[Media Player] TV Box - Melhores opções neste momento

@carvalheira Não é bem assim, não confundas OTT com IPTV, a NOS usa OTT e tem as suas vantagens e desvantagens e uma delas é que o iptv é provavelmente muito mais dispendioso da maneira que a NOS quer fazer a coisa. Em OTT "espeta" tudo na mesma plataforma que deve ser aquela que é usada pela MEO (normalmente vão todos beber à mesma fonte) e Vodafone e se não for esse é um dos outros dois ( Broadcom, Videostrong ou SDMC). Todos estes serviços ou plataformas de OTT são até dos mais acessíveis presentemente e servem para as emissoras de TV europeias terem uma ideia do que é necessário para evoluirem e depois podem elas próprias investir nos servidores e hardware/software necessário, assim como mão-de-obra para tentarem fazer algo sozinhas. Ou seja, passarem do OTT para IPTV num futuro próximo teria vantagens económicas que provavelmente eles próprios ainda desconhecem.

O que podes dizer é que o conteúdo que a NOS "espeta" na plataforma OTT que "alugou" é de uma qualidade inferior ao que está disponível via DVB-C. E depois deve ter duas plataformas diferentes, uma onde está a app da appletv e outra mais barata onde está a app de Android TV. Sendo que o conteúdo VOD da UMA vem da plataforma da appletv. É só meter a appletv lado a lado da UMA e lado a lado com a Nvidia Shhield Pro, todos a correr o mesmo filmes da TVcine+ e vê-se logo que o "ficheiro" da plataforma da appletv tem um bitrate muito superior ao da plataforma de Android TV. Mas de longe!!! Posso estar enganado nos métodos e faltarem-me alguns termos técnicos porque como é óbvio não trabalho na NOS e mesmo quem trabalha pouco ou nada deve saber sobre isto, mas sei de algumas coisas e não sendo 100% credível o que disse anda lá perto, mas como é pura especulação não levem 100% a sério. Mas aos poucos a informação vai aparecendo.

Até porque e agora indo para um campo Taboo de fórum, quem é que não apanhou já um filme com legendas ripadas pelo "note" no NOS Studios? :joker: Isto foi só para dizer que se usam legendas "pirata" o que é que eles não devem andar a fazer, porque ripam videos e nota-se e arrepia-me porque usam software manhoso e estragam o filme completamente. Tanta pureza!!! Olhem um exemplo, aluguem o Dune e vejam aquela cena inicial na app NOS TV para Androidtv até numa Nvidia Shield pro vá e vejam os macro blocos que arrepiam-me todo e depois falam que os filmes "pirata" é que têm má qualidade. Enfim!!!
 
Última edição:
@Eleleth69 eu sei que IPTV é diferente de OTT, eu disse simplificando para que se perceba que não é igual o que vem da UMA vs SHIEL/APPLE.

O sistema de transmissão da MEO é diferente da NOS, a NOS usa OTT da NagraVision e o da MEO é outro. Pelo manifest no DRM é possível observar isso, até que ambas MEO GO / NOS TV não suportam mais que 1280x720. (Teste Feito vai Web Browser)
Se fores ver por exemplo na NOS TV + já tens lá a resolução 1080, segundo um teste que o @abraxas888 mostrou aqui no fórum há uns tempos atras.

A MEO quando tem sobrecarga na app MEO GO baixa o streams e o bitrate.
 
@carvalheira Nem vale a pena saber quem é quem e de onde vem porque é uma granda salganhada, já estou como diz o PM e companhia, isto é uma bandalheira, até porque agora ao mencionares NagraVision estás a dar mais um nome à coisa, eu atiro já outro que é o XMediaTV da SDMC que tem parceria com a Nagra que tem o NagraVision, ou seja, uma grande salganhada de centenas de empresas e tudo para quê? Tu sabes, eu sei, mas ninguém faz nada!!!

Resumindo e concluindo não estão a usar o que de melhor há no mercado em serviços OTT e muito menos o mais seguro, mas é o que a maioria dos ISP's da Europa estão a usar e onde vai um vão quase todos. A única vantagem é que quando um se chatear os outros mudam logo e parece-me que está para acontecer isso, mais tarde ou mais cedo, porque todos sabemos a que país pertencem estas 1001 empresas. O barato sai caro. O problema é que estas empresas do "silicon valley" chinês mudam de nome rapidamente e quando se vai a ver pertencem todos ao mesmo.
 
Última edição:
Depende. Por mais 30 EUR tens a Appletv4k gen3 sem ethernet. Só que não é Android TV. Em Android TV essa Nokia deve ser considerada como opção válida a esse preço, apesar de eu preferir a Homatics Box R 4k Plus que baixou o preço nestes últimos dias e a meu ver tem um suporte a nível de firmware superior. Mas essa Nokia tem alguns pontos a favor, como o comando numérico e backlit, de resto vai dar tudo ao mesmo.
 
Boas a todos, sou novo aqui no fórum e tenho estado a ler as últimas (~20) páginas em busca de informação, e diga-se que encontrei muita coisa útil para o que tento procurar (e muita coisa que me ultrapassa.. e muito, lol). E isso é, uma box primariamente para IPTV e (que se possível) se desenrasque também no Kodi. De momento tenho uma mecool KM7 plus, o que noto agora (e ainda mais depois de leitura neste fórum) é que não foi uma compra acertada. Ainda assim tem desenrascado, mas ultimamente já me tem travado um bocado no Kodi em especial o facto de eu usar VPN e a box ser 10/100 de net também não ajuda, mas também parece que o processador dela não é grande espingarda! Enfim, ando então a ver se compro algo melhor, já li no fórum sobre uma box bem barata (Tox 3) que com coreelec fica boa para o kodi, e até posso vir a comprar para experimentar, mas não tenho qualquer experiência com instalação do coreelec e como tal a coisa pode correr mal, e visto que também gostaria de ter uma box para IPTV qual seriam as vossas sugestões, em termos de preços podem ser variados.

Já de agora fica a informação da TV que é uma Xiaomi A2 com soundbar samsung q600c. Não uso as apps estilo netflix, uso mais stremio+RD para filmes/séries, logo não é algo que necessite de ter certificado. Desde já um obrigado por lerem.
 
Então respondeste a ti próprio. A Tox3 é uma ótima escolha a ~40EUR não arranjas melhor, tem dual boot coreelec(com pen ou microsd) + Android 11 (que podes transformar em Android tv com um módulo que se instala em 3 segundos ou instalar a firmware do slimbox para essa box que é um Android TV 11 modded). Com isso tens o coreelec para ires experimentando e quando estiveres farto fazes reboot para o Android e abres o Kodi no Android que também funciona muito bem. Para iptv esta TOX3 é tão boa como qualquer outra box S905x4 com 4GB/32GB só que a um prçeo "premium" de momento, de certeza que vai voltar aos 69 EUR em breve.

Atenção que como é óbvio nesta TOX3 o SOC é S905x4 é sem revisões, logo quando a equipa do coreelec meter o S905x4 a fazer o que o S922x faz a nível de DV FEL podes não conseguir esses formatos DV xpto nesta Tox3, para isso seria necessário as revisões do S905x4 que existem na Homatics R Box 4k plus e Dune HD Homatics por exemplo, mas nada é certo de quando o coreelec pode estar a 100% para este soc, para já e do que testei no SOC S905x4 é um coreelec que dá para os gastos, já está bastante aceitável mesmo para a TOX3, faz AFR perfeito, faz passthrough da maioria dos formatos de audio inclusive o Dolby TrueHD with Dolby Atmos 7.1 e isso até o faz no Android 11, mas ficas com mais hipóteses.

Claro que há outras boxes mais potentes, só que são na sua maioria acima dos 100 EUR. Esta Tox3 a este preço é uma boa compra se queres uma box para iptv, kodi, coreelec, etc, sem grandes exigências ao nível do Dolby vision, mas já se vai vendo ficheiros DoVi.ko para o SOC S905x4, mais cedo ou mais tarde aparece. O problema do SOC S905x4 para DV FEL Profile 7 é a gpu deste SOC S905x4 ser muito inferior à gpu do SOC S922x. Coisa que parece-me que vai ser corrigida no SOC S905x5, mas não sei do que andam à espera LOL Às tantas a malta da google viu que ia lançar uma dongle com uma capacidade de processamento brutal e um preço baixo (porque tem que ser baixo), repararam que ia arrasar o mercado e adiaram.
 
Última edição:
Então respondeste a ti próprio. A Tox3 é uma ótima escolha a ~40EUR não arranjas melhor, tem dual boot coreelec(com pen ou microsd) + Android 11 (que podes transformar em Android tv com um módulo que se instala em 3 segundos ou instalar a firmware do slimbox para essa box que é um Android TV 11 modded). Com isso tens o coreelec para ires experimentando e quando estiveres farto fazes reboot para o Android e abres o Kodi no Android que também funciona muito bem. Para iptv esta TOX3 é tão boa como qualquer outra box S905x4 com 4GB/32GB só que a um prçeo "premium" de momento, de certeza que vai voltar aos 69 EUR em breve.

Atenção que como é óbvio nesta TOX3 o SOC é S905x4 é sem revisões, logo quando a equipa do coreelec meter o S905x4 a fazer o que o S922x faz a nível de DV FEL podes não conseguir esses formatos DV xpto nesta Tox3, para isso seria necessário as revisões do S905x4 que existem na Homatics R Box 4k plus e Dune HD Homatics por exemplo, mas nada é certo de quando o coreelec pode estar a 100% para este soc, para já e do que testei no SOC S905x4 é um coreelec que dá para os gastos, já está bastante aceitável mesmo para a TOX3, faz AFR perfeito, faz passthrough da maioria dos formatos de audio inclusive o Dolby TrueHD with Dolby Atmos 7.1 e isso até o faz no Android 11, mas ficas com mais hipóteses.

Claro que há outras boxes mais potentes, só que são na sua maioria acima dos 100 EUR. Esta Tox3 a este preço é uma boa compra se queres uma box para iptv, kodi, coreelec, etc, sem grandes exigências ao nível do Dolby vision, mas já se vai vendo ficheiros DoVi.ko para o SOC S905x4, mais cedo ou mais tarde aparece. O problema do SOC S905x4 para DV FEL Profile 5 e 7 é a gpu deste SOC S905x4 ser muito inferior à gpu do SOC S922x. Coisa que parece-me que vai ser corrigida no SOC S905x5, mas não sei do que andam à espera LOL Às tantas a malta da google viu que ia lançar uma dongle com uma capacidade de processamento brutal e um preço baixo (porque tem que ser baixo), repararam que ia arrasar o mercado e adiaram.
Qual a diferença de revisão entre o amlogic s905x4 da tox3 e o amlogic s905x4 da homatics?
 
@abraxas888 O da TOX3 não tem revisão, ou seja, é o S905x4 como veio ao mundo (sem certificações DV) depois tens várias revisões S905x4-B, S905x4-K, S905x4-J que são basicamente o mesmo SOC com as certificações DV embutidas no hardware, no caso do S905x4-J tens suporte/certificado ao DV FEL profile 5 e 7, mas limitado a HDMI 2.0, logo nada de QMS e outras modernices já o S905x4-K da Homatics, DuneHD Homatics, Roktech G2 e Nokia 8010 por exemplo têm certificados DV FEL profile 5 e 7 e ainda têm suporte ao HDMI 2.1 aka QMS. Portanto na Tox3 no Android não consegues DV nem a cacete, a opção para ativar está lá, mas nada faz, só que pelo coreelec é possível ter DV se o SOC o conseguir descodificar ao nível do hardware e isso qualquer SOC S905x4 consegue, basta teres o tal ficheiro Dovi.ko modificado e é nisso que a equipa do coreelec e outros entusiastas estão focados. Mas é sempre mais fácil quando as certificações já existem como no caso da tal Ugoos Am6b plus com s922x-j e já li que o pessoal que tem essa box pega no ficheiro Dovi.ko e mete noutra box com o mesmo SOC S922x (sem revisão), por exemplo a Beelink GT King e já tens DV no coreelec. Pode-me estar a escapar um passo qualquer, mas é mais ou menos isto.
 
Última edição:
https://docs.google.com/spreadsheet...a5hEyongYMCDlUiLHU9n1f_S74/edit#gid=427220017
FEL P7 não há em boxes com nenhuma revisão do amlogic s905x4, se virá a haver, só o pessoal do coreelec poderá dizer mas se tivesse de apostar, diria que a prioridade será olhar para a frente (s928xj por exemplo) mais do que olhar para trás.

A minha pergunta foi porque não sabia que a homatics R box 4k Plus já tinha a revisão K, pensei que fosse exatamente a mesma da tox 3, estava a fazer confusão com a homatics R box 4k mas sem o Plus, essa é que é igual à tox3. Com a revisão J, diria mais relevante, há a ugoos x4q extra e umas mecool mas, lá está, nada nos diz que virão a ter aquele suporte coreelec de "primeira linha".
 
Também acredito que sim, o FEL P7 é o "bicho papão" lol Quanto muito a equipa do coreelec pode arranjar maneira de pelo dovi tool fazer um ficheiro dovi.ko que usando o hardware disponível faça a conversão do FEL 7 para MEL 8.1 em tempo real, mas nunca será a mesma coisa. Mas já estamos aqui a entrar em campos dos quais um comum mortal nunca irá usar/precisar nem daqui a uns bons 5 anos. O @slackeel08 fica muito bem servido com a TOX3 até mesmo no coreelec que embora o DV FEL 7 seja impossível, ainda consegue reproduzir o MEL quando houver dovi.ko modificado. Até lá o coreelec existente para essa box já faz o fallback do MEL para HDR e isso a TOX3 já come. Ou muito me engano ou o @slackeel08 nem sequer vai meter coreelec porque o próprio Kodi oficial nessa box é mais do que suficiente.

PS: Quando falo da Homatics é a 4k Plus, as outras que eles têm é para enfeitar lol
 
Última edição:
Então respondeste a ti próprio. A Tox3 é uma ótima escolha a ~40EUR não arranjas melhor, tem dual boot coreelec(com pen ou microsd) + Android 11 (que podes transformar em Android tv com um módulo que se instala em 3 segundos ou instalar a firmware do slimbox para essa box que é um Android TV 11 modded). Com isso tens o coreelec para ires experimentando e quando estiveres farto fazes reboot para o Android e abres o Kodi no Android que também funciona muito bem. Para iptv esta TOX3 é tão boa como qualquer outra box S905x4 com 4GB/32GB só que a um prçeo "premium" de momento, de certeza que vai voltar aos 69 EUR em breve.

Atenção que como é óbvio nesta TOX3 o SOC é S905x4 é sem revisões, logo quando a equipa do coreelec meter o S905x4 a fazer o que o S922x faz a nível de DV FEL podes não conseguir esses formatos DV xpto nesta Tox3, para isso seria necessário as revisões do S905x4 que existem na Homatics R Box 4k plus e Dune HD Homatics por exemplo, mas nada é certo de quando o coreelec pode estar a 100% para este soc, para já e do que testei no SOC S905x4 é um coreelec que dá para os gastos, já está bastante aceitável mesmo para a TOX3, faz AFR perfeito, faz passthrough da maioria dos formatos de audio inclusive o Dolby TrueHD with Dolby Atmos 7.1 e isso até o faz no Android 11, mas ficas com mais hipóteses.

Claro que há outras boxes mais potentes, só que são na sua maioria acima dos 100 EUR. Esta Tox3 a este preço é uma boa compra se queres uma box para iptv, kodi, coreelec, etc, sem grandes exigências ao nível do Dolby vision, mas já se vai vendo ficheiros DoVi.ko para o SOC S905x4, mais cedo ou mais tarde aparece. O problema do SOC S905x4 para DV FEL Profile 7 é a gpu deste SOC S905x4 ser muito inferior à gpu do SOC S922x. Coisa que parece-me que vai ser corrigida no SOC S905x5, mas não sei do que andam à espera LOL Às tantas a malta da google viu que ia lançar uma dongle com uma capacidade de processamento brutal e um preço baixo (porque tem que ser baixo), repararam que ia arrasar o mercado e adiaram.

Porreiro, vou mandar vir a tox 3 então e aproveitar a queda do preço, sendo que pelo que leio a homatics R box 4K plus deve ser uma bela máquina também, sendo a outro preço mas também com outras capacidades. Mas fica na retina para o futuro próximo. Uma questão, falas de um módulo para transformar a tox 3 numa android tv em 3 segundos, podes me indicar de como consigo fazer isso?

Também acredito que sim, o FEL P7 é o "bicho papão" lol Quanto muito a equipa do coreelec pode arranjar maneira de pelo dovi tool fazer um ficheiro dovi.ko que usando o hardware disponível faça a conversão do FEL 7 para MEL 8.1 em tempo real, mas nunca será a mesma coisa. Mas já estamos aqui a entrar em campos dos quais um comum mortal nunca irá usar/precisar nem daqui a uns bons 5 anos. O @slackeel08 fica muito bem servido com a TOX3 até mesmo no coreelec que embora o DV FEL 7 seja impossível, ainda consegue reproduzir o MEL quando houver dovi.ko modificado. Até lá o coreelec existente para essa box já faz o fallback do MEL para HDR e isso a TOX3 já come. Ou muito me engano ou o @slackeel08 nem sequer vai meter coreelec porque o próprio Kodi oficial nessa box é mais do que suficiente.

PS: Quando falo da Homatics é a 4k Plus, as outras que eles têm é para enfeitar lol

Eu vou mesmo tentar meter o coreelec a bombar na Tox3, só não sei é se vou conseguir pois nunca tentei. Mas já tive a ver uns vídeos online e tal, e com calma chego lá.
 
@slackeel08 Primeiro compra a box e testa-a com o Android dela, depois se vires necessidade de Android TV modded então sacas o módulo de um site que depois te mando por PM, segues as indicações e claro que não são "3 segundos" lol foi só para dizer que é um processo básico que nem sequer requer abrir a box ou usar o famoso palito. Depois com o coreelec também é muito intuitivo, basta sacares o ficheiro do coreelec lá do site deles e com o rufus ou outro software do género fazes o burn para um microsd ou pen usb, depois usas o dtb correto para a tua box e fazes reboot à box para factory mode que dá para fazer sem recurso ao palito.

Se quiseres uma firmware mais modificada e mais "dedicada" então aí é que já tens de fazer aquele processo de instalação de firmware que também não é nada do outro mundo, mas já requer outras coisas como cabo USB OTG, um computador com windows/linux à mão e alguma destreza e risco lol Mas eu primeiro testava o Android dela, depois instalava o módulo, a seguir coreelec e só em último é que me aventurava num firmware do slimbox.
 
@slackeel08 Primeiro compra a box e testa-a com o Android dela, depois se vires necessidade de Android TV modded então sacas o módulo de um site que depois te mando por PM, segues as indicações e claro que não são "3 segundos" lol foi só para dizer que é um processo básico que nem sequer requer abrir a box ou usar o famoso palito. Depois com o coreelec também é muito intuitivo, basta sacares o ficheiro do coreelec lá do site deles e com o rufus ou outro software do género fazes o burn para um microsd ou pen usb, depois usas o dtb correto para a tua box e fazes reboot à box para factory mode que dá para fazer sem recurso ao palito.

Se quiseres uma firmware mais modificada e mais "dedicada" então aí é que já tens de fazer aquele processo de instalação de firmware que também não é nada do outro mundo, mas já requer outras coisas como cabo USB OTG, um computador com windows/linux à mão e alguma destreza e risco lol Mas eu primeiro testava o Android dela, depois instalava o módulo, a seguir coreelec e só em último é que me aventurava num firmware do slimbox.
Ok parece-me um bom plano, assim farei então, depois deixo aqui o feedback. Obrigado.
 
Alguns esclarecimentos rápidos, DV Profile 7 lossless só mesmo com S922X-J. Ugoos ou Minix. As S905X4-J/K fazem bem a conversão para 8.1 e para muita malta é o que basta. A grande vantagem das Homatics/Dune Homatics/Nokia/Rocktek sobre as outras com o mesmo soc como a Ugoos X4Q extra é a certificação em android. Para quem usa APP de streaming é o melhor de dois mundos.
As tentativas de dar a volta aonDV para funcionar em outros dispositivos não é da equipa CoreELEC mas sim de alguns membros da comunidade.
O próximo passo e que já está a ser usado na comunidade é "brincar" com o VS10 das boxws certificadas para DV e fazer "upscale" de material SDR/HDR.
A esperança de atingir o nível das S922X-J estaria nas S928X-J e não na S905X5-J/K que é um soc mais "corrente". No entanto, de momento não é possível suportar esse novo SOC. Não se sabe quando e se será possível.
O meu conselho nesta fase seria agarrarem as S922X-J que encontrarem.
 
… A grande vantagem das Homatics/Dune Homatics/Nokia/Rocktek sobre as outras com o mesmo soc como a Ugoos X4Q extra é a certificação em android. Para quem usa APP de streaming é o melhor de dois mundos.

O meu conselho nesta fase seria agarrarem as S922X-J que encontrarem.
Para ter o melhor dos dois mundos, é preciso duas ou mais boxes. Conversões não são solução para quem procura o topo da qualidade. Subscrevo a segunda afirmação.

Em relação a VS10, está já completamente operacional nas boxes com soc s922xj. Ainda não implementado na release oficial Coreelec mas está para breve e quem quiser experimentar é só ir buscar aqui.

Já tenho aqui uma com s928xj mas está e estará na gaveta, como dizes, é uma incógnita se algum dia servirá para alguma coisa, o último update não é muito animador.
 
O problema do S922x-J é quando começarem a aparecer ficheiros DV em AV1 chapéu. E vai ser o futuro, quer queiram quer não e se não for o AV1 é o VVC que já li algures que o S905x5 já tem suporte a esse codec. Não me parece que a S928x tenha, mas já tem AV1. É aguardar. Mas concordo que para o que existe, uma box com S922x-J é o ideal, só que são caras.
 
Back
Topo