Boas,
Tomei a iniciativa de escrever este artigo, pois, eu próprio tive alguma dificuldade em achar informação acerca disto.
1 - Vale a pena adquirir um volante (Steering Wheel)? Depende
2 - Deve ter Force Feedback e ângulo de viragem? Sem dúvida com FFB (principalmente se não for arcade)
3 - Adquirir um volante usado/novo mas que não seja recente compensa? Boa maneira de iniciar sem gastar muito. Usados sempre com cuidado/quanto mais antigo for, menos compatível com jogos modernos.
Vamos começar pela primeira… e atenção que isto baseia-se apenas no que eu experienciei e no pouco que consegui pesquisar.
Ponto 1 - A utilização de volante em jogos é realmente outra coisa, não de ser propriamente melhor nem mais fácil, mas sim por se aproximar mais da realidade. Então quem se inicia com volante e não está habituado a gamepad/comando acho mais fácil a curva de aprendizagem, o problema está em quem está habituado a gamepad, não digo que seja sempre assim mas no meu caso que gosto de jogos de corridas o meu hábito de gamepad vem desde o Gran Turismo 2 (1999) e foi se enraizando com tempo através dos vários GTs, CMRs, NFSs, TOCAs, DIRTs. A diferença da “motricidade fina” aplicada em gamepad para o girar de volante e carregar pedais não tem nada a ver é uma aprendizagem completamente nova e isto nota-se principalmente nos jogos tipo rally que são mais “acelerados”.
Achei dois pontos interessantes em pesquisas que era,
1. Quem faz bons tempos e é “bom”/não tem dificuldades com gamepad então não deve arriscar a mudança.
2. Em grande parte dos jogos os players TOP usam Gamepad
Ponto 2 - O Force Feedback era outra dúvida principalmente pelo preço do volante ((Novos) +- 40€ sem FFB e desde 150€ com FFB) e se depois valia a pena. Ora bem quem já conduz de verdade sabe ou tem noção de sentir muita coisa no volante (um buraco, viragem com excesso de velocidade, patinar,perda de aderência em piso molhado, lençol de água, até o vento se pode sentir no volante). Isto num jogo oferece-nos duas excelentes vantagens, aumenta a imersividade do jogo e pode ser ao mesmo tempo “ajudas” que quando corretamente interpretadas ajudam e muito na aprendizagem adaptação ao volante. Exemplo, ao fazer uma curva apertada o volante está a contrariar o lado para que estou a virar, ou quando existe falta de aderência o volante fica solto. Os únicos jogos em que não fará tanta falta o FFB serão os que não o suportem/usem e/ou jogos mais arcade
O ângulo de viragem, na minha opinião prefiro de 240 ou 270 graus, não tenho muito a dizer acerca disto além de que, acho que, menos não chega e mais (nunca usei mas) parece-me demais talvez apenas para quem queira levar a imersividade a outros níveis.
Mesmo sem saber ainda muito do que descrevi em cima r (a unica experiencia com volante em jogos foi em máquina de SEGA RALLY ( quem se lembra disto na altura era brutal)) eu queria mesmo um volante com FFB (por que todos recomendam) e passar por essa experiência.
Ponto 3 - Para novos o mais barato que se pode encontrar atualmente com FFB de marca fica acima de 175€ (Thrustmaster T150) depois é sempre a subir até 700€ (onde vi apenas aparecem Thrustmaster e Logitech). No mercado de usados podemos optar não só por usados como por modelos mais antigos e baratos que nos dá a vantagem de perceber, se será um bom investimento, para um futuro XPTO de 300€
Eu preferi recorrer ao mercado de usados (principalmente porque não queria estar a investir em algo que não conhecia, não sabia se ia gostar e para além de gostar de jogar tenho também outras prioridades/obrigações). Aqui não deixo de alertar que sendo usado temos que avaliar sempre bem ante de fazer negócio. Nesta altura (Mar/2019) existem disponíveis muitos volantes desde 5€ até os mais caros se alguém os decidir vender, os preços variam muito, como tal estabeleci o meu limite (máximo 60€ e com FFB) e fiquei com:
(PC/PS2) (2003) (900º) (40€ +) Logitech Driving Force PRO
(PC/PS2) (2003) (240º) (60€ +) Logitech MOMO Racing Force
(PC/PS3) (2006) (180º) (40€ +) Logitech Formula Force EX
(PC/PS3) (2006) (180º) (40€ +) Logitech Driving Force EX
(PC/PS3) (2007) (900º) (60€ +) Logitech Driving Force GT
Todos eles são relativamente antigos o que me levantava questões de compatibilidade com jogos, posteriormente percebi que embora não fizessem parte da lista “oficial” de dispositivos compatíveis eles podem ser reconhecidos e funcionar (incluindo o FFB), pelo que pesquisei também verifiquei vídeos deles em funcionamento com jogos mais recentes com Dirt Rally e Project Cars.
A mim que estava focado no logitech DF GT apareceu-me um negócio isolado e mais vantajoso (Thrustmaster F430 Force Feedback) que apanhei logo mal foi anunciado e devo dizer que não me arrependo.
Tomei a iniciativa de escrever este artigo, pois, eu próprio tive alguma dificuldade em achar informação acerca disto.
1 - Vale a pena adquirir um volante (Steering Wheel)? Depende
2 - Deve ter Force Feedback e ângulo de viragem? Sem dúvida com FFB (principalmente se não for arcade)
3 - Adquirir um volante usado/novo mas que não seja recente compensa? Boa maneira de iniciar sem gastar muito. Usados sempre com cuidado/quanto mais antigo for, menos compatível com jogos modernos.
Vamos começar pela primeira… e atenção que isto baseia-se apenas no que eu experienciei e no pouco que consegui pesquisar.
Ponto 1 - A utilização de volante em jogos é realmente outra coisa, não de ser propriamente melhor nem mais fácil, mas sim por se aproximar mais da realidade. Então quem se inicia com volante e não está habituado a gamepad/comando acho mais fácil a curva de aprendizagem, o problema está em quem está habituado a gamepad, não digo que seja sempre assim mas no meu caso que gosto de jogos de corridas o meu hábito de gamepad vem desde o Gran Turismo 2 (1999) e foi se enraizando com tempo através dos vários GTs, CMRs, NFSs, TOCAs, DIRTs. A diferença da “motricidade fina” aplicada em gamepad para o girar de volante e carregar pedais não tem nada a ver é uma aprendizagem completamente nova e isto nota-se principalmente nos jogos tipo rally que são mais “acelerados”.
Achei dois pontos interessantes em pesquisas que era,
1. Quem faz bons tempos e é “bom”/não tem dificuldades com gamepad então não deve arriscar a mudança.
2. Em grande parte dos jogos os players TOP usam Gamepad
Ponto 2 - O Force Feedback era outra dúvida principalmente pelo preço do volante ((Novos) +- 40€ sem FFB e desde 150€ com FFB) e se depois valia a pena. Ora bem quem já conduz de verdade sabe ou tem noção de sentir muita coisa no volante (um buraco, viragem com excesso de velocidade, patinar,perda de aderência em piso molhado, lençol de água, até o vento se pode sentir no volante). Isto num jogo oferece-nos duas excelentes vantagens, aumenta a imersividade do jogo e pode ser ao mesmo tempo “ajudas” que quando corretamente interpretadas ajudam e muito na aprendizagem adaptação ao volante. Exemplo, ao fazer uma curva apertada o volante está a contrariar o lado para que estou a virar, ou quando existe falta de aderência o volante fica solto. Os únicos jogos em que não fará tanta falta o FFB serão os que não o suportem/usem e/ou jogos mais arcade
O ângulo de viragem, na minha opinião prefiro de 240 ou 270 graus, não tenho muito a dizer acerca disto além de que, acho que, menos não chega e mais (nunca usei mas) parece-me demais talvez apenas para quem queira levar a imersividade a outros níveis.
Mesmo sem saber ainda muito do que descrevi em cima r (a unica experiencia com volante em jogos foi em máquina de SEGA RALLY ( quem se lembra disto na altura era brutal)) eu queria mesmo um volante com FFB (por que todos recomendam) e passar por essa experiência.
Ponto 3 - Para novos o mais barato que se pode encontrar atualmente com FFB de marca fica acima de 175€ (Thrustmaster T150) depois é sempre a subir até 700€ (onde vi apenas aparecem Thrustmaster e Logitech). No mercado de usados podemos optar não só por usados como por modelos mais antigos e baratos que nos dá a vantagem de perceber, se será um bom investimento, para um futuro XPTO de 300€
Eu preferi recorrer ao mercado de usados (principalmente porque não queria estar a investir em algo que não conhecia, não sabia se ia gostar e para além de gostar de jogar tenho também outras prioridades/obrigações). Aqui não deixo de alertar que sendo usado temos que avaliar sempre bem ante de fazer negócio. Nesta altura (Mar/2019) existem disponíveis muitos volantes desde 5€ até os mais caros se alguém os decidir vender, os preços variam muito, como tal estabeleci o meu limite (máximo 60€ e com FFB) e fiquei com:
(PC/PS2) (2003) (900º) (40€ +) Logitech Driving Force PRO
(PC/PS2) (2003) (240º) (60€ +) Logitech MOMO Racing Force
(PC/PS3) (2006) (180º) (40€ +) Logitech Formula Force EX
(PC/PS3) (2006) (180º) (40€ +) Logitech Driving Force EX
(PC/PS3) (2007) (900º) (60€ +) Logitech Driving Force GT
Todos eles são relativamente antigos o que me levantava questões de compatibilidade com jogos, posteriormente percebi que embora não fizessem parte da lista “oficial” de dispositivos compatíveis eles podem ser reconhecidos e funcionar (incluindo o FFB), pelo que pesquisei também verifiquei vídeos deles em funcionamento com jogos mais recentes com Dirt Rally e Project Cars.
A mim que estava focado no logitech DF GT apareceu-me um negócio isolado e mais vantajoso (Thrustmaster F430 Force Feedback) que apanhei logo mal foi anunciado e devo dizer que não me arrependo.