• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Aquisição de portátil para design <3000 euro

npdl

Membro
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil? Idealmente abaixo de 3 mil. Assim que tiver decidido.

2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica os jogos ou tipo de jogos que vais jogar) ~10 %
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado) - 45 %
c) Office / Navegação web / Filmes - 45 %
d) Outra? Qual? desenho

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

a. inferior a 13"
b. 13" - 14"
c. 15" - 16"

4) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão? Não. Meu iPad ficou sem o botão Home, para além de ter falhas na captação de wi-fi.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária? Vou transportar diariamente.

6) Quantas horas de bateria necessitas? O máximo possível.

7) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, peso, ecrã, etc)? 32 gb ram, mínimo 1 tb ssd.

Vi dois equipamentos que me agradaram e que penso que se encaixariam, mas não consigo perceber se :
- Yoga Book 9i Gen 9 (13" Intel)
- ASUS Zenbook Duo (2024)

A versatilidade desses dois equipamentos é o que mais me agrada. Permite usar a caneta para desenhar e para sublinhados. O poder expandir o ecrã é um bónus.
Mas não sei quais as diferenças e se há algum preferível a outro.

Conseguem me ajudar?
 
sem mais indicações de software a usar e especificações concretas dos modelos que seleccionaste é um bocado relativo... mas nas generalidades considera também o Surface Laptop Studio 2 que também tem boas recomendações em design gráfico.
 
Adobe Illustrator, Photoshop e InDesign. Lunacy, Figma.

Lenovo:
  • Processador : Processador Intel® Core™ Ultra 7 155U (núcleos de eficiência de até 3,80 GHz, núcleos de desempenho de até 4,80 GHz)
  • Sistema operativo : Windows 11 Home 64
  • Placa gráfica : Placa gráfica integrada
  • Memória : 32 GB LPDDR5X - 7.467MHz (Soldado)
  • Armazenamento : SSD de 1 TB M.2 2242 PCIe Gen4 TLC
  • Tela : 13,3" 2,8K (2880 x 1800), OLED, com reflexo, sensível ao toque, HDR 500, 100% DCI-P3, 400 nits, 60 Hz, painel estreito, vidro


Asus:
  • Sistema Operativo: Windows 11 Pro - ASUS recommends Windows 11 Pro for business
  • Processador: Intel® Core™ Ultra 9 Processor 185H 2.3 GHz (24MB Cache, up to 5.1 GHz, 16 cores, 22 Threads); Intel® AI Boost NPU
  • Gráficos: Intel® Arc™ Graphics
  • Neural Processor: Intel® AI Boost NPU
  • Ecrã: 14.0 polegadas, 3K (2880 x 1800) OLED 16:10 aspect ratio, 0.2ms response time, 120Hz refresh rate, 400nits, 500nits HDR peak brightness, DCI-P3: 100%, 1,000,000:1, VESA CERTIFIED Display HDR True Black 500, 1.07 billion colors, Validação Pantone, Glossy display, 70% less harmful blue light, (Screen-to-body ratio)91%, Com suporte stylus
  • Memória: 32GB LPDDR5X on board
  • Armazenamento: 2TB M.2 NVMe™ PCIe® 4.0 SSD / 1TB M.2 NVMe™ PCIe® 4.0 SSD
 
tens um processador de performance (favorece performance - H) no Asus contra um processador de mobilidade (favorece duração da bateria a performance - U)... só por aí o Asus é preferível, para além de ter um ecrã ligeiramente maior mas transportável ainda assim, mas é muito pessoal.
 
Sendo para design, vem-me logo à cabeça um MacBook Pro.
Software bastante otimizado e competente para tarefas relacionadas com design.
Talvez a única desvantagem é o ecrã não ser touch.
 
tens um processador de performance (favorece performance - H) no Asus contra um processador de mobilidade (favorece duração da bateria a performance - U)... só por aí o Asus é preferível, para além de ter um ecrã ligeiramente maior mas transportável ainda assim, mas é muito pessoal.
Obrigado pela sua explicação!

Sendo para design, vem-me logo à cabeça um MacBook Pro.
Software bastante otimizado e competente para tarefas relacionadas com design.
Talvez a única desvantagem é o ecrã não ser touch.
Seria minha hipótese, sim. O objetivo seria reduzir o peso na minha mochila, daí querer deixar de ter portátil + iPad (atualmente um iPad Air 3, já a dar problemas). Mas provavelmente com estes de que falei também não conseguiria reduzir.

iPad pro com Apple silicon e teclado
Essa foi a solução que pensei em primeiro lugar porque queria reduzir o peso que carrego. Em casa tenho iMac, pelo que era uma solução apenas para quando estou fora, mas me disseram que apesar de dar era mais complicado.
 
Back
Topo