Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

OK, obrigado pela explicação e pela paciência.
Voltando a questão do monitor, um monitor 4K ligado a uma placa que faz no máximo 2K funciona na mesma, certo? Ele faz o downscale. A vantagem seria apenas ter um monitor future proof. Estou a pensar bem?
 
As da amazon.es, em geral, são positivas, e mesmo as da amazon.com para os modelos 24G2SPU e 24G2SP (que parecem ser os mais próximos com o mesmo painel) não me dão essa ideia. Depois, a garantia de três anos fica ao encargo da loja, e a que está em causa costuma facilitar este tipo de processo.
Senão, vê outro que te agrade. Com esse orçamento, até podes optar por QHD de 24"/27".

Não. Vê aqui.
Asof, vi que em Outubro do ano passado, indicaste o Lenovo L24i-40 a um user. Ele está a 110€.
Achas que continua a ser uma boa opção?

QHD até 180€ em loja PT, com ecra IPS, não está muito famoso. :x
 
Sim, é decente. Há mais baratos com especificações semelhantes, mas talvez prefiras o design desse.
QHD, tens os AOC Q24V4EA e Q24G2A em lojas nacionais.
Voltando a questão do monitor, um monitor 4K ligado a uma placa que faz no máximo 2K funciona na mesma, certo? Ele faz o downscale. A vantagem seria apenas ter um monitor future proof.
Funciona. Porém, no modo estendido o texto não deverá ficar nítido, e no modo centrado o ecrã ficará reduzido a ~18".
 
Última edição:
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
250

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

a) Gaming
b) Trabalho geral (escrever, programar, office...)


3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Pcs de trabalho portatnto fraquinha

4) Tamanho do monitor em polegadas?
24-27

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
Tanto faz

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" pretendida?

b) 144-180 Hz

7) Que tipo de painel preferes?
a) IPS

8) Opções de monitor pretendidas (Apagar as que não forem necessárias)
d) Porta específica (ex: USB-C com power delivery) (nice to have)

Idealmente para comprar neste proximo fds e em Lojas portuguesas ou amazon.es. Tambem procuro algo qué force a vista o minimo possivel mas nem sei qué caracteristicas influenciam isso.
 
Última edição:
Tens vários posts semelhantes e sugestões em resposta aos mesmos nas últimas páginas. Se não te convencem, terás de ser mais específico: Que gráfica é? É para jogar no PC? Que tipo de jogos?
 
Tens vários posts semelhantes e sugestões em resposta aos mesmos nas últimas páginas. Se não te convencem, terás de ser mais específico: Que gráfica é? É para jogar no PC? Que tipo de jogos?
O foco maior é mesmo para trabalho, jogos muito ocasional e maioritariamente ligando a PS4 (so tenho portateis de trabalho portanto capacidade grafica reduzida). Aquilo qué nao sei SE ha album factor diferenciador das recomendações qué ja aqui ha é a fadiga dos olhos. Tenho que ler bastante e passo imensas horas seguidas la e a Minha visão deteriorou imenso nos ultimos anos dai a Minha preocupação com isso.
 
Nesse caso, talvez faça mais sentido abdicares dos 144+ Hz e considerares antes algo como o Koorui 27N7U (~240€), que é 4K e tem USB-C para carregamento. Convém é confirmar que os portáteis fazem 4K a 60Hz.
 
Nesse caso, talvez faça mais sentido abdicares dos 144+ Hz e considerares antes algo como o Koorui 27N7U (~240€), que é 4K e tem USB-C para carregamento. Convém é confirmar que os portáteis fazem 4K a 60Hz.
Ja agora recomendarias mais esse que outros como o AOC Q27G4X por exemplo? Nao conheço essa marca nem encontro muitas reviews desse modelo, dai tambem ter curiosidade. É o facto de ser 4k?
 
Sim. Esse terá uma imagem mais pixelizada (embora provavelmente satisfatória), com tempos de resposta melhores.
É o facto de:
- ser 4K em 27", o que se traduz numa imagem mais nítida - em particular, o texto, o que torna a leitura mais agradável - em relação a um monitor QHD de 27";
- a sua resolução ser um múltiplo de FHD, o que à partida permite um melhor ajuste (upscaling) dum sinal FHD a todo o ecrã, relativamente a um monitor QHD;
- ter uma área de trabalho igual ou superior à de um monitor QHD;
- ser o único 4K dentro desse orçamento com USB-C para carregamento;
- ter bons ajustes ergonómicos.
 
Última edição:
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
~€300/€400 mas pode ser mais se realmente se justificar para atingir os meu requisitos

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) programação + office + web browsing (90%) - Gaming (10%)

3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
RTX 3070

4) Tamanho do monitor em polegadas?
27"/32"

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
1440p ou 4k


6) Taxa de atualização "Refresh Rate" pretendida?
b) 144-180 Hz

7) Que tipo de painel preferes?
indiferente


8) Opções de monitor pretendidas (Apagar as que não forem necessárias)
d) Porta específica (ex: USB-C com power delivery min 90w)
e) Colunas de Som integradas (seria um nice to have)
f) Outros: o monitor vai ser usado na combinação de macbook pro + desktop portanto seria bom ter uma forma fácil de trocar de computador e de partilhar periféricos, nomeadamente, webcam.
Vou usar um arm, não sei se será relevante.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Com isso tudo, creio que só o Asus ProArt PA278CGV (~391€).
Têm mais alguma sugestão?
Obrigado a todos
 
Após ler algumas dezenas de páginas desta thread, e ter refletido, vou alterar a minha primeira intenção de comprar 2 monitores 24'' FHD. Vou adiar a compra por uns meses e irei investir num 27 QHD ou superior. Irei continuar a acompanhar o fórum e a recolher informações.
Muito obrigado @asof pela tua ajuda!
 
Alguma alternativa ao Philips 278B1/00 ? Apenas o encontro em lojas bem duvidosas, não há na amazonia. A única loja a sério que o tem em stock está a 357€, obviamente muito mais caro que os 200 e pouco que costumava custar.
 
Também vi mas esse tem algumas desvantagens. PPI mais baixo, transformador externo, menos 50 cd/m², sem "TUV Eye Comfort certified".

Será para usar com um braço, quais recomendas sem regulação em altura?
 
O PPI mais baixo, na prática, vai ser impercetível, e até pode ser vantajoso caso queiras usar o tamanho 100% no SO para tomar partido do «espaço adicional» proporcionado pelo 4K. Depois, tem tecnologia sem cintilação e modo de luz azul reduzida, que me parece o essencial dessa certificação. Os outros aspetos parecem-me menos relevantes, mas terás de avaliar. Senão, é esperar que o 278B1/00 volte àquele preço...
Quanto ao braço, vê um que te agrade com boas reviews.
 
Obrigado asof. Braço vou usar um Ergosolid da Amazon. Compreendo, mas o outro ainda assim tem algumas coisas úteis, como aquilo do transformador. Não havendo boas alternativas vou continuar a esperar.
 
Olá a todos, estou na dúvida na compra entre dois monitores, o HP Omen 24 e o AO 25G3ZM. Sei que o painel difere, IPS de VA e também os hz, 165 para 240. O preço é quase o mesmo na minha zona, agora queria saber qual dos dois tem melhores specs em relação ao preço (159 vs 143€). Até gostei do AOC mas o pé pareceu me muito grande... Se puderem dar uma ajuda, agradecia. Grande abraço!
 
@phugo Nessa gama de preços o melhor na minha opinião é o AOC Gaming 24G4X, ~142€ na amazon.es
Obrigado pela resposta! No entanto na minha zona não tem esse monitor que disseste... Qual a tua opinião acerca do HP e o AOC 25?

Edit: A questão de não comprar na Amazon é que tenho um vale para gastar numa loja conhecida em Portugal.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo