AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

@s0ldier não devias fazer um offset positivo na voltagem do CPU para depois tirares pelo CO... Quanto muito deixa em auto e tira só pelo CO...
Não é um offset positivo na voltagem, supostamente é um offset de overclock, ou seja ele aumenta +0.20GHz se conseguir. Quando pus -20 ele não boostava tão alto como agora, mas sinceramente a diferença é pouca, não sei se não vou retirar isto e deixar só o CO e PBO fazerem a cena deles.
 
Ah ok, percebi mal @s0ldier.

O PBO +Auto OC +CO, na minha opinião, são úteis dependendo do que procures. Se procuras performance single thread, limites altos de tdc e edc +200mhz Boost Override e CO agressivo podem funcionar bem. Já se procuras performance multicore, ppt alto e o máximo de tdc e edc que te deixem ter boas temperaturas para manter os clocks altos em todos os cores, até um Boost override negativo de 50 ou 100mhz podem ser melhores, depende do objectivo...
 
A minha ideia este momento era ter as melhores temps possíveis, já que está a chegar o tempo quente e este CPU não facilita. Talvez o que vá fazer é deixar o -30 de offset nas voltagens em todos os cores e retirar o +20 de offset nos clocks. Supostamente não é um AutoOC é mesmo um setting na BIOS na parte do Overclock, o AutoOC é outra coisa na tab especifica da Asus.

Para obter o que procuro é melhor, deixar os -30 na voltagem (undervolt) e deixar o PBO e o CO fazerem a cena deles certo? Isto para baixar as temps e não perder performance.
 
no 5600x tenho usado uma bios mais antiga e tem estado 100% estavel a jogar e afins, excepto no corecycler.
isto com tudo full stock com 0 alterações na bios, vou experimentar outras versões a ver se consigo uma versão que consiga correr o corecycler sem estoirar e com tudo stock
 
bem, depois de umas horas de corecycler cheguei a isto:

Applying curve: -15|-5|7|-15|-15|-15

o -5 e 7 não consigo melhorar , os outros acredito que ainda de mais qq coisa,
lá esta, tenho é aquele core que estranhamente precisa de aumento positivo e que by default a 0 me crasha o pc de vez em quando
 
Venho aqui partilhar que acho ser indispensável para otimizar zen 3.

É um tool que permite mudar o CO sem sair do windows, o mesmo é verdade para limites de PPT, EDC e TDC.
Ou seja, dá para testar qq numero sem ter que estar a fazer restarts, dá para mudar o valor em tempo real e testar dito valor. Escusado é dizer que isto é um grande time saver e funciona muito bem.
Foi desta maneira que consegui otimizar o meu CPU, como podem ver no cpuz na assinatura estou muito acima da media dos 5600x e tenho que agradecer a esta tool.

Agora, eu fiz download disto num fórum internacional, acho que há um link do gihub mas as minhas skills do google deve estar enferrujadas porque não encontro o link, portanto aqui fica o link no mediafire para partilhar com a zwame:
https://www.mediafire.com/file/ehpgexwmw4cmckx/PBO.7z/file

Em conclusão, para quem quer otimizar o CO isto é muito bom e para quem quer otimizar os limites de ppt, edc e tdc isto também é indispensável.

xJH5wLJ.png
Gibkkft.png


E depois para testar estabilidade do CO corecycler continua a ser rei.

como a bios da minha board não suporta CO para o 5800x3d tenho usado esta app para aplicar o UV ao cpu. mas é chato ter de correr o programa e preencher todos os campos sempre que reinicio o windows. quero meter a aplicação a correr automaticamente no arranque mas não sei como se faz para ficar com os campos automaticamente preenchidos.
dicas?
 
Podes facilmente fazer isso usando o task Scheduler do windows:

Procura "Task Scheduler" no start e abre.
Do lado direito clica "Create a Basic Task"
Dá o nome que quiseres e clica "Next"
Na janela seguinte escolhe "When I log on" clica "Next"
Na janela seguinte escolhe "start a program" e clica "next"
Clica em "browse" e escolhe o programa que queres, neste caso o pbotuner e clica "next" e de seguida "finish".

Podes fazer isso no "create task" também, é onde recomendo para ter a certeza que funciona (mesmo sitio, abaixo do "create a simple task"), simplesmente usa o que disse acima e faz check ao "Run with highest privilegies".

E peco desculpa por estar a dar instrucoes em ingles mas dado que o meu windows é inglês é bem mais fácil para mim desta maneira.
 
adicionar a tarefa para executar quando inicio o windows eu sei fazer, o que eu gostava de saber é como é que adiciono automaticamente os valores nos campos que quero. neste caso seria na tab "curve" e preencher os campos do core0 ao core7. há lá uma opção de adicionar argumentos mas não sei como se usa.
 
isso é muito estranho.... tens OC na RAM? se sim, ja experimentaste com a RAM em stock? FCLK instável pode provocar isso...
só tenho XMP activo, mas tenho quase a certeza que com o XMP desactivo é igual, desconfio da board, mas não estou para o meter no outro amd que tenho pelo trabalho que dá :D
menos mal com aquele core com valor positivo ficou tudo ok e ainda baixei qq coisa os outros, ainda tenho que continuar a testar
 
O meu 5800X com o verão (mesmo com um AIO) começou a queixar-se das temperaturas e com os -30 all core dava random restarts.
Pus tudo default, porque não tenho tempo para estar a testar core a core, mas quando tiver tempo livre, vou tentar otimizar o maximo possivel.
 
Não é preciso ir do 80 ao 8.
- Podes tentar reduzir o max boost. o 5800X acho que faz de origem 4850 ou algo assim, coloca o override a -50 a -100.
- Veja quais são os melhores cores e coloca a -20, os outros podes por a -25.
- O teste do core cycle não é muito demorado, ok precisa de pelo menos umas 2-3h com bastantes reboots para ir à bios. O que fiz para não perder muito tempo, sempre que um core ficava estável, editava o .INI para o programa ignorar aquele core.
 
Não é preciso ir do 80 ao 8.
- Podes tentar reduzir o max boost. o 5800X acho que faz de origem 4850 ou algo assim, coloca o override a -50 a -100.
- Veja quais são os melhores cores e coloca a -20, os outros podes por a -25.
- O teste do core cycle não é muito demorado, ok precisa de pelo menos umas 2-3h com bastantes reboots para ir à bios. O que fiz para não perder muito tempo, sempre que um core ficava estável, editava o .INI para o programa ignorar aquele core.
Engraçado, resolvi voltar a por -30 all core e até agora 0 problemas. Talvez o problema afinal não tenha sido dai.
Há alguma coisa que possa fazer para baixar ainda mais as temps?
 
Deixar aqui um pequeno psa, da minha experiencia pessoal com a agesa 1.2.0.7.

Nao aconselho o upgrade, nem é por razoes de instabilidade, até consigo valores na curva ligeiramente melhores, mas no meu sistema em particular (mas já vi mais relatos) está toda buggada.
Por exemplo, tenho um PBO aplicado, boost a chegar a 4.8Ghz, se desativar o PBO e usar as settings "default" o boost clock não passa de 4.4ghz, quando originalmente isto seria sempre 4.65hz.
Se depois tentar aplicar a mesma curva/pbo que tinha os resultados nunca sao os mesmos que os originais, nunca mais chego aquele numero de 4.8, mesmo com curva e todo afinado não passo dos 4.5.
Ou seja, a bios fica com um "lock" qualquer, não consigo passar de dos 4.4/4.5ghz, não importa se pbo on off, default ou não, e não é apenas visual, bencharkms mostram bem uma descida de performance, no cpu-z o single core desce +50.
Isto só é resolvido a fazer reset total na bios, depois disso tenho de volta os resultados normais, mas se mudar alguma opcao dentro do PBO (ativar e desativar faz o truque) a bios fica buggada outra vez e só reset total resolve.

Fiz downgrade para 1.2.0.6c e este comportamento já não está presente. Algo a ter em conta, porque pode haver mais afetados.
É algo subtil, e se nao estiverem atento aos clocks pode muito bem passar despercebido.
 
Malta, 5800X com asus B550, queria fazer um overclock via PBO2 nisto, à malta que fala em offsets negativos e tal, já tentei seguir uns guias mas sem sucesso, ou crasha ou nem faz boot, alguem me consegue dar settings exatas?
Memorias são 3200mhz
Cooler é um AIO 280mm
 
Primeiro tem que garantir que as memórias estão estáveis, só depois disso se parte para PBO.

Este CPU não vejo necessidade de dar offset positivo, já é bem quente e acho que chega a 4850 stock, que é um clock muito bom para daiply Há quem faça offset negativo para ficar mais fresco, tipo -150 para ficar em 4,7 max.

Daí é passar para curve optimizer, que requer paciencia e tal para testar.
 
Primeiro tem que garantir que as memórias estão estáveis, só depois disso se parte para PBO.

Este CPU não vejo necessidade de dar offset positivo, já é bem quente e acho que chega a 4850 stock, que é um clock muito bom para daiply Há quem faça offset negativo para ficar mais fresco, tipo -150 para ficar em 4,7 max.

Daí é passar para curve optimizer, que requer paciencia e tal para testar.

sim eu queria negativo, as minhas memorias eu só queria mesmo usar o XMP de origem e estáva bom. mas queria alguem que me desse ai umas settings e um passo a passo
 
Boa tarde companheiros, hoje experimentei meter manualmente o Ryzen 5 5600x a trabalhar a 4.6GHZ. Quando corro o cinebench para fazer o teste a temperatura máxima que atinge são 62ºc. Durante a utilização normal anda entre os 30ºc e 40ºc. Acham que não á problema com esta temperatura ? Ou deveria ser mais baixa ? Como não estou muito dentro do assunto e fiz por curiosidade. cumprimentos.
 
Back
Topo