iPad Air M2 ou Pro M2

ATECH94

Membro
Boa noite,

Pretendo adquirir um IPad para a minha mãe que o vai usar para multimedia (series e filmes) e algumas formações on-line.

Como pretendo uma coisa que lhe dure alguns anos com boa velocidade descartei o iPad e estou mais inclinado para o novo IPad Air M2.

Entre o IPad Air M2 e o Pro de 2022 também com o M2 qual acham ser melhor escolha?

Muito obrigado.
 
Boa noite,

Pretendo adquirir um IPad para a minha mãe que o vai usar para multimedia (series e filmes) e algumas formações on-line.

Como pretendo uma coisa que lhe dure alguns anos com boa velocidade descartei o iPad e estou mais inclinado para o novo IPad Air M2.

Entre o IPad Air M2 e o Pro de 2022 também com o M2 qual acham ser melhor escolha?

Muito obrigado.
Vale a pena pagares 200€ pelos 120hz? Se sim, compra o pro.
 
Boa noite,

Pretendo adquirir um IPad para a minha mãe que o vai usar para multimedia (series e filmes) e algumas formações on-line.

Como pretendo uma coisa que lhe dure alguns anos com boa velocidade descartei o iPad e estou mais inclinado para o novo IPad Air M2.

Entre o IPad Air M2 e o Pro de 2022 também com o M2 qual acham ser melhor escolha?

Muito obrigado.
Boas,

Pra esse uso, o mais basico chega bem, mas se preferes algo acima e pelas tuas opções, eu iria pelo iPad Pro 11” (2022). Pela diferença de pouco mais de 120€+/- acima do Air 11” (2024). Apesar de terem o mesmo chip, o Pro ganha em tudo o resto!

Melhor ecrã (120hz, HDR10+, Dolby Vision e mais brightness) Cam extra/Lidar, quad speakers/mics, face detection (face ID), mais opções para video, etc…

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Em termos de updates da Apple, o iPad Pro M2 2022 já tem 2 anos, deverá ter 2 anos a menos de updates comparativamente ao iPad Air 2024, certo?
Em teoria sim, na prática ao ter o mesmo chip do novo Air podem ter a mesma longevidade.

Aliás se a Apple fosse sempre "correta" nestas avaliações ambos teriam os mesmos anos de updates, na prática vai depender porque nunca se sabe o futuro e como eles vão gerir este tema.

Agora podes sempre olhar para o passado e por exemplo o iPad Pro de 2017 ainda está a ter updates, tal como o Air de 2019 (caso muito semelhante a este).

E nota que o iPad Pro de 2017 ainda tem um chip da geração do iPhone 7 (10nm). O iPad Pro de 2016 deixou de ter updates o ano passado, este tem o chip da geração do iPhone 6S (16nm).


Eu diria que é quase uma não questão pois mesmo o Pro M2 de 2022 deverá ter ainda pelo menos 5 anos de updates (possivelmente 6) e o Air também dificilmente terá mais do que 6 anos (diria).


Sobre este tópico, não diria que a compra do Pro seja assim tão óbvia para o use case em questão. Não me parece que essoa pessoa vá notar muito a diferença nos 120Hz, isso é mais para quem tem um olho bem calibrado e sobretudo (e aqui acho mesmo essencial o Pro) para quem usa o Pencil.


De resto o Pro M2 11" nem sequer tem o ecrã miniLED do Pro 12,9", e mesmo o miniLED ao pé dos novos OLED fica a perder.

Até acho que o ter TouchID em vez de FaceID seja algo mais notório para a pessoa em questão, nomeadamente se for uma pessoa que tem um iPhone com FaceID e já esteja habituada.

Relembro o que o ser pediu: "para a minha mãe que o vai usar para multimedia (series e filmes) e algumas formações on-line"


Além do mais, mesmo encontrando um deal, o Pro 2022 vai ser sempre pelo menos mais €200, e ambos têm 128GB, 8 GB de RAM e o mesmo chip...
 
Há alguma limitação do iPad 10 que não sirva os propósitos descritos? É que dá para tudo o que descreves. Ser de 2022? O Pro M2 também é.

Até o iPad 10 poderia servir, mas sinceramente a não ser que custe algo "absurdo" como €300 eu não o comprava.

Tem o chip de um iPhone 12 que está quase a fazer 4 anos de mercado...

Depois os iPads é típico até acusarem mais os updates em termos de performance que os iPhones (veja-se por exemplo iPhone 7 vs iPad 6 ambos com o mesmo SoC e ambos na mesma versão de iOS/iPadOS, o iPhone é sempre mais rápido).


Para quem quer um bom deal e para quem se contenta com 64 GB recomendo o Air M1 64 que está a neste momento 540e numa das lojas da praça mais conhecidas.

Muito melhor que poupar €100/120 e ir para um iPad 10, IMHO.


EDIT: Fiz uma pesquisa rápida e o iPad 10 está a menos €160 que o Air M1 na mesma loja, já é uma diferença considerável e não é mau negócio, mas acho que é uma poupança que no médio e longo prazo vai sair cara.

Falamos de A14 vs M1 (o M1 tem o dobro da performance), 4 vs 8 GB de RAM, fora as outras pequenas vantagens do Air a nível de ecrã.
 
Back
Topo