[HDTV] Samsung - Linha QLED 2023 - Q60C, Q70C, Q80C, QN85C, QN90C, QN95C, etc.

Night-Wolf

Knowledge speaks, wisdom listens
Staff
5440277a9d528b6517611901b5ed99375a3bd994.jpg


Tópico dedicado à linha de TV's QLED de 2023 da Samsung. Discutem sobre os modelos, partilhem feedback, tirem dúvidas, etc.
 
Se realmente tiver painel VA (e tudo leva a querer que sim) então sim é uma boa opção, mas a QE65QN95B/QN90B consegues pelo mesmo valor (ou até por menos) e será sempre muito melhor compra.
Voltando a este tema...

Estava a deitar agora o olho a 85C e 90C deste ano.

https://www.samsung.com/pt/tvs/qled-tv/qn85c-75-inch-neo-qled-4k-smart-tv-tq75qn85catxxc/

https://www.samsung.com/pt/tvs/qled-tv/qn90c-75-inch-neo-qled-4k-smart-tv-tq75qn90catxxc/

Ainda não consegui confirmar as dimming zones mas assim a primeira vista a 85C se efectivamente se confirmar que é VA em todos os modelos não me parece que perca muito para a 90C.

OK perde o anti reflexo mas para quem não tenha grande interesse em angulos extremos até pode sair a ganhar no contrast ratio e no blooming.
Processador e o mesmo.
A 90C é 4.2.2 e a 85C 2.2.2 no que toca as colunas integradas mas o output é de 60w para ambas.

Posso estar a ver algo mal mas se as dimming zones forem identicas, daqui a uns meses esta 85C nos tamanhos maiores pode-se vir a tornar um negócio bem interessante para quem quer um painel VA.

Edit: Parece mesmo que a contagem de zonas é a mesma. A volta de 900 zonas para ambos os modelos em 75".
No entanto a 90C suporta até 144hz e a 85C 120hz.
Ou seja, parece que houve basicamente uma sucessão. A 85C este ano basicamente adquiriu as caracteristicas da 90B, a 90C adquiriu as caracteristicas da 95B (mas perdeu a One Connect) e a 95C é a verdadeira flagship onde aí sim houve um incremento no nas zonas de local dimming.
 
Última edição:
A QN85C e QN90B parece que têm o mesmo número de dimming zones (por ex. 65" tem 720). No entanto, a QN90C tem maior brilho e volume de cor.

A QN95C (ao contrário do ano passado com os modelos antecessores) é que já é bastante superior à QN90B. A de 65" em vez de ter 720 dimming zones tem 1344.
 
A QN85C e QN90B parece que têm o mesmo número de dimming zones (por ex. 65" tem 720). No entanto, a QN90C tem maior brilho e volume de cor.

A QN95C (ao contrário do ano passado com os modelos antecessores) é que já é bastante superior à QN90B. A de 65" em vez de ter 720 dimming zones tem 1344.
Mas a QN90B e 85C são praticamente idênticas a excepção da película anti reflexo correcto? É quase uma 90B 2023.

Mas ao retirarem a película anti reflexo/melhores ângulos não ganhas no contraste? Já existem measurements para a 85C europeia? É que não dá para basear na versão US porque é ADS.
 
Boas! Como prometido, venho dar feedback sobre a compra da Samsung Neo QLED 65QN85C. Não entendido em TV's, mas do que fui aprendendo aqui ao longo dos últimos meses, já deu para ter umas ideias. Perdoem a linguagem não técnica.

Comprei diretamente na Samsung, uma semana depois vieram entregar (passada sexta-feira), com serviço de colocação na parede gratuito, mas não usufruí, foi só montar o pé e colocar em cima do móvel. Nota: fiquei com sérias dúvidas se fariam um "bom serviço" ao colocar na parede, pareceu que não percebiam nada do que estavam a fazer, são de uma empresa transportadora, mas... posso estar enganado, foi só uma sensação.

DESIGN: A TV é mesmo TOP! Em termos de design não tenho encontrado, para esta gama de preços, melhor. O pé é em metal, cinza, o aro à volta também em cinza, super fininha, muito bom!

IMAGEM: Em termos de imagem então... ui! Ainda não tive muito tempo para estar a testar, até já tenho algumas dicas de configuração (se tiverem mandem, toda ajuda é bem vinda), mas colocando apenas o modo dinâmico já fica TOP! Entretanto ativei o modo AI e acho que ficou ainda melhor. Sendo um painel VA, e avaliando a visualização de frente, o contraste é muito bom e à noite a imagem fica mesmo espetacular. a questão dos pretos, fica mesmo muito bom, muita definição! Mesmo de de um angulo mais lateral fica também bom, mas se for um angulo lateral muito pronunciado, aí sim já se nota a perda de definição, mas teria de ser mesmo quase de lado. Como a minha sala tem muita muita luz natural, em certas alturas do dia e num angulo mais lateral, o reflexo é muito, mesmo ao ponto de não conseguir ver, mas em frente é o normal!

SOM: Muito bom! Gosto muito! Ao colocar em modo AI, a TV também gere o som, mas no modo amplificado fica mesmo muito envolvente e com ar de verdadeiro "stereo".
Nota: tive um "stress" por causa da NOS. O som estava desfasado com o movimento da boca. Mas apenas com a BOX, no streaming estava tudo ok. Ainda pensei que fosse um problema da TV, mas após pesquisa verifiquei que é da BOX da NOS. Se desligar o DOLBY da bom já fica tudo bem. Fica a dica.

NOTAS: Tem funcionalidades espetaculares. Dá para ligar o TLMV e com a câmera dá para projetar na TV, inclusivamente para reuniões através da aplicação Google Meets que já vem instalada na TV. Com aplicação Smarthings dá para controlar várias coisas. Tem uma funcionalidade de wallpaper que é espetacular. Ligando tlmv via Buetooth projeto o som e coloco um screensaver no ecrã (ter a app Spotify a dar música e o wallpaper ao mesmo tempo não dá, só mesmo como mencionei). Sinto que ainda há muito para explorar.
Ainda não dei uso gaming, a PS5 virá com o tempo :).

CONCLUSÃO: TOP! INCRÍVEL! Estou a gostar muito, sinto que fiz mesmo uma boa compra. Como já referi por aqui, fica a cerca de 1132€, o que é um preço TOP para a qualidade!
Alguma dica, força, mandem para mim!
 
Boa tarde.

Só por curiosidade, ou não só porque posso ajudar um familiar que ficou sem televisão, a Samsung Q80C sempre tem painéis VA na Europa ou são IPS como nos EUA? Em todos os tamanhos?
Vi a 65q80c por 785€, é bom negócio?

Obrigado.
 
Boa tarde.

Só por curiosidade, ou não só porque posso ajudar um familiar que ficou sem televisão, a Samsung Q80C sempre tem painéis VA na Europa ou são IPS como nos EUA? Em todos os tamanhos?
Vi a 65q80c por 785€, é bom negócio?

Obrigado.


Olha boa questão, comprei recentemente o modelo Q70C e sempre vi na Internet que é VA. Para espanto meu quando a recebo e instalo e ao verificar os ângulos de visão a imagem/cor se muda não consigo notar.
Digo isto porque em relação à minha LG anterior e estando a TV no mesmo sitio era notória a diferença dos angulos de visão.
 
Boas a todos.
Comprei recentemente uma Q70C e estou bastante satisfeito no geral.
Tem uma imagem excelente, mesmo de ângulos mais apertados e durante o dia com o reflexo da luz solar.
O único ponto menos bom é o som, sinto que falta alguma potência. Por vezes coloco no máximo e mesmo assim parece não ser o suficiente.

Mais alguém notou esta situação?
 
Pessoal tenho aqui uma dúvida, comprei recentemente uma Samsung Q70C e reparei que em alguns vídeos do youtube tem um menu que não aparece na minha, que é aquele menu de jogo como está na imagem.

Não sei se é preciso ativar algo ou tem haver com a região do local onde estamos. Se alguém tiver uma Samsung com essa características e se souber algo, depois diga algo

Rpmek20.png
 
Back
Topo