Bomba de Calor

É conveniente desligar a bomba de calor no período de férias?
Quando vou de férias desligo sempre a torneira do contador da água, mas em relação a bomba de calor tenho dúvidas se é melhor desligar ou não. A desvantagem ao desligar é que quando regressar tenho de esperar que a água aqueça para me lavar com água quente.

A bomba de calor dos meus sogros quando instalaram disseram para não desligar mas para colocar no modo férias.

A bomba tem rotinas que aquecem bastante a água para eliminar bactérias. E se a desligar-mos essa rotina não é corrida e pode-se correr o risco de começarem a aparecer bactérias na água.
 
A bomba de calor dos meus sogros quando instalaram disseram para não desligar mas para colocar no modo férias.

A bomba tem rotinas que aquecem bastante a água para eliminar bactérias. E se a desligar-mos essa rotina não é corrida e pode-se correr o risco de começarem a aparecer bactérias na água.
Depende das bombas.

Uma bomba (ou termoacumulador) com depósito de aço vitrificado, que são a grande maioria, é necessário existir o ânodo de magnésio dentro da bomba, que faz com que proteja o depósito contra a corrosão da água. Porque a água corroi aço vitrificado? Porque é um aço revestido á base de vidro..Estas bombas convêm estar sempre ligadas para fazer os ciclos de limpeza

Se for um depósito com aço inóxidável ou aço carbono, não é necessária nenhuma proteção interna (ânodo), porque a água não corroi estes aços.. Estas bombas podem estar sempre desligadas

Bomba/termoacumulador barato, sai caro :)

Dica: Substituir os ânodos a cada 2/3 anos no máximo, pois perdem a sua eficâcia. Senão depois daqui a uns anos lá aparecem casas inundadas de água com os depósitos rotos, exatamente porcausa destas situações
 
Os ânodos não perdem bem a eficácia. O que acontece é que eles são feitos dum material que se liga aos materiais que iriam corroer o depósito. Em vez de correr o depósito, é o ânodo que é corroido.

Por isso têm de ser trocados porque ao fim de X tempo deixam de ter o tal material porque já foi todo à vida 😁
Bem, acho que até está correto dizer que perde eficácia 😄
 
Estou a pensar instalar uma bomba de calor para AQS e falaram-me desta bomba de calor https://termobrasa.com/wp-content/uploads/2022/12/Termobrasa_GOLD_Folheto2023.pdf.

Alguém conhece esta marca ou tem feedback da bomba de calor? Pelo que vejo a marca é portuguesa, mas não encontrei feedback da bomba de calor.
Bem na altura o que me recomendaram foi a Vaillant, Daikin e a Termobrasa.
Tambem encontrei pouca informação na altura, apesar de ter adquirido a Vaillant o instalador na altura disse que a Termobrasa tem uma boa reputação.
É conveniente desligar a bomba de calor no período de férias?
Quando vou de férias desligo sempre a torneira do contador da água, mas em relação a bomba de calor tenho dúvidas se é melhor desligar ou não. A desvantagem ao desligar é que quando regressar tenho de esperar que a água aqueça para me lavar com água quente.
Depende da bomba que tens. Mas a recomendação é colocar em modo de férias e não a desligar.
Pelo que tenho lido e tem me dito considerasse que a bomba de calor gaste cerca de 10 euros por mês em termos energéticos com a temperatura a 55 graus.
Na altura andei a mexer nas temperaturas e para todos aqui em casa ficar confortáveis em tomar banho no verão ficou definido nos 44 graus e no inverno 47 graus.
 
Instalei recentemente uma Bomba de Calor para AQS.

O que notei logo foi que a pressão da água aumentou consideravelmete em comparação a quando tinha esquentador.

Existe forma de reduzir a pressão da água de forma a poupar água? Talvez substituir a cabeça do chuveiro?

Noto que não é só a pressão que aumentou mas também o caudal.
 
@tualoucura sim eu sei, o depósito salvo salvo erro tem 290L.

Salvo erro preço final com IVA ficou em 6800€. Acho que foi um valor um bocado alto.
Só o depósito com a bomba de calor seria 2245 + mao de obra +iva

Este depósito não aceita outro sistema de apoio sem ser bomba de calor ou painel solar.

Que mel.

Aqui na Suécia os preços são ui uii... e aqui, presumo que derivado às temperaturas, só Daikin e Mitsubishi (principalmente esta) é que são altamente recomendadas.

Aqui vai-me custar a módica quantia de quase 11000 euros (menos o apoio/incentivo do estado que pode ir entre 2000 a 3000 euros)e este foi de longe o melhor negócio que encontrei.
 
É normal na bomba de calor a pressão de água subir de 3 até quase aos 6 BAR quando está a aquecer/ encher o depósito ? Ou há ali algum problema?
 
Especialmente se for uma bomba de "alta temperatura" (radiadores), não é um preço a puxar para o descabido. Não muito menos que isso custa uma bomba de calor+depósito+acessórios de qualidade cá em PT... (Daikin)

Yeap é exactamente isso que é. Obrigado pelo feedback! Outros pediam-nos 15k !
 
Boas. Que temperaturas vocês têm no deposito para AQS? Tenho configurado para 55 o depósito e o fluxo a 45, mas acho que não preciso da água tão quente. Mas por causa da Legionella a água não tem que estar acima de 45 graus no depósito? Apesar que a bomba corre um programa para a legionella....
 
Recebi um orçamento para uma de 200l (só para banhos) sem serpentina de 3250€. Não está muito puxado?
Depende da marca, mas assim pelo preço esta puxado assim a primeira.

Boas. Que temperaturas vocês têm no deposito para AQS? Tenho configurado para 55 o depósito e o fluxo a 45, mas acho que não preciso da água tão quente. Mas por causa da Legionella a água não tem que estar acima de 45 graus no depósito? Apesar que a bomba corre um programa para a legionella....
O meu esta configurado nos 44 graus por enquanto.
A própria AQS normalmente tem um programa já implementado para a legionella.
 
Depende da marca, mas assim pelo preço esta puxado assim a primeira.


O meu esta configurado nos 44 graus por enquanto.
A própria AQS normalmente tem um programa já implementado para a legionella.
Isso é a temperatura do depósito, mas qual é a diferença da temperatura do fluxo do caudal? Também aparece nas opções.
 
"ALERTA AOS CONSUMIDORES"
Venho por este meio, após 1 ano sem qualquer resolução e reconhecimento por parte da empresa Thermor (Atlantic), é meu dever informar os consumidores do seguinte:
A referida empresa fábricou o interior da cuba, da bomba de calor Thermor Aeromax 270lts (modelo ano 2020) com resistência do vitrificado de apenas 50mg/lt de cloretos, quando a água da companhia pode ter até 250mg/lt de cloretos!
Recomendava a todos os proprietários de bombas de calor desta marca a abrir os interiores da cuba e verificarem como a mesma está.
No meu caso tive uma quebra de eficiência de 30% em apenas 2 anos, estranhei e verifiquei que entre o vitrificado e a água tem erosão, tem fitro anti-calcário na instalação.
Questionada a empresa a mesma ignorou dado que passou 2 anos de garantia e mais grave ainda, disse que efetuou 2 visitas de manutenção ao local nos 24 meses de garatia quando nunca o fez na verdade, tudo isto para não assumir o defeito de fabrico em pleno Tribunal Arbitral.
Não recomendo esta empresa, lembrem-se que eficiência térmica não deve por em causa a qualidade do produto, sendo este o caso.
Mais grave ainda o produto foi classificado como "melhor do teste" à data do ano 2020 segundo testes da Decoproteste, tendo encaminhado todo o caso para eles alertarem os consumidores, fecharam-se em copas!
O consumidor
 
Back
Topo