Fedora - Tópico Geral

Eu uso fedora desde o fedora 12, (comecei a usar ubuntu primeiro lol) e não tive nenhum problema com drives ou com o wireless. Eu até acho que este fedora 13 está muito mais estável que o fedora 12. Não tenho queixas a apontar a não ser do SELinux que lança uns avisos sobre o pulseaudio por vezes -.-', mas isso já aocntecia no fedora 12. Fora isso está muito bom na minha opinião.
 
Acaba de sair mais uma versão do fedora a numero 14 com algumas novidades e segundo a propria comunidade mais rapido no boot e no carregamento de alguns programas ;
aqui fica algumas novidades"Principais novidades

Carregamento mais rápido de imagens JPEG (por meio da libjpeg-turbo)
Inclusão da plataforma SPICE ( Simple Protocol for Independent Computing Environments), para integração de desktops virtualizados
Melhoria a nível de processos de debug
Disponibilização de imagens prontas para serem utilizadas num ambiente de Cloud computing (Amazon EC2 e que irá conter uma parte do systemd, o futuro substituto do upstart)"
E já agora aqui fica o link para download , https://fedoraproject.org/pt/get-prerelease .
 
Tenta esta alternativa

Como é que corre isto num netbook? estou a ter alguns problemas com o Ubuntu e estou a considerar testar outras distros.

Tens distros bastante fáceis de usar especialmente viradas para os netbooks... Aconselho uma que seja uma "ramificação" do Debian ou do Ubuntu...

Aqui vai um bom exemplo:

Jolicloud-10

Boa sorte!
 
Última edição pelo moderador:
Foi lançada hoje a versão 15 da distro Fedora.

Fedora 15, a new version of one of the leading and most widely used Linux distributions on the market, has been released. Some of the many new features include support for Btrfs file system, Indic typing booster, redesigned SELinux troubleshooter, better power management, LibreOffice productivity suite, and, of course, the brand-new GNOME 3 desktop: "GNOME 3 is the next generation of GNOME with a brand new user interface. It provides a completely new and modern desktop that has been designed for today's users and technologies. Fedora 15 is the first major distribution to include GNOME 3 by default. GNOME 3 is being developed with extensive upstream participation from Red Hat developers and Fedora volunteers, and GNOME 3 is tightly integrated in Fedora 15."
Fonte.

Links oficiais para download:
http://fedoraproject.org/en/get-fedora-options

Alguns links não estão funcionar por excesso de tráfego com certeza. Se conhecerdes links para torrents ou mirrors é preferível usá-los.
 
Última edição:
Isto estará minimamente estável (o GNOME 3 só deve ficar sólido com a 3.1 ou 3.2, independente de gostar ou não do ambiente)? E será possível instalar o GNOME 2 (ou ficar com o mesmo estilo) alternativamente (por exemplo)?
 
Isto estará minimamente estável (o GNOME 3 só deve ficar sólido com a 3.1 ou 3.2, independente de gostar ou não do ambiente)? E será possível instalar o GNOME 2 (ou ficar com o mesmo estilo) alternativamente (por exemplo)?

Com o Fedora 15? Não. Tens o fallback mode, mas nao é propriamente nada de especial, eu pelo menos acho horrivel.
 
Tinha experimentado a alpha 1 e se não gosto propriamente do Gnome-Shell, muito menos gosto do Unity.
Pelo menos o Gnome-Shell tem algumas ideias novas e na altura era mais estável que o Unity.

Hoje instalo a versão final numa máquina virtual para testar umas coisas com o Lxc, para futuro uso em Centos.

Instalo com a opção "minima" e o systemd coloca-me em "emergency mode" depois do boot. Corro o comando do systemd para voltar ao modo "normal", "systemctl default".....espero.....espero......kernel panic.

Segunda tentativa. Na instalação lá escolho alguns dos pacotes que queria e desta vez corre tudo normal.
Tudo normal, até configurar cgroups para o Lxc, porque o systemd insiste em fazer reset a todas as alterações que faço.
Blogs, mailing lists, foruns e o cenário é para esquecer. Mas apercebo-me que não sou o único a ter problemas com o systemd. Alias, queixas não faltam.
Solução, usar upstart.

Pelo caminho fui lendo documentação do systemd e descrições de problemas que outras pessoas tiveram e pergunto-me se o systemd pode ser considerado sequer uma beta. Só de pensar que queriam colocar no Fedora 14....
Alias, nesta altura até coloco em causa a utilidade do systemd. Se vale mesmo a pena uns segundos de performance para aquele esparguete.
Ainda por cima, parece que um dos objectivos era tornar mais simples para novos utilizadores. Se isto é mais simples.......enfim.

Felizmente é só para testes e provavelmente a maior parte dos utilizadores desktop não vão precisar de interagir com o systemd.
 
Eu testei no VirtualBox 4.0.8 (este já dá para ter hardware acceleration no Fedora 15) com o GNOME 3 e é assim. Até gostei um bocadinho mais do que estava à espera, mas não era capaz de usar no dia a dia. Aquilo é demasiado "fixo" e pre-definido. Não dá para mudar NADA! Se em releases posteriores permitirem mudar certas coisas (por exemplo mesmo sem ir lá acima a applications mostrarem a barra lateral com os porgramas a correr) até pode ser que venha a gostar no GNOME 3. Neste momento jamais. Mesmo assim prefiro o Unity que sempre não quebra tanto com o GNOME 2 e sempre dá para mudar uns pequenos comportamentos no plugin do Compiz (mas espero que venham a suportar mais na 11.10, por exemplo mudar a barra do Unity para baixo, cima, direita...).

Quanto ao Fedora em si. Já se sabe... esta uma distro bleeding edge. Mais do que Ubuntu, por exemplo. É uma distro que serve para testar tudo quanto é novidade para ir amadurecendo para mais tarde ser ou não integrado no Red Hat. Como tal, é uma distro que recomendo apenas para quem gosta de estar na crista da onda. Para uso diário de produtividade não é, regra geral, a melhor opção (este 15 não é mesmo, por vezes há releases que não apanham com tanta coisa nova e são mais estáveis/fiáveis).
 
Quanto ao Fedora em si. Já se sabe... esta uma distro bleeding edge. Mais do que Ubuntu, por exemplo. É uma distro que serve para testar tudo quanto é novidade para ir amadurecendo para mais tarde ser ou não integrado no Red Hat. Como tal, é uma distro que recomendo apenas para quem gosta de estar na crista da onda. Para uso diário de produtividade não é, regra geral, a melhor opção (este 15 não é mesmo, por vezes há releases que não apanham com tanta coisa nova e são mais estáveis/fiáveis).

No Ubuntu há as LTS e uma pessoa pode esquecer o que se passa pelo meio.
No Fedora não se tem isso e é uma distribuição inconsistente. Tanto se pode ter uma boa release, como pode ser um desastre.
Para bleeding edge o Fedora Rawhide é melhor, pois em muito pouco tempo, tens sempre a ultima versão de algo, com a consequência de se poder ter surpresas a nível de estabilidade.

Agora, uma coisa é bleeding edge a nível de versões, outra é mudar completamente um sistema que pode gerar problemas com tudo o resto. É que a sensação que fico é que o systemd não foi adoptado por, neste momento, ser melhor, mas sim por ser algo novo. Parece-me que o Fedora coloca sempre a ultima moda, sem se importar para ver se é melhor ou não.
Eu olho para o systemd e se um dos objectivos era simplificar, acho que não foi nada conseguido.
 
Sim. O Fedora é mesmo isso. Meter a última moda a ver se pega, se pegar irá mais tarde parar ao Red Hat. Daí ser mais instável (ou pelo menos imprevisível) até do que as versões não-LTS de Ubuntu.
 
Back
Topo