Por acaso não acho que seja grande review...
Embora concorde com a maioria do que foi dito discordo em absoluto com 2 pontos frisados:
- Ground combat is a clumsy disaster
- Missions are repetitive and poorly written.
Para mim o ground combat não estava mau de todo. Notava-se que não era muito fluido mas basicamente devido a animações muito pobres dos personagens.
Como todos sabemos, animações é uma coisa simples de substituir, e o conceito geral por trás do ground combat do STO até achei muito interessante, quase a lembrar o Tabula Rasa que para mim tinha o melhor combate que já vi até hoje num mmoRPG.
Por exemplo tem prone com os devidos bonus, tem flanking damage com devidos bonus, permite rolls, sprints, melee strikes com a arma, swap instantâneo entre 2 armas, abilidades especiais, cada arma oferece ataques específicos da arma (por exemplo umas dao burst aoe, outras nuke, outras knock, outras stun, ...), etc.
Pessoalmente até considero que o ground combat do STO tem bastante potencial. O básico está lá, basta mudarem as animações para que te tenha respostas mais precisas e mais fluidez e facilmente se torna um dos melhores sistemas de ground combat do mercado dos mmorpgs.
Quanto às missões tambem estou em total desacordo.
Não gostei nada da forma como são dadas e terminadas (via mensagem remota) mas fora isso achei as missões bastante variadas e interessantes, compostas por multiplos passos que vão desde o combate espacial ao "beam down" para um planeta ou mesmo outra nave.
Não joguei extensivamente o jogo, por isso não sei como são as missões após lvl 10, mas pelo menos até level 10 achei as missões do STO bem mais divertidas e variadas que as da grande maioria dos mmorpgs, WoW inclusivé.
Fora isto tambem não estou totalmente de acordo com as maravilhas que dizem do combate espacial.
Verdade seja dita, não sou nada fan de combate espacial, mas o do STO embora responsivo é estupidamente básico devido às limitações dos ataques. Limitamo-nos a gerir os shields rodando a nave para que os ataques batam no shield que tem mais potencia a cada momento, e pelo meio lá vamos mandando um ataques... mas é tudo tão lento e repetitivo que para mim se tornou chatíssimo em pouco tempo...
Lutar com 1 nave é precisamente igual a lutar com outra qualquer, e o maior desafio nem vem das naves mais potentes mais sim quando somos atacados por um zerg de inimigos mesmo que muito fracos.
Mas como não sou fan de combate espacial não me considero a pessoa certa para julgar justamente este aspecto do STO.
Resumindo, não gostei do STO e já disse várias vezes porquê:
- para um mundo "espacial" o STO é provavelmente o mmorpg mais "claustrofóbico" que já joguei. O Espaço está dividido de uma forma interessante mas na prática tudo parece muito pequeno, mais como o "quintal da avó" do que o Espaço.
- não encontrei um único incentivo ao grouping.
- entre lvl 1 e 10 a escolha das missões era quase totalmente linear o que mata por completo qualquer tentativa de "reroll"
- exploração ficou na gaveta dos game designers... à excepção de umas "anomalies" não há rigorosamente razão nenhuma para sair do caminho directo entre o local de partida e destino.
- pvp minigames totalmente desinteressantes, para nao dizer mesmo chatos
- má performance/optimização, até em zonas do Espaço que não têm qualquer razão para tal.
- Klingons pagos à parte e quase sem conteudo? wtf?
- Mais uma vez parece que Cryptic optou pelo mercado mais casual de todos, criando um jogo muito simples e onde o maior desafio é mesmo conseguir morrer
Começa a ser um padrão preocupante nos jogos da actualidade, e não só nos mmorpgs...
E tenho de concordar com o Cheatdeath: a Cryptic decidiu investir rios de dinheiro em marketing e fiar-se que isso associado a um IP forte lhes dará margem suficiente para depois completar o jogo já durante a release. É pena...
Mas mesmo assim não daria "5.5 mediocre" ao STO. Não gostei e noto-lhe muitas falhas graves que não escondem o estado "inacabado" do STO, mas também lhe reconheço bastantes virtudes.
Penso que é um jogo que requer algum cuidado de investigar features e reviews antes de se decidir compar.
Não é certamente um "must have", mas se gostam de Star Trek e procuram um mmorpg totalmente casual para jogar sem pressão e sem receios de morrer, então o STO pode ser uma opção a ter em conta.