400€)+ Panasonic 15mm 1.7 ou Sigma 16mm 1.4(=30-32mm) 1.7 (300€)(tens um vendedor no olx em Lisboa, bom preço) M43
Sony A6400 (750€)+ Viltrox PRO AF 27mm (=40mm) 1.2 (550€) APSC
Modelos mais recentes (A6700 ou Panasonic G9II), custam bastante mais.
 

Sony A6400 (750€)+ Viltrox PRO AF 27mm (=40mm) 1.2 (550€) APSC
Por acaso, foi uma das máquinas que começou a surgir nos vídeos do YouTube que falaram... Pareceu-me uma opção bastante equilibrada.

- Sigma 24mm F2.0 C, Sony 24mm F2.8G, Tamron 20 ou 24 F2.8 OSD, Samyang AF 18mm/24mm 1.8/2.8, Sony 16mm 2.8, Sony 15mm 1.4G, etc. Não esquecer que todas estas focais multiplicam por 1.5 nas máquinas acima, portanto 24mm dá 36mm, 15 dá 22.5mm e 20 dá 30mm.
Sobre as lentes ainda vi pouco... Mas será o objectivo da sessão de hoje após o jantar.

Vi esta mas já ia estar a esticar o orçamento e se calhar para o meu nível pode não valer a pena.

@m4ndr4ke sobre o AF, era quando eu pressionava uma vez, ela tentava focar e acontecia duas coisas: demorava e por vezes falhava e voltava a tentar, especialmente em sujeitos. Se calhar o problema era da lente mas sou sincero, não é de todo a minha praia o campo da fotografia e sorry se estiver a dizer algum disparate.

Em relação ao iPhone, quando por vezes quero fazer crop não posso abusar muito pois vai começar a perder detalhe (deduzo que seja pela limitação do sensor? por ser pequeno?). Não costumo editar muito as fotos, portanto até nem chego ao "limite" da foto, no entanto, acho que as fotos ficam muito "digitais", do que li, penso que o termo seja muito sharpness na foto, certo? Ou seja, quando vejo comparativos entre iPhone e Câmeras, por norma, consigo quase sempre adivinhar qual é qual e gosto sempre mais da fotografia da câmera. Por fim, quando tiro retratos (é pouco) o modo deixa muito a desejar por ser digital e às vezes parte do cabelo está desfocado quando não devia.
 
Se era a primeira a7R, provavelmente era limitação da câmara em si. Hoje em dia as coisas estão muito diferentes, mesmo que pegues nos modelos mais baratos do mercado, como uma Canon R100 ou assim.

Para o que dizes, a meu ver, era uma câmara APS-C com kit lens. Uma vez que tens orçamento, sugiro algo que não seja demasiado antigo.
Fazes a festa por menos de mil euros, e até por menos de 700, se as coisas forem compradas a bons preços.

Quanto a outras objectivas, seria assunto para ver depois, com o tempo, após a adaptação ao novo equipamento. Provavelmente farias a próxima compra nos primeiros seis meses da câmara.

Como conheço melhor a gama da Canon, para mim a sugestão mais fácil de dar é uma R50 com 18-45mm. 600 e tal euros, bem comprada.
 
@m4ndr4ke sobre o AF, era quando eu pressionava uma vez, ela tentava focar e acontecia duas coisas: demorava e por vezes falhava e voltava a tentar, especialmente em sujeitos. Se calhar o problema era da lente mas sou sincero, não é de todo a minha praia o campo da fotografia e sorry se estiver a dizer algum disparate.

Em relação ao iPhone, quando por vezes quero fazer crop não posso abusar muito pois vai começar a perder detalhe (deduzo que seja pela limitação do sensor? por ser pequeno?). Não costumo editar muito as fotos, portanto até nem chego ao "limite" da foto, no entanto, acho que as fotos ficam muito "digitais", do que li, penso que o termo seja muito sharpness na foto, certo? Ou seja, quando vejo comparativos entre iPhone e Câmeras, por norma, consigo quase sempre adivinhar qual é qual e gosto sempre mais da fotografia da câmera. Por fim, quando tiro retratos (é pouco) o modo deixa muito a desejar por ser digital e às vezes parte do cabelo está desfocado quando não devia.
[/QUOTE]
Os modelos Sony da minha para a frente sofreram uma melhoria imensa e é dos melhores AF do mercado. Nas outras marcas também melhorou muito nos últimos anos, por isso basta não comprares nada muito antigo.

Quanto ao teu problema, é um problema de operador maioritariamente. Os telemóveis usam zoom digital que é um crop da foto, não é realmente zoom (excepto casos como o meu que tem realmente lente zoom).
Por isso zoom é com os pés (andas para baús próximo do que estás a fotografar) ou então tens que usar uma lente com zoom, zoom óptico. Sim, numa máquina destas se calhar fazes um crop a 100% e continua equiparável a um telemóvel, mas é um mau princípio andar aos crops.

Nesse caso talvez seja melhor lentes com zoom, as que têm uma focal inicial e final, como a Sony 15-60 (acho que é isto) ou as lentes de kit que as máquinas trazem. Chega para começar.
 
Quanto ao teu problema, é um problema de operador maioritariamente. Os telemóveis usam zoom digital que é um crop da foto, não é realmente zoom (excepto casos como o meu que tem realmente lente zoom).
Por norma, costumo-me aproximar para fotografar com a lente de 24mm no iPhone e evitar o crop mas às vezes não dá.

Do que fui vendo pelo YouTube e Reddit, mais ou menos dentro da mesma gama vi: Sony A6400, Canon EOS R50 e a Fuji X-T3.
Ainda estou a ver alguns vídeos e pelo que percebi a Sony é que oferece uma maior escolha em termos de lentes e com vários preços (barato e caro). Em termos de portabilidade, a Sony tem vantagem pois é mais pequena das três.

Em termos de usados, corpo da a6400 a 640€, já com 3 anos de garantia, mas sem lente, Fuji X-T3 a partir dos 800€ já com uma Sigma 30mm f1.4 e Canon EOS R50 com o corpo a 640€ e 3 anos de garantia
 
Eu voto em objectiva de kit, seja para que câmara for, e as fixas só mais tarde.

A R50, bem comprada, pode vir por esse valor já com 18-45mm. Na verdade já chegou a estar abaixo dos 600€.
 
🤔 esses preços usados... Isso é praticamente o que elas custam novas e por pouco mais tens o kit. Procura bem nos comparadores de preço, nas Amazon da Europa (Espanha, França, Itália e Alemanha), nas nossas grandes superfícies (não em marketplace).

Sobre as máquinas, vais ter que ver o que mais se adapata a ti. A Sony é a que tem maior oferta de lentes (e de corpos acho eu e provavelmente de tudo), tanto da marca como third party, vai do mauzito ao extraordinário. A Canon é a alternativa igualmente séria, eram líderes em DSLRs e estão a lutar para passar a Sony em Mirrorless (e a fazer um excelente trabalho na minha opinião). Atrás vem a Nikon, que era número 2 em DSLR e também sabem o que fazem, embora ainda estejam a tentar recuperar. A Fuji é uma excelente marca também, são novos e não é um sistema tão sério (não tem ofertas nas gamas mais altas mas diria que isso só interessa para profissionais), mas talvez seja a marca onde se tire resultados mais engraçados com menos esforço.
Não existe propriamente uma escolha errada entre as máquinas mais modernas, todas fazem muito mais do que qualquer iniciado tira proveito.
 
Última edição:
Por norma, costumo-me aproximar para fotografar com a lente de 24mm no iPhone e evitar o crop mas às vezes não dá.

Do que fui vendo pelo YouTube e Reddit, mais ou menos dentro da mesma gama vi: Sony A6400, Canon EOS R50 e a Fuji X-T3.
Ainda estou a ver alguns vídeos e pelo que percebi a Sony é que oferece uma maior escolha em termos de lentes e com vários preços (barato e caro). Em termos de portabilidade, a Sony tem vantagem pois é mais pequena das três.

Em termos de usados, corpo da a6400 a 640€, já com 3 anos de garantia, mas sem lente, Fuji X-T3 a partir dos 800€ já com uma Sigma 30mm f1.4 e Canon EOS R50 com o corpo a 640€ e 3 anos de garantia
Então, já decidiste?
 
Após muita negociação em OLX e mercado de usados, comprei uma Fuji X-T3 com 30k de disparos, poucas marcas de uso, 1 bateria, 2 cartões de 64GB e uma Sigma 30mm f/1.4 por 690 euros. Como foi abaixo do que tinha pensado, vou agora ver se encontro uma lente de zoom, pois ontem já saí para fotografar e por vezes queria fazer zoom.

Sendo assim, próxima compra: encontrar a 18-55mm ou a 16-80mm a bom preço e mais 2 baterias.

No sábado, depois de ter comprado a máquina, comecei a ver vídeos no YouTube sobre menus, sugestões de como operar a máquina, etc... Pois, acho que se não entender a máquina, depois vou para a rua e vou ficar frustrado com os resultados. Prova disso, é que ontem, quando saí a primeira vez com ela, já ia fazendo experiências e vendo o seu comportamento consoante o que ia mudando na máquina.
 
Sim mas vai fazer-me melhorar em todos os aspetos e até olhar de maneira diferente para a fotografia, pois só com os vídeos de ontem já comecei a pensar em outras coisas que antes não pensava. Agora preciso é que comece a ser mais automático o que devo mexer para atingir o que tenho em mente.
 
Bom, a melhor dica que te posso dar é foca-te no enquadramento e no que é visível na imagem (ou settings que tornam coisas visíveis, como arrastos ou desfoques). Sem isso, tens só más fotos tecnicamente bem tiradas.
 
Após muita negociação em OLX e mercado de usados, comprei uma Fuji X-T3 com 30k de disparos, poucas marcas de uso, 1 bateria, 2 cartões de 64GB e uma Sigma 30mm f/1.4 por 690 euros. Como foi abaixo do que tinha pensado, vou agora ver se encontro uma lente de zoom, pois ontem já saí para fotografar e por vezes queria fazer zoom.

Sendo assim, próxima compra: encontrar a 18-55mm ou a 16-80mm a bom preço e mais 2 baterias.

No sábado, depois de ter comprado a máquina, comecei a ver vídeos no YouTube sobre menus, sugestões de como operar a máquina, etc... Pois, acho que se não entender a máquina, depois vou para a rua e vou ficar frustrado com os resultados. Prova disso, é que ontem, quando saí a primeira vez com ela, já ia fazendo experiências e vendo o seu comportamento consoante o que ia mudando na máquina.
Um membro daqui do forum estava a vender uma 18-55, não sei se ainda continua disponivel.
Talvez queiras passar pela secção de vendas e tentar confirmar se ainda continua disponivel.
Quanto a baterias, eu uso da patona, com a minha xs 10 e não noto grande diferença na autonomia, em relação à original, e têm um preço mais em conta.
 
arrastos ou desfoques
O que ando a ver é mais para evitar isso, para ter uma foto com bom sharp e sem estar desfocada e ficar triste quando chegar a casa xD

Um membro daqui do forum estava a vender uma 18-55, não sei se ainda continua disponivel.
Talvez queiras passar pela secção de vendas e tentar confirmar se ainda continua disponivel.
Quanto a baterias, eu uso da patona, com a minha xs 10 e não noto grande diferença na autonomia, em relação à original, e têm um preço mais em conta.
Acabei por comprar 2 mais carregador da Patona, pois pelo que li e fui vendo em grupos era das marcas mais sugeridas.
Ainda está disponível, já mandei mensagem. Ando a ver se avanço ou se tento a 16-80mm.
 
O que ando a ver é mais para evitar isso, para ter uma foto com bom sharp e sem estar desfocada e ficar triste quando chegar a casa xD
Dispara sempre a F22 e 1/4000, já não acontece. :D

Falando a sério, não ter arrasto é subir a velocidade, conseguir focar mais coisas (ex: a pessoa e o fundo) é fechar a lente (F"x" maior). Se depois disso ficar escura, é subir o ISO a gosto. E claro, máquina encostada à cara e braços ao corpo, tentar manter a máquina estável enquanto disparas.

Vê os vídeos do The Art Of Photography, o Ted tem uma playlist só de iniciação à fotografia e o conteúdo ele é bom.
 
Back
Topo