Pedido recomendação Máquina

Joe_Indio

Membro
Olá pessoal, sou novato aqui e nesta area, gosto de tirar fotos mas usei telemoveis e maquinas pequenas automáticas mas quero dar o passo. Sou profissional na área da restauração e passo a vida a fotografar pratos de comida, garrafeiras de vinho salas de restaurante com ou sem luz natura. Inclusive já tirei uma curso online de fotografia em comida.
Como quero comprar uma máquina que me satisfaça as necessidade conto com a vossa experiencia para me ajudar. Em baixo deixo o inquérito preenchido e mais algumas informações úteis.

  1. < QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina
  2. POR QUANTO: 1000€
  3. PARA FAZER O QUE: Comida in door sem luz natural (cozinha) e com luz natural (sala de refeições com janela)
  4. PARA USAR ONDE: Dentro de uma sala de restaurante com luz artificial e natural
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Casual
  6. JÁ TENS: Não
  7. COMO É A TUA "REDE": Não tenho contacto com fotógrafos regulares nem falo sobre o assunto
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online.
Pergunto ainda se aconselham algum acessório para melhor a qualidade das fotos

Obrigado desde já pela ajuda
 
Se for só para isso, tenta ver o conjunto equivalente a corpo + 100mm macro mais barato possível. O macro não precisa ser macro real a 1:1, mas qualquer lente macro já te deve permitir aproximar o suficiente para quase tudo.
Indo para Canon EF, apesar de antigo/descontinuado, talvez consigas um corpo e uma boa macro entre 50 a 90mm por menos de 500€ o conjunto inteiro. Se quiseres ir para algo com mais futuro, talvez consigas um bom preço em material mais antigo Sony FE e ao menos já é mirrorless. Fuji também costuma aparecer usado a bons preços, também já é mirrorless, mas não sei que oferta há de lentes.

Isto tudo depende muito do quanto a sério queres levar isso... Mas a máquina é o menos importante.

Agora para fazer algo realmente em condições, precisas de luzes, dois tipos de tripés e reflectores.

Tripé para câmara - Dentro dos 100€ deves conseguir algo bom. Manfrotto, Benro, etc. Ser carbono ou não só interessa se fores andar com ele às costas, se estás num local fixo não interessa. A cabeça de rótula dá mais liberdade/rapidez mas é mais difícil ser consistente, é uma questão de preferência. Eu prefiro uma 3-way. Ter coluna inclinável é bom, caso queiras puxar a máquina mais para cima da comida e fotografar de cima. A questão da altura não importa tanto porque podes sempre arranjar uma mesa mais baixa (e até é mais fácil trabalhar assim).

Iluminação - Aqui é que a coisa complica. Flashes como os Godox MS300 já fazem um bom trabalho, rondam os 120€ e para começar basta um. Depois aposta numa softbox tipo 80cm, quadrada ou rectangular (mas não muito, tipo 90x60cm). Isto permite-te simular uma janela por exemplo. E precisas de um tripé de iluminação para segurar isto, convém ser estável, mas não precisa ser caro, uns 30€.

Reflectores - Tens reflectores ovais com por exemplo 1m de altura, que fazem 5 em 1 (preto, branco, dourado, prateado e translúcido). O translúcido serve para difusor, suavizar a luz, etc. Também dá jeito uns de cartão branco/preto mais pequenos, tipo 50cm, para pequenos detalhes na comida, fill light, etc. Dá jeito também ter tripés com pinças e afins para segurar nisto.

Calibrador/grey card - Ninguém gosta de ver comida com cores manhosas. :) Um calibrador e cartão de calibração ajudam a não ter cores estranhas. Deve rondar os 150-200€. E convém teres um monitor no mínimo com 100% sRGB para veres as cores certas.

Agora uma nota, se quiseres também fazer pequenos vídeos, para reels e afins, a coisa muda um bocado de figura.
1) verifica se o corpo suporta pelo menos vídeo em FullHD a 120fps.
2) tripé com cabeça 3-way e fluida, para movimentos suaves.
3) Luz contínua em vez de flashes. Um foco de 100w já deve dar luz suficiente para as duas coisas.
 
Diria mais uma coisa... vê uns tantos videos tutoriais de food photography, e tenta perceber qual a perspectiva que te agrada mais. Há quem goste de planos mais fechados (usando por exemplo 90-100mm), há quem prefira um macro mais amplo (usando 24-35mm) e há quem queira algo entre as duas (40-60mm)
 
Back
Topo