Máquinas de Café Automáticas

Quando colocas o café, tenta passar logo uma cena de borracha no orifício de entrada do café moído.
Se aquilo não entrar a quantidade certa na máquina, ela dá erro.
 
Mais alguém tem uma folga na patilha que empurra o disco de café para fora do grupo infusor?

Fiz hoje a primeira limpeza numa Delonghi Magnifica, e estou a achar esta folga demasiado grande. Tem funcionado sem problemas, mas deixa alguma borra de café no bordo do infusor.

20240514-105206.jpg

20240514-105157.jpg
 
A minha também um pouco, mas não me parece ser tanto.
Mas pelo que vejo, é normal...
Se fizeres a limpeza da peça de tempos a tempos, isso não deve ser problemático.
 
Também reparei exatamente no mesmo quando limpei a fundo essa peça.
Mas por mais que mexesse aqui e ali, ficava sempre com uma folga semelhante.
Deve ser assim de raíz.
 
Isso é normal e os poucos resíduos que ficam é só no rebordo, não tem qualquer influência na qualidade do café.
Mas é claro que se a moagem estiver muito grossa e as bolachas se desfazerem, vai ficar muito mais resíduo que se for uma moagem fina com as bolachas de café compactas.
 
Também julgo ser normal, a avaliar pelas máquinas que já tive da DeLonghi é comum isso acontecer e os resíduos que ficam não interferem na qualidade do café, embora no meu caso lave o grupo mais ou menos de 15 em 15 dias.

Como disse o @rafsantos, o disco que resulta da extracção ser mais ou menos compacto pode fazer aumentar a quantidade de resíduos que ficam no grupo e é aconselhável ajustar a frequência da limpeza da peça consoante o caso.
 
Alguém já experimentou cafés especiais de pequenos torrefactores nacionais que se começam a ver cada vez mais por cá?

Não é café para o dia a dia devido ao preço elevado mas um miminho para experimentar de quando em vez, pelo menos no meu caso.

Recentemente estive em Cascais e comprei estes para experimentar por casa:

Fábrica Coffee Roasters, lote Yellow Bob-O-Link
Unity Coffee Roasters, lote Brasil Eira Rua

20240504-020358.jpg



O da Fábrica achei muito bom, é bem diferente, mais ácido que o habitual mas ao mesmo tempo muito suave e agradável ao (meu) paladar. Gostei e recomendo.
O da Unity Coffee ainda não experimentei.

Se alguém tiver feedback sobre outros cafés do género que comente também, gosto de experimentar cafés diferentes quando posso.
 
Última edição:
Eu
Também julgo ser normal, a avaliar pelas máquinas que já tive da DeLonghi é comum isso acontecer e os resíduos que ficam não interferem na qualidade do café, embora no meu caso lave o grupo mais ou menos de 15 em 15 dias.

Como disse o @rafsantos, o disco que resulta da extracção ser mais ou menos compacto pode fazer aumentar a quantidade de resíduos que ficam no grupo e é aconselhável ajustar a frequência da limpeza da peça consoante o caso.
Eu lavo e lubrifico o grupo todas as semanas, é importante ter o mesmo limpo e bem lubrificado porque se a máquina detectar muita prisão do piston vai começar a reduzir os tempos de moagem.
 
Essa desconhecia.
Quer dizer que ele precisa de ser lubrificado eu percebo.
Agora ela reduzir o tempo de moagem.
É algo novo para mim.
 
Essa desconhecia.
Quer dizer que ele precisa de ser lubrificado eu percebo.
Agora ela reduzir o tempo de moagem.
É algo novo para mim.
Foi o que o técnico me explicou quando fui calibrar a minha.
Se mantivermos o grupo a funcionar sem esforço ela mantém sempre os tempos de moagem, vai alterando só dependendo do café que colocamos.
 
Boa informação.
É importante saber...
Ou seja, pela lógica, o moinho deve ser calibrado com o grupo lubrificado e solto.
 
Boa informação.
É importante saber...
Ou seja, pela lógica, o moinho deve ser calibrado com o grupo lubrificado e solto.
Exatamente, e a lubrificação a ser feita é só no interior do cilindro semanalmente e de 4 em 4 meses no parafuso da transmissão.
Mas isto tem bastante lógica, eu já tinha visto um vídeo no YouTube de uma limpeza do grupo e quando ele aperta os parafusos do grupo, no fim alivia 1/4 de volta no parafuso para não fazer muita pressão no mecanismo.
 
Back
Topo