AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Última edição pelo moderador:
O que tem que ver é os chips desta memória e depois com o memory calculator puxar. As minhas rans são 3200, mas fazem 3600 fáceis e até dá para 3800, mas não o faz 1:1
 
Penso que as Crucial Ballistix 3600 CL16 que andei a mirar são Micron B-die também. O que consideras "latências intermedias"?


Tipo CL 16/17 @ 4000 MHz, pelo o que pude apurar e segundo as várias análises do "Buildzoid", as Micron B-die não ficam nada a dever às E-die, sendo que em alguns casos específicos até fazem mais OC, no entanto necessitam de mais "voltagem".
O caso extremo são as novas Crucial Ballistix 5100 MHz CL 19 que usam Micron B-die.
 
As minhas são umas ballistix 32GB (16GBx2) 3000 CL15, no entanto são Micron E-DIE e dão para puxar muito acima, apesar de eu só ter testado a 3600 CL16 até agora. Quero ver se desta vez tento puxar mais ainda.
 
Tb acabei por comprar um 5600x e uma nova board b550 Auros elite (hoje ou segunda está tudo cá), a ver como se porta esta combo.
Quanto ao 3950x como já não necessito de tantos cores para o trabalho ainda tenho de decidir sobre o destino do mesmo.
 
As minhas são umas ballistix 32GB (16GBx2) 3000 CL15, no entanto são Micron E-DIE e dão para puxar muito acima, apesar de eu só ter testado a 3600 CL16 até agora. Quero ver se desta vez tento puxar mais ainda.

Opa, onde raio consigo ver se as minhas memórias têm alguma capacidade de oc? Estou a supor que não, pois na altura foram as mais baratas 3200 cl16.. Mas se as conseguisse meter a cl16 e compensasse, ficava bem satisfeito :D

São umas CMK32GX4M2B3200C16

Tb acabei por comprar um 5600x e uma nova board b550 Auros elite (hoje ou segunda está tudo cá), a ver como se porta esta combo.
Quanto ao 3950x como já não necessito de tantos cores para o trabalho ainda tenho de decidir sobre o destino do mesmo.

Pois, eu o que me assustou e fez não comprar já o 5950X foi ter estado a ver que puseste o teu à venda, pelo preço que colocaste, e ninguém o agarrou :D Não me apetecia ficar com o meu na prateleira haha
 
Boa tarde

O meu Ryzen 9 5900X chegou hoje de manhã, no entanto só poderei montar insto no fim-de-semana.


Opa, onde raio consigo ver se as minhas memórias têm alguma capacidade de oc? Estou a supor que não, pois na altura foram as mais baratas 3200 cl16.. Mas se as conseguisse meter a cl16 e compensasse, ficava bem satisfeito :D
São umas CMK32GX4M2B3200C16

Tenta ver no Thaiphoon Burner que fabricante dos chips/IC's das memórias tens, para além da revisão do PCB das RAM's, a partir daí já dará para ter uma "ideia" do que podes fazer ou não fazer.

*EDIT, Vi que postaste a info do Thaiphoon Burner, são chips B-die da Samsung (à partida podem ser bons B-die ou não), no entanto são memórias dual rank, são mais difíceis de fazer OC e estabilizar, mas nada que uns testes e uns benchs não ajudem.
 
Última edição:
isto é bom? 5800x

F8JcPJM.png
 
Tb já cá chegou o meu 7 5800x, mas nao posso montar ainda, falta me a gráfica, ram e cooler, ainda estou indeciso no cooler, se compro air ou water, para montar num corsair 4000x RGB.

E ram ia optar para uma G.skill 3600 cl16 mas agora dizem que o sweet spot é 4000mhz (há o cl18 e é ao mesmo preço dos 3600mhz).
 
*EDIT, Vi que postaste a info do Thaiphoon Burner, são chips B-die da Samsung (à partida podem ser bons B-die ou não), no entanto são memórias dual rank, são mais difíceis de fazer OC e estabilizar, mas nada que uns testes e uns benchs não ajudem.
Bem, no DRAM calculator, não sei o quão fidedigno é. Mas colocando as specs todas, aconselha os 3200 a CL14.

Se colocar 3600 indica CL16 (que é o original para 3200), com voltagem recomendada de 1.35..

3800 continua a aconselhar CL16, mas voltagem recomendada de 1.38, e já me cheira a algo a arder de certeza nem vou experimentar.

Com tempo vou experimentar os 3600 :D
 
Bem, no DRAM calculator, não sei o quão fidedigno é. Mas colocando as specs todas, aconselha os 3200 a CL14.

Se colocar 3600 indica CL16 (que é o original para 3200), com voltagem recomendada de 1.35..

3800 continua a aconselhar CL16, mas voltagem recomendada de 1.38, e já me cheira a algo a arder de certeza nem vou experimentar.

Com tempo vou experimentar os 3600 :D
Tens kits b-die com 1.5v de origem. Por isso, os 1.38v não me parecem altos de todo
 
Bdie é conhecida por gostar de voltagem... Mas 1.5v não sei se é todos os kits, especialmente dual rank.

vai até 1.4 e dá gaz, isso tem que dar 3600 1:1 faceis.

Cadê os cinebench R20? :004:
 
Bdie é conhecida por gostar de voltagem... Mas 1.5v não sei se é todos os kits, especialmente dual rank.

vai até 1.4 e dá gaz, isso tem que dar 3600 1:1 faceis.

Cadê os cinebench R20? :004:

Epa, se der os 3600 a cl16 como o dram calculator me indicava, fico muito contente. É que nem mexo mais, fica mesmo pronto para quando tiver um zen3 :D :D

Sim, a malta quer os processadores para quê? Trabalhar e jogar?? Toca a dar calor :D
 
Só para apimentar a coisa! (Offtopic)

Épocas diferentes, mas ambos períodos de domínio (Performance) por parte da AMD.

Deixo aqui a foto do recém-chegado.

j6VCGpw.jpg


*EDIT, novo link.
 
Última edição:
Back
Topo